Pedro Godinho

Membro
  • #Conteúdo

    129
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Pedro Godinho

  1. amigo, são 2 lâmpadas de 24W podes encontrar aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13 aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13 e aqui http://www.aquaeden-...subcat=&menu=13, dependendo da temperatura de cor que pretendes. Até existem lâmpadas com duas dessas com duas cores, por exemplo branco e azul, etc. é uma questão de procurares nos patrocinadores.
  2. Boas, Em relação ao escumador, não recomendo. Tens 2 opções: Criar uma Sump para esconder todo o material técnico aí como escumador poderias optar por exemplo por http://www.bubbles-shop.com/loja/product_info.php?products_id=1413 Reposição, algo na volta dos 1000l/h chega Sem Sump adquiria um escumador por exemplo http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/escumadores/internos/tunze-escumador-nano-doc-9002.html A tal caixa colada é uma biobox, que só está a ocupar espaço. se fosse eu retirava-a. Circulação optava por uma baratinha Sun Sun 3000l/h Rocha +/- 10Kg pode ser 4 viva e 6 morta Areia, preferencia viva 9kg chega iluminação é muito fraca 30W para 130l de agua, aí tinhas que investir um pouco mais, mas depende dos corais que queres.
  3. por curiosidade, como está o KH e a densidade?
  4. existem vários modelos e preços, desde a tunze aos "chineses" ou mesmo DIY. Tenta nos patrocinadores.
  5. certo necessitas de ter um depósito com agua e colocar o osmoregulador a funcionar.
  6. A circulação deve ser de aproximadamente 30x a capacidade do sistema, ora para o teu 80l, ronda os 2400l/h.
  7. Se vai ter sump, vais necessitar de pelo menos dois furos entre o aqua e a sump, um para descarga e outra de retorno. Repor??? estás a falar da evaporação ou do retorno? Se for evaporação, deves repor com agua de osmose, manualmente ou através de osmoregulador. Se for retorno ... tens a "tal" bomba de reposição ou retorno que te leva a agua da sump para o aqua.
  8. Boas, Posso começar por dar algumas dicas: - Termóstato (100/150W) de preferência 2, mas para iniciar basta 1. - Circulação 3000 l/h - Escumador para 300l - calha iluminação depende do tipo de corais que queiras, mas algo como 4x24W deve chegar. O aquário vai ter sump? caso afirmativo necessitas de uma bomba de reposição. Se poderes furar o aquário e ter uma sump é preferível, pois vais poder esconder todos os equipamentos e aumentar mais uns litros ao teu sistema. Rocha viva +/- 10kg areia viva 6/7 kg para ficar com 2/3 cm de altura. Agua e muita paciência Nota: não sou nenhum expert, também estou no começo, mas dentro das minhas limitações tentei ajudar.
  9. Pedro Godinho

    Blue reef

    Após alguns anos com agua doce, decidi arriscar uma aventura com agua salgada. Para este projecto decidi aproveitar o aquário que tinha, um Jebo R210 (103x450x550), que foi transformado para colocar uma coluna seca. Sump 410x350x450 Reservatório Agua de Osmose 200x450x450 Escumador - NAC7 Bubble Magus Iluminação - ATI Powermodule 6x39W (4 Blue special + 2 white) Reposição - Sycra Silente 2.5 (2500lt/h) Circulação - 2 x Sun Sun JVP 102 (5000lt/h) Filterbag 200microns Sistema Osmose 4 estágios Sistema automático de reposição Controlador de temperatura Termoestato 300W Jagger Rocha viva 12Kg com alguns pés de xénias Areia Viva 9kg Areia Morta +/- 5kg Foto geral de como ficou o layout Para já, apenas uma das bombas de circulação está a funcionar, juntamente com o retorno, o que perfaz +/- 7500l/h. Neste momento estou a pensar ter apenas duas lâmpadas Blue Special ligadas cerca de 6 hora dia. Comecei por adicionar bactérias (MB7) da Brightwell à 3 dias, para ajudar a acelerar o ciclo. Agradecem-se comentários e/ou sugestões
  10. eu julgo ser ar, até porque vejo bolhas de ar dentro do saco de 200 micron que está no tubo de descarga e dentro do próprio tubo também ouço.
  11. O barulho não é propriamente da água, mas sim do ar que está na tubagem. O tubo já está a descarregar dentro de agua, mas mesmo assim nota-se ...
  12. Passagem das compras para o projecto... Após encher ... Tive alguns problemas relacionados com o barulho, pelo que tive de alterar a tubagem de descarga, fazendo um durso, o que diminuiu drasticamente o ruído. Tenho ainda alguma vibração na sump, possivelmente da bomba de retorno e escumador. A queda de agua na sump também ainda não está muito silenciosa, devido ao ar que traz. Será que dá para fazer um durso invertido na queda de água? Foto com as luzes ligadas: A iniciar o layout Ainda falta mais uma ou outra rocha, mas para já ... já está a ciclar. Neste momento estou a pensar ter apenas duas lâmpadas Blue Special ligadas cerca de 6 hora dia. Comecei por adicionar bactérias (MB7) da Brightwell à dois dias, para acelerar o ciclo. Agradecem-se comentários e/ou sugestões.
  13. Actualização da lista de compras: - Aquário já transformado com coluna seca (retorno 32mm e descarga 50mm) - Sump 410x350x450 - Reservatório Agua de Osmose 200x450x450 - Iluminação - ATI Powermodule 6x39W - Escumador - NAC7 Bubble Magus - Reposição - Sycra Silente 2.5 (2500lt/h) - circulação - 2 x Sun Sun JVP 102 (5000lt/h) - Filterbag 200microns - Sistema Osmose 4 estágios - sistema automático de reposição - Controlador de temperatura - Termoestato 300W Jagger - Areia Morta +/- 15 kg - Areia Viava +/- 8kg - Rocha viva 12Kg Em falta: Instalação eléctrica no móvel colagem da tubagem pvc + mangueiras Enchimento
  14. Fizeste algum tipo de testes à agua? Tens feito TPA? Ictio, não deverá ser, já que aí descrevias que o peixe estava com pontos brancos. Poderá ser amónia, mas sem testes ... tenta fazer uma TPA generosa.
  15. existe um, mais fraquinho que a tunze, mas bem mais barato. Podes tentar num dos patrocinadores do forum. Qualquer coisa manda mp
  16. sistema que permite repor a agua que é evaporada. O teu aquário vai ter alguma evaporação e caso tenhas este sistema, que da mais é que uma boia/interruptor de nível e uma bomba de pequeno caudal, que quando a agua desce abaixo de determinado nível ela entra em funcionamento e repõe a agua evaporada. Não esqueças que a reposição faz-se com agua doce, de preferência de osmose, já que o sal não evapora.
  17. garrafas congeladas na sump pode ajudar ...
  18. Ultima aquisição ... calha ATI Power Module 6x39W. Falta ainda o escumador, circulação e sump. A pouco e pouco este projecto vai avançando.
  19. Obrigado pelas dicas. Eu já fiz uma consulta à Aqueden, mas até agora ainda não obtive resposta. As calhas ATI são um pouco fora do meu orçamento, daí estar à procura de alternativas. O site da PET4You não tem muita informação sobre aquela calha, mas o que realmente chamou a atenção foi do preço, sendo ela de 8x39W. O escumador estou seriamente a pensar no BM-NAC7, que me parece ser bem suficiente e mesmo que daqui por algum tempo queira um aqua maior também deverá dar. Circulação, gostava das vortech, mas infelizmente não há €€ que cheguem.
  20. Pedro Godinho

    1 Aquario

    Uma sugestão, em vez de teres o musgo amarrado com aquele fio rosa, podes usar fio de pesca, sempre é transparente.
  21. Boas, Após algum tempo afastado, é hora de voltar a colocar algumas questões. Em relação ao escumador estou mesmo virado para o NAC7, tudo o resto ainda tenho dúvidas. Iluminação vi esta calha calha 8x39W alguém conhece? Aconselham? Para a Sump o espaço máximo é de 43x38 (LxP), sendo a altura o máximo de 68cm. Alguém pode ajudar na configuração da mesma? É melhor colocar partições ou deixar tudo limpo? Qual o overflow que aconselham para este aquário, já que tenho dúvidas em furar o mesmo. Para Circulação já tenho uma Sun Sun 3000l/h, ainda vou adquirir outra. Para reposição, são muitas as dúvidas, bem como a tubagem do aqua para a Sump. Existe alguem que possa dar uma ajuda? Vou oferecer grande parte dos vivos e plantas que possuo neste momento de forma a poder começar a montar este projecto. desde já agradeço a vossa ajuda
  22. não há ajudas?!?!?!?!?!?! Em relação ao escumador estava a pensar no bubbles magus Nac7, o que dizem? Para reposição, que bomba aconselham, 3500l/h? será muito? qual a mais económica (custo vs consumo) e silenciosa? Para circulação será de apostar nas sun sun, duas bombas de 5000l/h frente a frente? Iluminação, estou à procura de uma calha 4x39w. será suficiente? agradeço a vossa ajuda para iniciar correctamente este projecto.
  23. aumenta a circulação na superfície do aquário de forma a haver mais trocas gasosas, ou introduz uma bomba de ar para aumentar a oxigenação e movimentação.