O meu primeiro aquário a sério!


Pescas

Recommended Posts

Boas a todos, antes de mais os meus parabéns ao fórum e especialmente aos participantes que muito ajudam a quem começa neste hobbie.

 

Este é o meu primeiro post por aqui, muito tenho observado, muito tenho lido, alguma coisa tenho aprendido por aqui. depois de muito ver, lá decidi fazer o registo no forum e por mãos à obra!

 

Com uma preciosa ajuda de um amigo e também viciado neste hobbie, muito me tem ajudado o canito.

 

Gostaria de colocar aqui a descrição de tudo o que comtempla o meu aquário como outros o fazem, mas ainda não consegui decorar os nomes estranhos das criaturas, principalmente das plantas :D mas certamente o irei fazer depois.

 

Posso adiantar que o aquário é um Aquapor de 90 cm, de três vidros, com calha de iluminacão de origem com 2x25 W T8 e agora com mais uma calha DIY de 2x24 W PLL, tudo isto escondido dentro da tampa.

O fundo tem areão de rio, tem uma parte de areão decor e tem um areão preto por cima que não me lembro a marca dele :D (já começa...)

 

 

SETUP:

 

Geral:

 

Aquário de 3 vidros de 90 X 37 X 43 = aprox. 130 lts

Fundo preto

Filtro externo EHEIM professionel II

Termostato Jager 100W

Calha Aquapor 2 T8 X 25W 10000k + 2 PLL X 24W (DIY)

CO2 injectado com difusor de acrilico de escadinha da Nutrafin

 

Valores:

 

Temperatura: 26º

NH3/NH4 = 0

PH = 7,2

NO2 = 0

GH = 120

 

Decoração:

 

Troncos Red moor wood

Pedras de xisto

Areão de rio

Areão decor

Quartzo preto

 

Flora:

 

Blyxa Japonica

Musgo de Java

Limnophila aromatica

Hydrocotyle verticillata

Nymphaea lotus

Egeria densa

Cryptocoryne wendtii ''brown''

 

 

 

Fauna:

 

10 X Guppy macho

4 X Guppy femea

4 X Corydora Juili

2 X Bótia modestia ou Bótia yo-yo (ainda a aguardar confirmação de qual será)

1 X Bótia Palhaço

10 X Neons

3 X Neon Chineses

4 X Cardinais

2 X Camarões Amena

2 X SAE (Crossocheilus Siemensis)

7 X Plattys

2 X LDA

1 X Ampularia (aka Caracol do Catano :D )

3 X Camaroes Red Cherry

3 X Camaroes Green

 

 

 

 

Há muitos anos todos nós numa altura qualquer da vida já tivemos um ou mais aquários, mas foi sempre naquela onda do compra e monta, tudo artificial, mas agora decidi fazer algo mais natural, isto começou hà cerca de 3 semanas, bem sei, não terei dado o tempo suficiente para ciclar a água, mas fiz testes diários à água, acrescentei bactérias à água, e tudo foi mais rápido para começar a por vida lá dentro, fui colocando aos poucos e o resultado parece bom. De salientar que o layout ainda não está totalmente terminado, pois há um tronco que insiste ainda em não afundar completamente, obrigando-me a ter um xisto de 2 quilos em cima dele.

 

Vejam e comentem p.f.

 

ANTES DO TRONCO AFUNDAR:

 

aqua01de9.jpg

 

aqua02ij6.jpg

 

DEPOIS DO TRONCO AFUNDAR E DA 1ª PODA FEITA: (23/11/2008)

 

aqua03ng7.jpg

 

aqua04er4.jpg

 

UM MÊS DEPOIS:

 

aqua072ev0.jpg

 

aqua052rg7.jpg

 

aqua062os8.jpg

 

CERCA DE 2 MESES DEPOIS

 

image001ue4.jpg

 

MOONLIGHT

 

image0014ka6.jpg

 

 

Obrigado a todos e um especial abraço ao canito.

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 101
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado a todos pelos vossos comentários.

 

Já estou a elaborar a lista de Fauna e Flora para actualizar o tópico, mas preciso da vossa ajuda para identificar uma espécie de um peixe que tenho, na altura da compra não escrevi o "modelo" e agora não me lembro, tenho uma vaga ideia que é um bótia qualquer coisa...

 

botiagm2.jpg

 

o meu filho batizou-o de bótia leopardo :D mas não deverá ser pois não? :wink:

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta, como é que fizeste a iluminação extra, eu tenho um aqua destes e achei que não tinha muito espaço extra debaixo da tampa para meter mais lâmpadas sem tirar as duas T8 que vêm de origem... mete umas fotos!

 

gostei do aquário, os troncos são mesmo lindos, e o areão preto faz um contraste óptimo com o vermelho dos troncos e o verde das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma pergunta, como é que fizeste a iluminação extra, eu tenho um aqua destes e achei que não tinha muito espaço extra debaixo da tampa para meter mais lâmpadas sem tirar as duas T8 que vêm de origem... mete umas fotos!

 

gostei do aquário, os troncos são mesmo lindos, e o areão preto faz um contraste óptimo com o vermelho dos troncos e o verde das plantas.

 

 

Boas, foi mesmo com muita ginástica, comecei hoje por voltas das 10 da manha, só parei às 18 horas :wink: , se a tua calha é igual à minha vais perceber a explicação, alterei a parte de trás da calha completamente, rebarbadora, dremel, berbequim, pistola de cola e afins, cortei/fiz desaparecer a parte de trás do plastico preto, apenas ficando a trave central a segurar as T8 de origem, depois fiz uma base em acrilico transparente de 5 milimetros para colar aí nesse local, depois inventei com uma chapa de 1 mm dois reflectores independentes (como podes ver na foto, ainda numa fase inicial), depois montei toda a nova iluminação (componentes comprados ontem ao user ramirezi, tudo 5 estrelas) nesses reflectores muito diy, o balastro consegui aparafusa-lo à propria trave das T8, e todas as ligações electricas foram feitas com caixas de junção de macho/femea para as futuras manutenções serem mais faceis.

Amanha tiro foto já com tudo montado para veres melhor.

 

Abraço.

 

diy01hc1.jpg

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não!E uma Bótia YoYô (Botia lohachata/almorhae)´!

 

Espero ter ajudado!

 

Obrigado, com esses nomes estranhos quem tem cabeça para decorar estes palavroes todos?? :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=':wink:' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais uma vez obrigado pelos comentários.

 

Ainda em relação à pergunta que faço para me ajudarem a identificar aquela criatura, tenho 2 respostas, bótia modestia e Bótia YoYô (Botia lohachata/almorhae), será a mesma espécie, ou são duas especies diferentes e apenas um destes nomes é que estará bem?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez o meu obrigado por todos os comentários nyah

 

Ainda ando a trabalhar na lista do meu setup para partilhar aqui, e ainda estou com o problema do maldito tronco principal ainda não ter afundado completamente, já faz praticamente 3 semanas que está dentro de água...

 

E como não tinha nada para fazer decidi juntar 2 dos meu hobbies, o aquário e a fotografia, e resolvi tirar umas fotografias dentro do aquário para ver o efeito... vai na volta acabei de cegar todos os peixes com o flash... mas penso que não, ele já se começam a habituar a ter cameras apontadas para eles! bang Para estas fotos utilizei uma máquina que tenho à prova de água, até gostei dos resultados, e vocês?

 

image007rw8.jpg

 

image001xq5.jpg

 

image002mj1.jpg

 

image003ji7.jpg

 

image004de4.jpg

 

image005yw0.jpg

 

image006du6.jpg

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está lindo! Grandes fotos.

 

E obrigado pela explicação e foto da calha! Eu meti fluorescentes compactas das normalíssimas, 3x18W, mas a luz fica pior distribuída do que no teu, fica muito localizada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

 

Finalmente o tronco afundou!!! 3 semanas e meia dentro de água!!! E devido a isso hoje estou em alterações no meu aquário, mais logo já tenho fotos novas para postar.

 

Aproveitei e actualizei o post inicial com o Setup, aproveito de novo para pedir a vossa ajuda na identificação de algumas espécies de plantas que tenho, toda a ajuda é bem vinda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está bem fixe o aquario :wink:

apenas acho que precisa de alguma organizaçaozinha nas plantas, juntalas todas as expecies no mesmo molho e fazer as moitas mais compactas.

 

bem fotos de baixo de agua heheheh, á que inovar, já vais andar a dar ideias ao pessoal :Fade-color:tongue:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

está bem fixe o aquario ;)

apenas acho que precisa de alguma organizaçaozinha nas plantas, juntalas todas as expecies no mesmo molho e fazer as moitas mais compactas.

 

bem fotos de baixo de agua heheheh, á que inovar, já vais andar a dar ideias ao pessoal :):)

 

abraços

 

Boas krypticall, sim as plantas já foram todas organizadas hoje, apenas esperava o raio do tronco afundar de vez.

Logo actualizo as fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.