65L - Invertebrados do Sulawesi


André Silvestre

Recommended Posts

Olá.

 

Apresento-vos a nova montagem que fiz para os Sulawesi.

A lenga lenga do costume fica no Blog, bem como mais fotos. Basta clicarem na minha assinatura. ::D:

 

 

Aquário: 60*36*30cm ( 65L)

Iluminação: 2 x 18W T8 ( 2 x Osram Skywhite)

Filtragem: Fluval 203 com esponja na entrada

Substracto: ADA Power Sand; Aquasoil Amazonia

 

Decoração: Raízes, Seiryu-Stone e Basaltos

 

Flora: Anubias nana " Petit"; Eleocharis acicularis

Fauna: Caridina sp. "Cardinal"; Tylomelania towutica; Tylomelania patriarchalis; Tylomelania sp. " Poso";Tylomelania sp. " Super yellow"

 

IMG_8643.jpg

 

IMG_8632.jpg

 

IMG_8556.jpg

 

IMG_8389.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 109
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Bravo.

Tá demais. Esses 'Cardinais' estão lindos.

Muito bem escolhida a decoração.

 

Vai postando mais fotos se puderes.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Apresento-vos a nova montagem que fiz para os Sulawesi.

Ainda bem que reconsideraste e abriste um tópico para apresentar o aquário! :D

 

Na minha opinião, este layout está muito mais próximo do habitat natural dos lagos do Sulawesi (ambiente mais árido) do que na montagem anterior, mas não deixa de ser harmonioso. É impressionante como praticamente só com "calhaus" conseguiste fazer um layout tão agradável à vista.. Parabéns! eusa_clap.gifeusa_clap.gifeusa_clap.gif

 

Qual foi a sensação de fazer uma montagem com tão poucas plantas? Não deve ter sido fácil resistir... ::D:

 

Estou mesmo desejoso de vê-lo ao vivo... desta semana não passa! :D

 

Agora, é esperar que os residentes gostem do habitat e começem a procriar. Ah, não esqueças de ir actualizando também aqui o tópico com as novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

babykhan, obrigado.

 

Jorge, obrigado. Realmente não foi fácil fazer algo tão pobre em Flora mas depois de ter estudado o Biótopo do Sulawesi e as condições em que estes animais vivem, não faria muito sentido voltar a encher o aquário de plantas. Tentei recriar um cenário idêntico às margens dos Lagos e deu nisto. Verdade seja dita, os camarões sentem-se muito mais à vontade neste aquário do que no outro, tendo mais área para eles explorarem e mais território para se sentirem seguros. Ainda assim, é muito comum vê-los, no período diurno, a " pastar" no substracto sem grande timidez.

 

Quando cá vieres, verás... ;)

 

Um moderador de invertebrados não mostrar a sua mais recente criação era um crime público ;):twisted::twisted::twisted:

 

É por isso que já não sou Moderador. Crimes não é comigo! Agora a sério, o único Moderador dos Invertebrados é o Jorge ( que tem feito um excelente trabalho). O Boss é que ainda não mudou as permissões, mas está para breve... :)

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehhehe Seres ou não moderador é um pequeno pormenor, pois o que interessa é partilhares o que sabes e fazes tão bem.

 

Aqui a vantagem é não perder pitada pois estão mais assuntos que me interessam juntos, é como ir ás compras no hipermercado ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

xikopit, Hugo e Miguel, obrigado.

 

Francisco, quem sabe, quando tiver mais disposição, algum tempo e maior experiência com eles. Os Tylomelania ainda são caracóis muito recentes no hobbie e não há grande informação sobre eles. Quanto mais se explora aquele habitat, mais espécies de caracóis se descobrem e é difícil perceber bem a que espécie pertencem e de onde são originários. A única coisa que está ao nosso alcance é observar o seu comportamento no aquário e tirarmos as nossas conclusões. Mas, uma coisa é o nosso aquário, outra é o Lago de onde vêm. :D

 

Hugo, se faço bem não sei mas sei que gosto muito de o fazer. ;)

 

Deixo-vos mais uma foto que tirei hoje antes da bateria da máquina acabar e que me deixou bastante surpreso. Apesar dos pleópodes destes camarões serem pouco desenvolvidos e o facto de os sempre ter visto a percorrer as distâncias " a la páte", tinha-me levado a crer que a sua capacidade natatória não era tão eficiente quanto os restantes camarões que tive até hoje. Pelos vistos, enganei-me! Este menino " voou", praticamente, de uma ponta à outra do aquário, nas calmas e que visão que foi. Parecia o Red Baron´s Fokker Dr-1 cá do sítio. :D

 

IMG_8682.jpg

 

 

Abraço,

André

Editado por Andre Silvestre
Tylomelania
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Com uma envergadura dessas mais parece um Stratofortress, pintado de vermelho.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Com uma envergadura dessas mais parece um Stratofortress, pintado de vermelho.

 

É isso mesmo! É o par de antenas que mais respeito mete na zona.

 

cpn, acho que fazes bem. Certifica-te apenas que os parâmetros e o aquário está ao gosto deles, antes de investires. É só vantagens.

 

 

Agora estou com um problema: não consigo parar de disparar, principalmente quando eles posam para a foto e achei que eram bonitos demais para não partilhar com a malta ( pena o Photobucket reduzir as fotos mas no Blog estão em maior resolução). :D

 

IMG_8803.jpg

 

IMG_8775.jpg

 

IMG_8827.jpg

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André estão mesmo 5*, e o fotógrafo também dá uns belos toques. Que grandes antenas, aí as do spider men. Venho aqui diáriamente espreitar o forum e de seguida o blog, para ver se há novas fotos, são mesmo impressionantes. O aquário está com um layout que não é aquele por que te conhecemos, deve ter sido mesmo difícil não colocares aí mais umas plantinhas, mas está com a qualidade e bom gosto aos quais nos habituaste, mais uma boa montagem.

 

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus cardinais sao fantasticos! Nao sei se nao serao os camaroes mais extraordinarios que ja vi... Parabens!

 

Mas por acaso é o que ja disseram... é pena o aquario ter de ficar tao despido, mas se é o que eles gostam... é o melhor!

 

André entre esses cardinais tens um negro?

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Francisco, obrigado. Estás possivelmente a olhar para um dos teus futuros camarões. Até lá, eu guardo-os bem, não te preocupes. bang

Em relação ao Blog, devo lá colocar, brevemente, algumas fotos da expedição do Mimbon ao Sulawesi ( devidamente autorizadas, claro), pelo que, quem ainda não viu, poderá constatar como é o verdadeiro biótopo destes animais. Quem sabe, senão vos inpira, tal como me inspirou.

 

LondoDragon ( é um pouco esquisito tratar-te desta forma, não há um nome? :( ), ainda não tenho experiência na sua reprodução. Faz hoje 1 semana que recebi a maior parte deles ( só tinha 1 e vieram mais 12 fazer-lhe companhia) mas espero, em breve, ter algumas surpresas, nomeadamente fêmeas grávidas. Os parâmetros são:

 

Temp: 27ºC

pH: ~ 7.7 mas o objectivo é subir para os 8

kH: 6

gH: 10

 

João, também são um dos meus preferidos, a nível geral. Eles de facto gostam muito deste tipo de decoração. Sentem-me bastante à vontade para explorar o aquário e mostrarem-se sem grande timidez. Quanto a mim, as plantas estão lá apenas para me encher a vista, já que para eles é indiferente. ;)

 

André entre esses cardinais tens um negro?

 

É curioso perguntares isto porque, de facto, há diferenças na coloração/padrão dentro da mesma espécie. Uns têm uma cor mais vermelho cereja, muito vivo, com os pontos azuis não muito evidenciados, parecendo quase brancos. Outros, têm uma cor mais escura, tipo vinho tinto, em que as bolas azuis são de um azul muito intenso ( azul fluorescente ou azul techno, se é que isso existe). O camarão que já tinha é o maior deles todos, parece-me uma fêmea e tem a tal cor vinho tinto. No carregamento, vieram mais 2 ou 3 iguais. O resto é tudo vermelho cereja.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sentem-me bastante à vontade para explorar o aquário e mostrarem-se sem grande timidez. Quanto a mim, as plantas estão lá apenas para me encher a vista, já que para eles é indiferente. :(

 

Pois o importante e que eles te sintam a vontade para explorar o aquario! Assim ja ta tudo bem bang

 

So mais uma coisa, vais usar esse aquario unicamente para tentar a reproduçao dos cardinais ou tencionas colocar outra especie de camarao no futuro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LondoDragon ( é um pouco esquisito tratar-te desta forma, não há um nome? bang ), ainda não tenho experiência na sua reprodução. Faz hoje 1 semana que recebi a maior parte deles ( só tinha 1 e vieram mais 12 fazer-lhe companhia) mas espero, em breve, ter algumas surpresas, nomeadamente fêmeas grávidas. Os parâmetros são:

 

Temp: 27ºC

pH: ~ 7.7 mas o objectivo é subir para os 8

kH: 6

gH: 10

Thanks, como disse no outro post estou mesmo a pensar montar mais um aqua só para os Sulawesi, se não é segredo quanto custou cada Cardinal aí? Eu tambem só tenho os meus desde domingo. Para já parecem bem, e sao muito activos, mas saiem mais á cena quando está escuro, é sempre bom ter uma moonlight hehe :(

Abraço, Paulo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não sei é se eles se reproduzem se não até pago uns 5 euros ao andré por cada camarão

Sendo assim 5 euros seria um bom preço, eu como sou amigo do manager da loja os tive a esse preço mas o preço normal nem perto dos 28 euros chega! Preço de venda ao publico é 8 euros aqui em Londres, axo que tenho que começar a fazer negócio com o people aqui do forum lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais