Nova Montagem 260 litros úteis


PauloAgra

Recommended Posts

Boas,

 

Bem após andar 3 meses a brincar com um aqua de 40 e poucos litros, resolvi dar o salto para um de 260L para finalmente por os meus discus :puppydogeyes:

 

Queria agradecer a todos os que fazem parte deste fórum que muito me ajudou para eu saber o que sei hoje, também queria agradecer aos administradores que é graças a eles que partilhamos as nossas ideias,

 

Também queria deixar aqui os agradecimentos ao truka, carriço, mistake, dragão13, ivogabriel, lanternas e o que mais me ajudou o xikogaitas, sem ele não tinha conseguido montar o aqua muito menos ter aquas pois foi ele que me pegou o bichinho da aquariofilia, um muito obrigado a todo o pessoal :(

 

Deixo aqui o setup

 

Aquário: Jebo r219 120©x50(l)x50(a) 300L brutos

Iluminação: calha do Jebo r219 3x 30w 10000k

Móvel: jebo r219

Aquecimento: 2x 300w eheim jager

Filtragem: eheim pro III 2071 950L/H +/- 9 litros de matérias filtrantes

Substrato:5L de JBL proflora start; 38L de areão preto

Hardscape: 4 raízes red moor wood

 

Flora:

 

musgo de java

bolbitis

anubias bart. nana

microsuriom latifolia

cryptocorine green (qualquer coisa)

cryptocorine (?????)

 

Fotos: Para já só tenho esta mas depois meto o resto com mais tempo,

 

imagemlsl.jpg

 

cumpz

Editado por PauloAgra
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 357
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá cromo :(

 

Os termostatos é sempre bom ter 2 em vez de 1. Investes num de 300w e mais um de 150w e já deves ficar bem servido para o inverno.

E quanto aos filtros com os 2 ficas bem servido mas penso que a diferença de valor justifica-se, pois o 2017 é mais novo e penso que vem com cestos e tudo contudo secalhar não será sufeciente devido aos discos serem tao limpinhos e resistentes . :puppydogeyes:

Mas a malta dos discos a que sabe isso melhor que ninguém.

 

1abraço

 

p.s quero um trabalho como o teu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá cromo :)

 

Os termostatos é sempre bom ter 2 em vez de 1. Investes num de 300w e mais um de 150w e já deves ficar bem servido para o inverno.

E quanto aos filtros com os 2 ficas bem servido mas penso que a diferença de valor justifica-se, pois o 2017 é mais novo e penso que vem com cestos e tudo contudo secalhar não será sufeciente devido aos discos serem tao limpinhos e resistentes . :naughty:

Mas a malta dos discos a que sabe isso melhor que ninguém.

 

1abraço

 

p.s quero um trabalho como o teu

 

Olá pacóvio,

 

E porque não 2 de 300w? :puppydogeyes: Se calhar é o que vai ser...

 

É estou inclinado para o professional, mas o 2217 também é muito bom não sei deixa ver o que o povo diz :(

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que 2 cromos.

 

Opa para começar acho que estas a fazer um bom investimento , eu na minha opinao pela diferença do preço optaria pelos 2 de 300w, e em relação filtro ficaria com o PRO.

 

Em relação ao equipamento ja tas bem servido agora tens que começar a pensar no teu layout e na tua flora para podermos dar mais opinioes. Começar a fazer uma pequena discrição das plantas que queres do que vais usar como substrato, areão pedras troncos. Ou entao fazer um pequeno desenho/projecto como querias o teu layout porque sabes como uma imagem vale mais que 1000 palavras.

 

Ja sabes quando for pa montar esse pequeno grande projecto eu quero tar la.

 

 

Em relação que o Xikogaitas disse eu concordo quero um trabalho igual ao teu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que 2 cromos.

 

Opa para começar acho que estas a fazer um bom investimento , eu na minha opinao pela diferença do preço optaria pelos 2 de 300w, e em relação filtro ficaria com o PRO.

 

Em relação ao equipamento ja tas bem servido agora tens que começar a pensar no teu layout e na tua flora para podermos dar mais opinioes. Começar a fazer uma pequena discrição das plantas que queres do que vais usar como substrato, areão pedras troncos. Ou entao fazer um pequeno desenho/projecto como querias o teu layout porque sabes como uma imagem vale mais que 1000 palavras.

 

Ja sabes quando for pa montar esse pequeno grande projecto eu quero tar la.

 

 

Em relação que o Xikogaitas disse eu concordo quero um trabalho igual ao teu.

 

Boas,

 

Realmente é isso que eu vou fazer comprar 2 de 300w e comprar o filtro eheim pro...

 

Flora nada de extraordinário simples e bonito como se quer, a nível de fauna escusado será dizer que vou investir forte em discus, ainda vai querer umas 3 semanas para juntar o material todo, o que me está a fazer demorar é o móvel que o roger ainda tem de fazer :rolleyes:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja encomendas-te o aquário?

 

Boas,

 

Amanha de manha vou lá encomendar o aqua, depois no domingo vou mandar vir o substrato, termostatos, filtro, aspirador, etc por outras palavras vou deixar um ordenado em material para o aqua :2gunfire: é preciso ser tolo :) o que uma pessoa faz para ter discus :dance:

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Bem já fui buscar 80% do material que preciso, agora só faltam os troncos, 20L de areão preto que vou buscar no sabado e encomendar as plantas, está para breve a minha montagem para os meus discus =)

 

Deixo aqui a foto com o material que já tenho,

 

novoprojec.jpg

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O xikogaitas já foi buscar os troncos, agora só falta 20 kg de areia para adicionar aos 18 que já tenho e plantas, deixo-vos aqui as fotos com os troncos já dentro para ficarmos com uma noção do que iremos fazer,

 

1702201003.jpg

1702201004.jpg

 

Já faltou mais para por os meus discus :D

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um aqua todo jeitoso, quais as medidas disso??? :music_singguitar:

 

Boas,

 

Obrigado é um aqua muito fixe relação preço/qualidade deve ser dos melhores,

 

120x50x50 tem 300 litros mais coisa menos coisa...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

Muito bom...até agora 5*..tudo bem pensado. Que plantas vais por? iluminação? CO2 vais injectar?

 

Abraços

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Bonito projecto.

Espero que tenhas sorte.. e que tudo corra bem nesta tua aventura.

 

A minha unica dúvida... é saber como vais utilizar esses bonitos troncos.

Eu diria.. que sendo um aquário para discos... quer-me parecer que vai existir "madeira" a mais.

 

Mas... só vendo... depos de montado. :music_singguitar:

 

Edit:

 

-Já agora... qual é o substrato que vais utilizar ?

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Já agora... qual é o substrato que vais utilizar ?

 

Pois...faltou-me essa pergunta ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Canito e ptuga que belos malandros que vocês me saíram bang olha um tópico com tão poucos posts e nem se deram ao trabalho de ler de inicio mais acima tinha uma foto com o material todo, mas como vocês são malta fixe eu faço uma listinha do material que tenho :tongue:

 

Aquário e móvel Jebo r219: 120©x50(l)x50(a) aprox: 300L brutos

Iluminação: calha do Jebo r219 com 3x 30w

Aquecimento: 2x 300w jagger

Filtragem: eheim professional 3 2071 com 950 L/h de caudal (irei adquirir outro filtro mas de inicio penso que chega este)

Substrato: 8L de substracto fértil JBL pro flora e 38L de areão preto

Hardscape: 4 raízes

farmácia: esha 2000; esha exit (irei adquirir mais num futuro breve)

testes: sera ph e sera amónia (irei adquirir os restantes num futuro breve)

comida: flocos tetra; granulado sera vipagran; comida congelada (artémia; blood worms e + 3 que não me lembro do nome)

 

Acho que não me esqueci de nada ;)

 

Canito quanto a ter muita madeira, é um bocado não vou dizer que não, mas os troncos estão todos afastados eles encaixam todos uns nos outros ficando muito espaço para os discus mas também é um caso ainda em estudo se tiver de ficar um de fora não tem mal, já agora obrigado pelo post e respectivo apoio cheers

Ptuga está tudo a ser pensando porque é o xikogaitas que compra as coisas eu só pago, de certa maneira o aqua é mais dele que meu eu só pago as facturas e forneço o espaço, eu só penso na fauna, ele é no layout/flora que eu sou fraquinho e para não fazer asneiras dei-lhe a ele essa tarefa :sorry: vai levar plantas de requisitos mínimos substrato e pouco mais, quanto ao cO2 vai-se andando vai-se vendo mas em principio não, apesar de ter saido fertilizantes com o substrato não vou fazer nada de extraordinário sabes bem que com discus não podes inventar muito.

 

cumprimentos a todos e montagem do aquário e respectivas fotos está para breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Canito e ptuga que belos malandros que vocês me saíram :tapfoot: olha um tópico com tão poucos posts e nem se deram ao trabalho de ler de inicio mais acima tinha uma foto com o material todo,...

 

Tens toda a razão. ;)

Eu li o tópico todo... mas depois tambem li isto...

 

O xikogaitas já foi buscar os troncos, agora só falta 20 kg de areia para adicionar aos 18 que já tenho e plantas,...

 

... e depois ... Fiquei um pouco confuso.

Daí a minha curiosidade em perguntar... qual o substrato??. :P

Mas adiante... afinal estes tópicos servem para o pessoal se entreter um pouco na conversa.: D

 

Sabendo que vais colocar discos... e sabendo que são animais que atingem tamanhos consideráveis... e que… como tu sabes... facilmente entram em "guerras" para estabelecer hierarquias... fiquei a pensar se não seriam troncos a mais.

Mas cá está... depois de montado... existe sempre a possibilidade de mudar algo.

 

Com 50 cm de altura... e com a iluminação de 90 Watts para quase 300 litros... tens de, necessariamente optar por flora "pouco" exigente... e que esteja de acordo com os animais que vais colocar no aquário.

 

De resto... vou estar atento aquilo que irás fazer... ;)

 

Edit:

 

Em relação ao co2... mesmo optando por flora pouco exigente... eu pessoalmente, sou sempre da opinião... que as plantas necessitam sempre de uma fonte de carbono. É sempre uma mais valia. ;)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas adiante... afinal estes tópicos servem para o pessoal se entreter um pouco na conversa.: D

 

Sabendo que vais colocar discos... e sabendo que são animais que atingem tamanhos consideráveis... e que… como tu sabes... facilmente entram em "guerras" para estabelecer hierarquias... fiquei a pensar se não seriam troncos a mais.

Mas cá está... depois de montado... existe sempre a possibilidade de mudar algo.

 

Com 50 cm de altura... e com a iluminação de 90 Watts para quase 300 litros... tens de, necessariamente optar por flora "pouco" exigente... e que esteja de acordo com os animais que vais colocar no aquário.

 

De resto... vou estar atento aquilo que irás fazer... ;)

 

Edit:

 

Em relação ao co2... mesmo optando por flora pouco exigente... eu pessoalmente, sou sempre da opinião... que as plantas necessitam sempre de uma fonte de carbono. É sempre uma mais valia. ;)

 

Boas,

 

Exactamente estes tópicos servem para conversar e partilhar ideias :P

 

Quanto à madeira tenho de por uma foto de lado para veres o que eu digo a imagem engana muito parece que não cabe mais nada lá dentro e na realidade ainda tem muito espaço, mas depois vê-se se ficarem todos encaixados uns nos outros ocupam metade do espaço mas se tiver que tirar 1 não faz mal prefiro ter a mais e se não precisar guardar do que a menos ;)

 

Mesmo que tivesse mais luz não faria um plantado exigente porque como já disse plantados não é comigo não percebo nada disso quanto menos trabalho/complicado for melhor pois eu quero é meter lá o meu serviço de pratos o resto é um extra e como também já disse essa parte do layout/flora será o xikogaitas que irá resolver, visto que tu moras longe senão vinhas lá dar uma mãozinha que olhando para o teu aqua nota-se que sabes o que fazes e claro arrisco dizer que também tem muita mão do kryptical :tapfoot: eu acompanho os vossos aquários do inicio ;)

 

Vais ficar atento ao que vou fazer? Já sinto a pressão :wacko:

 

Quanto ao cO2 vou ter em conta ao que disseste, mas mesmo que ponha será certamente caseiro ;)

 

Cumprimentos e eu vou dando noticias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de não preceber nada de plantados é desculpa... :tapfoot::P Afinal tem de se ir aprendendo! aproveita todos os conhecimentos do xikogaitas, embora seja ele a decidir porque percebe, n percas essa oportunidade, assim no futuro ja poderás ser tu a decidir 100% à tua maneira, além do que as "solhas" agradeçem verdura, nem que seja porque promovem boas condições ao biotopo.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como não poderia deixar de ser tinha que vir cá meter a colher :discuss_gathering: eheheh.

 

Pois eu vou desenrascar o layout o melhor que sei (que por acaso é pouco :happy: ) mas prontos certamente irá ficar melhor que só água e vidro pois o nosso amigo paulo se podesse ter so água e discos tava bem :sunbathing:.

 

Concordo em parte com o que dizes Canito, sinceramente já me tinha passado pela cabeça os troncos serem um bocado grandes demais tendo em conta os animais que o aquário irá ter, mas no aquário acredita que existe espaço em volta da madeira pelo menos eu acho. Ao início tinha outra ideia em mente que passava por outro tipo de troncos os "trombolhos". A ideia sempre foi fazer uma ilha gigante, com espaço dos lados à frente e atrás x), quando vi estes na loja e com a ajuda de um amigo meu começámos a virar os troncos e a dar cabo da loja :angelic008: , passou me pela ideia uma ilha cheia de musgo toda ramificada :eusathink:; não resisti e "abafei" os troncos inda por cima não saía do meu bolso :naughty: .

 

Estou a pensar em cobrir os galhos com musgo o de java ou o christmas mas penso que será melhor o de java, a Microsorum sp. narrow no meio dos troncos é provável que irá existir, e tentar colocar umas cryptos balansae entre os troncos para dar aquele efeito "nature", em baixo vai passar por umas anúbias nana e cryptos. Opina :eusathink:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão. ;)

Eu li o tópico todo... mas depois tambem li isto...

 

 

 

... e depois ... Fiquei um pouco confuso.

Daí a minha curiosidade em perguntar... qual o substrato??. :P

Mas adiante... afinal estes tópicos servem para o pessoal se entreter um pouco na conversa.: D

 

Sabendo que vais colocar discos... e sabendo que são animais que atingem tamanhos consideráveis... e que… como tu sabes... facilmente entram em "guerras" para estabelecer hierarquias... fiquei a pensar se não seriam troncos a mais.

Mas cá está... depois de montado... existe sempre a possibilidade de mudar algo.

 

Com 50 cm de altura... e com a iluminação de 90 Watts para quase 300 litros... tens de, necessariamente optar por flora "pouco" exigente... e que esteja de acordo com os animais que vais colocar no aquário.

 

De resto... vou estar atento aquilo que irás fazer... ;)

 

Edit:

 

Em relação ao co2... mesmo optando por flora pouco exigente... eu pessoalmente, sou sempre da opinião... que as plantas necessitam sempre de uma fonte de carbono. É sempre uma mais valia. ;)

 

Tens toda a razao, em relação aos discos teem de ter um bom espaço para eles.

E em relação a um plantado , mesmo que seja pouco exigente acho que tens toda a razão que o co2 faz sempre falta, porque a beleza de um aquário nao ta so na sua fauna mas tambem na sua flora.

 

Cumprimentos l

 

 

Boas

 

Como não poderia deixar de ser tinha que vir cá meter a colher :discuss_gathering: eheheh.

 

Pois eu vou desenrascar o layout o melhor que sei (que por acaso é pouco :happy: ) mas prontos certamente irá ficar melhor que só água e vidro pois o nosso amigo paulo se podesse ter so água e discos tava bem :sunbathing:.

 

Concordo em parte com o que dizes Canito, sinceramente já me tinha passado pela cabeça os troncos serem um bocado grandes demais tendo em conta os animais que o aquário irá ter, mas no aquário acredita que existe espaço em volta da madeira pelo menos eu acho. Ao início tinha outra ideia em mente que passava por outro tipo de troncos os "trombolhos". A ideia sempre foi fazer uma ilha gigante, com espaço dos lados à frente e atrás x), quando vi estes na loja e com a ajuda de um amigo meu começámos a virar os troncos e a dar cabo da loja :angelic008: , passou me pela ideia uma ilha cheia de musgo toda ramificada :eusathink:; não resisti e "abafei" os troncos inda por cima não saía do meu bolso :naughty: .

 

Estou a pensar em cobrir os galhos com musgo o de java ou o christmas mas penso que será melhor o de java, a Microsorum sp. narrow no meio dos troncos é provável que irá existir, e tentar colocar umas cryptos balansae entre os troncos para dar aquele efeito "nature", em baixo vai passar por umas anúbias nana e cryptos. Opina :eusathink:

 

cumprimentos

 

 

pois ... pois... eu avisei logo que os troncos ramificados iam ser muito melhores, e prontos reviramos a loja ao contrario e abafamos logo os troncos todos, como disses t bem o dinheiro nao era nosso e nao vamos ser nos a dar uns "pontinhos" :happy:.

 

mas penso que vai ficar muito bom.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para resumir imaginem 5 marmanjos numa loja de aquariofilia (arca de noé na povoa de varzim) a pegar em raízes e conjuga-las como queriam até fizeram layouts lá em cima de um estrado enfim viraram a loja ao contrário, quem me dera estar lá para me rir :discuss_gathering:

 

Cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de não preceber nada de plantados é desculpa... :discuss_gathering::sunbathing: Afinal tem de se ir aprendendo! aproveita todos os conhecimentos do xikogaitas, embora seja ele a decidir porque percebe, n percas essa oportunidade, assim no futuro ja poderás ser tu a decidir 100% à tua maneira, além do que as "solhas" agradeçem verdura, nem que seja porque promovem boas condições ao biotopo.

 

 

Abraços

 

Boas,

 

Admito que é por falta de interesse que não monto à minha maneira, porque acho bonito os plantados mas o que eu gosto mesmo é dos peixes...

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em cobrir os galhos com musgo o de java ou o christmas mas penso que será melhor o de java, a Microsorum sp. narrow no meio dos troncos é provável que irá existir, e tentar colocar umas cryptos balansae entre os troncos para dar aquele efeito "nature", em baixo vai passar por umas anúbias nana e cryptos. Opina :busted_red:

cumprimentos

 

A escolha da flora... terá de obedeçer à iluminação duisponivél.. e tipo de aquário... neste caso... discos.

Para a traseira do aquário... podes optar pelas balansae... ou ainda cyperus helferi, juncus repens... ou valisnerias nana.

 

Para os troncos(parte superior)... tens os fetos narrow.... podes ainda colocar bolbitis e claro os musgos.

Mas toma atenção... que as elevadas temperaturas... próprias dos discos... podem ser fatais para as bolbitis e musgos.

 

Para a base dos troncos e zona ao redor... cryptos,anubias e fetos windlov (que criam um efeito espectacular) e que "enchem" a zona "baixa" do aquário.

 

Depois... tens ainda as valisnerias spiralis... ou umas lobelias.

90 watts.... é um pouco curto... mas deve ser suficiente para este tipo de plantas.

 

Por ultimo... quando montarem o aquário... arranquem logo com a maior quantidade de flora possivel.

É preferivel esperar... reunir a flora pretendida... e depois então avançar.

E estudem a questão do co2.... torna tudo mais fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.