Igapó


stroops

Recommended Posts

poxa... haja guito! quem me dera ter um assim todo lindinho..mas dá trabalho, é preciso mt € e quem trate dele nas ferias=D

 

Quando as plantas estiverem bem desenvolvidas, vai ficar um belo dum aq.!!

 

 

Olá

 

Realmente dá muito trabalho, mas acredita que compensa :medieval_mace:

Realmente fica carito, mas faz-se aos poucos e depois mantendo as despesas estagnam e com as podas é ve-lo crescer e "encher" lol

 

Muito obrigada pelo elogio

 

Magda

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem, para comemorar a 2ª pagina do Igapó vou por mais umas fotos... desta vez da flora!!! É que queremos entrar no mundo da fertilização e precisamos da vossa ajuda...

 

Entretanto pensei em fazer uma coisa engraçada, ou seja, vão nos ajudar a descobrir o verdadeiro nome das plantas... sendo assim vou pondo novas fotos cada vez que adivinharem ou chegarmos a um consenso sobre que planta é a foto...

 

 

Aqui vai a primeira...

rotala1.jpg

 

Agora a mesma planta com outro tipo de tratamento... (photoshopada de outra forma)

rotala.jpg

 

E ainda outra foto

rotala2.jpg

 

 

Muito bem, que planta é esta? Como deve ser plantada, podada? Alguma sugestão para a mudar de sítio? Alguma carência de nutrientes evidente?

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já vi que ninguém me é capaz de identificar a planta acima, eu continuo a pensar que é uma rotala mas não sei que subespécie será...

 

Mas vamos ao que interessa, recebi hoje os fertilizantes em pó da Horizonte Aquático, será que me podem ajudar a explicar como faço para os misturar? Tem de ser em água destilada? Ou a da companhia dá?

 

Que quantidade deverei por para no inicio fazer 0,5l de solução com 1ppm num aquário de 160litros, que calculadoras me aconselham?

 

A solução liquida estraga-se se ficar por muito tempo, isto é vale a pena fazer 0,5 litros ou faço logo 1 litro?

 

Que esquema de fertilização é que devo seguir?

 

Assim?

 

- Fertilizo com Ferro (Fe2+ da Horizonte Aquático)

- Fertilizo com Micros (HA)

- Fertilizo com NO3 (DIY HA)

- Fertilizo com K (DIY HA)

- Espero uns 5 minutos

- Fertilizo com PO4 (DIY HA)

 

Diariamente?

 

Um abraço

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João Dias,

 

mas o aquário já está completamente diferente... modificamos o layout para um em forma de U e ficou bem mais fixe, quem se ressentiu muito foram as plantas, e agora também estamos com algumas algas, problema a resolver visto que já tenho cá os fertilizantes DIY da HA e amanhã vou buscar o meu kit de co2 pressurizado... está a ficar um aquário em condições, entretanto hoje fiz medições e os valores são estes,

 

pH - 7

kH - 7

gH - 11

NO3 - 10

 

O meu esquema de fertilização neste momento é, à noite antes de ir dormir:

 

- Fertilizo com Ferro (Fe2+ da Horizonte Aquático 0,5ml) de acordo com o que está no site para 160l

- Fertilizo com Micros (HA) 1,5 ml de acordo com o que está no site para 160l

- Fertilizo com NO3 (DIY HA) 5 ppm

- Fertilizo com K (DIY HA) 10 ppm

- Espero uns 5 minutos

- Fertilizo com PO4 (DIY HA) 0,5 ppm

 

Que acham, ajudem me a afinar a minha fertilização!!

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do lado esquerdo na parte de trás temos um equinodorus que queria que me ajudassem a identificar e mesmo no fundo debaixo do chuveiro temos uma eleocharis vivipara... nao sei a qual se está a referir! Depois ponho uma foto personalisada só para ela!! lol

 

Boas,

 

Quase de certeza que é uma Echinodorus cordifolius vê no Atlas Dr. Pez e no Plant Geek

Ou poderá ser uma Echinodorus x 'Rose', mas acho pouco provável, é uma híbrida e pouco comum, encontrei-a no livro "The 101 Best Aquarium Plants" da TFH Publishing.

 

Espero ter ajudado.

Cumps.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhmm, tenho sérias duvidas quanto ao teu palpite, em baixo ponho uma foto mais especifica só dessa planta para vermos as diferenças em relação à Echinodorus cordifolius como tu disseste:

 

echinodorus.jpg

 

 

Quanto a fotos panorâmicas só mesmo daqui a uma semana, é que mexemos muito no aquário e as plantas ressentiram-se bastante, mas na minha opinião está bem melhor!! lol

 

Grande abraço,

 

Daniel

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

As Echinodorus são sempre difíceis de identificar, e a existência de muitas variedades híbridas não ajuda.

 

Cumps.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
As fotos do dia 25 de Outubro estou indeciso entre duas plantas na sua forma emersa, mas uma delas é quase de certesa.

 

Rotala Wallichi ou Rotala Nanjenshan , mais inclinado para esta ultima :animal_fish:

 

Caro krypticall, realmente, após bastante pesquisa penso que será uma Rotala Wallichi pois as pontas tendem a apanhar aquele tom avermelhado, no entanto como a tinha num sitio que apanhava sombra nunca a pude ver no seu esplendor... mas já a replantei e daqui a umas semanas tiramos as duvidas todas... espero eu!!!

 

 

Muitos parabens pela montagem, esta muito boa, esse tronco é uma maravilha :smile2:

 

MC

José Espada

 

Quanto aos troncos, foram uma excelente aquisição sem dúvida mas neste momento já os tenho separados na tentativa de fazer um layout em U...

 

O problema é que tenho o aquário cheio de algas filamentosas azuis e algumas greenspots no vidro e perco um bocado a vontade de postar fotos, mas amanha à noite é hora de tpa e pode ser que ponhas aqui umas quantas fotos para que me ajudem a acabar com as algas!!

 

Um abraço,

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi!

devo te dizer ficou maravilha o teu aqua so ficou a ganhar com o teu melhoramento e essas plantinhas que lindas bang

estamos a espera de fotos continua o bom trabalho

:)

cumprimentos

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

muito bom este layout

muito trabalho que deu , da e dara hehe , mas sempre compensa..

 

em relaçao a areia ja utilizei areia de prai fervida muitas vezes , e durante alguns dias ficava com essa cor inicial da agua , mas depois passava

da um visual tb excelente o fundo muito branco em relaçao ao verde das plantas , o meu problema foi a longo praso pois a areia torna se uma pedra autentica ao fim de alguns meses e dificil pras raizes furarem e crescerem bem , mas a parte disso muito bom visual antes e depois hehe

 

parabens aos dois ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto, está muito bem conseguido... parabéns.

 

O aquário já não está como nas ultimas fotos postadas... está com um layout em U com duas ilhas e com um rio de areia branca no meio, a ver se esta noite ponho uma foto... tenho tido uma luta terrivel com algas, filamentosas e greenspots e quem sabe vocês nao me possa ajudar.

 

Um abraço,

 

Daniel

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Hoje arranjei um bocadinho de vontade e lá disparei umas fotos para actualizar o post... uma vergonha! Na ultima foto ainda estava com o layout antigo... então aqui vão as novas fotos!

 

 

Uma panorâmica primeiro..

20100323igapo0027.jpg

 

Uma frontal...

20100323igapo0010.jpg

 

Uma das ilhas...

20100323igapo0008.jpg

 

A outra...

20100323igapo0007.jpg

 

Dois apontamentos, curiosidades...

20100323igapo0021.jpg

 

20100323igapo0048.jpg

 

Venham de lá os comentários!!!

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou satisfeito com as plantas que idealizei para tapete!! Não desenvolvem como queria, nem a Lilaeopsis novae zelandiae do lado direito nem com a Eleocharis acicularis da esquerda! Alguém me quer sugerir uma outra planta que fique bonita como tapete e seja de facil, média manutenção, ou alguem me sabe dizer algum truque ou ideia da não evolução da Eleocharis acicularis....

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens substrato fertil? e a eleocharis precisa de boa luz.

 

Cumps

 

 

Claro que tenho susbtrato fertil!! lol e quanto a luz tenho duas PLL de 55w com 10.000k.

 

Penso que será o adequado! E tambem tenho CO2 pressurizado por isso nao percebo o não desenvolvimento da acciculares...

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que tenho susbtrato fertil!! lol e quanto a luz tenho duas PLL de 55w com 10.000k.

 

Penso que será o adequado! E tambem tenho CO2 pressurizado por isso nao percebo o não desenvolvimento da acciculares...

 

Claro? podias não ter, sei lá xD

110w é naquela :thumbup3: se tivesse mais melhor, opa não sei que diga, segundo me explicaram, também as lâmpadas de 10.000k tem menos fluxo luminoso que uma de 6500k por exemplo, mas penso que mesmo de 10.000k seja suficiente, mas deixa ver o que o pessoal diz.

Eu no meu aqua de 80cm tenho 2 PPL de 55w também mas têm 7200k e não tive nenhum problema em fazer tapete, mas o aqua tem praticamente metade da litragem do teu.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Penso que o problema terá mais a ver com a coluna de agua ser bastante alta, ate pk noutro aquário de guppies que tenho estou a fazer tapete de Cuba sem dificuldade!! No que diz respeito aos espectro da luz irei trocar uma das lâmpadas para um espectro mais quente, tipo 5300k para puxar pelos vermelhos!!!

 

 

Tenho é de por aqui mais umas fotos!! A ver se tiro umas logo!!!

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.