Killis E Comida Viva


S1

Recommended Posts

Sou socio da APK e gostaria, se possivel, que alguem me disponibilizasse culturas de arranque de microvermes, vermes de grindal, e outras... Se alguem me puder desenrascar agradecia e podiamos combinar a troca na proxima reunião da APK. O meu mail é silenthunter0581@hotmail.com.

Abraços e obrigado

Editado por Ruben Isidoro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Que outros tipos de comida viva dão aos vosso killies sem ser

 

-Daphnias

-Enquitreias

-Grindal

-Enguias do Vinagre

-Larva de mosquito

-Microvermes

 

P.S. Onde arranjar os tipos por vos indicados.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Devo dizer que (já) não tenho killies, mas como "vocês" são os cromos das comidas vivas...cá vai.

Se algum moderador achar que o post está mal colocado, faça o favor de o mudar.

 

Para resumir as coisas....estou a desesperar com as enguias do vinagre! :D

 

Depois de muito procurar antes de adquirir a minha primeira cultura de enguias do vinagre, cheguei á brilhante conclusão que as ditas cujas são muito dificeis de separar e, apesar de requererem muito poucos cuidados, são trabalhosas no acto da recolha.

 

A cultura que me deram está a transbordar com tantas enguias. A cultura que fiz, também tem imensas. Mas o problema...é que não consigo separá-las do vinagre. Fiz diversas tentativas, recorrendo a técnicas descritas na net como "simples mas eficazes":

 

1ª tentativa - nos primeiros dias, formaram-se "coágulos" redondos de vermes nas paredes da garrafas. Com um cotonete apanhei-os e dei aos peixes...mas esta técnica só apanhava meia duzia de exemplares.

 

2ª tentativa - os "coágulos" duraram 1 semana...depois desapareceram. Reparei que as enguias já não formavam as tais bolas compactas, mas espalhavam-se ao longo da linha de vinagre, no topo. Com o cotonete, recolhi algumas. Desisti desta técnica porque apanhava mais vinagre que enguias...e num aquário tanganyika (pH 8,5) não convém exagerar no ácido.

 

3ª tentativa - com uma seringa, recolhi uma grande quantidade de vinagre...que posteriormente passei por uma rede muito fina (para limpeza de artémia recém-eclodida). Resultado: 3 enguias do vinagre presas na rede...as restantes seguiram caminho através da rede e de volto á garrafa. :lol:

 

4ª tentativa - copiei esta técnica, mas usando um tubo de ensaio e compressas: "Pour a portion of your vinegar eel culture into a small "long neck" bottle. Fill up to the point where the neck starts. Place a plug of clean filter floss into the neck and then fill the rest of the way to the top with clean fresh water. A few hours later many eels will have migrated thru the floss into the freshwater and can be easily harvested. Seems the vinegar and water stay separated so you don't have to worry about getting vinegar into your fry tanks. When you are through return the culture mixture back to the main jar. Now that sounds a lot more simple."

Já se passaram algumas horas, e não vejo resultados!

 

Resumindo...que técnica infalível e EFICAZ usam? :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito facil.

Arranja um frasco que leve ai uns 100/200 ml em formato "pera" redondo em baixo e de gargalo fino e alto (compra-se em casas que forneçam laboratorios). A "Soescola", na Pontinha tem.

Enches até ao principio do gargalo com a cultura.

Colocas em ligeiro contacto com a cultura um pedaço de algodão que não pode estar apertado.

Enches o gargalo com agua.

Dentro de pouco tempo as enguias vêm para a agua em busca de oxigenio.

Retiras com uma seringa e usas.

Acabas de encher de novo com agua.

Ao fim de 2/3 utilizações colocas o vinagre na garrafa e substituis por outro.

Abraços.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Infelizmente já acabei as aulas, se não "gamava" um nos laboratórios (afinal, para que servem as propinas? :?: ).

 

Tentei essa técnica, mas com um tubo de ensaio e compressas. Pelos vistos tinha as compressas demasiado apertadas e, durante a noite, algumas enguias subiram...mas a maior parte acabou por morrer com falta de ar na zona do vinagre.

Vou tentar agora com uma garrafa de cerveja ou vinho, transparente, e ver no que dá. :wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- esqueceste.te de referir que é necessário atar um fio a prender o algodão...para fácil recuperação do mesmo. :oops:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai a essa empresa da pontinha que te vendem, barato, um "frasco" desses.

Sim a técnica do "tampão" pode resultar.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não sei se era para mim, mas já tenho microvermes há alguns anos. :lol:

 

Experimentei as enguias só por curiosidade, e pela fácil manutenção. Os microvermes são, de facto, mais fáceis de recolher e um pouco mais nutritivos....mas gosto de experimentar coisas novas. :idea:

 

Obrigado na mesma pela oferta.

Cumps,

Nuno Reis

Ps- por acaso vou agora mesmo entregar uma cultura de microvermes a um amigo...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Alguém tem vermes de Grindal ou de outro tipo? Quero dar comida viva aos meus peixitos (Aphys. australe Gold) e não encontro nada de jeito. Artémia recém eclodida parece-me trop petite para aquelas bocas, e artémia grande dá muito trabalho a criar.

 

Já agora: carpas dentadas quer dizer precisamente o quê? Que têm dentes? Mordem? Eles parecem querer vir comer à mão... Mas não estou muito confiante... :lol:

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Se algum sócio da APK precisar de uma cultura de arranque de vermes, diga - os que me ofereceram estão a multiplicar-se mais depressa do que o apetite dos meus peixes...

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...
boas!

 

Pois... sorte vou precisar de muita porque criar uma cultura de tenebrios amendoim sem ter nenhuns e complicado :)

 

obrigado

 

abraço

 

luis

 

 

O problema é a distancia....arranjava-te meia dúzia....

 

mas não penses que aquilo é só ter e tirar larvas.... #musica

 

Mandar tenébrios por correio não deve ser grande ideia....

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais a uma loja de sementes e compras amendoim cru,de oferta levas alguns tenebrios quase de certeza,quando tinha disso comprei amendoim para lhes dar e vi que só precisava ter ter comprado o amendoim e poupava o dinheiro da cultura de arranque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais