200 L malawi


Kostalexandre

Recommended Posts

Estou a montar o meu 1º aquário com clideos do malawi.

 

Fui buscar areia à praia lavei-a bem e pu-la no aqua, enchi o aquário.Tenho já bastantes pedras calcáricas e vou polas hoje à noite.

 

Agora vêm as dúvidas:

-A areão e as pedras são suficientes para por o ph por volta dos 8, e um gh de 8 ou +. (acho que os valores correctos)

 

-Fui a uma loja onde me disseream que tinha que comprar uma coisa chama da "malawi buffer"... que era para por a agua com as condições ideais.. eu não comprei, queria a vossa opinião.

 

Agora em relação aos peixes pensei em...

 

1 trio de Labido Electric Yellow (caeruleus)

1 trio de Labidochromis sp. hongi

1 trio de Pseudotropheus Demasoni

e agora gostva da vossa opinião para + qualquer coisa.

Também não sei muito bem em 200L quantos trios eido por.

 

Obrigado + dúvida devem aparecer mas depois logo pergunto.

 

Obrigado :oops:

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Até agora estás a ir muitissimo bem, parabéns, espero que não estragues tudo quando comprares os peixitos! :lol::lol:

 

Em principio com a areia da praia e as rochas calcárias o que vais conseguir serão muitas algas (óptimas para os mbunas). Depois, ao fim de um tempo o pH começará a subir e a dureza (gH) também. :oops:

 

Aconselho-te a colocares um pouco de bicarbonato de sódio para te aumentar o pH e manter o kH também muito elevado.

Os "malawi buffer's" servem, para além de adicionar sais minerais, para subir estes valores juntamente com o gH. Na minha opinião não é algo essencial... :roll:

Tens de perguntar na loja se usam esse buffer nos aquários deles.... :lol::lol:

 

Os peixes parecem-me acertados, todos anões e muito bonitos, para além da coloração ser bastante diferente entre eles.

Quanto a peixes, o ideal será comprares peixes diferentes desses, embora também anões ou não muito agressivos.

Compra também um peixe comedor de algas, pois estas vão aparecer em força... :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Na minha opinião podes ainda adicionar um trio de Melanochromis cyaneorhabdos "maingano", e um trio de Cynotilapias(aqui tens muito por onde escolher) e ainda um trio de synodontis petricula(peixe gato).

 

Quanto aos demasonis parece do consenço geral, pelo menos lá fora, de que o ideal será manter grupos de 8+, devido a forte agressividade entre elementos da própria especie. Sinceramente não posso dar a minha opinião pessoal porque apenas tenho 1, talvez alguem aqui q tenha tido um grupo pequeno possa responder. Apenas tou a dizer isto porque é um assunto que realmente aparece bastantes vezes em outros foruns e a resposta é sempre a mesma.

 

Cumprimentos e boa sorte com o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os maingano são muito parecidos com os demasoni. Azul escuro e azul brilhante... por isso acho que não será a escolha ideal.

Também já li isso dos demasoni mas conheço pessoas que são mantem 1 trio e não tem grandes problemas....

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre podes ir para os auratus ou então esqueces os demasoni e vais para os flavus ou polits :oops: (podem é ser mais dificeis de arranjar).

 

Quanto às cynotilapias são anões, e na minha opinião são peixes muito bonitos.

 

Vê aqui : http://www.cichlid-forum.com/profiles/ , (escolhe malawi e mbuna) são logo os primeiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Cynotilapia é uma excelente escolha, embora dificeis de arranjar. :oops:

 

Tenta optar por uma população com uma coloração diferente dos demasoni (azul + branco).

Tens aqui uma lista das muitas populações (e espécies) existentes:

 

http://diesel_car.tripod.com/mbunas/id12.html

 

Quanto a comedores de algas, tens o comedor de algas chinês e o normal "pleco". São ambos muito bons e resistentes... :roll:

Tenta adquirir exemplares grandes (plecos com mais de 10cm, comedores de algas chineses com perto de 8cm), para não teres problemas de os mbunas os atacarem.

 

O synodontis petricola (ou mesmo os niassae, multipunctatus ou pollit) são muito bons e bonitos, embora careiros. Quem sabe ainda consegues uma postura destes belos peixes-gato cucos com as tuas fêmeas mbuna!! :roll::lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesal_car :

 

Apenas uma pequena correcção : é synodontis polli e não polit, polit são os Pseudotropheus, para mim o mbuna mais bonito, mas isso é outra estoria.

 

Em relação ao preço realmente são caros, tenho duas polli (35 euros cada :oops:), mas petricula pinekos devem ficar pelos 12 cada.

 

Em relação à beleza das cynotilapias acho que esta foto diz tudo :

 

cynotilapia_afra_lioncove3.jpg

(tenho 15 bébés destes :roll:)

 

E parabéns pela pagina, tá muito fixe :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

:roll::roll:

 

Realmente o nome é polli, e não "pollit" (escorregou-me o dedo...sorry :lol: )

 

Pseudotropheus polit "lion's cove"...tantos meses que procurei esses meninos, até que encontrei F0's á venda numa lista de importação de uma loja, a 60euros cada! :oops:

Lógicamente não comprei, preferi uns Labidochromis caeruleus "white"...que infelizmente acabaram por não chegar. :?:lol:

 

Entretanto também já vi Ps. polit de uma outra população mais baratos, mas como já não tinha mbunas acabei por não comprar.

Concordo que é o mais bonito, embora as fêmeas sejam feiosas. :lol:

 

Quanto á página...perdeu as fotos todas :lol: , por isso não está acabada...

Além disso já não tenho mbunas, e acabei por desistir de completá-la.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora em relação aos peixes pensei em...

 

1 trio de Labido Electric Yellow (caeruleus)

1 trio de Labidochromis sp. hongi

Olha, tenho visto em alguns sites pessoal a relatar que existem algumas picardias entre os machos caeruleus e os machos hongi, parece que não se dão lá muito bem.

 

De resto escolha acertada.

 

Em alternativa aos demasoni tens os saulosi também eles com coloração identica.

Tens também os pseudotropheus crabo que são castanhos e amarelos torrado (mas já estive numa loja onde me avisaram que eram umas feras).

Os auratus é um risco muito grande. São peixes muito territoriais e muito agressivos.

 

O comedor de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri) é uma boa companhia pois aguenta-se bem em ph alto e tem niveis de agressividade parecidos aos dos mbunas. Em juvenil é feio (uma cor creme muito esbatida, uma cabeça que parece disforme é um peixe estranho) mas em adulto é bem bonito e elegante.

Para 200L recomendo-te que não ultrapasses a barreira dos 12 peixes para iniciar... quando te sentires mais confiante podes meter mais alguns ;)

Actualmente tenho 9 num aqua de 250L. Em breve vou para os 15.

 

Boa sorte com os teus peixolas e não te admires dos preços... é normal um bom exemplar de mbuna custar entre 10 e 15€ ou mais.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a minha ideia também era no maximo 12 peixes...

 

Estes 3 trios que já referi vão ficar concerteza pois gosto muito deles e como o diesel disse tem TODOS colorações diferentes.

Pois agora falta-me um trio.....

 

Gostei mesmo muito do Cynotilapia sp. "lion" (Lion's cove) mas não achei informação sobre ele..... tamanho, ect.

Também gostei da sugestão do darius em relação ao pseudotropheus crabo pois a coloração também é diferente e parece um peixe interssante.

 

Agora gostava só de + alguma informação sobre estes dois pexies, e pelo que percebi posso perfeitamente telos com os mbuna

que escolhi certo?

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudotropheus polit "lion's cove"...tantos meses que procurei esses meninos, até que encontrei F0's á venda numa lista de importação de uma loja, a 60euros cada!  
Por acaso tive sorte que alguem encomendou uns quantos e uma das femeas teve filhotes, fiquei com 7 que estão agora a crescer e a começar a ganhar cor ;) .

 

Tens também os pseudotropheus crabo que são castanhos e amarelos torrado (mas já estive numa loja onde me avisaram que eram umas feras).  

 

Não aconcelhava muito o crabro pois pode atingir os 20 cm, e também acho que é bastante mauzinho.

 

E como já vais ter um especie de pseudotropheus mais vale ires para outro género.

 

Quanto às cynotilapias, o tamanho delas é no max 7-8 cm

 

É apenas uma questão de cor, tens as sp. "lion" (Lion's cove) com a cor acastanhada+amarelo, ou então tens também as Cynotilapia afra "white top", com um azul+branco

 

http://homepage.ntlworld.com/fishyweb/imag...400x300_low.jpg

 

O único problema que podes ter é encontra-las, porque realmente não é um peixe que apareça muito, por acaso em relação às white top até sei onde as ha e as sp. "lion" (Lion's cove) também, mas só 1 casal e são 23 euros cada ;), de onde vieram as minhas.

 

Se tiveres acesso a uma lista de importação de uma loja onde possas encomendar os peixes facilitaria muito e poderias escolher com mais calma.

 

Bom, mas escolha é tua, isto são apenas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem é assim...

 

Com mbunas nunca se sabe o que se pode esperar, pois são super imprevisiveis e daí também a sua piada.

 

Tanto o Pseudotropheus crabo como as Cynotilapias são também mbunas.

O crabo atinge os 15cm e é castanho/amarelo em juvenil passando a quase negro quando adulto e em macho. As fêmeas mantêm a coloração juvenil mas mais acentuada.

 

As cynotilapias andam pela marca dos 8 a 10cm e por norma só o macho é que tem as cores vivas. As fêmeas são azuladas ou acastanhadas dependendo da população e espécie.

 

De resto todos os mbunas são omnivoros mas com uma dieta predominantemente vegetal.

Não podes nunca dar a mbunas coisas como larvas de mosquito vermelho, coração de boi ou comidas com muita proteina animal pois essas comidas matam-te os peixes, que não as conseguem digerir.

 

O ideal é arranjares flocos especificos para mbunas e complementares com uma guloseima de vez em quando, algo tipo flocos para ciclideos africanos.

A sera tem os dois tipos de flocos e é o que dou aos meus mbunas.

Plantas podes ter mas fica já avisado que eles comem as mais tenras...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo o meu aqua em principio ficará assim....

 

1 trio de Caeruleus

1 trio de Hongi

1 trio de Demasoni

1 trio de Cynotilapia sp. "lion" (Lion's cove)

 

Em principio é isto mas depois talvez adicione o pseudotropheus crabo de modo a ficar com 15 no total +1 pleco com +/- 16cm.

 

O que acham..

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vêm as dúvidas:

-A areão e as pedras são suficientes para por o ph por volta dos 8, e um gh de 8 ou +. (acho que os valores correctos)

 

-Fui a uma loja onde me disseream que tinha que comprar uma coisa chama da "malawi buffer"... que era para por a agua com as condições ideais.. eu não comprei, queria a vossa opinião.

 

Relativamente a esta questão o que eu te aconselho mesmo sem saber que ph tem a água da rede que vais usar, é o seguinte:

- deixa repousar e ciclar o aquário durante uns tempos e só depois se justifica pensares ou não numa solução para elevares o ph/kh para valores aceitáveis. Na maior parte dos casos consegue-se esses valores ou próximos sem termos que adicionar nada. Esta será a melhor solução, por vezes quando mechemos no que está mais ou menos vamos estragar ainda mais e não melhorar.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos é do tipo de peixes que não são muito maus de tratar nem trabalho dão querem é mudanças de água regulares 2 a 3 vezes por mes juntando na água sal de cosinha ( pouco depende dos litros do aqua ) nunca tive pro. com os meus aquarios um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei hoje o teste de ph 7.4 - 9.0 e fiz a medição , o aqua esta montado à 3 dias e o ph está entre os 7.6 -7.8.

Agora:

 

-Estive noutra loja e aconselharam-me também a comprar o buffer porque mal não faz e como são 13 € e dura mesmo para muito acho que só tem a favor. O que acham?

 

- O ph está entre 7.6 e 7.8 mas também só há 3 dias é que está a funcionar o que acham? eu acho que de qualquer maneira vou comprar o buffer. mas gostava de opiniões.

 

Qualquer dia meto fotos....

 

+ 1 vez obrigado sem vocês era dificil :)

Cumps

 

A L E X A N D R E

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

-Estive noutra loja e aconselharam-me também a comprar o buffer porque mal não faz e como são 13 € e dura mesmo para muito acho que só tem a favor. O que acham?
Já respondi acima, tens o mesmo efeito com bicarbonato de sódio...mas poupas bastante.

Tal como diz o joalmag: mal vale deixar quieto, do que mexer e fazer asneira! :roll:

 

O ph está entre 7.6 e 7.8 mas também só há 3 dias é que está a funcionar o que acham? eu acho que de qualquer maneira vou comprar o buffer. mas gostava de opiniões.

pH perto de 7,8 é bom para mbunas, embora o ideal seja acima de 8,0.

Enquanto o aquário não estiver ciclado com peixes, o pH vai andar a saltitar muito... :)

 

 

olá a todos é do tipo de peixes que não são muito maus de tratar nem trabalho dão querem é mudanças de água regulares 2 a 3 vezes por mes juntando na água sal de cosinha

Geralmente o sal de cozinha utiliza-se para evitar doenças, embora (ao contrário do que muitos pensam...) não mexa no pH.

Juntamente com o bicarbonato de sódio, são os únicos "sais" que aconselho. :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a montar o meu 1º aquário com clideos do malawi.

 

Fui buscar areia à praia lavei-a bem e pu-la no aqua, enchi o aquário.Tenho já bastantes pedras calcáricas e vou polas hoje à noite.

 

Agora vêm as dúvidas:

-A areão e as pedras são suficientes para por o ph por volta dos 8, e um gh de 8 ou +. (acho que os valores correctos)

 

Geralmente não chega, em especial com mudanças de água regulares. Vai à farmácia ou ao hipermercado e compra bicarbonato de sódio, coloca uma colher de sopa para cada 100 litros. Cada vez que mudares a água deves colocar essa proporção na água nova.

 

Agora em relação aos peixes pensei em...

 

1 trio de Labido Electric Yellow (caeruleus)

1 trio de Labidochromis sp. hongi

1 trio de Pseudotropheus Demasoni  

e agora gostva da vossa opinião para + qualquer coisa.

Também não sei muito bem em 200L quantos trios eido por.

 

É assim, vais comprar os peixes pequenos... isto significa que nem sempre vais conseguir trios. Inicialmente poderás colocar maior numero de peixes, e depois eventualmente refazeres o povoamento à medida que os peixes crescem. Muitos destes peixes demoram de seis meses a um ano até ficarem adultos plenos.

 

Eu retiraria o Demasoni e não apostaria apenas em mbunas...talvez um trio de azureus para substituir os Demasoni ou eventualmente aulonocaras.

 

Outros mbuna de aspecto diferente e não demasiado agressivos, como os Labeotropheus trewavasae, dariam interesse ao aquário.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aos 3 trios que tens ai eu acrescentaria os Flavus (que sao pretos e amarelos e sao espectaculares e nao demasiado agressivos)

Dos que referiste os Hongi nao sao anoes e crescem um pouco.

Os demasoni sao espectaculares e nao tao agressivos como os pintam muitas vezes.

Acho que com estes 12 peixes ficas com um excelente aquario e bem equilibrado em termos de agressividade

Mais que 12 nao ponhas.

Em substituição aos flavus podes colocar Johannis que sao muito bonitos e se queres cores diferentes tens uns ciclidios anoes que costumam ser chamados de Zebra Red Top.

 

Nunca vás é para peixes do genero Melanocromis, tipo auratus chipokae etc. E nao vas na conversa de misturar mbunas com aulonocaras ou outros... pq os mbunas mais tarde ou mais cedo dao cabo deles, ou na melhor das hipoteses vao stressa-los o tempo todo. E crabos tb nao pois ficam autenticas baleias.

 

Vão-te destabilizar o aquario todo e provocar mtas mortes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E nao vas na conversa de misturar mbunas com aulonocaras ou outros... pq os mbunas mais tarde ou mais cedo dao cabo deles, ou na melhor das hipoteses vao stressa-los o tempo todo. E crabos tb nao pois ficam autenticas baleias.

 

Vão-te destabilizar o aquario todo e provocar mtas mortes

Não sei se concordo...

 

Dos dados que disponho o pseudotropheus crabo fica com 15cm o que o coloca bem longe de ser "uma baleia", embora seja claramente maior que a maioria dos pseudotropheus que se ficam pelos 10 a 12 cm, havendo mesmo alguns que nem aos 10cm chegam.

"Baleia" seria um peixe de 20 cm ou mais :(

 

Quanto aos aulonocaras são a evitar não tanto pela agressividade dos mbunas, mas mais pelas diferenças de alimentação.

Os mbunas querem uma dieta predominantemente vegetal, os aulonocaras já preferem uma dieta mais equilibrada com alguma proteina.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Em substituição aos flavus podes colocar Johannis que sao muito bonitos
Nunca vás é para peixes do genero Melanocromis,

 

Gostei da contradição...

Coloca melanochromis joahnii...mas nunca coloques melanochromis... :D :lol::lol:

 

ciclidios anoes que costumam ser chamados de Zebra Red Top
"Costumam ser chamados"?

Então mas os bichos não tem nome cientifico?? :(

Realmente é uma boa opção comprar peixes sem saber o nome cientifico... :lol:

 

 

Uma duvida o tempo de ciclagem do aqua é de que 3semanas, 2??  

Só nessa altura é que vale a pena ver isso certo?

 

Não existe o "tempo ideal de ciclagem", existe sim uma forma única de verificar se a ciclagem está feita:

-Colocar alguns peixes (coloca 5 ou 6 caeruleus jovens)

-Medir os valores de amónia, nitritos e nitratos com intervalos curtos (3 vezes por semana)

-Verifica se os valores de nitritos estão altos (começou o ciclo)

-Verifica se os valores de nitratos estão altos, e os nitritos zero (completou-se o ciclo)

-Muda uma parte da água, para baixar os nitratos

 

É um processo que pode demorar muitas semanas, mas tem de ser sempre feito com alguma carga orgânica... :lol:

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html#cycle

Tens aqui um artigo (que ja deves ter lido milhares de vezes...) traduzido pelo acima citado Miguel Figueiredo.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais