Igapó


stroops

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Antes de mais, parabéns a todos pela excelente comunidade que aqui têm ou temos, pois é um fórum fantástico onde já tirei inúmeras duvidas e onde já aprendi imenso e passei algumas boas horas de diversão e espanto a olhar para aquários fantásticos de alguns users.

 

Depois é importante referir que este aquário está a ser montado por mim e minha namorada mvm por isso todos os elogios, comentário e criticas serão para os dois... bigsmile

 

SETUP

 

Nome:

IGAPÓ

 

Dimensões:

100x40x45 (cm) - Cerca de 180l brutos

 

Iluminação:

2 x 55W PLL (10000k)

 

Filtragem:

Filtro externo Prodac Magic 1000l/h

 

Substrato:

JBL 5 kg

Prodac 0.5 kg

 

Co2:

CO2 DIY gelatina

Difusor JBL CO2 Vario

 

Decoração:

Areão Preto

Areia Branca

2 troncos

 

Flora:

Anubias nana

Fetos de Java

Cabombas aquatica

Valisnerias asiatica

Bolbitis heudelotii

Cryptocorine albida??

 

Flauna:

2 x Corydora Albina

1 x Corydora Panda

1 x Botia Palhaço

3 x Otocinclus affinis

2 x escalares juvenis

 

Invertebrados:

3 Caracóis Maçã

 

DATA DA MONTAGEM 24-Set-2009

 

Comprámos uns troncos bem giros na Mania dos Peixes e viemos logo para casa ver como ficava melhor, depois de muito experimentar e fazer rotações, translações e até o pino ao tronco decidimos por unanimidade que iria ficar assim...

 

dsc01444.jpg

 

 

Troncos decididos e pensámos dividir o aquário em duas partes triangulares, uma branca e uma preto com um layout triangular esquerdo... comprámos um substrato JBL de 5kg e colocamos do lado preto e em duas ilhas que fizemos na parte branca... a preta com areão preto e a outra com areia branca bem fininha...

 

Vista de cima

dsc01446n.jpg

 

O lado esquerdo já com o areão preto

dsc01448p.jpg

 

As duas ilhas do lado direito

dsc01449.jpg

 

Já com a areia branca

dsc01451a.jpg

 

Começamos a plantar as plantas que tínhamos comprado...

A primeira foi, numa das ilhas, uma planta que não me lembro o nome e que se me puderem ajudar agradeço... bowdown

dsc01454s.jpg

 

Depois do lado esquerdo, fetos de java, cabomba, anubias e outras que também não me lembro... uma é uma eleocharis qualquer, tipo relva!

dsc01458j.jpg

 

Já aqui estava com alguma dificuldade na divisão das areias... lol

 

Plantação feita, pedras em cima dos troncos e água nele.... :P

dsc01460c.jpg

 

 

Acabadinho de encher... era o nosso orgulho!!!!!

dsc01462k.jpg

 

dsc01466.jpg

 

 

Passado três dias comprámos o Kit Co2 da SERA , mais uma valisneria espiralis e uma muito bonita muito pequenina ao lado das anubias que depois quando tiver tempo tiro umas macros... ahh também compramos mais uns quilo de areão preto para aumentar o declive...

dsc01471eb.jpg

 

 

O nosso primeiro habitante(fauna)...

dsc01470q.jpg

 

 

Passado uma semana... tivemos uma crise existencial porque não conseguíamos manter a areia branca limpa e imaculada (imaginem como seria com botias, plecostumos e outros...)

 

Mais uns quilos de areão preto e mais um substrato desta vez da Prodac e decidimos aspirar a areia branca toda e colocar tudo bem bonito com a areia escurinha (ahh é que entretanto tínhamos comprado uns Caracóis Maçã para nos devorar um fungo que apareceu no tronco e e só eles contribuíram e bem para a sujar ainda mais).... :photo:

 

Sendo assim, aqui está o resultado final

dsc01472o.jpg

 

Se repararem na parte mais alta do tronco está um dos três artistas (bem cagões) que mencionei em cima!!!

 

Aguardamos as vossas opiniões, espero que tenham gostado!

 

Beijos e abraço,

 

Stroops e MVM

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, já estou a ver que anda tudo muito preguiçoso!! Ninguem comenta o Igapó...

 

Mesmo assim vou actualizando

 

27-09-2009

valores químicos da água

 

pH - 7

gH - 10

kH - 7

NO2 - 0,5mg/l

 

05-10-2009

valores químicos da água

 

pH - 7

gH - 10

kH - 7

NO2 - 0,0mg/l :)

 

Decidi introduzir um casal de guppies do meu outro aquário!!! Parece me que o ciclo já está a concluir... com uma ajuda preciosa das bactérias do STRESS ZYME da API.

 

Já será seguro introduzir mais peixes? Notei que os guppies andam muito junto à superfície da água, será que têm pouco O2?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... Parabéns pela vossa montagem.

A introdução da areia branca... numa montagem... tem de ser sempre "cuidadosa" e acima de tudo... temos que logo de inicio... pensar como a vamos manter separada.

Mas prontos... agora que já cobriram todo o fundo com o areão preto... é tirar partido do layout, disfrutar do aquário... e claro ir mostrando fotos da evolução da montagem.

Esse tronco... muito boa escolha.... dá nas vistas :) ... agora é introduzir um pouco mais de flora... porque o aquário está muito vazio.

A flora foi bem escolhida... tudo plantas de fácil manutenção... e com requirimentos em termos de luz e fertilizações, muito idênticos.

Força... e que este aquário seja a vossa alegria. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas stroops

 

Concordo plenamente com o canito, já agora visto teres mais substracto do lado do tronco podias enterrar a base dele e assim conseguires teres mais espaço para poderes jogar com a flora daquele lado :character0050:

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais... Parabéns pela vossa montagem.

A introdução da areia branca... numa montagem... tem de ser sempre "cuidadosa" e acima de tudo... temos que logo de inicio... pensar como a vamos manter separada.

Mas prontos... agora que já cobriram todo o fundo com o areão preto... é tirar partido do layout, disfrutar do aquário... e claro ir mostrando fotos da evolução da montagem.

Esse tronco... muito boa escolha.... dá nas vistas ;) ... agora é introduzir um pouco mais de flora... porque o aquário está muito vazio.

A flora foi bem escolhida... tudo plantas de fácil manutenção... e com requirimentos em termos de luz e fertilizações, muito idênticos.

Força... e que este aquário seja a vossa alegria. ;)

 

 

Obrigado pelo comentario!:D

Realmente a areia branca foi um passo mais comprido que a perna, talvez noutra montagem, ou talvez não.

Tentaremos mostrar sempre a evolução do aqua, tentando aprender convosco.

Também gostamos muito do nosso tronco e não o queremos ofuscar em demasia com plantas.

Quanto à flora esperamos pelas vossas sugestões para tapete (estamos indecisos entre cuba, glosso e parvula), talvez uma lotus para embelezar o lado direito, umas rotalas vermelhas e umas blixas japonica para dar volume.

O que achas?

 

 

 

Boas stroops

 

Concordo plenamente com o canito, já agora visto teres mais substracto do lado do tronco podias enterrar a base dele e assim conseguires teres mais espaço para poderes jogar com a flora daquele lado :D

 

Cumprimentos

 

Lamento discordar, mas este tronco é um orgulho para nós e daí que enterrá-lo nem pensar! ;):excl: Mas obrigado pela sugestão.

 

 

nasce já com bom gosto, boa sorte e espero actualizações claro! parabéns

 

 

Também acho hehehe, mas ainda vai ficar mais bonito com a vossa ajuda.

 

Obrigado a todos

Magda

O meu belo aquário...

 

vistafrontal.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito fixe o aquário.

Eu a ti colocava uma bainha de areia à volta das ilhas, senão com a circulação do aquário o subrstrato começa a rolar e acaba por se misturar com areia.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Está muito fixe o aquário.

Eu a ti colocava uma bainha de areia à volta das ilhas, senão com a circulação do aquário o subrstrato começa a rolar e acaba por se misturar com areia.

 

 

Agora fizeste-me rir com vontade hehehe

Deve ter-te escapado a última parte do post, porque realmente já fizemos essa alteração.

Mas obrigada pela dica.

 

Vai lá espreitar como ficou e diz qualquer coisa.

 

Obrigada

Magda

O meu belo aquário...

 

vistafrontal.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fizeste-me rir com vontade hehehe

Deve ter-te escapado a última parte do post, porque realmente já fizemos essa alteração.

Mas obrigada pela dica.

 

Vai lá espreitar como ficou e diz qualquer coisa.

 

Obrigada

Magda

Muito bom gosto aprovadissimo *.*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom gosto aprovadissimo *.*

 

 

Obrigado. Hoje tentamos ir às plantas mas parece me que só amanha!! Por isso amanha lá vamos nós outra vez... :alberteinstein:

 

Entretanto compramos um filtro novo!!! ;) Um PRODAC Magic Filter com 1000l/h!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Um abraço,

 

Daniel

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora fizeste-me rir com vontade hehehe

Deve ter-te escapado a última parte do post, porque realmente já fizemos essa alteração.

Mas obrigada pela dica.

 

Vai lá espreitar como ficou e diz qualquer coisa.

 

Obrigada

Magda

 

Upsss...lol

Assim o aquario tambem fica porreiro.

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o aquário está a evoluir e bem, no meu entender claro!! Logo à noite tempo por umas fotos bem bonitas que já tirei, quer às novas plantas, quer aos novos habitantes (fauna), três escalares pequeninos pequeninos, dois otos e uma corydora panda...

 

mas hoje apetece-me ir às compras, tenho de formar uma boa equipa de limpeza, é que as primeiras algas estam a aparecer (tenho uma nova calha DIY com 2PLLx55w 7500k), que me aconselham?

 

Estava a pensar em pelo menos mais duas ou três corys e de resto, que aconselham?

 

Cumprimentos,

 

Daniel Pereira

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos novamente, o aquário já está muito mais composto e BONITO do que estava nas ultimas fotos, logo à noite tempo postar umas fotos mais recentes com os novos habitantes e plantas!

 

Neste momento, tenho dois problemas, algas (green spots e filamentosas) e uma coisa esquesita que penso ser um fungo. Passo a explicar, na parte do tronco que recebe mais luz, mesmo por baixo da régua apareceram me duas manchas pequeninas AZUIS!!! O que será?

 

Cumprimentos e mais logo ponho umas fotas novas!!

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... só para deixar um cheirinho das novas novidades do Igapó!!

 

vistafrontal.jpg

 

Quando tiver tempo ponho mais umas actualizações...

 

Até lá aceito comentários e sugestões!!

 

 

Um abraço,

 

Daniel Pereira

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Sim... está a ficar um bonito plantado.

Talvez fosse preferivel... colocar a parvula em toda a frente do aquário.

Mas... é esperar para ver o efeito.

Só um reparo... onde é que colocaram a saída do co2 ???? É por difusor ????

Tambem acho que deviam mudar a posição da flauta... é muito importante existir uma correcta circulação da agua por todo o aquário... bem como, o correcto transporte do co2 e sua dissolução. Uma boa circulação.... favoreçe ainda o correcto transporte de nutrientes para todas as plantas.

 

Mas .... é algo que com o tempo, vocês podem ir observando e modificando alguns pormenores.

Para já... excelente evolução.

Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito selvagem, mas eu gosto :animal_fish:

 

Parabéns !

 

Muito selvagem em que aspecto? O que o faz dizer isso? Alguma sugestão?

Mas muito obrigado na mesma pelo comentário. chainsaw

 

Olá.

Sim... está a ficar um bonito plantado.

Talvez fosse preferivel... colocar a parvula em toda a frente do aquário.

Mas... é esperar para ver o efeito.

Só um reparo... onde é que colocaram a saída do co2 ???? É por difusor ????

Tambem acho que deviam mudar a posição da flauta... é muito importante existir uma correcta circulação da agua por todo o aquário... bem como, o correcto transporte do co2 e sua dissolução. Uma boa circulação.... favoreçe ainda o correcto transporte de nutrientes para todas as plantas.

 

Mas .... é algo que com o tempo, vocês podem ir observando e modificando alguns pormenores.

Para já... excelente evolução.

Parabéns.

 

Bem, só o simples facto de facto de lhe chamar plantado já é um grande elogio!!! :(

 

Não é Parvula que tenho é acicularis, mas a diferença é muito pouca!! No que diz respeito a colocá-la em toda a frente do aquário, optamos por nao o fazer pois tambem gostamos da planta da direita (que nao sei qual é!!! se tiverem ideias, já agora!!) e assim faziamos dois tapetes diferentes!

 

A saída de CO2, é um difusor de ar da EHEIN (ainda vamos comprar um difusor de vidro, qual aconselham?) está do lado direito, atrás do tronco, ao pé do termostato e da bengala do filtro, nota-se a circulação do CO2 à superficie que faz uma espécie de carreirinha até ao chuveiro do outro lado!

 

Qual a posição que sugeria para o chuveiro?

 

Obrigado pelo comentário!!

 

Ora que boa evolução.

Parabéns pelo aqua, está muito bonito.

 

 

E sugestões para melhor ainda mais?

Obrigado pelo elogio! ;)

 

 

 

Obrigado a todos pelos comentários!!

O meu belo aquário...

 

vistafrontal.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, só o simples facto de facto de lhe chamar plantado já é um grande elogio!!! ;)

 

Pelo menos parece ser essa a vossa intenção. ;)

Portanto... começar logo pela utilização do nome correcto... ;)

Organizar essas plantas,amoitar... porque está tudo muito espalhado... e trabalhar as podas.

Com o tempo... isso vai lá.

 

A saída de CO2, é um difusor de ar da EHEIN (ainda vamos comprar um difusor de vidro, qual aconselham?) está do lado direito, atrás do tronco, ao pé do termostato e da bengala do filtro, nota-se a circulação do CO2 à superficie que faz uma espécie de carreirinha até ao chuveiro do outro lado!

Qual a posição que sugeria para o chuveiro?

 

A saida do co2 deverá ser posiçionada na frente do aquário... por uma simples razão... é a zona mais livre do aquário, onde normalmente apenas estão as plantas mais rasteiras.

Nessa posição (traseira)... o co2 fica logo "estagnado" na primeira moita de plantas.

 

A flauta deverá ser colocada numa das laterais do aquário... o objectivo é fazer circular a água por todo o aquário. Com a flauta nessa posição, vão existir zonas mortas... sem circulação.

Isto pode parecer demasiado "picuinhas"... mas são estes pequenos pormenores que podem fazer a diferença.

Repara na seguinte imagem:

 

http://img241.imageshack.us/img241/3581/flow.jpg

 

A saida e entrada de agua estão do lado esquerdo... e o difusor de co2 está do lado direito.

Atravez da circulação da agua(a água é empurrada da esquerda para a direita), as bolhas de co2 que saem do difusor... em vez de subirem... descem... o que faz com que circulem por todo o aquário.

Temos portanto... uma correcta circulação da agua e um correcto dissolvimento do co2.

 

Acredita... é muito importante. ;)

 

Se começares a observar... atentamente... muitos dos aquários plantados que andam por aqui.... verás que ... é assim. ;)

 

É claro que existem outra soluções... fica portanto ao vosso critério. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se chama a planta lá no fundo do quanto esquerdo ? Vallisneria nana?

 

 

Do lado esquerdo na parte de trás temos um equinodorus que queria que me ajudassem a identificar e mesmo no fundo debaixo do chuveiro temos uma eleocharis vivipara... nao sei a qual se está a referir! Depois ponho uma foto personalisada só para ela!! lol

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.