Associação de aquapaisagismo !!!


Kebras

Recommended Posts

Boas !!!

Depois de algumas conversas com amigos e membros deste forum, achámos que faria sentido criar uma associação de scapers portugueses assim como já existem algumas lá fora.

O espirito que queremos implementar, não se trata só de ir a consursos para os vencer, mas sim promover o espirito de troca, entreajuda, aprendizagem no fundo um espirito de partilha e empreendedor nesta vertente que tanto gostamos deste grande hobby.

Ora posto isto gostava de ler as vossas opiniões, sugestões, criticas (construtivas), de maneira a que juntos consigamos levar isto para a frente.

Os moldes da associação e isso será algo a ser discutido aqui por todos, eventos que se possam realizar, meetings, etc .. Daí que não tenha escrito nada em relação a isso porque gostava de ler o que acham que devia ser feito para em conjunto decidirmos o que seria produtivo.

 

Sintam-se a vontade para opinar..

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Na minha opinião é uma ideia que faz todo o sentido!

O scaping em Portugal está muito parado... o que me parece é que há muita gente interessada mas poucas maneiras de os interessados evoluírem sem ser por tentativa-erro. Uma organização deste género podia ajudar :discuss_gathering:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acredito que exista uma comunidade dedicada e com potencial para crescer, quem sabe, com o empurrão que o associativismo possa dar.

 

Existem bons practicantes, mas estes estarão talvez dispersos e daí a aparente inércia que é reflectida para o exterior.

 

Qual era a vossa ideia ao criarem a associação? Ou, dentro de que moldes pensariam fazê-lo?

 

Um abraço aos intervenientes

 

 

p.s. - Diogo, sempre tão pessimista :thumbup3: anda-te a fazer mal tanto estudo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo .. Para já e com agrado que vejo já aqui algumas opiniões favoraveis !!

Os moldes desta associação.. bem em primeiro teriamos de a definir... dar-lhe um nome, e dar a conhecer o que fazemos e que objectivos temos.

Não se trata de forma alguma de juntar os melhores mas juntar quem tem gosto pelo aquapaisagismo, portanto todos os que gostem serão bem vindos tanto os prós como os iniciados, mas claro que teriamos de definir algumas regras, porque sem regras nada se faz.

 

Contiuem a escrever pessoal e divulguem ai o topíco.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma plataforma desse tipo já seria um pouco mais restritiva não?

 

Talvez sendo esse o caso se pudesse complementar com um espaço próprio aqui no fórum..

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos....

 

Eu venho dar aqui os meus 5 cêntimos...

 

Acho que é uma excelente ideia... O aquascaping deve ser a vertente da aquariofilia que mais apaixonados têm, e penso que é uma excelente ideia a criação desta associação por tudo, pelo companheirismo, pela troca de ideias, possiveis meetings, tudo!!!

 

Acho que o projecto tem pernas para andar, há muito bons aquascapers em Portugal, e com a contribuição de todos pode ser um projecto para levar a bom porto...

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma plataforma desse tipo já seria um pouco mais restritiva não?

 

Talvez sendo esse o caso se pudesse complementar com um espaço próprio aqui no fórum..

 

 

Talvez tenhas razão.. mas não temos de copiar mas sim tirar ideias!! Não precisa ser uma equipa de elite como eles, mas podemos ser um grupo de aficionados .. Mas complementar com um espaço aqui pelo forum era excelente ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o que fazia mesmo falta era um sitio aberto para falarmos de aquascaping como quem discute as prestações do seu clube preferido de futebol.

Olhem o tópico recente do wesley_boy, e a discussão saudável que se gerou em torno de um pormenor aquapaisagista.

Esse género de discussões creio serem uma mais valia para o hobby nacional.

 

;)

p.s. - Diogo, sempre tão pessimista :D anda-te a fazer mal tanto estudo :P

 

Vou deixar de ser :tongue: já fiz os últimos exames obrigatórios do curso... faltam umas melhorias de nota e o estágio e tá despachado :-D

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que deveriam ser ambas, como diz o Hugo...

 

A associação, como foi falado, definir bem os moldes, criar as respectivas regras (sem regras nada se faz), um site, um forum ou qualquer coisa do genero.... Ao mesmo tempo, penso que poderia ser cirada aqui no forum uma secção respectiva à associação!!

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho de discordar... creio que um espaço semelhante ao dos restantes grupos existentes no forum seria limitativo à difusão da informação entre os possíveis interessados, uma vez que os grupos são de acesso limitado.

 

Mais um forum... é uma opção, mas isso já existe, só que em moldes privados pelo que novamente torna difícil a difusão de informação.

A criação de um forum externo, mesmo que fosse de acesso livre ao contrario do já existente, não traz na minha opinião vantagens porque é apenas mais uma maneira de espalhar a informação pela net, continuando a estar incompleto.

 

Mas é um facto que não há nenhuma zona aqui no forum sem ser na conversa aquática ou nos tópicos avançados onde se possa discutir temas de aquapaisagismo. :twisted:

 

Um site ou blog seria uma ideia sempre bem vinda para a divulgação externa, mas depois fica a faltar o local onde se faça a discussão saudável de que falei no meu ultimo post... :thumbdown2:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho de discordar... creio que um espaço semelhante ao dos restantes grupos existentes no forum seria limitativo à difusão da informação entre os possíveis interessados, uma vez que os grupos são de acesso limitado.

 

Mais um forum... é uma opção, mas isso já existe, só que em moldes privados pelo que novamente torna difícil a difusão de informação.

A criação de um forum externo, mesmo que fosse de acesso livre ao contrario do já existente, não traz na minha opinião vantagens porque é apenas mais uma maneira de espalhar a informação pela net, continuando a estar incompleto.

 

Mas é um facto que não há nenhuma zona aqui no forum sem ser na conversa aquática ou nos tópicos avançados onde se possa discutir temas de aquapaisagismo. :twisted:

 

Um site ou blog seria uma ideia sempre bem vinda para a divulgação externa, mas depois fica a faltar o local onde se faça a discussão saudável de que falei no meu ultimo post... :thumbdown2:

 

Os grupos, residentes aqui no fórum, não são obrigatóriamente de acesso limitado...

Só depende da vontade e decisão dos responsáveis pela criação do mesmo... (moderação)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... um forum já existe .. e ninguem quer criar aqui concorrencias .. pelo menos nao é a minha ideia e se já existe não vale a pena !! Eu acho que o ideal a meu ver era o tal blog ou site whatever e um espaço aberto aqui pelo forum !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os grupos, residentes aqui no fórum, não são obrigatóriamente de acesso limitado...

Só depende da vontade e decisão dos responsáveis pela criação do mesmo... (moderação)

 

Se efectivamente o espaço puder estar aberto ao publico em geral, então já fará todo o sentido :music_singguitar:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A mim a ideia parece me bem...o aquascping realmente não é uma coisa muito divulgada por estas bandas ( Portugal )

 

Não que eu possa ensinar alguma coisa, mas parece que será um projecto para andar para a frente.

 

Tambem sou da ideia que dois espaços é uma boa ideia, apesar de como disse o Kebras

 

" Mas complementar com um espaço aqui pelo forum era excelente ... " ...

 

Portanto no que eu puder " ajudar " contem comigo...

 

 

Abraço...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A mim a ideia parece me bem...o aquascping realmente não é uma coisa muito divulgada por estas bandas ( Portugal )

 

Não penso que seja algo assim tão pouco conhecido, diz antes algo que não está ao alcance de todas as carteiras, afinal de contas ter peixes tropicais é para todos os efeitos um luxo, ainda mais nos dias que correm; e talvez algo que nem toda a gente aprecie, especialmente na sua vertente mais japonesa.

 

Vê bem, quanto gastas para manter um plantado em condições minimas, é substrato fertil, é o akadama(para os mais preciosistas), é as plantas (que não são de forma alguma baratas), é os fertilizantes liquidos, é os sistemas de CO2, é as pedras xpto que os japoneses vendem para cá como algo xpto (e que se calhar podem ser encontradas em locais vulgares a preços bem mais baratos), é os filtros, é os aparelhos para RO (caso precises), é os testes, é as lampadas, as calhas, e a electricidade gasta na manutenção a trabalhar desta logistica toda, não te esqueças do dinheiro que gastas anualmente em água para as TPA's.... Faz lá bem as contas, verás que a aquariofilia, e especialmente o dito "aquascaping" não são ocupações nada baratos.

 

Num país que está de tanga, em que os rendimentos estão em declínio, mais ou menos acentuado, com um endividamento tão grande, e ainda juntares os gastos inerentes ao montar de um aquário, e ainda mais aos gastos adicionais do dito "aquascaping"(termo que ainda hoje para compreender o significado), isso são preços incomportáveis para muitos dos aquariofilistas, e um luxo para a maioria dos portugueses neste momento. Já é uma enorme sorte ainda haver tanta gente que se dedique aos plantados, e ao dito aquascaping, com a situação do país....

 

Para além disso tens a questão de o "aquascaping" estar muito ligado aos tanques plantados ao estilo japonês, algo que nem todos nós na aquariofilia apreciamos. Alguns sites e autores dizem que o "aquascaping" não se limita ás japonesices e Wapanesices que começaram a dar a costa por sistema desde há uns anos para cá, mas na psique da maioria das pessoas que conhece peixes e o contexto de plantados, está muito associado ao Japão e aos trabalhos do "Ti" Amano. E se vires bem nem todos os amantes de plantados acham piada a esse tipo de tanques, com estradas e estradinhas de areia, rios e riachos, debaixo de água (e lá se vai a pretensão de ser um "nature aquarium" por água a baixo, permitam-me a expressão) =P

 

Não digo que não seja uma boa ideia, acho que sim, que é uma ideia bastante boa, mas o nome aquascaping está muito contaminada pela percepção que temos dos tanques do estilo japones, não mostra a real dimensão da coisa, e pode manter muita gente afastada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê bem, quanto gastas para manter um plantado em condições minimas, é substrato fertil, é o akadama(para os mais preciosistas), é as plantas (que não são de forma alguma baratas), é os fertilizantes liquidos, é os sistemas de CO2, é as pedras xpto que os japoneses vendem para cá como algo xpto (e que se calhar podem ser encontradas em locais vulgares a preços bem mais baratos), é os filtros, é os aparelhos para RO (caso precises), é os testes, é as lampadas, as calhas, e a electricidade gasta na manutenção a trabalhar desta logistica toda, não te esqueças do dinheiro que gastas anualmente em água para as TPA's.... Faz lá bem as contas, verás que a aquariofilia, e especialmente o dito "aquascaping" não são ocupações nada baratos.

 

Claro, não podia estar mais de acordo. Requer tempo e mais tempo $$$ ... mas quando se gosta a sério o tempo até pára...

 

Agora proponho-te um exercício: meteste na cabeça que queres montar um reef = RV+RM+calha+ reactor de cálcio+skimmer+ bombas+bombas de nível+ controlador de PH+sump+corais + chiller e + e + e sempre + qq coisa..

 

Ou então: tens panca por discus asiáticos e investes neles a sério, e depois para não deixares o Ferrari estacionado na rua tens de construir uma garagem à altura, ou ao nível do investimento quero dizer, e sempre que vais andar com a bomba tens de lhe atestar o depósito, o que significa que tens TPA´s diárias a fazer....

 

Quanto ao resto, é a tua opinião pessoal; não tenho nada a dizer porque quem tem boca tem direito a ter a sua. Mas percebes? É que eu nem gosto de discus asiáticos.... :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penso que seja algo assim tão pouco conhecido, diz antes algo que não está ao alcance de todas as carteiras, afinal de contas ter peixes tropicais é para todos os efeitos um luxo, ainda mais nos dias que correm; e talvez algo que nem toda a gente aprecie, especialmente na sua vertente mais japonesa.

 

Vê bem, quanto gastas para manter um plantado em condições minimas, é substrato fertil, é o akadama(para os mais preciosistas), é as plantas (que não são de forma alguma baratas), é os fertilizantes liquidos, é os sistemas de CO2, é as pedras xpto que os japoneses vendem para cá como algo xpto (e que se calhar podem ser encontradas em locais vulgares a preços bem mais baratos), é os filtros, é os aparelhos para RO (caso precises), é os testes, é as lampadas, as calhas, e a electricidade gasta na manutenção a trabalhar desta logistica toda, não te esqueças do dinheiro que gastas anualmente em água para as TPA's.... Faz lá bem as contas, verás que a aquariofilia, e especialmente o dito "aquascaping" não são ocupações nada baratos.

 

Num país que está de tanga, em que os rendimentos estão em declínio, mais ou menos acentuado, com um endividamento tão grande, e ainda juntares os gastos inerentes ao montar de um aquário, e ainda mais aos gastos adicionais do dito "aquascaping"(termo que ainda hoje para compreender o significado), isso são preços incomportáveis para muitos dos aquariofilistas, e um luxo para a maioria dos portugueses neste momento. Já é uma enorme sorte ainda haver tanta gente que se dedique aos plantados, e ao dito aquascaping, com a situação do país....

 

Para além disso tens a questão de o "aquascaping" estar muito ligado aos tanques plantados ao estilo japonês, algo que nem todos nós na aquariofilia apreciamos. Alguns sites e autores dizem que o "aquascaping" não se limita ás japonesices e Wapanesices que começaram a dar a costa por sistema desde há uns anos para cá, mas na psique da maioria das pessoas que conhece peixes e o contexto de plantados, está muito associado ao Japão e aos trabalhos do "Ti" Amano. E se vires bem nem todos os amantes de plantados acham piada a esse tipo de tanques, com estradas e estradinhas de areia, rios e riachos, debaixo de água (e lá se vai a pretensão de ser um "nature aquarium" por água a baixo, permitam-me a expressão) =P

 

Não digo que não seja uma boa ideia, acho que sim, que é uma ideia bastante boa, mas o nome aquascaping está muito contaminada pela percepção que temos dos tanques do estilo japones, não mostra a real dimensão da coisa, e pode manter muita gente afastada.

 

Boas

Eu até percebo o teu ponto de vista e em parte até concordo mas o que é que isso tem a ver com o tópico ? Acho que tens que fazer essa introspecção para a aquariofilia no geral e não apenas com o que tá aqui a ser discutido ... Estamos aqui a debater para os que gostam do aquascpaping uma possivel area para em conjunto tentar melhorar o nosso nivel, assim como os criadores de discus discutiram entre eles como criar o melhor etc..

Falando no Amano é sem duvida uma referência e que por sinal adopta o estilo nature ... Mas hoje em dia é um dos muitos em que nos podemos rever pois inclusivé o FAAO é já uma grande inspiração pra nós e se visitares foruns estrangeiros vês que pra alem do Amano tens muitos outros .. o amano simplesmente fez disso uma marca.

Que é caro este hobby todos sabemos mas quem corre por gosto não cansa..

Eu proponho-te outro exercicio ainda ... soma os euros que gastas-t em peixes que morreram por falta de conhecimento, os euros que gastas-t em plantas que morreram por falta de conhecimento, os euros que gastas-te em lampadas que não surtiram efeito , soma o dinheiro que gastas-t em todos os erros e diz lá senão sai mais caro que fazer um riacho com areia .. com plantas e tal ?!!

Apesar de teres razão e apenas lapalice , que é caro todos sabemos , mas uma zona onde ajude a não errar tanto onde se possa aprender mais alguma coisa do que nós e muito mais gente gosta acho que faz sempre falta ...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penso que seja algo assim tão pouco conhecido, diz antes algo que não está ao alcance de todas as carteiras, afinal de contas ter peixes tropicais é para todos os efeitos um luxo, ainda mais nos dias que correm; e talvez algo que nem toda a gente aprecie, especialmente na sua vertente mais japonesa.

 

Calma ai... eu faço aquascaping (aquapaisagismo = disposição estética dos elementos de um aquário) há 2 anos e nem por isso comecei com um investimento tão exuberante como estás a por as coisas. Claro que agora já investi mais uns euros com vista a melhorar e facilitar o trabalho que tenho com os aquários, mas ao inicio era apenas um aquário de 60 cm marca branca, filtro de cascata, móvel aproveitado, calha DIY, fertilizantes idem, substrato do mais barato e plantas mais comuns e básicas, num investimento não superior a 100€.

 

E é assim que tem lógica alguém começar, de modo básico de modo a passar por varias adversidades e aprender com elas. Se começares a casa pelo telhado e comprares desde logo o equipamento todo XPTO como dizes, inclusivamente não tem metade da piada, apesar de te poupar muito tempo e de existirem sem duvida materiais mais estéticos do que outros, eles poupam-te uma serie de passos de aprendizagem e depois quando tropeçares nessas adversidades não as sabes ultrapassar porque não passastes por elas na altura certa. As peças "japonesas" e também as "italianas" são fabulosas, mas é para quem pode! Quem não pode, monta um nano e diverte-se na mesma :character0050:

 

É esta a beleza do aquascaping!

 

E tanto se faz com 50€ como com 500!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu não me referia ao facto de os plantados serem mais caros ou baratos que outras vertentes da aquariofilia, mas sim ao facto de não haver mais gente nova do que há, e á aparente falta de interesse pelo "aquascaping". Ainda hoje estive á conversa com o sr. Mário da Dido's Farm, junto com outros donos de plantados e falavamos sobre a mesma coisa que o wesley disse, a aparente falta de conhecimento, investimento e visibilidade, e diz ele que a gente estamos bem melhor do que pensamos, em comparação com lá fora, e não duvido nada. Agora a questão é que tamos todos muito dispersos, não se sabe ao certo quantos somos, o que cultivamos, etc. Dando a ideia que não há visibilidade suficiente. Para além disso a maioria das pessoas que conheço com aquários nem sequer se dão ao trabalho de ler na internet sobre o assunto na maioria das vezes. Percebes?

 

Há muita fragmentação dos aficionados, também pela questão económica, seja qual for o que a pessoa se dedique nos peixes tudo envolve gastos grandes, e muita dedicação, algo que a maioria das pessoas que conhecemos não está preparada para dar. Quantos de nós não conhecemos montes e montes de gente, que quer resultados instantâneos (fruto muita vez da cultura da gratificação instantânea e consumista actual), e não são capazes de compreender o conceito de que têm que esperar e ter paciência nos vários tipos de mundos aquáticos. Quantos não conhecemos que acham que peixes é para "intelectuais" e que "home qué home tem um cão e vai á caça"? Conheço bastantes assim=)

 

No final da Questão é que muito poucos de nós da população portuguesa temos estofo, formação, amor pela natureza, e dedicação para manter seja plantados, seja reefs, seja baterias de ciclideos/crustaceos/viviparos etc. E desses ainda menos têm recursos económicos para aplicar essas qualidades. Falei nos plantados ali atrás, mas aplica-se a todo e qualquer tipo de aquariófilia, até o simples tanque de peixes dourados envolve custos que nem todas as carteiras podem suportar. Foi apenas isso que quis dizer lá atrás.

 

Quanto á minha opinião é apenas minha, é apenas isso não sendo vincolativa ou representativa seja do que for, e muito provavelmente poucos a irão entender completamente visto a minha lógica ser por vezes dificil de seguir, estabelecimento de relações algo que não é aparente á primeira vista, e importância dada aos significados e sua interpretação é algo muito própria minha, (bem sei que são os meus maiores defeitos que alguns professores sempre me apontaram) e que não querendo estar a ser convencido nem sempre toda a gente entende(pelo menos do meu circulo de conhecidos e amigos), podendo dar aso a mal entendidos=P Peço desde já desculpa se ofendi. =)

 

Diogo sim realmente tens razão, mas se somares todos os gastos que tens verás que gastaste bem mais que pensas, e mesmo os 100€ que referiste, para ti ou para mim podem ser suportáveis, mas que para muita boa gentinha não é. O investimento inicial afasta muita gente disto dos aquários. Tenho por exemplo 2 amigos que há mais de 2 anos andam roidinhos para montar um tanque, mas que não se podem dar ao luxo de gastar esse dinheiro dada a situação actual.

 

Mas Back on topic, que o resto do pessoal tem razão e eu afastei me um bocado

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais