Sulawesi 45L [Act. 13/04/2009]


Miguel Reis

Recommended Posts

Pois é.. no seguimento do tópico "2 x 45L" deixo aqui mais uma montagem, sendo esta feita no aquário da direita e destinada ao Sulawesi. (Parece que está na moda..)

 

Deixo só aqui agora a foto do hardscape para acalmar esta gente..

 

Amanhã deixo o setup e foto com o gajo já cheio. :flick_tongue:

 

1-8.jpg

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

ta muito fixe nem é preciso meter plantas

 

A minha ideia é não meter nada de flora se meter será umas Anúbias muito nanas ou eleocharis parvula.

 

Estou habituado aos plantados e ver um aquário sem plantas ainda me faz confusão.. :D

 

Feio até dizer chega possa... :flick_tongue:

 

Chiu.. Estás a roer-te de inveja por dentro! :)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel.

 

Tenho amanhã teste sobre a Mensagem de Fernando Pessoa, estava aqui a ler umas coisas que ele escreveu enquanto via o tópico e acho que se adapta um verso muito conhecido que ele escreveu: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

 

Não é só pelo aquascaping criar obras primas, o aquário só pela sua simplicidade já está muito bom

 

Parabéns pelo layout, vou acompanhar para ver o resultado final!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

 

Está com bom aspecto.

Um pouco de Aquascaping e um pouco de Biótopo dão sempre um toque mais pessoal e atractivo.

 

Alguns apontamentos de Eleocharis por entre as pedras é quanto baste para dar algum contraste verde e realista ao ambiente da Fauna.

Anubias ficariam bem se tivesses troncos mas, como não parece ser o caso, acho que apenas com Eleocharis fazes a festa.

 

Sugestão Nº1: se colocas plantas, evita os Tylomelania sp.

Vão-se mandar às plantas como se não houvesse amanhã. Desde plantas de folha tenra a folha dura, marcha tudo. Eleocharis então é um figo...

 

Sugestão Nº2: mais área entre as várias pedras de modo a criar espaços apertados entre elas é fundamental para cada indivíduo ter o seu território e não haver conflitos, principalmente entre fêmeas ovadas e outros camarões. Com o crescer da colónia, o territorialismo vai ficando mais patente e é importante haver área para eles se refugiarem, caso contrário vão começar a haver mutilações.

 

A nova moda está aí e chama-se Sulawesi; é bom ver aquários de bom gosto a nascer para albergar estes camarões. Dá gosto de acompanhar.

 

Boa sorte com eles!

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fabuloso. :smile2:

 

estou a preparar algo do género porque acho fantástico este tipo de aquas para sulawesi.

o meu será bem mais pequeno (30*20*15) e também só irei usar "calhaus" e um pouco de eleocharis (é o meu conselho de flora também para o teu).

 

só ponderaria um aumento do volume/altura de "calhaus" na esquerda, criando mais esconderijos e reforçando o "triangular" da coisa...

e eis-nos a ir ao mais pequeno pormenor, pois no fundo, no fundo... está "de inveja". :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metaleiro, a pogostemon helferi necessita de luz e fertilização, coisa que não tenciono abordar muito neste projecto. ;)

 

Cumps

 

ah ok

so pensei que iria ficar fixe assim

Secalhar o melhor é entao obtares pelas anubias

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugestão Nº2: mais área entre as várias pedras de modo a criar espaços apertados entre elas é fundamental para cada indivíduo ter o seu território e não haver conflitos, principalmente entre fêmeas ovadas e outros camarões. Com o crescer da colónia, o territorialismo vai ficando mais patente e é importante haver área para eles se refugiarem, caso contrário vão começar a haver mutilações.

 

 

Antes de mais obrigado pelas sugestões, obviamente que as terei em conta. ;)

 

Em relação à sugestão nº2, eu próprio admito isso. Ontem em conversa particular com o Rui Granja, disse que a minha ideia inicial era ter levantado mais o lado esquerdo até meia altura do aquário mas tal foi-me impossível devido aos calhaus. Ainda andei a inventar mas não batia certo.

Acabou por ficar assim.

 

fabuloso. ;)

 

estou a preparar algo do género porque acho fantástico este tipo de aquas para sulawesi.

o meu será bem mais pequeno (30*20*15) e também só irei usar "calhaus" e um pouco de eleocharis (é o meu conselho de flora também para o teu).

 

só ponderaria um aumento do volume/altura de "calhaus" na esquerda, criando mais esconderijos e reforçando o "triangular" da coisa...

e eis-nos a ir ao mais pequeno pormenor, pois no fundo, no fundo... está "de inveja". nyah

 

Como respondi ao André, ponderei o aumento do volume mas tal foi impossível devido aos calhaus. Não quis andar à marreta e usei as pedras tal e qual como vieram. :)

 

 

EDIT: Obrigado aos restantes comentários de incentivo. :)

 

Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bom Miguel =D

Agora é so deixar crescer xD

Talvez ficasse fixe so umas Pogostemon Helferii ,acho que ficava fixe.

Cumpz

 

 

 

o tipo nao mete o setup um gajo nao pode dar sugestoes pk nao sabe a iluminaçao nem nada

 

 

mas o meu pogostemon helferi so tem mesmo luz e co2 e cresce que nem doido todas as semanas a podar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de anubias porque não uns pezinhos de marsiella espalhados pelo aquario? A planta é bastante pequena e rigorosamente não exigente... cheguei a ter a crescer as escuras! E eleocharis na traseira também era boa ideia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a vossa vida, meus amigos.. Só cheguei agora a casa..


SETUP:

Dimensões: 50x30x30
Iluminação: 2x39W daylight (2x39W em 1 metro tendo 39W em cada aquário.)
Aquecimento: 50W
Filtragem: Cascata 200l/H
Substrato: ADA AQUASOIL AMAZONIA
Hardscape: Xisto
CO2: N/a
Flora: Logo se verá.
Fauna: Idem.


Cumps

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, não me tinha lembrado da marsilea hirsuta. Não me irei esquecer de ter isso em consideração.. Tenho de parar e olhar um pouco para o aquário (tempo não abunda) e decidir a flora. :eusathink:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o que foi dito em cima pelo André Silvestre, tem de haver mais espaço entre as várias pedras, senão vai ser complicado, a disposição parece agradável, mas parece-me muito curto o espaço, esta espécie de camarões raramente anda por espaços abertos, logo esse espaço do lado direito raramente vai ser ocupado e que neste caso é quase o equivalente à zona das pedras. Quanto a plantas com Tylomelania fazem quase 99% delas parte da EMENTA, por isso só de folha rija vão durar mais algum tempo, mas é uma opção.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Tylomelanias sp atiram-se a plantas de folha mais tenra.

 

Os "superyellow" atiram-se a quase tudo menos às anubias (qd não as "ratam" nas extermidades das folhas).

 

Dou-lhes courgettes e cenouras pré-cozidos e posteriormente congelados - é vê-los a "cheirar" à procura dos tesouros.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais