Associação de aquapaisagismo !!!


Kebras

Recommended Posts

Sim eu não me referia ao facto de os plantados serem mais caros ou baratos que outras vertentes da aquariofilia, mas sim ao facto de não haver mais gente nova do que há, e á aparente falta de interesse pelo "aquascaping". Ainda hoje estive á conversa com o sr. Mário da Dido's Farm, junto com outros donos de plantados e falavamos sobre a mesma coisa que o wesley disse, a aparente falta de conhecimento, investimento e visibilidade, e diz ele que a gente estamos bem melhor do que pensamos, em comparação com lá fora, e não duvido nada. Agora a questão é que tamos todos muito dispersos, não se sabe ao certo quantos somos, o que cultivamos, etc. Dando a ideia que não há visibilidade suficiente. Para além disso a maioria das pessoas que conheço com aquários nem sequer se dão ao trabalho de ler na internet sobre o assunto na maioria das vezes. Percebes?

 

Há muita fragmentação dos aficionados, também pela questão económica, seja qual for o que a pessoa se dedique nos peixes tudo envolve gastos grandes, e muita dedicação, algo que a maioria das pessoas que conhecemos não está preparada para dar. Quantos de nós não conhecemos montes e montes de gente, que quer resultados instantâneos (fruto muita vez da cultura da gratificação instantânea e consumista actual), e não são capazes de compreender o conceito de que têm que esperar e ter paciência nos vários tipos de mundos aquáticos. Quantos não conhecemos que acham que peixes é para "intelectuais" e que "home qué home tem um cão e vai á caça"? Conheço bastantes assim=)

 

No final da Questão é que muito poucos de nós da população portuguesa temos estofo, formação, amor pela natureza, e dedicação para manter seja plantados, seja reefs, seja baterias de ciclideos/crustaceos/viviparos etc. E desses ainda menos têm recursos económicos para aplicar essas qualidades. Falei nos plantados ali atrás, mas aplica-se a todo e qualquer tipo de aquariófilia, até o simples tanque de peixes dourados envolve custos que nem todas as carteiras podem suportar. Foi apenas isso que quis dizer lá atrás.

 

Quanto á minha opinião é apenas minha, é apenas isso não sendo vincolativa ou representativa seja do que for, e muito provavelmente poucos a irão entender completamente visto a minha lógica ser por vezes dificil de seguir, estabelecimento de relações algo que não é aparente á primeira vista, e importância dada aos significados e sua interpretação é algo muito própria minha, (bem sei que são os meus maiores defeitos) e que não querendo estar a ser convencido nem sempre toda a gente entende(pelo menos do meu circulo de conhecidos e amigos), podendo dar aso a mal entendidos=P Peço desde já desculpa se ofendi. =)

 

Diogo sim realmente tens razão, mas se somares todos os gastos que tens verás que gastaste bem mais que pensas, e mesmo os 100€ que referiste, para ti ou para mim podem ser suportáveis, mas que para muita boa gentinha não é. O investimento inicial afasta muita gente disto dos aquários. Tenho por exemplo 2 amigos que há mais de 2 anos andam roidinhos para montar um tanque, mas que não se podem dar ao luxo de gastar esse dinheiro dada a situação actual.

 

Mas Back on topic, que o resto do pessoal tem razão e eu afastei me um bocado

 

Back on topic again ... alinhas ? como achas que deveria ser o suporte ? aqui no forum mais um site ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 142
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pronto, assim já nos entendemos... o que queres dizer é que nós pensamos haver pouca divulgação do aquascaping, mas que na realidade, para o país / sociedade que temos já não é nada mau, e terei de concordar contigo.

 

Mas daí esta ideia... falastes de as pessoas quererem resultados imediatos... secalhar querem porque ninguém lhes explicou que precisam mesmo de ser pacientes. Falastes da desorganização e falta de divulgação, também é verdade, e esta iniciativa pode ajudar nesse sentido ;)

 

Só me perdi foi com esta frase:

 

...a minha lógica ser por vezes dificil de seguir, estabelecimento de relações algo que não é aparente á primeira vista, e importância dada aos significados e sua interpretação é algo muito própria minha...

:puppydogeyes:

 

Ler a frase toda de seguida é de tirar o fôlego, e a esta hora os meus neurónios também já não estão muito bem oxigenados :smokedrag:

 

Amanhã mais ideias virão :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom topico

 

Acho muito boa a ideia.

 

Eu por exemplo ainda não consegui perceber qual o verdadeiro sentido da palavra e a que tipo de montagem se possa chamar de um "Natural Aquarium"

 

Ainda á tempos andava perdido e tambem era um dos adeptos que dizia que rios e riozinhos e riachos dentro de agua nao era " Natural "

Até que com um pouco de pesquisa encontrei algumas imagens a contrariar-me.

 

Esta era "apenas" uma delas , e acaba por ser uma inspiraçao excelente ao qual tambem depois podemos dar mais uso á nossa imaginação.

 

IMG_1290.JPG

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho uma excelente ideia a criação do grupo, é um tema que me agrada muito, acho que quando falam em aquapaisagismo não há limite para o que se possa fazer dentro de 5 vidros, concordo plenamente com o krypticall e deixo aqui uma imagem do rio sucuri no brazil para verem do que falo

sucuri02.JPG

Editado por Nuno M. Lopes

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um grupo não faz muito sentido, a não ser que seja um local para tratarem de criar uma associação, pois o objectivo de um grupo é para as pessoas se conhecerem, implementarem ideias, haver intersecção das pessoas com região, ou similar, mas não para assuntos temáticos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um grupo não faz muito sentido, a não ser que seja um local para tratarem de criar uma associação, pois o objectivo de um grupo é para as pessoas se conhecerem, implementarem ideias, haver intersecção das pessoas com região, ou similar, mas não para assuntos temáticos....

 

Só pela implementação/divulgação de ideias já faz sentido.

 

Acho que a intervenção do Rui não foi tanto no sentido de se criar um grupo, mas antes de propôr à administração a criação de um sub-fórum dedicado ao paisagismo aquático, daí que me parece que o teu comentário vem um pouco fora de tempo...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o objectivo de um grupo é para as pessoas se conhecerem, (...) mas não para assuntos temáticos....

 

Para além de que a maior parte das pessoas que partilha o mesmo gosto não se conhece. Os assuntos temáticos a que te referes podem assim ser uma boa forma de aproximar as pessoas. Se um membro deste fórum não tivesse a ideia de criar uma organização de ciclídeos, hoje em dia nem convenções se faziam. :P

 

Acho que aqui ainda ng está a pensar em voos desses, mas tb, porque não? Ou então, quem sabe se um dia?

 

Só espero que os meus comentários não venham dar azo a más-interpretações ou gerar qq tipo de ressentimentos. Nunca foi essa a intenção.

 

Cumprimentos

Editado por Ricardo Monteiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aproveito para dizer que realmente a ideia evoluiu para um sub-forum com o nome de aquapaisagismo ... que tem tanto interesse como o de invertebrados por exemplo !!

Acho que so temos a ganhar .. porque é na diversidade que está a riqueza , não se trata de criar grupos mas de nos especializarmos cada vez mais, e TODOS são bem vindos simplesmente as tematicas debatidas têm a ver com o scaping..

 

haver intersecção das pessoas com região, ou similar

 

não percebi esta parte .. e tambem nem todas as opiniões têm de ser favoraveis mas gostava de entender a razao pela qual discordas ..

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Quando escrevi o membro que postou dois posts acima do meu 'falou' em grupos por isso acho que não estava assim tão fora de tempo.... Alias pelo teu comentário nem tens a certeza do que foi pedido pelo Kebras (seja o que tenha sido acho muito bem, para a frente é que é caminho) só tentei dar um ponto de vista sobre a função de um grupo.

 

Mas eu não disse que faziam mal em criar uma associação ou disse? Organizações de ciclideos será idêntico uma associação, ou organização... tudo o que seja uma mais valia é sempre bem vindo, acho eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Quando escrevi o membro que postou dois posts acima do meu 'falou' em grupos por isso acho que não estava assim tão fora de tempo.... Alias pelo teu comentário nem tens a certeza do que foi pedido pelo Kebras (seja o que tenha sido acho muito bem, para a frente é que é caminho) só tentei dar um ponto de vista sobre a função de um grupo.

 

Mas eu não disse que faziam mal em criar uma associação ou disse? Organizações de ciclideos será idêntico uma associação, ou organização... tudo o que seja uma mais valia é sempre bem vindo, acho eu.

 

Sorry, não entendi que tavas de acordo .. e como ate vejo posts teus em topicos de scaping tava a estranhar eheh :) !!! Sendo assim tens alguma sugestão ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou totalmente de acordo com criação de um SF não concordo com criação de um grupo a não ser que seja um espaço destinado a ajudar as pessoas a criarem por exemplo uma associação.

 

 

A criação de um grupo serve essencialmente para "promover a aquariofilia e projectos conjuntos em determinadas áreas (geográficas ou de interesse)."

 

A criação de um SF serve essencialmente para haver uma área temática sobre algo especifico.

 

 

 

Como utilizador:

 

Não sei se será uma sugestão o que posso dizer é que este tópico apareceu na hora certa, este é um assunto que já deveria ter o seu espaço próprio mas também havia poucas manifestações dentro do próprio fórum assim parece-me mais fácil a criação (existe interesse demonstrado tudo se torna mais fácil).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo totalmente Hugo, o que o forum precisa é de um espaço aberto para a discussão deste tema que não se enquadra muito bem em nenhuma das outras áreas... poderíamos é claro distribuir os tópicos relativos a aquapaisagismo pela área das plantas, tópicos avançados e equipamentos e manutenção... mas porque espalhar uma informação que está relacionada por vários SF?

 

Mesmo assim acho que ainda só se manifestou uma pequena porção das pessoas que no futuro utilizariam este SF no caso de ser criado!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo estado a acompanhar este tópico venho dar alguns bitaites no sentido de contribuir um pouco mais.

 

Faz sentido a criação de um SF no entanto e para que não se corra o risco do mesmo ficar sem movimento, deveriam seguir-se algumas linhas orientadoras para discussão deste tema tão abrangedor, pois tal como já aqui foi dito fala-se de aquapaisagismo em vários locais aqui pelo tópico.

 

Ora pus-me a pensar no SF e o que é que eu gostaria de ver ali

 

1º Dicas e exemplos de aquapaisagismo;

2º Técnicas, Métodos e regras a seguir;

3º Aquapaisagistas Nacionais;

4º Aquapaisagistas Internacionais;

 

Começaram-me então a surgir algumas questões:

 

Criado o SF como será feita a contribuição?

Existe alguém que esteja disposto a identificar técnicas, métodos e regras a seguir?

 

Porque para se falar de aquapaisagismo basta abrir um tópico e deixar ir, no entanto com este SF deverá constar informação concreta, sustentável e fiável.

 

Pergunta: quem estará disponível para isso?

 

Quanto à Associação Portuguesa de Aquapaisagismo será talvez uma meta a longo prazo e nem descabida de todo, no entanto não haverá por aí pequenos grupos de pessoal que já pratica mais a sério essa actividade e que possa estar interessado em envolver-se mais e partilhar mais?

 

Concordo com o SF mas que seja uma forma de compilar e reunir a informação sobre aquapaisagismo que se encontra por aí dispersa mas principalmente e tendo sempre em vista reunir-se cada vez mais gente à volta disto e que saiba disto, que a informação constante seja sempre compilada e sem ser abstracta.

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ..

Concordo totalmente com vocês, talvez uma "associação" seja uma meta para mais tarde mas um sub-forum, acho que está totalmente dentro das possibilidades a curto prazo ..

Disponibilidade ? hmm penso que isso se conseguiria , dinamizar o sub-forum , até porque sei que ha muita gente que não participa mais no forum porque a area de interesse não e bem esta já é algo mais direccionado para o paisagismo e andam a passear la por fora eheh.

Eu já pensei nas areas em que se iria dividir o sub-forum e só ainda não postei aqui porque tou a espera dum feedback da moderação .. mas engloba esses temas e ainda mais alguns...

Acredito que este sub-forum seria uma forma de agregar e atrair novos praticantes de scaping, um sitio que iria fazer o apanhado do que se fez .. mostrar o que se faz .. e discutir tudo isto duma forma saudavel e didacta.

Tambem acredito que haja ja ai pessoal quue se dedique a isto com mais afinco, mas ainda não se manifestou ou porque desconhece ou por falta de tempo .. mas aos poucos eles aparecem :thumbup3:

 

Desde ja agradeço o apoio dado pelo pessoal ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Criado o SF como será feita a contribuição?

Existe alguém que esteja disposto a identificar técnicas, métodos e regras a seguir?

 

Porque para se falar de aquapaisagismo basta abrir um tópico e deixar ir, no entanto com este SF deverá constar informação concreta, sustentável e fiável.

 

Pergunta: quem estará disponível para isso?

 

É para essa função que existem moderadores... é fácil de te aperceberes que a movimentação de uma área é proporcional à acção do moderador. Por exemplo a área de Invertebrados conta com moderadores muito activos e por isso é uma zona em franca expansão (falei da área dos invertebrados porque é uma das que conheço melhor).

 

Existem também dezenas de membros com vário conhecimento a este nível... eu próprio só não postei algumas informações no forum porque não tenho onde o fazer. :P

Acho sinceramente que esse é o menor dos problemas. Aliás existe também muita informação espalhada em tópicos já bastante antigos que poderia ser redireccionada para esta futura área.

 

A sugestão relativa aos paisagistas internacionais é boa, mas creio que mais no sentido de analisar alguns trabalhos com linhas muito inovadoras, como aconteceu há cerca de um ano com um aquário do Cliff Hui que toda a gente dizia que o rapaz tinha feito photoshop até aparecer um video a provar que o aquário existia mesmo.

 

Só uma questão é que creio que poderá ser impeditiva para o avanço deste SF, e tem a ver com a sobreposição de uma área de apresentação e evolução de layouts com a área das Fotos e Videos, mas para a qual acredito que poderá ser possível descobrir uma solução.

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É para essa função que existem moderadores... é fácil de te aperceberes que a movimentação de uma área é proporcional à acção do moderador. Por exemplo a área de Invertebrados conta com moderadores muito activos e por isso é uma zona em franca expansão (falei da área dos invertebrados porque é uma das que conheço melhor).

 

Existem também dezenas de membros com vário conhecimento a este nível... eu próprio só não postei algumas informações no forum porque não tenho onde o fazer. :animal_fish:

Acho sinceramente que esse é o menor dos problemas. Aliás existe também muita informação espalhada em tópicos já bastante antigos que poderia ser redireccionada para esta futura área.

 

A sugestão relativa aos paisagistas internacionais é boa, mas creio que mais no sentido de analisar alguns trabalhos com linhas muito inovadoras, como aconteceu há cerca de um ano com um aquário do Cliff Hui que toda a gente dizia que o rapaz tinha feito photoshop até aparecer um video a provar que o aquário existia mesmo.

 

Só uma questão é que creio que poderá ser impeditiva para o avanço deste SF, e tem a ver com a sobreposição de uma área de apresentação e evolução de layouts com a área das Fotos e Videos, mas para a qual acredito que poderá ser possível descobrir uma solução.

 

 

Concordo.

 

Existe experiência então se existir disponibilidade que seja compilada pela menos serie de linhas orientadoras para ajudar o hobbista a planear melhor o seu aqua e o SF é uma boa ideia para compilar isso.

 

Quanto à colocação das fotos penso que deverá haver sempre o respectivo link para o trabalho do hobbista: agua doce ou agua salgada e no SF apenas constar apenas os trabalhos que servem para aprendizagem e identificação das técnicas aqui associadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então alguma novidade dos administradores do forum ... ???

 

Para quando uma " cantinho " para quem pretende aprender ?? Lol... :naughty:

 

 

Abraço.

 

P.S. Alguem me explica o que quer dizer "SF" ??? :alberteinstein: :D

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SF = Sub-Fórum.

 

Deve estar a ser estudada a proposta que foi feita, calma que as pessoas tem vida, trabalho etc etc. :alberteinstein: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SF = Sub-Fórum.

 

Deve estar a ser estudada a proposta que foi feita, calma que as pessoas tem vida, trabalho etc etc. :alberteinstein: :D

 

 

Mais nada... lol... é só pessoal do trabalho !!!

 

Thanks pelo Sub Forum.... LOL...

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de ler com mais atenção, na minha opinião seria uma mais valia paa o forum a criação de um sub forum sobre este tema. Assim como os outros sub foruns que ha no forum, é um tema com bastante interesse, com bastante argumentos a ter em conta e uma boa maneira de divulgação de tecnicas e o mostrar o nosso trabalho tambem cá no nosso portugal e não só lá fora.

 

Vou estar atento a este tema e no que poder ajudar podes contar com a minha ajuda Rui

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva pessoal .. so para dizer que ainda não obtive feedback .. mas como disse o hugo o pessoal bule e tal infelizmente isto não é a nossa vida ehehehe Vamos aguardar ...

 

Abraço

 

 

Com certeza também será algo que deve ser reflectido em conjunto por eles...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais