Recife de 500 litros - passo a passo


Recommended Posts

Oi..

Os meus parabens.. está muito bom Diogo !! Esse pormenor dos tubos ao longo das travas está excelente... provavelmente vou fazer o mesmo no meu próximo aquario já que terá 3 vistas e não quero bombas á vista...

Muito bom mesmo... os meus parabens !!! :P

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 552
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Pessoal,

 

Sim! Já passa das 4 da manhã e eu ainda de volta do aquário! Aqui fica uma foto da evolução...

 

Pic_5511_10.jpg

 

Já com os 150/160 kg de RV e cerca de 273 de água - amanhã vou buscar água natural e encho o resto.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há com cada maluco... hehe

 

 

Grande Diogo, mais uma vez, Parabéns. Certamente que toda esta tua dedicação será recompensada fazendo do teu aquário uma referencia para todos (já o é)

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

 

 

PS: Toma um Red Bull, não vale cansares-te nesta fase :)

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui está uma foto do aquário cheio e a funcionar! Tenho apenas que resolver a questão do fundo escuro para que as fotos fiquem em condições...

 

Pic_5511_11.jpg

 

Pic_5511_12.jpg

 

Uma alga que apanhei no Cabo Raso (muito bonita) - vamos ver se se aguenta.

 

Pic_5511_13.jpg

 

Uma das donzelas - esta já com mais de 5 anos comigo e em grande forma - o que ela sofreu nestes últimos dias...

 

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUE BEM DIOGO!! EXPETACULAR :cry:beer

 

ta um assombro!! esse aquario exacatmente o mesmo layout que eu penso fazer no meu reef com menos rocha ao topo!! e com vista de um lado e do outro!! a minha traseira vai ser onde tu colocaste as bombas onde se localiza a coluna seca!! vai ter 3 vistas o meu!! ao ver o teu reef parece que ja visualizo o meu!!!!

 

 

deves andar um bocado cansado afinal terminas sempre as altas horas!!

 

parabens!! agora é sempre a bombar!!

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!!

Esse layout é realemte um espetaculo... bastante espaço livre para os peixes, no entanto, bastante espaço tambem para os corais...

 

So tenho uma pergunta:Ao colocares as rochas tao perto da superficie para esconderes as powerheads, nao estas ali a desperdiçar um bom llocal para pores corais? Pelo que se vê na foto, as rochas parecem estar mesmo á superficie...

 

Essa alga é mesmo muito bonita... quando tive o meu salgado da costa, tambem tiveessa alga... vista da superficie, é linda...

 

Continua..

 

abraços

joao

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e mais uma vez obrigado pelos Vossos elogios!

 

So tenho uma pergunta:Ao colocares as rochas tao perto da superficie para esconderes as powerheads, não (palavra corrigida) estas ali a desperdiçar um bom llocal para pores corais? Pelo que se vê na foto, as rochas parecem estar mesmo á superficie...

 

As rochas do lado esquerdo estão à superfície, mas as que estão imediatamente ao lado estão as uns bons 20/30 cm desta - relembro que o aquário tem 60 cm de altura e por isso dá uma ideia de estar muito próximo (as RV são muito grandes)

 

Essas mesmas rochas a 20/30 cm estão mesmo por baixo de umas das BLV de 250W pelo que será um local para colocar os corais que necessitam de mais luz.

 

Aqui fica mais umas fotos com os desenvolvimento de final de dia - coloquei um fundo azul que me parece favorecer as cores e puxar um pouco mais pelo aquário - não será definitivo, mas...

 

Pic_5511_14.jpg

 

E mais uma foto da Hydnophora que parece já estar a crescer em apenas uma semana!!!

 

Pic_5511_4.jpg

 

Pic_5511_15.jpg

 

Ainda não fiz qualquer medição aos parâmetros da água sem ser a salinidade que está em 1024!

 

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fundo fica muito bem, também quero um!

 

A disposição das rochas está muito boa também, o pormenor da rocha pendurada do conjunto do lado esquerdo dá um ar muito natural. Bom trabalho!

 

Já aí está a rocha toda ou ainda vais por mais?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já aí está a rocha toda ou ainda vais por mais?

 

Tenho cerca de 150 kg de RV no aqua... acho que chega - os Corais de pois compõem o espaço livre!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fundo fica muito bem, também quero um!  

 

Faço minhas as palavras do Alexandre :wink: O que é que usaste como fundo? E porque é que não será definitivo?

 

Parabéns! Está um assombro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que é que usaste como fundo? E porque é que não será definitivo?

 

Usei um vinil azul, e não é definitivo porque ao pormenor notam-se muitas imperfeições - quero arranjar algo mais rigido que faça o mesmo efeito.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plástico/acrílico opaco? :shock:

 

 

Isso está com aspecto muito bom Diogo. Mesmo mesmo!

O layout com as rochas está igualmente excelente. Tem espaço suficiente para peixes mais activos nadarem e esconderijos necessários para outros mais tímidos. Está muito bom mesmo!

 

Já agora que material é que usaste mesmo para o móvel? Pladur não foi? E a nível depois da cor, pintas-te o pladur, foi isso?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora que material é que usaste mesmo para o móvel? Pladur não foi? E a nível depois da cor, pintas-te o pladur, foi isso?

 

O móvel é feito de MDF Hidrofobo que é mais resistente que o pladur - foi pintado com uma tinta plástica (por dentro e por fora) anti-fungos.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Depois de vários pedidos formulados por MP (aos quais peço desculpas por não responder em particular) aqui ficam algumas fotos de pormenores da montagem.

 

Pic_5511_16.jpg

 

A estrutura superior do móvel que como disse foi todo feito em MDF Hidrofobo. Pode também ser vista a forma como a calha está suspensa

 

Pic_5511_17.jpg

 

Os retorno e tubos de queda - 2 x 35 mm e 2 x 50 mm respectivamente. Podemos também ver que por baixo do aquário, entre o vidro e a estrtura de inox há uma placa de aglomerado e ainda uma pequena camada de esferovite.

 

Pic_5511_18.jpg

 

A sump, ainda com uma iluminação provisória (obrigado Domingos), onde optei por construir um segundo refúgio (não projectado de início). Do lado direito as duas bombas de retorno (2 x Eheim 1260) e o espaço para a colocação do escumador que vai ficar dentro de um aquário extra ligado à sump por extravazão, evitando assim algum acidente.

 

Pic_5511_19.jpg

 

Do lado esquerdo da sump - o reactor de kaklwasser e o depósito para a água de reposição (ambos ainda não estão ligados)

 

Pic_5511_20.jpg

 

O refrigerador que está, tal como projectado, por cima do depósito de água de reposição (também ainda não está ligado - as luzes têm esado pouco tempo ligadas para evitar algumas algas que inevitavelmente já estão a aparecer!

 

Pic_5511_21.jpg

 

Por fim o refúgio, já com algumas macroalgas.

 

Caso existam dúvidas, peço-Vos que as coloquem aqui, pois podem ser comuns a outros e assim todos beneficiam.

 

Obrigado e um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colocação do escumador que vai ficar dentro de um aquário extra ligado à sump por extravazão, evitando assim algum acidente.

Desculpa Diogo, mas não percebi :D . Colocares mais um aquário ligado à sump não será mais arriscado do que o escumador livremente fora de uma sump. Sempre tive desta maneira e nunca tive problemas.

Já pensaste na hipótese de o escumador ser alimentado por gravidade da água que vem do aquário. Ou já não é possível?

Instalei o meu escumador novo desta forma e está 5 estrelas :wink:

É menos uma bomba a trabalhar, logo menos consumo de electricidade, menos calor e menos barulho.

De resto, penso que está tudo muito bom e com um ar bastante limpo.

Já pensaste no espaço para um reactor de cálcio mais tarde? :twisted:

 

Um abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Diogo, mas não percebi  :) . Colocares mais um aquário ligado à sump não será mais arriscado do que o escumador livremente fora de uma sump.

 

A ideia é evitar alguma fuga de água do escumador para o chão - como sabes ele está a ficar velhinho e já apresenta alguns defeitos não contornáveis

 

Já pensaste na hipótese de o escumador ser alimentado por gravidade da água que vem do aquário. Ou já não é possível?.

 

Neste momento já não é possível, pois isso implicaria que ele teria que ir para o outro lado o que já não é fisicamente possível (obrigado pela dica!)

 

De qualquer forma o defeito que ele tem é apenas na bomba de circulação (a OR 3500) que muito provavelmente vou ter que substituir.

 

Já pensaste no espaço para um reactor de cálcio mais tarde?  :D

 

Do lado esquerdo tenho bastante espaço...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como sabes ele está a ficar velhinho e já apresenta alguns defeitos não contornáveis

:):? defeitos? :D

apenas na bomba de circulação (a OR 3500) que muito provavelmente vou ter que substituir.

Da turbina ou do resto da bomba?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A turbina aparentemente furou a traseira da bomba e ela deita água! Já tenho uma nova e vou só fazer as ligações e colocar a bombar - nada de grave!!!

 

Entretanto hoje montei a Stream 6100 com a Stream Rock. Tive que fazer algumas alterações ao layout. Aqui ficam umas fotos...

 

Pic_5511_22.jpg

 

Pic_5511_23.jpg

 

Pic_5511_24.jpg

 

Também hoje finalmente comprei um termometro e os meus receios tornaram-se realidade - tinha o aqua a 32ºC (não sei como é que a Hidnophora aguenta!!!)

 

Tive que comprar umas vetoínhas uma vez que já vendi um dos chillers e o outro não chega para este volume de água.

 

Pic_5511_25.jpg

 

Pic_5511_26.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo,

 

Mais uma vez parabéns pelo excelente projecto, está a ficar óptimo!

 

Quanto ao problema do aquecimento segui o conselho do Marco Madeira e coloquei duas ventoinhas junto à calha de iluminação de forma a dissipar o calor emitido pelas lâmpadas hqi de 250W. Experimenta colocar a mão junto à água debaixo das hqi's e vais ver o calor brutal que estas emitem para água.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do que o Ricardo disse, como eu consigo refrigerar a água muito bem é colocando as ventoinhas sobre a coluna seca do aquário, pois a água está constantemente a ser renovada nesse local.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Além do que o Ricardo disse, como eu consigo refrigerar a água muito bem é colocando as ventoinhas sobre a coluna seca do aquário, pois a água está constantemente a ser renovada nesse local.

 

Eu lembrei-me disso! O problema é que a minha coluna seca está cheia com os SCWD´s!!! :D :?

 

Pic_5511_6.jpg

 

Obrigado pela dica!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas diogo

 

o teu projecto esta exepatcular pensado ao minimo detalhe!!

vi o teu projecto todo e reparei que possuias la um cantinho para o chiller!

tens de corrigir esse erro de temperatura 31ºc é muita fruta!!!

 

ja agora aproveito para perguntar onde adquiriste essas manguiras e bocas que colocaste na saida do recalque!

 

cumprimnetos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

ja agora aproveito para perguntar onde adquiriste essas manguiras e bocas que colocaste na saida do recalque!

 

A tubagem foi toda comprada numa loja em Alcântara na Rua dos Lusíadas. (já agora em português usamos a expressão retorno e não recalque!!!)

 

Entretanto o aquário vai evoluindo e as últimas são que o escumador já está a funcionar e as algas que teimavam em aparecer foram dar uma volta!!! Parece que a coisa está a correr bem. Falta apenas ligar o repositor e o reactor de kalkwasser.

 

Pic_5511_27.jpg

 

Pic_5511_28.jpg

 

Em apenas 2 dias a sua performance é já impressionante!

 

Tenho como é óbvio alguns problemas! Entre eles a temperatura que teima em não baixar dos 30º - o chiller está encomendado, mas ainda demora - as ventoínhas estão a provocar uma evaporação diária na ordem dos 10 litros!!

 

Um outro problema prende-se com a grande circulação de água na sump, que provca uma queda de água para o último compartimento. Esta queda provoca muitas bolhas junto das 3 bombas - vejam a foto...

 

Pic_5511_29.jpg

 

Estava a pensar em colocar um pouco de esponja grossa para minimizar isto, mas gostava que dessem as vossas ideias, pois esta solução implica uma manutenção da esponja com base diária!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolhas:

coloca uma rampa de acrílico inclinada. Comigo funcionou perfeitamente embora num sistema com um 5.º do teu. Podes usar igualmente plástico ou PVC em placa.

 

Projecto:

Quem me dera a mim ter os teus problemas :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais