Plantas aconselhadas


c4m4l340

Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aqua novo de 60x30x30 com 15W de iluminacao "para fins comunitarios".

No fundo so tem areao de rio.

 

Que plantas é que aconselham para estas condicoes?

 

 

Obrigado

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar plantas de baixa manutenção que não necessitem de muitas necessidades de luz. Mesmo assim, 15W para 55L é francamente pouco. Plantas como anúbias, musgos, cryptocorynes e valisnérias não necessitam de grandes iluminações mas precisam de sempre alguma.. É questão de experimentares mas aconselho que tenhas no mínimo 25W/30W.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar plantas de baixa manutenção que não necessitem de muitas necessidades de luz. Mesmo assim, 15W para 55L é francamente pouco. Plantas como anúbias, musgos, cryptocorynes e valisnérias não necessitam de grandes iluminações mas precisam de sempre alguma.. É questão de experimentares mas aconselho que tenhas no mínimo 25W/30W.

 

Cumps

 

 

A minha duvida tb é a mesma, tenho uma aqua igual com a mesma iluminação, agora onde é que se pode encontrar uma lampada mais potente mas com as mesmas dimensões? Sabem alguma loja que tenha? é que aqui em Vila real as fluorescentes pequenas só à dessas de 15w.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses aquas são perfeitos para as Pl-l de 55 W.

 

Tem é de se mudar a calha.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anúbias, Feto de Java e Musgo de Java aguentam-se com essa luz e esse substrato.

Algumas Cryptocoryne e Valisnérias também se poderão aguental, mas o problema fica mais complicado porque só tens substrato inerte. Não sei se conseguirás, só experimentando.

Relativamente às lampadas, todas as desse tamanho têm 15W. Se puderes transformar a calha de forma a pores lá duas lâmpadas em vez de uma, ficas mais bem servido e nesse caso já podes pensar em muitas outras plantas.

Se não, tenta pelo menos instalar uma lâmpada mais forte (tipo power glo), no entanto não dará para grande variedade de plantas, ficam é mais bem tratadas as acima referidas.

A melhor solução era mesmo uma calha nova e uma camada de substrato fértil por debaixo desse areão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tive a ver o sistema das PLL 55w, poderei sempre adaptar uma PLL desse género na tampa do aquário correcto?

 

Já agora outra pergunta, este sistema de lâmpadas PLL podem ser adquiridas numa casa qualquer de material eléctrico ou existem próprias para aquários?

 

Cumps

Editado por CarlosSainz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anúbias, Feto de Java e Musgo de Java aguentam-se com essa luz e esse substrato.

Algumas Cryptocoryne e Valisnérias também se poderão aguental, mas o problema fica mais complicado porque só tens substrato inerte. Não sei se conseguirás, só experimentando.

Relativamente às lampadas, todas as desse tamanho têm 15W. Se puderes transformar a calha de forma a pores lá duas lâmpadas em vez de uma, ficas mais bem servido e nesse caso já podes pensar em muitas outras plantas.

Se não, tenta pelo menos instalar uma lâmpada mais forte (tipo power glo), no entanto não dará para grande variedade de plantas, ficam é mais bem tratadas as acima referidas.

A melhor solução era mesmo uma calha nova e uma camada de substrato fértil por debaixo desse areão.

 

Obrigado,

uma vez que o aquario je esta a meio do ciclo inicial, é possivel mais tarde colocar um substrato mais fertil por baixo do areao?

Existe alguma tecnica que permita isto?

 

Relativamente à alteração da calha, so se conseguir manter o peixes vivos pelo menos por 1 ano :shocked028:

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos com o desenrolar desta conversa e como tb tenho apenas uma lampada de 15w no aqua. resolvi então hoje comprar uma PLL de 36w para funcionar em conjunto com a de 15w. Agora surge-me as perguntas:

 

1- Esta PLL de 36w pode ser umas dessas que se encontram há vendas nos hiper`s?

 

2- Acham que já tenho iluminação suficiente para uma plantado?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante uns tempos mantive plantas em condições aceitáveis apenas com 15w + 14w num aqua de 54 l, e só com areão de rio. Fertilizava diáriamente na coluna de agua e fazia testes de Nitratos e Fosfatos todos os dias. Claro que não tinha plantas muito exigentes, mas atá a Eusteralis Stelata se aguentou e multiplicou, embora nunca tenha apresentado a sua cor rosada.

Se combinares essa PLL de 36w em conjunto com a de 15w, julgo que já podes ter muitas plantas diferentes. Tenta é combinar temperaturas de cor diferentes para alargares o espectro visual fornecido. Actualmente tenho duas PLL de 36w, uma com 6500ºK e outra com 4000ºK e tenho as plantas com optimo aspecto, mas também tenho substrato fértil debaixo do areão e CO2 caseiro.

Técnica para colocar substrato fértil debaixo do areão sem ter de desmontar o aqua, não conheço, só se for um ou outro bocado pontual embrulhado num papel pardo que posteriormente se docomporá ficando o substrato fértil disponível, no entanto não sei se a decomposição do papel não será prejudicial ao equilíbrio do sistema. Julgo que este sistema só será realmente uma alternativa se tiveres necessidade de fornecer algo a uma planta específica, mas para o aqua inteiro não é exequível. Existem também umas pastilhas para enterrar no substracto, mas como nunca as utilizei não sei se serão uma alternativa viável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as plantas indicadas para esse tipo de iluminação não necessitarás de substrato fértil nenhum, quando muito, para as cryptocorines umas pastilhas fertiizantes junto às raízes.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais