ESTURJÕES em aquário de loja


João Magalhães

Recommended Posts

Boas Tardes,

Ontem quando me desloquei a uma loja de aquariofilia na zona norte, deparei-me com 8 esturjões com +-20cm num aquário de +- 300lts. Estes peixes são muito giros, e como não sabia o que eram perguntei à logista se sabia que espécie eram, então ela disse-me que eram esturjões, o nome científico é que não sabia. Também perguntei se eram de água fria ou quente, ela disse-me que estavam na água quente, e eu depois tam reparei que havia um aquecedor escondido a um canto do aquário.

Fiquei intrigado com os peixes, dado o seu aspecto muito parecido com um tubarão, e resolvi fazer umas pesquisas na net à cerca destes peixes, e para ver até que ponto poderia tê-los em casa. Qual foi o meu espanto quando me deparei com espécies todas elas da família dos Acipenseridae e todos eles crescem demasiado para se terem num aquário normal nas nossas casas. Também reparei nas informações que há na net que todos ou quase todos eles são de águas frias, mesmo havendo espécies de água salgada e que vêm desovar aos rios.

Perante estas informações que recolhi, gostaria de saber se alguém já viu estes peixes em lojas, se eventualmente sabem a espécie destes peixes encontrados no mercado português de aquariofilia?????

Dado o tamanho que estes bixos atingem em adultos acho que é um crime tê-los num aquário nas nossas casas. No minimo deveriam estar num lago relativamente grande. :roll:

 

Cumprimentos

[/b]

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi a algum tempo, não sei se ainda estão lá, dois esturjões na Loja do Feira-Nova do Barreiro.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os esturjoes sao realmente peixes de agua fria q atingem grande dimensoes.

em cativeiro os maiores q vi foi no aquario vasco da gama junto as carpas mas so sao visiveis do interior.

quanto serem especies protegidas nao sei se vai resultar pois toda a gente pelo menos ja ouviu falar no valioso caviar... milhoes desses peixes nem chegam a nascer...

Mante-los em aquario é um crime a meu ver!

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois caros amigos... esturjão=caviar  fico muito espantado desses peixes estarem numa loja, e ainda por cima em água quente!!!  :roll: tanto quanto sei a russia, de tropical não tem nada  :( , tentem avisar esse logista da barbaridade que está a cometer...

 

 

E muito pouca gente terá um aquário com capacidade de manter estes peixes com um minimo de dignidade.

Cego é aquele que não quer ver

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

 

presumo/espero poder dar-vos mais algumas informações àcerca deste assunto.

 

 

QUASE com toda a certeza vos posso dizer que estes peixes que se encontram no mercado português são criados aqui mesmo: em PORTUGAL, e em grandes lagos, portanto são peixes habituados, sim senhor, às nossas temperaturas e comidas comerciais. São peixes muito bonitos, mas que infelizmente não é possível para muita e boa gente mantê-los em casa...

 

 

Se não estou em erro julgo ser em França que as pessoas ao já não poderem manter em casa estes exemplares de grande tamanho os levam a instituições/lojas que o trocam por outro mais pequeno...

 

 

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

isso nao sei :roll:

 

 

Apenas referem Esturjao... nada mais...

 

 

 

m abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tinha visto esturjões à venda, mas são boas especies para lagos, nunca para um aquário... esta é daquelas questões em que o lojista deveria informar o cliente do tipo de peixe que está a vender e quais as condições de vida ideais para ele. Por exemplo este é um peixe que chega a ter pelo menos 2 metros (vi uns num lago no aquário vasco da gama bem maiores que eu...).

 

Já agora, existem 3 especies de esturjão protegidas no mar cáspio, estão a correr risco de extinção devida à pesca ilegal por causa do caviar...

 

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Perdoem-me a ignorância mas penso que, independentemente do esturjão ser uma espécie demasiado grande para se ter em aquário também é verdade que eles não nascem já assim tão grandes, e eu não vejo grande mal se a pessoa adquirir um exemplar em pequeno e tiver bastante espaço e quando ele começar a ficar maior o doar a uma instituição, tal como o aqua vasco da gama. Afinal foi o que eu fiz com os meus óscars. Chegaram a um tamanho que eu achei que eram demasiado grandes para se sentirem bem no aqua de 1m em que os tinha e levei-os lá, gostava imenso deles mas sei que estão lá bem melhor. Mas continuo a não ver um problema demasiado grande desde que a pessoa que o adquira saiba quando chega a altura de lhe proporcionar melhores condições... além disso porque dessa maneira é menos um esturjão que é capturado para se converter em latinhas de caviar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Isabel: perdoa-me a comparação, pois sei que se tratam de "niveis intelectuais" (inventei uma palavra nova? :wink: ) diferentes, ou seja, os sentimentos dono/animal são diferentes mas....achas correcto comprar um cão São-Bernardo pequenino e enfiá-lo num apartamento, na esperança de que quando crescer doá-lo a alguém com uma quinta? :roll:

 

E se o AVG não quiser o peixe? :shock:

 

Tartarugas, cães, pássaros e até peixes são largados na natureza porque se tornaram incomodativos para os donos...

 

A base do abandono dos animais é isto mesmo: "cresceu demasiado...." :oops::cry:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Ora bem, como diz a Isabel e muito bem...qd crescer doa-se a alguma instituição...até aí penso que não está mal. :shock:

O problema maior é que estavama vender aqueles peixes sem saberem explicar ao comprador que condições a água deveria ter para mantê-los nem o nome científico.

Se não sabemos como mantê-los como vamos fazer...à sorte????

Eu já deixei há muito tempo de comprar "coisas" sem saber o que são, chamadas pelo seu verdadeiro nome científico e não pelo nome de "ciclideos azul, amarelo ou seja lá o que for...

Porque se soubermos o que compramos, é obvio que depois é uma opção nossa comprar e manter nas melhores condições, neste caso seria uma opção para manter o bixo temporariamente até não caber no aquário...

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isabel, peço desculpa pela minha ignorância, mas essa de comprar e quando crescer doar é demasiada areia para o meu camião... a meu ver tudo tem limites, e esturjão ultrapassa os meus limites, é claro que cada um tem a sua opinião, e a minha não passa disso mesmo "uma opinião"

 

talvez seja um exemplo ridiculo, mas:

trabalho em observação de cetáceos e todos os dias vejo golfinhos e às vezes umas baleias em liberdade (ou quase todos os dias) e a mim dá-me vontade de rir quando ouço certos tratadores a dizer que os golfinhos são felizes nos seus tanques em zoos... mas como diz um sábio que conheço: "cada cabeça sua sentença"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.pescanet.com.br/Esturj%E3o.htm

"ESTURJÃO

Esturjão, nome comum de um grupo de 23 espécies de peixes de crescimento lento, que têm o corpo alongado e estreito, de aspecto esqualiforme, e que costumam ter várias séries de escudos ósseos. O lóbulo superior da cauda é maior que o inferior. Na parte inferior do seu comprido focinho, apresentam barbilhões. Todas as espécies vivem nas águas doces e marinhas do hemisfério norte. Proporcionam produtos valiosos, como o caviar, e, por esse motivo, são capturados em grande escala.

Classificação científica: Família dos Acipenserídeos, ordem dos Acipensiformes.

 

 

O esturjão dos Grandes Lagos, a maior das espécies da América do Norte, chegava alcançar, quando adulto, um peso de aproximadamente 180 quilos. Suas populações foram reduzidas por destruição do seu habitat e por sofrer uma pesca predatória com fins comerciais. A espécie tem um crescimento lento e só alcança sua maturidade com cerca de 20 anos. Alimenta-se de peixes pequenos e invertebrados que habitam o fundo."

 

ja nao basta a coça que levam por causa do caviar como ainda os apanham para meter em aquarios... pobres bixos

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao me parece que o problema seija a colocaçao em aquarios mas sim o problema de arranjar um aquario com capacidade de uma piscina grande para que estejam em condiçoes.

Ate porque com muitas especies sao criadas em cativeiro para libertar mais tarde na natureza se a especien assim permitir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não quis ferir susceptibilidades de ninguém ... um facto é que eu não ía adquirir um peixe dessas dimensões para mim. Disse aquilo por causa do que passei com os meus óscars. Eu adorava aqueles peixinhos, mas quando os comprei nunca pensei que crescessem tanto, uma das hipoteses era arranjar um aqua maior para os ter mas não pude e como já não aguentava ve-los tão apertados a melhor solução que vi foi ir dá-los ao AVG, era isso ou á loja e sinceramente essa ideia não me agradava muito pois o facto de ficarem com alguém que eu não sabia como os iria tratar não era agradável. Assim optei pela primeira opção. A doutora do AVG deixou-me ir com ela e vi a ambientação que lhe fizeram, sei que ficaram em muito boas mão e de vez em quando vou visitá-los... agráda-me ve-los lá porque sei que estão bem... é tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como diz um sábio que conheço: "cada cabeça sua sentença"

Desculpa Nélio, mas eu tb conheço, como tu sabes, esse sábio (se estivermos a pensar na mesma pessoa) e o que ele disse é isto: "Nada disso!!! Isto não pode ser cada cabeça sua sentença!!! Oh já se sabe!!!" Até à próxima!!! :wink::oops::(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para dizer que no Douro, quando construiram a/ barragem/s, muitos dos que tinham subido o rio para desovar ficaram presos.

Esses peixes enormes eram avistados de vez em quando, e o pessoal da região chamava-lhes solhos.

:D

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca do esturjão, não tenho nada dizer porque não conheço a espécie, e o que se podia dizer ja foi dito. Agora vai aqui uma pergunta, de algo que foi referido neste tópico...o AVG aceita qualquer tipo e tamanho de peixes?

 

#food

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais