60lt ' Nova montagem ' 2009


FAAO

Recommended Posts

Ponho em dúvida que esse Lilaeopsis te possa criar o efeito que pretendes.

Porque dizes isso? Pelo tamanho que ela obtem?

 

A Eleocharis geniculata também não terá sido a melhor escolha, já que cresce acima dos 30 cms e tem umas flores que quanto a mim não são nada engraçadas.

Foi precisamente por crescer tanto que a usei! Quanto ás flores, se não gostar... poda-se! :alberteinstein:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 118
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Porque dizes isso? Pelo tamanho que ela obtem?

 

Penso que o vitorhugof se queria referir à dificuldade em fazer tapete com esta planta. Não é fácil mas também não é impossível. Com as condições e conhecimento que tens não será assim tão dificil, mas tens aí um bom desafio.

 

Já está a lançar runners?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Not yet!

Noto que se está a adaptar muito bem á forma submersa, mas temos que ter em atenção que ainda não fez uma semana que a plantei! Vamos ver como se comporta na próxima.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com muito gosto que tenho seguido todas as suas montagens, que para falar a verdade até metem inveja, agora gostaria de lhe perguntar o seguinte, em relação aos substratos utilizados nesta montagem pode-me dizer as quantidades que utilizou, isto porque tenho um aquário com as mesmas dimensões mas com sílica, e queria toca-la por substratos fértil mas não sei que quantidade comprar.

 

Desde já o meu obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode-me dizer as quantidades que utilizou, isto porque tenho um aquário com as mesmas dimensões mas com sílica, e queria toca-la por substratos fértil mas não sei que quantidade comprar.

 

Boas,

 

Neste áqua usei o seguinte:

 

1 x ELOS TerraZero

1 x ELOS Bottom Mineral (5lt)

1 x ELOS Terra Small (7lt)

 

Usei mais um pouco de terra porque quis fazer um declive muito acentuado de trás para a frente, mas nas anteriores montagens usei apenas 1 saco de 5lt.

Se usares pedras e troncos no layout, usa com algum volume, coloca-os sobre vidro e só depois é que colocas os substratos. Assim evitas colocar mais terra do que é necessário.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui está uma actualização do áqua!

Já sei que cresceu pouco ou se calhar estavam á espera de mais... mas em 13 dias é o que se pode arranjar :cry:

 

20090220_1c.jpg

 

20090220_2c.jpg

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei bastante deste novo layout.Mais uma vez surpreende.O que acho interessante no trabalho do Filipe com os plantados é ter sempre algo diferente e agradável de cada vez que monta um plantado.A única coisa que na minha opinião tinha feito diferente é o uso de 3 espécies de musgo.Não gosto de ver e a maioria das vezes com as podas acabam por misturar-se...mas isso são opiniões, pode ser que me surpreenda.Adorei a flora restante, principalmente o juncus repens e a Lilaeopsis.Sempre gostei de ver tapetes de Lilaeopsis, apesar de ser raro e aparentemente difícil fica 5 estrelas na minha opinião.

 

Ps: Falando em musgos, a crescer junto com outro musgo, do lado esquerdo, "moita" de musgo do meio, parece-me aparecer uns fios de stringy moss.Será impressão minha?

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filipe, já tas a fertilizar?

 

Para já parece-me bem, mas a montagem vai ficar com "nivel" quando a flora preencher os espaços. Só uma coisa me chama a atenção, o canto direito. Vai ficar assim?

 

PS: Como fizes-te o suporte para a calha de leds?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha de LEDS é da ELOS e já vem com o suporte.

 

Podes ver aqui e já tb com umas modificações possíveis.

 

Cumps

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps: Falando em musgos, a crescer junto com outro musgo, do lado esquerdo, "moita" de musgo do meio, parece-me aparecer uns fios de stringy moss.Será impressão minha?

Eles não se misturam onde foram amarrados, o problema está sim na poda do musgo. Por muito que aspires o que foi podado, ficam sempre muitos pontos de musgo no substrato ou plantas. Removê-lo dessas posições é que é muito difícil e mais tarde acaba por se misturar com a restante flora.

Quanto ao stringy moss, tenho para lá uns fios... não é a 1ª vez que aparece no meio do musgo.

Filipe, já tas a fertilizar?

Sim. Tive de começar para evitar mais problemas...

Dá para ver na cor das pedras que o aquário sofreu um desequilíbrio originado pela falta de PO4.

Tive de fazer alguns acertos em relação ás durezas (subi um pouco os valores de gH 3 e kH 0 para gH 7 e kH 5, estabilizando o pH em 6.5 que estava anteriormente em 5.0. Depois adicionei um pouco de PO4 para manter os parâmetros entre 1 e 2ppm (único fertilizante usado até ao momento), isto porque na altura da montagem aproveitei água do áqua dos discos em que tinha nitratos um pouco altos devido a estar sem plantas há 2 semanas. Seria preferível ter usado água da companhia em vez da água ciclada do aquários dos discos… por um lado não tive problemas com a fauna, mas por outro as algas atacaram forte! Antes de uma TPA bem generosa 90% tinha os nitratos a 50ppm (invertebrados todos ok!) e fosfatos a zero.

 

Actualmente tenho os seguintes parâmetros:

pH: 6.5 / gH: 7 / kH: 5 / NO3: 20ppm / PO4: 2ppm

 

Para equilibrar os parâmetros tive de aumentar bem o PO4, passar de 1bps para 2bps de CO2 e ir medindo o kH para ver se não desce.

Neste momento parece-me equilibrado e estou a tratar das algas que apareceram na fase inicial com o meu anti-algas ;)

Para já parece-me bem, mas a montagem vai ficar com "nivel" quando a flora preencher os espaços. Só uma coisa me chama a atenção, o canto direito. Vai ficar assim?

Yap! Tenho lá Eleocharis aciculares e assim que se propagar irá fechar aquele canto.

 

PS: Como fizes-te o suporte para a calha de leds?

Não fiz, mandei fazer ;)

eu sei que a calha é da ELOS, mas o suporte original é mais pequeno

Tens razão, o suporte da calha de Leds da ELOS deve ter uns 10cm de altura e depois de apertado no vidro do áqua ficas com 5cm apenas acima do nível do aquário; significa que perdes iluminação lateral e ficas com muita intensidade no centro do áqua. O suporte actual da calha foi desenvolvido para cubos com 40x40x40 e caso sejam usadas medidas com larguras superiores, convém subi-la um pouco para iluminar as laterais.

Então fui a um serralheiro, pedi para me fazerem uma placa em INOX com 10x25cm@2mm e com a furação igual á do suporte da calha. Assim posso subir e descer a calha para a altura que pretendo.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sempre un traballo moi bo Filipe, a falta de ollar como vai evolucionando que seguro que é para mellhor, sempre es unha boa base de inspiración coma un libro no que ir lendo, obrigado polo teu traballo.

 

O único que me choca é o anaco de tronco máis gordo, atrás a ezquerda, creo que rompe un pouco a armonía do acuario, ¿e todo unha peza? ¿´qué tes pensado fazer no futuro nesa zoa? vexo algo de musgo, ¿deixaraslle crecer e tapar? e un pequeno detalle dentro dun layout moito bo....

 

Un saudo.

 

P.D.

Espero perdoes o meu portugues, son galego.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

o aquario está expectacular mesmo :) puseste algum papel de fundo no aquario??? é que esse azul que está por tras do aquario tá altamente e queria por um igual atras do meu aqua.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo pelo Filipe, espero que responda bem ahaha :)

 

O azul são as leds que o provocam, por causa da temperatura das próprias, o facto de do meio para cima (no fundo) ir ficando azul para branco é porque o filipe por trás, colocou aquelas calhas que há com lâmpadas de para ai de 20W, para tirar fotos com mais luz (truques do mundo da fotografia). De qualquer das formas, pelas fotos vê-se essa tal calha e vê-se que ele utilizou uma espécie de tábua branca, para utilizar como fundo

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar da calha ter 3 leds azuis não faria que o fundo ficasse daquela cor, obviamente que o facto do espectro estar acima dos 10.000k ajuda a ficar com uns tons azulados mas não ao ponto de ficar como é apresentado na foto.

Por isso o efeito azul que aparece no fundo é da lâmpada que uso para dar luz na zona posterior (apenas para as fotos).

 

Já agora aproveito para mostrar a forma como trato as algas que aparecem no meu aquário.

 

th_20090227_1a.jpg

Clica na imagem para activar o slideshow.

 

Aceitam-se sugestões sobre o liquido usado! :transport027:

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe.

O aquário, mais uma vez está um máximo.

Também penso que o liquido seja agua oxigenada. :roflroll2::laugh:

Queria fazer uma pergunta, onde arranjas-te essa calha de leds?

Acho-a mesmo muito fixe!! :transport027:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria fazer uma pergunta, onde arranjas-te essa calha de leds?

Acho-a mesmo muito fixe!! :transport027:

Fácil, em qualquer loja que venda produtos ELOS!

Para mais informações solicita á ELOS Ibéria que te dê uma lista das lojas que vendem os seus produtos mais próximo da tua residência.

 

Quanto ao liquido milagroso (ou talvez não...) eu mais tarde explico o que usei, como usei e quais cuidados a ter na sua aplicação.

Isto porque já algumas pessoas usaram sem resultados práticos e com problemas adversos.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe

 

Desculpa la usar este teu topico para tirar dúvidas, mas já vi que és um porreiro e esclareces o pessoal sem arrogancias nem com "meias verdades" que alguns que detêm os conhecimentos fazem.

Já ouvi falar muitas vezes em desequilibrios de NO3/PO4. E nao minha ultima montagem, feita no dia 18. Vim a verificar que tenho os Nitratos a 5ppm e os fosfatos a 0ppm. Depois de ler muito e ter visto vários tópicos das tuas montagens, verifiquei que normalmente nao se deve fertilizar nos primeiros 15 dias, pois o substracto fertil (usei o da JBL) liberta nutrientes a mais e devemos é fazer TPA's para baixar estes valores. Mas no meu caso presumo que devo acertar os valores dos Macros. Presumo bem?

Se achares que para dar uma opiniao precisas de mais informação, tenho os detalhes Aqui

De resto só posso dizer que estou a acompanhar mais um grande projecto teu. Parabens.

Nuno Pinto

 

Editei so para perguntar que técnica usas para aumentar o gH e o kH?

Editado por npinto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um que promete sem duvida. :wink:

 

Eu fico é lixado com uma coisa, parece que todos têm uma facilidade enorme para encontrar pedras, troncos etc e depois encaixa tudo perfeitinho. :music_singguitar:

 

Parabens

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fácil, em qualquer loja que venda produtos ELOS!

Para mais informações solicita á ELOS Ibéria que te dê uma lista das lojas que vendem os seus produtos mais próximo da tua residência.

 

Quanto ao liquido milagroso (ou talvez não...) eu mais tarde explico o que usei, como usei e quais cuidados a ter na sua aplicação.

Isto porque já algumas pessoas usaram sem resultados práticos e com problemas adversos.

 

Obrigado pelo esclarecimento! ;)

Outra coisa que também queria perguntar é de onde costumas mandar vir as plantas para os teus aquários.

É que devem ser das poucas que vêm assim tao perfeitas e em tao boas condições!! EU QUERO! ;) ;) :mrgreen:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi falar muitas vezes em desequilibrios de NO3/PO4. E nao minha ultima montagem, feita no dia 18. Vim a verificar que tenho os Nitratos a 5ppm e os fosfatos a 0ppm. Depois de ler muito e ter visto vários tópicos das tuas montagens, verifiquei que normalmente nao se deve fertilizar nos primeiros 15 dias, pois o substracto fertil (usei o da JBL) liberta nutrientes a mais e devemos é fazer TPA's para baixar estes valores. Mas no meu caso presumo que devo acertar os valores dos Macros. Presumo bem?

Não conheço o substrato fértil da JBL mas presumo pelos valores que indicas que este não passou para a coluna de água.

Quanto ao fertilizar logo após a montagem, isso vai depender muito das plantas que usaste e do seu estado (emerso/submerso) quando plantaste.

Eu gosto sempre de ter PO4 no aquário e nesta montagem deixei andar... não me preocupei muito com isso porque as plantas vieram envazadas e ao fim de 2 semanas tinha todos os inertes verdinhos e plantas com dificuldades de crescimento.

Por isso nas próximas vezes não me vou descuidar e manter a minha teoria sobre a fertilização desde o 1º dia, mais vale ter lá nutrientes nem que fertilize uma vez por semana, do que nutrientes em falta que levem ao desiquilibrio do aquário.

Editei so para perguntar que técnica usas para aumentar o gH e o kH?

Para aumentar o gH uso ELOS Reginera e bicarbonato de sódio para o kH.

 

Eu fico é lixado com uma coisa, parece que todos têm uma facilidade enorme para encontrar pedras, troncos etc e depois encaixa tudo perfeitinho. :)

Fácil... Vais a uma serra e em vez de trazeres 6 pedras quando precisas de 3, trazes 10... vais ver que umas ficam melhores que outras!!!

É uma questão de jogares com as várias que apanhaste. Mas não tragas todas semelhantes... :)

Obviamente que até podes ter as melhores pedras do mundo, mas se não tiveres arte e engenho, dificilmente conseguirás uma boa disposição.

Quero com isto dizer que já vi muito boa gente a fazer layouts fantásticos com pedras que ninguém dava 5 "tostões" por elas... e é claro que o inverso também se aplica!!!!

Outra coisa que também queria perguntar é de onde costumas mandar vir as plantas para os teus aquários.

É que devem ser das poucas que vêm assim tao perfeitas e em tao boas condições!! EU QUERO! :D :D ;)

Esta situação só é possível se comprarem uma quantidade que justifique pedir uma caixa de plantas ou uma quantidade considerável.

Se forem á vossa loja habitual e perguntarem se vos arranjam 40 vasos de plantas por encomenda, de certeza que vos arranjam, com preços muito melhores e em excelente qualidade!!! Não passam por baterias, não estão sujeitas ás condições precárias que algumas lojas têm e eles agradecem mesmo que ganhem muito, muito menos; porque não precisam de pessoal para desempacotar, arrumar, acondicionar... etc

Mas repito... uma boa quantidade de plantas!!!! Não fiquem á espera que vos façam isso por 10 vasos...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No dia 27 antes de colocar a equipa de limpeza tirei umas fotos para acompanhar a velocidade com que eles limpam... e na realidade é fascinante!

 

As Neritinas natalensis e os Otocinclus além de não danificarem o layout limpam a um ritmo louco. Bastaram 5 de cada para que em 3 dias se notasse uma grande diferença, vejam com os vossos olhos.

20090227_geral_c.jpg

 

Reparem nos inertes :) (principalmente nos troncos!!!)

20090301_geral_c.jpg

 

 

E agora que o aquário está equilibrado a nível de nutrientes, reparem também no crescimento da flora... Só falta mesmo a Lilaeopsis mauritiana, noto o aparecimento de uns runners mas nada de especial comparada com a Eleocharis aciculares. Como é a 1ª vez que uso a planta, resta-me esperar... a Utricularia graminifolia também demorou algum tempo a desenvolver, depois controlá-la foi o maior desafio! Vamos esperar e ver o que acontece.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.