Ferro


joao1979

Recommended Posts

Boas

 

estou a montar um aqua pela 1ª vez ja plantei algumas plantas e agora reparei que uma delas esta a ficar com as folhas transparentes, fui ter com o vendedor que me vendeu as plantas e ele disse-me que era falta de ferro e para por alguns pedaços de ferro das obras dentro do aqua.

 

Acham que isto esta correcto??

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

estou a montar um aqua pela 1ª vez ja plantei algumas plantas e agora reparei que uma delas esta a ficar com as folhas transparentes, fui ter com o vendedor que me vendeu as plantas e ele disse-me que era falta de ferro e para por alguns pedaços de ferro das obras dentro do aqua.

 

Acham que isto esta correcto??

 

Não está, se é falta de ferro tens é que comprar um fertilizante com ferro. Muda de loja, procura uma onde saibam aconselhar-te.

Mas relativamente ao problema das plantas tens de dizer como é o teu aquário e qual é o teu objectivo, para que possas ser ajudado.

Podes ter mais coisas em falta.

Cumprimentos,

Fernando Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferro das obras dentro do aqua? :D

 

O Ferro que o sr. da loja fala não está numa forma assimilavel pelas plantas, forma essa que terá de ser Ferro2+. Para isso tens de arranjar um fertilizante de Ferro,tens várias marcas que podes comprar.

 

Como é o teu aqua? Existem aquas com metabolismo forte e outros com um metabolismo mais lento.Depende da quantidade de luz,se tens sistema de CO2 ou não e da quantidade e tipo de plantas.

 

Num aqua com pouca luz,sem CO2 e com plantas de fácil manutenção,uma fertilização semanal com um fertilizante que tenha tudo incluido é suficiente,tipo Ferropol.

 

Se o aqua tem plantas exigentes, boa luz e sistema de CO2,o ideal é fertilizar individualmente com Potassio,Nitrato e Fosfato(estes dois ultimos se necessário,mediante testes), Micronutrientes e Ferro. Neste caso uma fertilização diária é o ideal.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora qual é a planta? Não me admirava nada que não fosse aquática e daí tares com esse problema.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

estou a montar um aqua pela 1ª vez ja plantei algumas plantas e agora reparei que uma delas esta a ficar com as folhas transparentes, fui ter com o vendedor que me vendeu as plantas e ele disse-me que era falta de ferro e para por alguns pedaços de ferro das obras dentro do aqua.

 

Acham que isto esta correcto??

 

 

ferro das obras no aqua !!!??? :lol: :lol: :lol: :lol: :crazyeyes:yikes :D

ka para mim antes de ser vendedor era trolha das obras bang

muda de loja rapidamente kq em vez de montares um aqua acabas de montar um condominio privado :2gunfire::snipersmile:chainsaw

Nuno Abuquerque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, "ferro das obras", ou simplesmente pregos de ferro, não sei se vão ajudar a fertilizar ou não, uma vez que não está na forma adequada; mas pode ser que se transforme, estando no substrato, em forma aproveitável.

 

Ou seja, não sei.

 

Alguém sabe? "Saber" quer dizer a) ter conhecimentos que permitam responder, ou b) ter experiência do assunto.

 

Eu uso pregos para manter alguns vegetais no fundo (para os Otos), já aconteceu esquecer-me dos pregos lá em baixo por períodos longos... não vi efeito nehum, positivo ou negativo nas plantas ou nos peixes, mas em qualquer do caso eu fertilizo portanto nas plantas não deveria ter efeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora qual é a planta? Não me admirava nada que não fosse aquática e daí tares com esse problema.....

 

 

 

Boas

A planta e uma Elodea densa.

 

Mas uma coisa ecerta a planta ja deixou de ficar com as folhas transparentes e o vendedor la na loja e dentro dos aquarios onde tinha as plantas tambem tinha uns pedaços de ferro..

 

E ja agora qual e omelhor fertelizante para este problema visto que prefiro tirar os pedaços de ferro e fazer as coisas como deve ser

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tambem ja tinha lido algures em pedaços de ferro enterrado no areao para as plantas...estou com o mesmo problema..começam a ficar transparentes...e desintegram-se...algumas tambem ficam amarelas e com buracos...eu deito fertilizante likido...mas este nao tem ferro...nao sei pq..cmprei pensando k era completo..e afinal nao :s ...

 

mas tambem keria ter camaroes...e keria saber se posso ter fertelizante de ferro nesse caso...eles nao sao sensiveis a metais pesados?

 

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o que se costuma colocar para prender as plantas (por exemplo: para juntar vários pés de egeria densa) são tiras de chumbo.

 

Não seria isto que o vendedor da loja queria dizer?

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já vi lojas a vender plantas em vaso com um prego ferrugento espetado, se é bom ou não, isso não sei, mas que tinha, tinha. E a água do aquário onde se encontrava as plantas, tinha ligação à dos peixes.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, o que se costuma colocar para prender as plantas (por exemplo: para juntar vários pés de egeria densa) são tiras de chumbo.

 

Não seria isto que o vendedor da loja queria dizer?

 

 

 

Nao ele disse mesmo Ferro das obras e era o que ele tinha la dentro.

 

E chumbo acho que ainda deve ser pior, mas as plantas trazem sempre uma tira de chumbo a volta dos vasos pelo menos na loja onde tenho comprado as minhas

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Joao eu tive o mesmo problema com as minhas, começaram a ficar muito finas, principalmente as valisnérias, e os meus SAE começaram a "ratá-las". Entretanto comecei a usar um fertilizante liquido, da Nutrafin, que contém ferro na sua composição, e tenho notado grandes melhorias, porque as plantas agora parecem saudáveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Joao eu tive o mesmo problema com as minhas, começaram a ficar muito finas, principalmente as valisnérias, e os meus SAE começaram a "ratá-las". Entretanto comecei a usar um fertilizante liquido, da Nutrafin, que contém ferro na sua composição, e tenho notado grandes melhorias, porque as plantas agora parecem saudáveis!

 

 

Obrigado pelas respostas

 

Acho que fiquei esclarecido

Comentem

Comunitário 96L

Nano 20L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para as plantas é bom por pregos? Estou a falar de um aquário apenas com plantas, sem fauna.

Se tiveres um tempinho livre, lê este tópico: Deitar pregos para a água aumenta o nivel de ferro?. Não garanto que chegues ao fim esclarecido, tal a discussão técnica dos reis da química aqui do fórum (Luís Fortunato e Just_me)! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aqui á uns 2 anos atrás, tb aconselhado por alguém pus ferro das obras no fundo do aquário, tive-o assim com o ferro uns 6 ou 7 meses, nunca adicionei ferro liquido á água, e as plantas nunca me apresentaram carências de ferro, eu acredito que essa técnica até resulte, mas o pior vem depois, com o tempo o ferro foi-se desfazendo e a coloração da água começou a ficar acastanhada, e na linha de água encostado aos vidros começou a ficar manchas da cor da ferrugem.

 

Conclusão, quando o aqua estava numa fase que eu gostava boe dele, tive de o desmanchar para tirar o ferro do fundo !

 

Por experiência própria aconselho te a não fazer isso, e como alguém disse aí para trás muda de lojista !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

É de notar que não é um ferro qualquer... é ferro das obras, e isso faz TODA a diferença... :tongue:

 

Falando um pouco mais a sério: embora numa primeira fase o conselho chegue a ser hilariante, o facto é que o ferro oxida (a Fe2+ e Fe3+).

 

No entanto, ao que parece, as plantas não o conseguem "aproveitar" convenientemente nesta forma, necessitando o mesmo de estar "quelatado" (complexado) - eventualmente com EDTA ou outro.

 

Por isso, discordo dos que aconselham a que mudes de loja apenas por este conselho, dado que o vendedor até usou a cabeça, embora desconheça essa particularidade das plantas não aproveitarem o ferro sob a forma simples (há assim tanta gente que conheça pormenorizadamente os processos de assimilação de nutrientes por parte de todas as plantas? Eu não, só estou a reproduzir o que li, não estou a falar conhecendo o assunto com alguma profundidade).

 

Mais importante que isso: o lojista não tentou vender-te fertilizante, significando que entendendo que podias resolver o problema de outra forma, não aproveitou para fazer negócio.

 

 

Por isso acho que, por esse motivo, ainda tens mais razões para continuar a frequentar a loja. (obviamente que estou a opinar apenas atendendo à questão do ferro...)

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiras de chumbo é péssimo... o chumbo não é um nutriente, é um veneno.

 

Nunca ponham no aqua!!!

 

Tiras de chumbo é pessimo, veneno ? porque ?

eu tenho as minhas anubias atadas a umas finas tiras de chumbo que comprei salvo erro no jardim submerso.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chumbo faz envenamento lento... nao vês nada a cair para o lado mal entra no aquario, mas vai ficando disponivel, vai sendo lentamente assimilado e vai matando... especialmente se estiver enterrado, onde normalmente a actividade bacteriana e outros factores acidificam o meio...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o chumbo faz envenamento lento... nao vês nada a cair para o lado mal entra no aquario, mas vai ficando disponivel, vai sendo lentamente assimilado e vai matando... especialmente se estiver enterrado, onde normalmente a actividade bacteriana e outros factores acidificam o meio...

 

Por acaso desconhecia os efeitos negativos do chumbo... nao sabia :/ as minhas chapas de chumbo nao estao enterradas, estao simplesmente acentadas no areao. Mas bom, sendo assim vou as tirar, talvez o melhor seja mesmo prender as plantas a alguma pedra ou assim...

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais