Água das TPA, Natural vs Quimicos


Recommended Posts

De facto estamos todos a falar do mesmo e mesmo assim escapa-nos sempre algo ... ora aqui estava um bom inicio para se efectuar um levantamento de caracteristicas e dificuldades por zonas do Pais.

 

Era de facto interessante e serviria para muitos membros desta comunidade.

 

O que acham ?

Eu posso-te dar características da minha torneira (do local de trabalho em Alcochete) e de minha casa (Olivais - Lisboa). Desde já te digo que a de Lisboa tem variações de pH entre os 8,0 (muito raro - normalmente é 7,8 ) e os 6,8, o KH entre 2ºd e 6ºd, e os nitratos entre os 10 e os 20 mg/l.

 

Em Alcochete eu conheço por ter uma loja de animais que me faz estes testes à borla e à sua pópria água, que nem sempre é igual à minha e é igualmente variável e mais ou menos nas mesmas proporções.

 

Vai ser difícil fazer um apanhado se for assim por todo o país.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Cá está uma explicação química:

 

"All dechlorinators operate through a chemical process known as reduction. In this process, toxic dissolved chlorine gas (Cl2) is converted into non-toxic chloride ions (Cl-). The reduction process also breaks the bonds between chlorine and nitrogen atoms in the chloramine molecule (NCl3), freeing the chlorine atoms and replacing them with hydrogen (H) to create ammonia (NH3).

Typically, dechlorinators stop there, leaving an aquarium full of toxic ammonia! Seachem takes the necessary next step by including an ammonia binder to detoxify the ammonia produced in the reduction process".

Chlorine= cloro

Chloramine= cloramina

 

Tanto quanto sei em Portugal usa-se cloro. Até porque a cloramina não se evapora: http://faq.thekrib.com/pt/begin-tapwater.html#tap-water

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas AGA ao estar a adicionar a quantidade correspondente a agua da tpa estou a colocar menos quantidade que se fosse pelo volume total do aqua,como pode fazer mal ?

A questão não é o produto (Prime) fazer mal, a questão é que ele não é assim tão selectivo, ou seja, "agarra" o cloro, mas também "agarra" outras coisas, tendo um limíte. Se colocas a dose que dá para a água da TPA no aquário todo, ele vai gastar a capacidade de agarrar substâncias com algum cloro e alguns outros compostos que estão no aquário, até atingir o seu limíte. Resultado: algum do cloro não chega a ser "agarrado", continuando no aquário.

 

(e quem diz cloro, diz outros compostos eventualmente nocivos)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse produto que falam tão bem, como não experimentei, não posso opinar, no entanto, 5ml para tratar 200 litros parece-me muito pouco para o efeito de neutralizar cloro e metais pesados.. e quando a esmola é demais... o cego desconfia...

 

Estás a esquecer uma coisa: concentração. Já colocaste a hipótese do Seachem estar mais concentrado no que interessa, ou seja, no princípio activo para cumprir a função a que é destinado? Os outros têm outras "mariquices"... cheiram melhor, são "azulinhos", eventualmente apostam na mais publicidade, talvez usem químicos diferentes... para retirar cloro até se faz com tiossulfato, não é necessário muita "mariquice".

 

Aí há uns 6 ou 7 anos atrás, na Interzoo em Nuremberga, em conversa com um francês de uns 60 e tal anos, este senhor disse-me o seguinte acerca deste assunto: "não necessitas de adicionar anti-cloro nas mudanças de água desde que coloques água temperada, ou seja, água quente a 26 - 27 graus, nestas condições o cloro é muito reduzido e não causa problemas de maior".

 

E foi o que fiz desde então. Ligo o esquentador, ponho a água a correr e quando está mais ou menos a 26-27º, é só encher... até hoje... não tive problemas, e já ando nisto há muitos anos...

 

Só coloco anti-cloro, quando retiro mais de 50% da água (também um conselho do mesmo senhor).

 

PS: pelos menos em aquários de 200l para cima... nunca tive problemas... aquários com menor volume.... não sei... porque não os tive... tenho agora um com 100 litros, faço a mesma coisa... mas TPA's de 20 - 30 litros no máximo.

 

Já agora, o anti-cloro que costumava e costumo usar quando é preciso, a dose é de 10ml para 200 litros, e o produto é este:

http://new.aquaszut.pl/index.php?option=co...5&Itemid=96

 

Eu sou fumador (infelizmente) e nunca morri por fumar um cigarro. Isto não quer dizer que o tabaco não me faça mal, que eu não fique mais susceptível a determinadas doenças, etc... ou seja, tudo o que é tóxico, a partir de uma determinada dose, não mata necessariamente, pode apenas enfraquecer, contribuir para a diminuição das defesas, tornar mais susceptível a determinadas doenças, é assim que eu penso que devemos ver as coisas.

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha...era bem útil. Há um site inglês com a propriedades de cada County, mas isso cá, de pouco importa. Lá está...é o que dá estarem adiantados fight

 

Vejam aqui: http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...watermapper.php

 

Boa Ideia.

 

Quando tiver um tempito livre ao fim-de-semana inicio um mapa destes como se iniciou o de CO2, será de todo interessante até juntar os 2.

 

Conto com todos os membros para fornecerem os valores obtidos para que o mapa seja cada vez mais completo, inclusivé com variações de valores banana rock

 

Vou já apontar na agenda !!

 

:(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A minha proposta seria um pouco diferente, já que os valores podem variar ao longo do tempo, poderiamos colocar num tópico os sites com os testes feitos pelos responsaveis pela agua que temos na torneira, e eles fazem testes periodicamente e com máximos e minimos.

Assim quando quisermos saber como está a agua na nossa zona era só clicar no link e teriamos os ultimos testes.

 

EX:

 

EPAL (Lisboa) - Site

 

SMAS (Sintra) - Site

 

Se acharem bem, podemos procurar outros sites de outras zonas e adiciona-los aqui.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Não sei dar explicações científicas.

Sei, apenas, o que resulta da minha experiência, baseada na observação.

A observação é a de que a água fria ou quente à saída da torneira acusa a presença de cloro com o teste da Sera (amostra com cor amarela depois de aplicado o reagente).

Ao fim de 24 em repouso, já não acusa (amostra transparente depois de aplicado o reagente).

Por isso, passei a deixar a água das TPA's em repouso por 24 horas, para poupar a despesa do anti-cloro.

Abraços

P.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se acharem bem, podemos procurar outros sites de outras zonas e adiciona-los aqui.

 

Vou ser directo e sincero ... em Coimbra por exemplo as análises dizem uma coisa e o que sai na torneira com base em diferentes testes diz outras ...

 

Tenho como exemplo diversas pessoas amigas que moram em zonas que supostamente pertencem à mesma grelha de fornecimento que obtêm valores diferentes por exemplo nos nitratos ou mesmo em Kh/Gh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acredito, diferentes zonas diferentes valores, mas se reparares nos valores máximos e minimos variam bastante, estou a falar da minha zona por exemplo.

 

Se eles têm diferenças entre medições, maiores seram as diferenças entre aquariofilistas, testes diferentes dão valores diferentes e depois em quem acreditar?

 

A tabela que se iria fazer era por freguesia ou por destrito? Penso que as variantes seriam muitas e em constante actualização dos dados, se calhar era preciso uma pessoa só para manter isso actualizado.

 

Não estou a dizer que não se faça, quanto mais informação tivermos, melhor sabemos o que estamos a adicionar aos nossos aquarios, para mim a questão é se é viavel ou não.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando disse testes diferentes, era dois ou mais membros da mesmas zona com valores diferentes, imagine-mos que moram todos nos Olivais, mas cada um tem uma marca de testes diferente, os resultados podem variar, teria que se fazer uma média.

Nos resultados dos sites que indiquei eles mostram as variações maximas e minimas ao longo do mês ou trimestre, e tambem têm testes que não nem sequer sonha-mos em comprar.

 

Existe sempre a possibilidade de haver roturas nas condutas de agua e serem adicionados elementos á agua que nos pode dar valores diferentes daqueles que eles mencionam, não faço ideia onde é que eles fazem os testes.

 

Já não me lembro de qual era o tópico, um membro estava a quaixar-se de ter nitratos na agua da torneira, procurei e encontrei o fornecedor "Aguas do planalto" (site) e lá estava, mencionavam no relatorio nitratos.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Apesar da minha pouca experiência, deixo aqui o meu testemunho. Sempre fiz os TPA (10% semanal) directamente da torneira para o aquário (200 lts) e vou adicionando gradualmente o acondicionador de água (Biotopol da JBL) apenas para o volume do TPA, e nunca tive problema nenhum. Faço isto a oito meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

 

O que acham de criarmos um mapa da Agua do nosso pais?

 

Ou seja um mapa como os valores quimicos da agua das varias localidades, assim como algumas notas de como resolver as carências da agua nessas zonas?

 

O que acham?

 

Fazemos isso no googlemaps, acham que iria ser interessante e ajudava outros?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a análise da água de:

 

FARO

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008205.pdf

 

OLHÃO:

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008210.pdf

 

TAVIRA:

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008214.pdf

 

ALBUFEIRA

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008101.pdf

 

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008201.pdf

 

LOULÉ

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pdf/editais_qa/2008208.pdf

 

E fica o link para outras localidades algarvias:

http://www.aguasdoalgarve.pt/ada/pag/qa/fPagQa_Editais.aspx

 

 

AGA, concordo com tudo o que disseste.

 

Bem, grande diferença que há, Lisboa e Faro... tive a ver no link que o António Soares postou... :animal_fish:

 

1 abraço

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser aberto um novo tópico, este já esta completamente longe do tema inicial! estamos a afastar potenciais contribuidores que não abrem o tópico pq não lhe interessa o tema inicial! Enquanto para o novo tema já podem estar interessados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ser aberto um novo tópico, este já esta completamente longe do tema inicial! estamos a afastar potenciais contribuidores que não abrem o tópico pq não lhe interessa o tema inicial! Enquanto para o novo tema já podem estar interessados!

 

 

Amanhã inicio um novo, e com um mapa em que cada utilizador pode actualizar os seus dados e inscrever os que entender :) assim cada um gere a sua zona :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O link para o registo está aqui:

 

Qualidade da água em Portugal

 

Abraço

 

JT

 

João,

 

O mapa não é editavel!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

O mapa não é editavel!!!

 

Boas, como no próprio tópico :

 

Agradecia a quem estivesse interessado em ajudar ao seu preenchimento, me contactasse, no sentido de controlar quem edita e coloca as informações no mapa de forma a que ninguém seja induzido por entradas erróneas e/ou maliciosas.

 

Será editável por membros que demonstrem o interesse e não por qualquer pessoa que assim o pretenda, não queremos ver valores desfasados ou alterados só porque alguém publicamente decide assim o fazer :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como no próprio tópico :

 

 

 

Será editável por membros que demonstrem o interesse e não por qualquer pessoa que assim o pretenda, não queremos ver valores desfasados ou alterados só porque alguém publicamente decide assim o fazer ;)

 

Ok, então se quiseres posso ajudar-te com isso...já que estou familiarizado com mapas... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.