pq estão os meus peixes a morrer?


miguel33

Recommended Posts

Tens várias razões:

Um aquário que não está ou foi correctamente ciclado, excesso de população, parâmetros incorrectos da água para as espécies que tens: PH, Temperatura, etc., os problemas podem ser muitos, tem atenção que é um aquário que comporta pouca água podendo assim ser mais difícil de estabilizar. Deixa passar mais algum tempo para identificares o problema antes de comprar mais peixes.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 1 botia, 5 neons (azuis), 5 neons pretos, 3 guppys e 1 tá a dar à luz, 3 corydoras, 2 peixes gato, 3 vermelhos(na sei o nome), +9 de 3 especies q na sei o nome, e mais 3 limpa vidros q tb na sei o mome. pois realmente devem ser peixes a mais, né? e o aqua só tem 30l e compreio à +-1mes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só com informação mais detalhada daria para dar uma razão mais concreta para as mortes mas assim pelo que disseste eu diria que as mortes se devem a dois factores:

 

1-aquario não ciclado correctamente

 

2-aquario sobrepovoado

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo e como os restantes membros ja referiram, deves dizer se o ciclo foi ou nao efectuado. Provavelmente nao, pois afirmas que tens o aqua ha un mes. O ciclo deveria demorar 1 mes a 1 mes e meio.

Peixes para esse aqua e com esse Ph arranja uns quantos Guppies (6 ou 7) OU zebras (6 ou 7).

Da mais informacoes, filtro? Ciclaste ou nao o aqua?, aquecedor?, plantas ? Os peixes apresentam ou nao sinal de doenca?, alimentacao? eles comem?

Tenta forneçer o maximo de informacao possivel.

 

Abraco e boa sorte

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de colocar os peixes só teve 5 dias ligado com a bomba, o filtro (com esponja, na tem carvao), e regulei o ph 7/7.50 e a temperatura 26. sò tem plantas de artificiais, convem ter plantas verdadeiras, né?

Qt à alimentação acho q comem bem.

Há 3 px q tem a doença dos pontos brancos e tou a fazer o tratamento, mas os peixes começaram a morrer antes e depois do tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua não ciclado, aquário sobre-povoado e provavelmente também alguma carência de oxigénio à mistura (o filtro está a colocar água no aqua provocando agitação de superfície?).

 

Tenta pedir "emprestado" algum areão de um aquário já maduro e mistura com o teu; adquirir alguma bactéria filtrante (filter starter bacteria da JBL por ex.) para ajudar a algum acelerar de emergência da ciclagem; colocar algumas plantas naturais de crescimento rápido (cabombas por ex.). Boa sorte!

Pedro Mateus

- Plantados (240L e 15L) http://viriato.net/aquarium

- Membro de http://www.aquatic-gardeners.org/

- Realizador e Produtor DVD Takashi Amano em Lisboa, Portugal, 2005

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos eu nao acredito em aqua nao ciclado pk o meu so teve 1 dia de ciclo e os peixes estao na maior e ja la tao a 1 mes e nao aconteceu nada..... por isso nao acredito, as pessoas dizem muito que é da ciclagem mas disso nao é vos garanto, qualquer probelema que haja é sempre da ciclagem. obrigado ass: paulo costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser sim da ciclagem porque se o aqua não é ciclado vai conter cloro por exemplo, cloro esse que é muito mau para os peixes,eles não suportam cloro e outros elementes que utilizados no tratamento da nossa agua

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pessoas dizem muito que é da ciclagem mas disso nao é vos garanto, qualquer probelema que haja é sempre da ciclagem.

 

Essa postura é incorrecta, denota negligência extrema e alguma ingenuidade da sua parte. :wink: Sugiro que leia atentamente e integralmente as FAQs portuguesas de aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/ , nomeadamente a secção sobre a química da água doce.

 

Relativamente ao colega miguel33, lamento mas parece ter cometido alguns erros graves no seu aquário, desde a ciclagem que não foi feita, ao sobrepovoamento, a espécies de porte considerável num aquário com apenas 30 litros, surtos aparentemente constantes de Ichthyophthirius multifillis, etc. :lol:

 

Sobre a questão de quantos peixes pode colocar no seu aquário, tente seguir a regra teória de 1 litro de água por cm de peixe adulto. Sabia por exemplo que os botia palhaço podem atingir os 30 cms em adulto? E não caia na tentação de misturar peixes de águas ácidas com peixes de águas alcalinas. :D

 

Recomendo também ao colega miguel33 que consulte as FAQs portuguesas de aquariofilia em http://faq.thekrib.com/pt/

 

Boa sorte. :roll:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Governa:

Quem faz essa afirmacao nao e' a pessoa que esta a pedir ajuda.

 

Paulo Costa, Se nao quer fazer o cilco, porreiro, acaba de descobrir a roda :wink: :D Afinal o que andam milhoes de aquarofilos a fazer por esse mundo fora??

Eu tb nao faço ciclo nenhum, nem misturo areao de aquarios ja ciclados, nem filtros maduros, nem nada dessas coisas.... Faço uma coisa diferente..... Coloco sempre POUQUISSIMOS peixes no primeiro mes e faço trocas de agua diarias (sempre)! E uso peixes resistentes (escalares da minha criacao :roll: )

 

Miguel33:

Isso de tratamentos e' para esquecer, e' raro resultarem! O melhor tratamento e' a higiene, boa alimentacao e mudas de agua, muitas mudas de agua! Ou seja prevençao !!!

Dizes que acertaste o Ph a 7,5... eu pessoalmente acho isso um erro, deves sim ver as caracteristicas dfa tua agua e comprares peixes de acordo com isso. Nunca o contrario, acertar o Ph para ter os peixes que se pretende!

 

Mas, por experiencia de muita malta, os peixes adaptam-se a (quase) todas as aguas!

Por exemplo, tenho Discus, Escalares e Guppies de boa saude e felizes exactamente com a mesma agua (em aquas separados)

 

 

Para terminar, que ja vai longo, le as faqs indicadas pelo governa.... estao muito bem escritas e sao um excelente começo.

Tenta comprar os peixes a criadores, sao mais baratos e com mais saude! Aqui pelo forum existe muita gente a criar e vender.

 

 

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Governa:

Quem faz essa afirmacao nao e' a pessoa que esta a pedir ajuda.

 

Tem toda a razão, situação corrigida. Grato pelo alerta. :wink:

 

Dizes que acertaste o Ph a 7,5... eu pessoalmente acho isso um erro, deves sim ver as caracteristicas dfa tua agua e comprares peixes de acordo com isso. Nunca o contrario, acertar o Ph para ter os peixes que se pretende!

 

Não posso deixar de sublinhar por baixo, concordo totalmente! :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos eu nao acredito em aqua nao ciclado pk o meu so teve 1 dia de ciclo e os peixes estao na maior e ja la tao a 1 mes e nao aconteceu nada..... por isso nao acredito, as pessoas dizem muito que é da ciclagem mas disso nao é vos garanto, qualquer probelema que haja é sempre da ciclagem. obrigado ass: paulo costa

Credo... não dês a ninguém este conselho... não fazer o ciclo é o pior erro que se pode fazer num aquário.

Às tantas também estás a fazer mudas de 100% quando a água está muito suja :wink:

Dizes que os peixes estão porreiros... eu digo-te que parecem porreiros mas só o tempo o dirá e muito sinceramente espero que não nos venhas dar razão mais tarde.

 

Miguel33:

 

Em relação à morte "desenfreada" dos peixes é nitidamente envenenamento, aliado ao surto de ictio.

O envenenamento é por amoniaco que deriva da decomposição de resíduos orgânicos, da urina dos peixes e das cagadelas. Em PH superior a 7 o amoniaco tranforma-se em ritmos superiores em amónia que é um composto ainda mais letal que o amoniaco para os peixes.

 

Simplesmente o envenenamento por amonia/amoniaco pode ocorrer em horas sendo este tempo mais curto quanto maior for a concentração.

E como se retira o amoniaco então?

 

Simples... tendo no aquário bactérias que transformam amoniaco/amónia em nitritos e posteriormente tendo outro grupo de bactérias que transforma nitritos em nitratos.

 

Como estas bactérias são de duplicação lenta uma colónia leva alguns dias a ficar em pleno vapor.

E estes alguns dias são... o periodo de ciclagem do aquário :D

Por isso em caso de muitas mortes num curto espaço de tempo as perguntas são logo:

- Fizeste o ciclo?

- Quais os niveis de amónia?

 

O problema do teu aqua é então um problema bicudo.

Tens muitos peixes para o tamanho dele o que significa muita porcaria.

Muita porcaria implica muito amoniaco... e muito amoniaco num aquário novo significa peixes mortos.

 

Para resolveres só vejo uma solução:

1- Mudas de água de 40 a 50% de 2 em 2 dias (solução de emergência)

2- Arranjar um aqua maior ou desfazeres-te de alguns peixes.

 

Boa sorte... e lê as faqs. Vais perceber bem o que fazer e o ecosistema que tens no teu aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais