Morte de macho Betta


Ze_Luis

Recommended Posts

Tenho um Aquario de 40cm (25 litros) e à cerca de 4 dias comprei 4 Bettas: 1 macho e 3 femeas

Acontece que hoje de manha, quando me levantei o macho estava a libertar bolhas para fazer o ninho, mas como tenho um filtro interior (com a saída virada para o vidro) que faz alguma circulação de água à superficie, as bolhas, umas ficaram junto ao vidro e as outras agarradas às plantas mais altas.

Agora quando ia alimentar as minhas 2 Corys, deparei-me com o macho ja morto no fundo do aquario e uma "femea" a morde-lo... :arrow:

Também reparei que as bolhas encostadas ao vidro, têm umas "coisas" agarradas a elas tipo restos de comida ou outra coisa meia branca. Serão ovos???

 

Agora tenho várias dúvidas:

 

- Será que a dita fêmea é mesmo uma fêmea???

- Tento tirar àgua com as bolhas e os "ovos" para um aqua mais pequeno???

- Compro outro macho ou será melhor ver o comportamento das fêmeas primeiro???

- O que é que eu fiz mal, se não era a minha intenção fazer criação para já, pois aínda estava a preparar um aquario para o efeito???

- Será que são fêmeas a mais???

 

Aquario 40cm (25 litros)

Filtro interno AQ-300

Temperatura 26/27ºC

NO3 = 0

NO2 = 0

GH = 4ºd

KH = 3ºd

PH = 6.9

 

Fauna: 2 Corydoras, 3 Bettas fêmeas e 1 Betta macho (que morreu)

 

Ajudem-me por favor!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Aquario de 40cm (25 litros) e à cerca de 4 dias comprei 4 Bettas: 1 macho e 3 femeas

Acontece que hoje de manha, quando me levantei o macho estava a libertar bolhas para fazer o ninho, mas como tenho um filtro interior (com a saída virada para o vidro) que faz alguma circulação de água à superficie, as bolhas, umas ficaram junto ao vidro e as outras agarradas às plantas mais altas.

Agora quando ia alimentar as minhas 2 Corys, deparei-me com o macho ja morto no fundo do aquario e uma "femea" a morde-lo... :(

Também reparei que as bolhas encostadas ao vidro, têm umas "coisas" agarradas a elas tipo restos de comida ou outra coisa meia branca. Serão ovos???

 

Agora tenho várias dúvidas:

 

- Será que a dita fêmea é mesmo uma fêmea???

- Tento tirar àgua com as bolhas e os "ovos" para um aqua mais pequeno???

- Compro outro macho ou será melhor ver o comportamento das fêmeas primeiro???

- O que é que eu fiz mal, se não era a minha intenção fazer criação para já, pois aínda estava a preparar um aquario para o efeito???

- Será que são fêmeas a mais???

 

Aquario 40cm (25 litros)

Filtro interno AQ-300

Temperatura 26/27ºC

NO3 = 0

NO2 = 0

GH = 4ºd

KH = 3ºd

PH = 6.9

 

Fauna: 2 Corydoras, 3 Bettas fêmeas e 1 Betta macho (que morreu)

 

Ajudem-me por favor!!!

 

essas medidas não é muito pouco pra por um macho e 3 femeas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essas medidas não é muito pouco pra por um macho e 3 femeas?

 

Não me parece que seja, tendo em conta a regra de 1cm por litro de agua e que estes sejam muitas vezes criados e mantidos em espaços muito mais pequenos.

 

Adequiri 3 femeas porque li aqui no forum que é o minimo de femeas que se deve ter junto de um macho. O aquario é plantado, e tem algumas zonas mais densas que servem de esconderijo e protecção.

 

O Aquario: img4367fk3.th.jpg

 

O Macho que morreu: img4358fo5.th.jpg (era o mais bonito que tinha encontrado)

 

As Femeas: img4432dc7.th.jpg - img4439tb6.th.jpg - img4405jp1.th.jpg

 

A primeira estava a atacar o macho depois de este já estar morto no fundo do aquario, a segunda (que é a maior) esteve durante o dia, quase sempre ao pé do macho enquanto este soltava bolhas.

 

As femeas também fazem bolhas???

Acho que hoje, o aqua aínda tem mais bolhas que ontem... ;)

 

Tenho medo de quando comprar um novo Betta este seja também atacado

Não sei o que fazer... ;)

 

Ajudem-me p.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não me parece que seja, tendo em conta a regra de 1cm por litro de agua e que estes sejam muitas vezes criados e mantidos em espaços muito mais pequenos.

 

Essa "regra" é apenas uma referência e que não pode ser aplicada a peixes territoriais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Essa "regra" é apenas uma referência e que não pode ser aplicada a peixes territoriais.

 

Sim, mas apenas tinha 1 macho Betta... Ou seja, o territorio era todo dele...

 

Há users deste forum que têm 1 macho para 3 ou mais femeas no mesmo aqua.

 

Não percebo o que é que estava mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho pouco espaço para tanto peixe.Das duas uma, ou já vinha doente..ou então as femeas(nós as mulheres também marcamos território :P) juntaram-se e deram-lhe em força..aqui em casa já tive uma femea que bateu no macho e arrancou-lhe metade da cauda..se não tivesse visto a tempo tinha ficado sem ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho pouco espaço para tanto peixe.Das duas uma, ou já vinha doente..ou então as femeas(nós as mulheres também marcamos território :P) juntaram-se e deram-lhe em força..aqui em casa já tive uma femea que bateu no macho e arrancou-lhe metade da cauda..se não tivesse visto a tempo tinha ficado sem ele.

faço dessas palavras as minhas =]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho pouco espaço para tanto peixe.Das duas uma, ou já vinha doente..ou então as femeas(nós as mulheres também marcamos território :P) juntaram-se e deram-lhe em força..aqui em casa já tive uma femea que bateu no macho e arrancou-lhe metade da cauda..se não tivesse visto a tempo tinha ficado sem ele.

Pois as mulheres são terriveis... 8)

Acho que vou ter de arranjar um macho como os de antigamente, para impor respeito lá no aqua... ;):lol:

 

Agora a serio, se calhar quando comprar vou tentar arranjar um macho maior, pois este era muito novo e ainda pequeno...

 

e você falando dessa forma "foi o mais bonito que encontrei" não acho muito correto, pois a beleza não esta focalizada somente na cor

e no formato da cauda, e sim na saude dele, animal saudável isso sim é animal bonito

De certa maneira concordo, mas para além de bonito este apresentava uma grande vitalidade... (E penso que se ele tivesse doente não iria, passados 2 dias de passar para este aqua começar logo a construir o ninho de bolhas.)

Aqui em Viseu não se encontra grandes variedades de peixes nem de plantas, e de 4 ou 5 machos que andei a ver por varias lojas este foi aquele que me pareceu estar em melhores condições apesar de ser muito jovem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As femeas também fazem bolhas???

Acho que hoje, o aqua aínda tem mais bolhas que ontem... :)

 

O que é que queres dizer com isso?

Destrói o ninho (retira as bolhas) e vê lá bem se ele volta a aparecer. Não serias o primeiro a comprar um macho de barbatanas curtas, a pensar que era uma fêmea.

Se observares um ponto branco saliente na barriga, então podes saber que é uma fêmea. Esse ponto é o ovopositor.

Se não observares esse ponto branco em todas, estuda muito bem o comportamento "delas", pois podes ter aí um macho. Caso o ninho volte a aparecer tens aí um macho quase de certeza.

Enquanto não tiveres a certeza do que aí tens é melhor não comprares mais nenhum.

 

Eu realmente também acho que nun aqua tão pequeno não deviar meter tantos Bettas, para essa população eu nunca pensaria em menos de 54 litros. Não afirmo que num aqua do tamanho do teu não seja viável, apenas que eu não o quereria fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que queres dizer com isso?

Destrói o ninho (retira as bolhas) e vê lá bem se ele volta a aparecer. Não serias o primeiro a comprar um macho de barbatanas curtas, a pensar que era uma fêmea.

Se observares um ponto branco saliente na barriga, então podes saber que é uma fêmea. Esse ponto é o ovopositor.

Se não observares esse ponto branco em todas, estuda muito bem o comportamento "delas", pois podes ter aí um macho. Caso o ninho volte a aparecer tens aí um macho quase de certeza.

Enquanto não tiveres a certeza do que aí tens é melhor não comprares mais nenhum.

Era isso que eu temia, ter cá um macho desses mas não sabia como diferencia-lo...

É isso mesmo que vou fazer...

 

Eu realmente também acho que nun aqua tão pequeno não deviar meter tantos Bettas, para essa população eu nunca pensaria em menos de 54 litros. Não afirmo que num aqua do tamanho do teu não seja viável, apenas que eu não o quereria fazer.

Etão, quantos Bettas recomendarias para este aquario??? 2 femeas e 1 macho??? Só uma femea e um macho, não é muito recomendavel, pois não???

 

 

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais