Água das TPA, Natural vs Quimicos


Recommended Posts

5 mL para 20000 litros tornam-o uma boa opção.

 

Também remove amónia, se for caso disso.

 

Mas atenção à adição directa ao aquário, eles consideram que é pior. Para além disso, caso se adicione ao aquário, deve ser colocada dose como se fosse para tratar a água toda e não apenas a da TPA:

 

Cito: "May be added to aquarium directly, but better if added to new water first. If adding directly to aquarium, base dose on aquarium volume".

 

Cumps

 

 

AGA,

 

Eu no meu caso uso a dose para tratar o aquario todo.(5ml)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 74
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

João,

 

Não queres dizer no momento posterior a reposição de agua?

 

Não, adiciono mesmo antes da reposição da água e a contar com o volume total do aquário.

 

P.S.: (editado) esqueci-me de dizer que o Seachem Prime, tem a indicação no folheto do produto que não existe problemas com sobredosagem, desde que respeitada a dose até ao dobro do aconselhado

 

Além de que para quem tem por exemplo invertebrados, a maior parte dos breeders que conheço na Europa só usa este produto.

Editado por João Teixeira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que aqui se deve é evitar o radicalismo.

 

Evitar químicos desnecessários no aquário? Sim sem dúvida. Agora químicos que sejam úteis como o caso dos condicionadores de água (aquasafe e afins) não há porque não usar.

 

Eu pessoalmente uso ou o da Sera ou o da Tetra (estou agora a experimentar) e uso o Nitrivec para ajudar o ciclo. Tento evitar o resto (excepto medicação em casos de doença).

 

De evitar na minha opinião são os químicos de subidas de Ph e afins. Como já foi aconselhado várias vezes no fórum, é ver primeiro as condições da água e depois escolher a fauna apropriada.

:blink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 mL para 20000 litros tornam-o uma boa opção.

 

Também remove amónia, se for caso disso.

 

Mas atenção à adição directa ao aquário, eles consideram que é pior. Para além disso, caso se adicione ao aquário, deve ser colocada dose como se fosse para tratar a água toda e não apenas a da TPA:

 

Cito: "May be added to aquarium directly, but better if added to new water first. If adding directly to aquarium, base dose on aquarium volume".

 

Cumps

 

Mas AGA ao estar a adicionar a quantidade correspondente a agua da tpa estou a colocar menos quantidade que se fosse pelo volume total do aqua,como pode fazer mal ?

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas AGA ao estar a adicionar a quantidade correspondente a agua da tpa estou a colocar menos quantidade que se fosse pelo volume total do aqua,como pode fazer mal ?

 

Em qualquer das ocasiões e partindo do pressuposto que a TPA é de 20 % o Seachem Prime pode ser utilizado até 5 x a dose normal até do volume do aquário, logo não faz mal, inclusivé e podem consultar na FAQ da Seachem, este produto é usado para combater de imediato niveis elevados de nitritos e nitratos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

jpospr, não desesperes, eu já li o teu link. :blink:

 

Conheço umas pessoas que têm um filtro semelhante a esse que indicas. O problema deles é que purifica tão bem a água, que o GH e o KH se ficam pelo 0-1ºd.

Não sei se se passará o mesmo com este mas é um risco, até porque tem uma peça que eles chamam "Sediment Trap" para reter sedimentos e permitir prolongar a vida da peça sem entupimentos. É aí que torço o nariz.

 

Agora outra coisa: foi lançado o repto para que todos os interessados, de um lado e do outro, se pronunciassem sobre a adicção de condicionadores de água. Até agora é quase unânime o uso de "químicos".

Onde estão os outros e que provas têm de que a água da torneira não tratada é inofensiva para os peixes, por exemplo longevidade dos peixes vs. longevidade real, teor de cloro após o repouso, níveis de amónia após introdução de água não tratada e quantos dias de repouso teve mais o teor de cloro; seria interessante.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esta aqui a faltar o outro lado da história... seria interessante contrapor os termos...

 

(offtopic: esse produto que falam, Seachem Prime, é mais eficiente que o aquasafe da tetra por exemplo?)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esta aqui a faltar o outro lado da história... seria interessante contrapor os termos...

 

(offtopic: esse produto que falam, Seachem Prime, é mais eficiente que o aquasafe da tetra por exemplo?)

 

Abraço

 

Porque tem um efeito ao nível dos Nitratos.

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse produto que falam tão bem, como não experimentei, não posso opinar, no entanto, 5ml para tratar 200 litros parece-me muito pouco para o efeito de neutralizar cloro e metais pesados.. e quando a esmola é demais... o cego desconfia...

 

Aí há uns 6 ou 7 anos atrás, na Interzoo em Nuremberga, em conversa com um francês de uns 60 e tal anos, este senhor disse-me o seguinte acerca deste assunto: "não necessitas de adicionar anti-cloro nas mudanças de água desde que coloques água temperada, ou seja, água quente a 26 - 27 graus, nestas condições o cloro é muito reduzido e não causa problemas de maior".

 

E foi o que fiz desde então. Ligo o esquentador, ponho a água a correr e quando está mais ou menos a 26-27º, é só encher... até hoje... não tive problemas, e já ando nisto há muitos anos...

 

Só coloco anti-cloro, quando retiro mais de 50% da água (também um conselho do mesmo senhor).

 

PS: pelos menos em aquários de 200l para cima... nunca tive problemas... aquários com menor volume.... não sei... porque não os tive... tenho agora um com 100 litros, faço a mesma coisa... mas TPA's de 20 - 30 litros no máximo.

 

Já agora, o anti-cloro que costumava e costumo usar quando é preciso, a dose é de 10ml para 200 litros, e o produto é este:

http://new.aquaszut.pl/index.php?option=co...5&Itemid=96

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse produto que falam tão bem, como não experimentei, não posso opinar, no entanto, 5ml para tratar 200 litros parece-me muito pouco para o efeito de neutralizar cloro e metais pesados.. e quando a esmola é demais... o cego desconfia...

 

Aí há uns 6 ou 7 anos atrás, na Interzoo em Nuremberga, em conversa com um francês de uns 60 e tal anos, este senhor disse-me o seguinte acerca deste assunto: "não necessitas de adicionar anti-cloro nas mudanças de água desde que coloques água temperada, ou seja, água quente a 26 - 27 graus, nestas condições o cloro é muito reduzido e não causa problemas de maior".

 

E foi o que fiz desde então. Ligo o esquentador, ponho a água a correr e quando está mais ou menos a 26-27º, é só encher... até hoje... não tive problemas, e já ando nisto há muitos anos...

 

Só coloco anti-cloro, quando retiro mais de 50% da água (também um conselho do mesmo senhor).

 

PS: pelos menos em aquários de 200l para cima... nunca tive problemas... aquários com menor volume.... não sei... porque não os tive... tenho agora um com 100 litros, faço a mesma coisa... mas TPA's de 20 - 30 litros no máximo.

Boas,

Conviria que medisses o cloro dessa água temperada. Existem testes para isso. Tenho as minhas sinceras dúvidas que essa temperatura reduza significativamente o cloro.

E é preciso não esquecer que não é reduzir que se pretende mas eliminar.

Continua sem resposta o problema dos metais pesados.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é possível que haja cloro na mesma.. Mas como disse nunca tive problemas. Após 1 tpa onde não se aplique anti-cloro, no comportamento dos peixes nota-se que ficam parados, sem se mexerem muito.. Esta situação ñ acontece após as tpa's que faço com água temperada. Os peixes mostram-se activos e alegres.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não só ao nivel dos nitratos, mas nitritos, amónia, cloro e cloramina

 

João, o que o diferencia dos outros é a capacidade de eliminar os nitratos!

Não conheço outro produto (líquido) que o faça).

Esse é o motivo pelo que uso. Os Nitratos da rede pública em Vila do Conde são muito elevados.

Para a eliminação de Amonia, Nitritos, cloro e cloramina a Seachem tem outros produtos

mais baratos, o "Safe", "Amguard","Chlorguard" ...

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre esse produto que falam tão bem, como não experimentei, não posso opinar, no entanto, 5ml para tratar 200 litros parece-me muito pouco para o efeito de neutralizar cloro e metais pesados.. e quando a esmola é demais... o cego desconfia...

 

Aí há uns 6 ou 7 anos atrás, na Interzoo em Nuremberga, em conversa com um francês de uns 60 e tal anos, este senhor disse-me o seguinte acerca deste assunto: "não necessitas de adicionar anti-cloro nas mudanças de água desde que coloques água temperada, ou seja, água quente a 26 - 27 graus, nestas condições o cloro é muito reduzido e não causa problemas de maior".

 

E foi o que fiz desde então. Ligo o esquentador, ponho a água a correr e quando está mais ou menos a 26-27º, é só encher... até hoje... não tive problemas, e já ando nisto há muitos anos...

 

Só coloco anti-cloro, quando retiro mais de 50% da água (também um conselho do mesmo senhor).

 

PS: pelos menos em aquários de 200l para cima... nunca tive problemas... aquários com menor volume.... não sei... porque não os tive... tenho agora um com 100 litros, faço a mesma coisa... mas TPA's de 20 - 30 litros no máximo.

 

Já agora, o anti-cloro que costumava e costumo usar quando é preciso, a dose é de 10ml para 200 litros, e o produto é este:

http://new.aquaszut.pl/index.php?option=co...5&Itemid=96

 

Não podemos medir qualidade por quantidade.

 

A grande vantagem é a quantidade de ltr que podes tratar vs preço. E nisso bate toda a concorrencia.

 

Eu pessoalmente uso varios productos da seachem e estes são realmente muito bons!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha dito no início do tópico que não queria "ah, eu faço assim e funciona para mim". É-me irrelevante se funciona para ti. Isso já sabemos das histórias mais macabras, de adicionar diariamente litros de mistura DIY no aqua e nenhum peixe morrem.

 

Eu quero é dado estatísticos e químicos. O resto é-me indiferente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, o que o diferencia dos outros é a capacidade de eliminar os nitratos!

Não conheço outro produto (líquido) que o faça).

Esse é o motivo pelo que uso. Os Nitratos da rede pública em Vila do Conde são muito elevados.

Para a eliminação de Amonia, Nitritos, cloro e cloramina a Seachem tem outros produtos

mais baratos, o "Safe", "Amguard","Chlorguard" ...

 

Claro que existem outros mais baratos para efectuarem a eliminação de nitratos, amónia, nitritos, cloro e cloramina, mas este é o tudo em 1 e funciona muito bem, só queria deixar isto bem sublinhado.

 

Encontrei este LINK.

Cumps.

 

Sem desfazer, está aqui o link do produto na página do fabricante que já tinha colcocado acima e com acesso à FAQ do produto, bem como à documentação de 'MATERIAL SAFETY DATA SHEET':

 

Seachem Prime

 

Abraço

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não podemos medir qualidade por quantidade.

 

A grande vantagem é a quantidade de ltr que podes tratar vs preço. E nisso bate toda a concorrencia.

 

Eu pessoalmente uso varios productos da seachem e estes são realmente muito bons!

 

Não achas que o produto é bom demais (ou faz muita coisa com uma dose diminuta) para o preço apresentado?

 

E achas que a concorrência anda a dormir ? Tetra, Jbl, Sera, etc, etc, etc ?

 

Se fosse assim já as empresas concorrentes já teriam modificado a sua fórmula (ou lançado um outro produto indêntico).

 

É como eu disse... quando a esmola é demais o cego desconfia...

 

Já tenho aquários há mais de 15 anos... e já experimentei bastante produtos de diversas marcas relacionados com todo o tipo de situações na aquariofilia, e o que tenho a dizer, é que produtos para o mesmo efeito de marcas diferentes, são todos muito similares na sua composição e por isso mesmo... produzem o mesmo tipo efeito nas águas... e não há produtos milagrosos... isso é tudo uma questão de marketing...

 

Eu tinha dito no início do tópico que não queria "ah, eu faço assim e funciona para mim". É-me irrelevante se funciona para ti. Isso já sabemos das histórias mais macabras, de adicionar diariamente litros de mistura DIY no aqua e nenhum peixe morrem.

 

Eu quero é dado estatísticos e químicos. O resto é-me indiferente...

 

Queres dados estatísticos e químicos ?!

Não percebo o que queres dizer... mas se bem entendi... o que queres... não existe... não existem dados estatísticos nem químicos para avaliar esta situação, existem sim, são experiências pessoais de acordo com o que cada um faz durante um determinado período de tempo que resultam num variado leque de opiniões... tu... como eu.. deves ter a tua opinião... acerca do assunto... de acordo com a tua experiência pessoal.

 

De acordo com as respostas que aqui postarem, depois, tiras as tuas ilações.

 

Volto a frisar... que a observação atenta do aquário por parte de cada qual, é o melhor dado estatístico para chegar a uma conclusão.

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Volto a frisar... que a observação atenta do aquário por parte de cada qual, é o melhor dado estatístico para chegar a uma conclusão.

 

Ora bem

 

Dentro desta observação posso indicar que se efectuarem uma pesquisa no google com ' "Seachem Prime" + inverts" ', várias páginas e tópicos em forums referem que o melhor produto acondicionador de água experimentado e utilizado por eles para os aquários de invertebrados é de facto o Seachem Prime. Claro está que se houve falar de muitos outros, mas a repetição da utilização deste produto levou-me a testá-lo e depois de o experimentar e vendo como se comportam tanto os meus peixitos, bem como os invertebrados, não mudarei mais :girlhitboy:

 

Eu usei o da Sera, o da Tetra e desde que comprei o Seachem Prime não quero mais nada, inclusivé após meses de testes deixei de os fazer com a regularidade que fazia, a variação que tenho nos aquários é minima com a mesma frequência e volume das TPA's usando o Seachem Prime, já no caso dos produtos da Sera e da Tetra tinha variações de Nitratos muito maiores por exemplo (agora a nível de cloro e cloramina tudo o que li até ao momento, não fiz medições nem tenho esses testes, foi que efectivamente o Prime era o melhor).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem

 

Dentro desta observação posso indicar que se efectuarem uma pesquisa no google com ' "Seachem Prime" + inverts" ', várias páginas e tópicos em forums referem que o melhor produto acondicionador de água experimentado e utilizado por eles para os aquários de invertebrados é de facto o Seachem Prime. Claro está que se houve falar de muitos outros, mas a repetição da utilização deste produto levou-me a testá-lo e depois de o experimentar e vendo como se comportam tanto os meus peixitos, bem como os invertebrados, não mudarei mais :roflroll2:

 

Eu usei o da Sera, o da Tetra e desde que comprei o Seachem Prime não quero mais nada, inclusivé após meses de testes deixei de os fazer com a regularidade que fazia, a variação que tenho nos aquários é minima com a mesma frequência e volume das TPA's usando o Seachem Prime, já no caso dos produtos da Sera e da Tetra tinha variações de Nitratos muito maiores por exemplo (agora a nível de cloro e cloramina tudo o que li até ao momento, não fiz medições nem tenho esses testes, foi que efectivamente o Prime era o melhor).

 

Pronto ! Ora aí está ! Tu tens a tua opinião formada de acordo com a tua experiência !

 

A minha opinião é totalmente diferente da tua, baseada na minha experiência... (tenho um frasco de anti-cloro em casa de 500ml e há mais de 1 ano que não o utilizo por achar desnecessário)...

 

Tive a ver o link do produto... e para te dizer a verdade... até é possível que seja mesmo bom... (até me convenceu.. talvez um dia o utilize) mas eu... prefiro poupar uns €urozinhos neste campo dos acondicionadores para gastar nas fraldas do meu filhote... :girlhitboy:

 

É a tal coisa... até à data... não me aconteceu nenhuma desgraça... nem os meus peixes morrem subitamente, nem nada do género... e então... continuo a não usar anti-cloro..

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não tenho muito tempo para escrever porque tenho de sair.... por tal peço desculpa

 

 

deixar quimicos e repouso de parte,

 

porque não utilizar o que se usa na medicina para retirar cloro tem um nome muito simples e é largamente usado na aquariofilia à muitos anos, tem o nome de "carvão activado", retira cloro e a maioria dos metais pesados.

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se reparem bem vão verificar que estão a falar de diferentes sitios do pais e que a agua varia e muito de norte a sul.

Agua com mais ou menos cloro, aguas mais acidas ou mais alcalinas, com e sem nitratos ect.

 

Eu no meu caso estou com um problema ciclico de tempos a tempos começam-me a morrer camarões e o normal seria deitar as culpas para o cloro, mas sempre usei anti-cloro, utilizo o Seachem Prime e nem por isso tive sorte.

 

A minha solução (temporaria) foi passar a agua da torneira por carvão activo, adicionar anti-cloro e deixar em repouso durante 48 horas, só assim consegui estabilizar os aquarios e diminuir as mortes.

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se reparem bem vão verificar que estão a falar de diferentes sitios do pais e que a agua varia e muito de norte a sul.

Agua com mais ou menos cloro, aguas mais acidas ou mais alcalinas, com e sem nitratos ect.

 

De facto estamos todos a falar do mesmo e mesmo assim escapa-nos sempre algo ... ora aqui estava um bom inicio para se efectuar um levantamento de caracteristicas e dificuldades por zonas do Pais.

 

Era de facto interessante e serviria para muitos membros desta comunidade.

 

O que acham ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá está uma explicação química:

 

"All dechlorinators operate through a chemical process known as reduction. In this process, toxic dissolved chlorine gas (Cl2) is converted into non-toxic chloride ions (Cl-). The reduction process also breaks the bonds between chlorine and nitrogen atoms in the chloramine molecule (NCl3), freeing the chlorine atoms and replacing them with hydrogen (H) to create ammonia (NH3).

Typically, dechlorinators stop there, leaving an aquarium full of toxic ammonia! Seachem takes the necessary next step by including an ammonia binder to detoxify the ammonia produced in the reduction process."

 

 

 

 

 

 

Olha...era bem útil. Há um site inglês com a propriedades de cada County, mas isso cá, de pouco importa. Lá está...é o que dá estarem adiantados :(

 

Vejam aqui: http://www.practicalfishkeeping.co.uk/pfk/...watermapper.php

Editado por Keano-16
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.