Temperaturas


Tugz

Recommended Posts

Ora este tópico serve para fazer tipo sondagem do que fazem nso vossos aquários.

 

Deixam-nos o Inverno todo á mesma temperatura do Verão, ou diminuem as temperaturas? Para que valores?

E nso vossos comunitários? E nos peixes mais sensiveis?

 

Estão a ver onde quero chegar? Falem do que fazem em relação a aquecimentos de agua no Inverno, temperaturas e a que peixes aplicam essas vossas pedidas.

 

Porque vos peço isto? Primeiro porque é o meu primeiro Inverno com aquários (fora um em pequeno, blablabla), e segundo porque ás vezes pudemos estar a ajudar a outros membros diminuirem a conta da luz.

 

Cumprimentos bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no inverno ligo os termostatos que ainda não foram ligados, tento manter a mesma temperatura que tinha no verão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ....nao sei onde foste buscar essa ideia nunca ouvi nimguem a dizer que no inverno baixa a temperatura da agua pelo contrario, as pessoas tentam manter sempre a mesma temperatura todo o ano e só no verao é que desligam os termostatos porque ate se baixares a temperatura da agua estas sujeito a que apareçam algumas doenças como a do ponto branco etc

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá tento manter a temperatura estável o ano todo.No verão desligo o termo e mesmo assim a temp sobe com a iluminação a full até os 31 ou 32º em alguns dias.Descer até aos 23º no meu caso seria algo para o impossível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá por casa os aquários estão a 22graus. No principio de Novembro a água começou a ficar abaixo dos 24graus e tive de ligar os aquecedores de modo a que a temperatura da água não diminuísse abaixo de 22graus. É uma maneira de poupar energia e diminuir o metabolismo dos peixes e plantas, que no tempo quente chegam a estar a mais de 30graus sem o aquecedor ligado à corrente. O inverno é um tempo de descanso para a Natureza, para voltar a entrar em força na primavera.

 

porque ate se baixares a temperatura da agua estas sujeito a que apareçam algumas doenças como a do ponto branco etc

 

Não é simplemente por baixar a temperatura da água que os peixes vão ficar doentes. Só ficam doentes se houver diminuição brusca da temperatura ou grandes oscilações de temperatura, ou se a temperatura tiver num intervalo muito distante do ideal para cada espécie de peixe e os peixes ficam doentes, pois o seu sistema imunitário está diminuido devido a stress. E os peixes só ficam doentes porque estão na presenção de agentes patogénicos, que se aproveitam do esatdo de stress do peixe e/ou sistema imunitário diminuído. O ictio só aparece devido à introdução de peixes não devidadmente quarentenados e/ou a episódios de ictio em que este não foi totalmente eliminado e ficaram alguns esporos à espera de oportunidade para se hospedarem nos peixes. Os peixes novos mesmo devidamente quarentenados podem ser atacados por ictio, se no aquário houver para onde forem houver esporos de ictio e como estão mais stressados e imunodeprimidos serão os primeiros a ser atacados por ictio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...mas nao é só por causa do ictio caso nao saibas a maior parte das doenças nos aquarios sao derivado ás baixas temperaturas tens o exemplo dos criadores de discus que tem as temperaturas nos 30º todo o ano"por que sera?" e olha que nao é só para aumentar o metabolismo dos peixes a maior parte das doenças nos aquarios e nos peixes nao tolera as altas temperaturas :character0050:

Editado por rikardo

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá por casa os aquários estão a 22graus. No principio de Novembro a água começou a ficar abaixo dos 24graus e tive de ligar os aquecedores de modo a que a temperatura da água não diminuísse abaixo de 22graus. É uma maneira de poupar energia e diminuir o metabolismo dos peixes e plantas, que no tempo quente chegam a estar a mais de 30graus sem o aquecedor ligado à corrente. O inverno é um tempo de descanso para a Natureza, para voltar a entrar em força na primavera.

 

 

 

Não é simplemente por baixar a temperatura da água que os peixes vão ficar doentes. Só ficam doentes se houver diminuição brusca da temperatura ou grandes oscilações de temperatura, ou se a temperatura tiver num intervalo muito distante do ideal para cada espécie de peixe e os peixes ficam doentes, pois o seu sistema imunitário está diminuido devido a stress. E os peixes só ficam doentes porque estão na presenção de agentes patogénicos, que se aproveitam do esatdo de stress do peixe e/ou sistema imunitário diminuído. O ictio só aparece devido à introdução de peixes não devidadmente quarentenados e/ou a episódios de ictio em que este não foi totalmente eliminado e ficaram alguns esporos à espera de oportunidade para se hospedarem nos peixes. Os peixes novos mesmo devidamente quarentenados podem ser atacados por ictio, se no aquário houver para onde forem houver esporos de ictio e como estão mais stressados e imunodeprimidos serão os primeiros a ser atacados por ictio.

Totalmente de acordo, mais façam uma experiência: deixem os peixes a 23/24ºC (óbvio que a temperatura tem que descer gradualmente) durante esta fase de Outono/Inverno e depois na Primavera subam a temperatura gradualmente para os 26/27ºC. Vão ver a reação dos peixes.

É claro que o pessoal que tem Discus e outros ciclídeos amazónicos não podem baixar a temperatura, agora o restante pessoal, sem stress.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudei de casa á pouco tempo, esta é mais quente que a anterior.

 

Tenho o aqua no hall de entrada, ainda não liguei o aquecedor.

 

A temperatura está nos 25º.

 

Só vou ligar o termostato se a temperatura chegar aos 17/18º. Se isso não acontecer o aquecedor não sai da arrecadação.

 

No verão o o aqua chegou aos 30º.

 

Nos Lagos, os peixes tambem aguentam as variações de temperatura e não se queixam :lol:

 

Cumps

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vêem como não foi uma pergunta tão descabida assim.

 

A ideia não me veio ao acaso como estavam a sugerir, já o tinha lido noutros locais e surgiu numa conversa de msn.

 

Pois, então se calhar vou baixar a temperatura até aos 22 graus.

 

Não é frio, e os peixes que tenho devem aguentar.

 

Cumprimentos, e continuem a dar as vossas experiências pessoais , cumprimentos ;)

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião e não devo estar desviado da verdade.

Os peixes que introduzimos no aquário no habitat natural vivem a determinada temperatura, que ronda em média nos 25 graus. Não se deve alterar de forma alguma a temperatura, quer seja verão ou inverno, pois relembro que vários pontos do planeta só existem duas estações! É complexo, pois peixes vivem naturalmente numa temperatura que ronda os 28º e outros vivem em 23º. Importante é sabermos qual a temperatura indicada para os peixes que temos, senão....sofrem!

Salreta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na minha opinião e não devo estar desviado da verdade.

Os peixes que introduzimos no aquário no habitat natural vivem a determinada temperatura, que ronda em média nos 25 graus. Não se deve alterar de forma alguma a temperatura, quer seja verão ou inverno, pois relembro que vários pontos do planeta só existem duas estações! É complexo, pois peixes vivem naturalmente numa temperatura que ronda os 28º e outros vivem em 23º. Importante é sabermos qual a temperatura indicada para os peixes que temos, senão....sofrem!

 

 

boas ora nem mais... :)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não concordo com a ideia de baixar a temperatura dos tanques durante o Inverno. Costumo manter a mesma temperatura nos meus tanques. Mesmo considerando a mudança de temperatura, seria sempre para cima e nunca para baixo, especialmente no caso de peixes do hemisfério sul(basicamente a maioria), visto as estações no hemisfério sul serem contrárias ás nossas. Assim, em vez de estar a baixar a temperatura, ela estará a subir visto estar a começar o Verão lá, e com ele a estação seca. Mas então, eu consigo manter uma temperatura mais estavél na divisão onde mantenho os meus aquários durante o verão, nunca está mais que 30 graus de temperatura ambiente e a água dos meus tanques não costuma ir além dos 28º...

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais