Filipe Pacheco

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Filipe Pacheco

  1. Então vejo aqui pessoal com estes camarões...eles não podem cair do céu...é que nas lojas de animais de portugal não os vejo apenas nas do estrangeiro. Quanto a isso do difícil vou arriscar lol...já tive peixes que supostamente seriam fáceis e não correram nada bem e outros muito difíceis e acabou sendo fácil...é questão de arriscar...agora quero é saber onde arranjar esses bicharocos que vejo por aí.
  2. Olá, sou da Madeira e não tenho experiência em camarões de água doce (apenas de água salgada), mas tenho visto alguns e tenho gostado bastante, e como tenho aqui um aqua vazio gostava de colocar alguns neles...alguém sabe onde posso arranjar estas espécies e qual o preço delas? Caridina cp. spongicola Caridina dennerli
  3. Quando comprei o meu último aquário (da Jewel) nessa marca eles metem bio-box enormes mesmo a única forma arranjar para tirar foi enfiando e esforçando uma faca bem comprida e afiada entre a bio-box e o vidro e também tentando arrancar pedaços de silicone...aos poucos a bio-box soltou-se mas claro depende do tamanho da tua.
  4. E por fim a geral do aquário...podemos ver móveis da sala na parte esquerda do aquário lol...e não dá pra ver a luz brilhante que o aquário realmente transmite na realidade...talvez filmando seja mais fácil...a sua montagem ainda vai a metade...falta a parte esquerda...levará mais Valisneria a tapar o tronco e alguma valisneria ana (2 ou 3 pés no meio junto do areão vermelho onde irei plantar mais umas 5 ou 6 cryptocoryne...gostava de ter pedras de xisto vermelho...mas neste momento tenho medo que suje a água.
  5. Deixo aqui algumas fotos, muito más desde já do aquário...não sei porquê mas aquele reflexo do vidro não permite boas fotos...de qualquer forma...lá vão as fotos. Pseudosesarma moeshi Melanotaenia boesemani Vallisneria gigantea Cryptocoryne beckettii
  6. Equipamento: Aquário: 120x55x50=330 litros Calha T5 (2 actinicas e 2 10000k) Filtro EHEIM Classic 2215 620 l/h (esponjas azuis e algodão) Filtro interior 220 l/h (algodão e um pedaço de carvão quando é necessário) Utilizo carvão carbon quando é necessário depois de uma tpa (tpa's de 15 em 15 dias) A icitiofauna da Nova Guiné tem mais semelhanças com a ictiofauna da Austrália. A água é límpida e incolor, com corrente moderada embora os peixes arco-íris gostem de correntes algo fortes. O substrato será de areia de de quartzo que levará areão vermelho de forma a imitar o solo argiloso. A iluminação será muito boa com 4 T5 ou de preferência 2 HQI. Será utilizada também troncos de madeira e plantas aquáticas Vallisneria gigantea e Cryptocoryne beckettii. No caso da Cryptocoryne beckettii, apesar de não ser nativa da Nova Guiné, foi utilzada como substituta da Cryptocoryne ciliata, que cresce demais e não poderia ser usada neste layout. Em relação à química da água o pH deve estar entre 6,5 e 7,2, a dureza da água 4-8, e a temperatura 26º-28º Plantas: Vallisneria gigantea Cryptocoryne beckettii Peixes: Melanotaenia boesemanix8 Glossolepis incisusx8(só tenho pra próxima semana) Tateurndina ocellicaudax4(não sei onde arranjar, se alguém souber...) Mogurnda mogurndax2(nem sei se existe em portugal Outros: Estes caranguejos não são da Nova Guiné, mas também são muito interessantes. Pseudosesarma moeshi Parathelphusa pantherina Por enquanto está tudo, eu colocaria umas fotos o problema é que quando fotografo o aquário o vidro funciona de espelho e eu apareço também...se alguém der uma dica para fotografia agradecia...mas também espero comentários bons ou maus lol.
  7. Posso usar Seachem Matrix Carbon de água salgada num aquário de água doce?
  8. Boas, precisava de umas plantas (blyxa aubertii) para colocar no biótopo que estou a montar. Mas já reparei que é uma planta rara, porque só encontro a japonica, alguém sabe onde arranjar ou pode vender essa planta? Também gostava de saber os cuidados necessários com ela e se cresce bem.
  9. Tudo sobre biótopos...Vejam lá... www.natureaquarium.it
  10. Como o título diz...alguém sabe como posso arranjar caranguejos Uca sp. e o preço deles.
  11. Boas, sou da Madeira e gostava de saber se algum de vocês sabe de alguma loja que envie peixes e plantas para as ilhas. As espécies que tava interessado eram: Dos peixes arco-íris: Chilatherina campsi Chilatherina crassispinosa Glossolepis multisquamatus Melanotaenia affinis Melanotaenia goldiei Os outros eram: Butis amboinensis Mogurnda mogurnda Mogurnda nesolepis Tateurndina ocellicauda Se alguém já os manteve, que diga a experiência sobre eles. Obg
  12. Obrigado, andei a procurar e não tinha conseguido encontrar nenhum deles
  13. Boas, gostava de adquirir este livro Back to Nature Tanganyika Cichlids Ad Konings.......alguém sabe como podemos comprar livros destes??
  14. bem mais um pra lista eh eh Filipe Pacheco Santo António-Funchal filipepacheco_10@hotmail.com já tive vários tipos de aquários, a última montagem foi um aquário de água salgada da costa madeirense. Agora irei prós ciclideos africanos, provavelmente tanganica
  15. Boas a todos, depois de uma óptima experiência em água salgada com um aquário biótopo da costa; quis mudar um pouco, e resolvi tentar os ciclideos africanos do Malawi ou Tanganica. Como sou iniciente em ciclideos dos grandes lagos africanos, e depois de ter lido um pouco, queria saber a vossa opinião sobre que aquário montar (Malawi ou Tanga), equipamentos, decoração e os animais. Depois de pesquisar um pouco aqui vai a minha ideia sobre os animais dos dois lagos. Malawi: Apenas gostei dos mbunas, gosto deles por serem coloridos e aparentemente fáceis de manter. Tanganica: Aqui achei mais variedade (em cores e formas do corpo), gostei de ver a capacidade como as diferentes espécies de ciclídeos se adaptam aos diferentes habitats onde vivem, e as diferentes formas de reprodução. Gostei de espécies como o Eretmodus cyanostictus, o Altolamprologus compressiceps e Altolamprologus calvus. Mas os que realmente fiquei fascinado foi com os Tropheus sp. adorei a variedade de cores e o seu comportamente em grupo. Claro que adorei os Cyphotilapia frontosa, mas estão fora de opção porque não tenho aquário para eles. Em relação ao meu aquário e equipamentos que tenho e que acho que irão servir para água doce são: Aquário JEWEL Rio 300 com móvel, medidas de 120x50x55h 1 calha de iluminação com 4 T5 e 3 led's (moonlight) 3 bombas de circulação, tunze nanostream, uma 6025 e duas 6045 1 Filtro EHEIM Classic 2211 1 Filtro EHEIM c/ aquecimento 2126 1 Esterilizador UV Vecton2 300 Ventoinhas de arrefecimento Obviamente como já deu pra ver, tou mais inclinado para Tangas, mas queria saber qual o tipo de areia melhor para estes dois aquários e o tipo de rocha, até porque queria fazer algo o mais perto da realidade dos lagos.
  16. Depois de 1 ano e meio com este aquário biótopo da Madeira montado, resolvi mudar e desmontar o aquário, guardei muitas fotos para recordação, além de ter sido uma experiência gratificante, a manutenção deste aquário. Com esta montagem e com os erros que cometi (o que é normal cometer em qualquer aquário), aprendi muito sobre os animais daqui, os melhores para aquário, os seus hábitos e necessidades, sendo que futuramente (algo distante ainda) montarei de novo um sistema com vários aquários da costa madeirense, mas maior, mais específico e com mais diversidade de animais. Para finalizar, adoro os biótopos, porque considero que um aquário deve representar o melhor possível o habitat típico destes animais. Sendo que agora irei-me virar para os ciclideos africanos (Malawi e Tanganica). Abraço a todos...
  17. Se isso ainda der pra ir em frente, eu alinho nos invertebrados de água salgada.
  18. Sinceramente pela foto parece um ciliata mustela ou um gaidropsarus sp., caso seja aconselho que devolvas ao mar porque são animais difíceis de manter e carnívoros.
  19. Bem em primeiro lugar onde vives Jordas? De facto não temos em portugal rocha em quantidade suficiente de ordem biológica como a chamada rocha morta proveniente de recifes. Caso encontres zonas de rocha basáltica (o que não é fácil no continente), podes optar por ela, enquanto teja coberta de animais e coralina, até porque a rocha basáltica é mais porosa que a rocha morta dos recifes. Granito, xisto e calcário não te aconselho a usares de forma alguma. O ideal seria mostrares o tipo de rocha que podes encontrar aí e já damos uma resposta.
  20. Obrigado pelo comentário, eu tento sempre representar o aquário o mais realista possível, mas ainda tem poucos animais e falta mais rocha para terminar o layout, mas como a água tem tado fria não tenho entrado eh eh. Nunca fiz mergulho no continente, aliás fiz mas em rios, mas já andei nas poças rochosas da beira mar junto de Castelo do Neiva acima de Esposende bem no norte de Portugal; e lá encontrei uma fauna muito interessante e um fundo muito diferente daí, sendo que o fundo aí é muito mais rico em algas do que aqui. Se vieres aqui combina-se um mergulho, equipamento não é problema.
  21. vewinhah concordo com o cjorgene, de animais que limpem diatomáceas apenas vi blénios a fazerem-no. O ideal é estabilizares o aquário, limpando os vidros delas antes de uma tpa, e se tiveres filtragem mecânica usa carvão activado ou temporariamente lã de vidro ou outra resina para reter a sujidade (atenção que esses materiais filtrantes devem ser trocadas com regularidade). Caso tenhas sump, coloca um saco de 200 ou melhor 400 microns.
  22. Podes colocar paguros de espécies que não crescem muito num aquário de 20 litros, mas pouco mais que isso poderás colocar, além das regulares tpa's e cuidado no controlo dos parâmetros na química da água. Além de 5 paguros podes colocar zoanthus, palythoas bem como um camarão ou dois de espécies pequenas...peixes nem pensar. De qualquer forma diz quais as medidas do aquário e que equipamento tás a pensar utilizar.
  23. Obrigado a todos pelos comentários, postarei sempre as novidades sobre o projecto. oscarwild, de facto a rocha daqui é basáltica, vendo-se seixos redondos e pesados e rochas mais leves e porosas. A areia é preta, excepto na Ilha de Porto Santo em que a areia é branca devido aos recifes de coral existentes quando o clima da ilha era húmido e mais quente. Sendo esta areia do Porto Santo constituída por restos de organismos, ao contrário das areias de outras praias, que são muito ricas em sílica e desaconselhadas para aquário. Aqui usei a areia preta que tem igualmente um grande efeito estético e muito natural, além da sua grande porosidade. buedamau obrigado pelo comentário e de facto quero fazer este aquário parecer o mais perto possível do fundo marinho daqui. vewinhah existe quem goste de DIY nos filtros, escumadores, reactores, calhas, etc...nisso já prefiro comprar feito; mas colectar a areia, água, rocha e os animais todos, é pra mim algo de facto estimulante (como disseste), sendo a meu ver mais interessante do que ir comprar à loja, gastando dinheiro e nem ter o trabalho de procurar pelo animal, colectar e o transportar. Já usei mais de 6 formas diferentes para colectar os animais, e tou sempre a aprender novas.
  24. Aqueles seixos devolvi ao mar, porque eram pouco porosos e mais pesados, para além que acumulavam muita porcaria debaixo deles, acho que o layot actual ficou muito mais leve, natural e mais agradável ao olhar. Aí (especialmente Algarve) também têm alguns blénios e góbios que gostava de ter aqui, um deles é o Salaria pavo. Se puder posta as fotos dos teus aquários. Em relação à temperatura não é preocupante, sendo que o meu apartamento é quente e no Inverno mesmo sem termostáto nunca baixa dos 18º. No Verão, especialmente alturas mais quentes, coloco um sistema de 6 ventoinhas e deixo a temperatura a 25º.
  25. Sim tudo o que está no aquário, areia, rocha, água e animais foram apanhados no mar. Nunca tive problema com legalidade, porque tudo o que fiz foi dentro da lei, todos os animais que apanhei foram dentro das normas de apanha. Problemas morais nunca mesmo, até porque eu próprio sou uma pessoa que gosto de proteger a natureza e ao mesmo tempo divulgar os animais que existem na nossa costa (muito bonitos como os de recife). Além disso só apanho o que preciso, na vez que capturei o thalassoma macho, dentro da rede de lapas, entraram vários thalassomas fêmeas, mas como o meu objectivo era apenas um macho, fiquei com o macho e libertei as fêmeas, pena nem todas as pessoas fazerem isso, tal como vejo vários pescadores a apanharem thalassomas, castanhetas, sapinhos, porquinhos e rocazes, e só porque são peixes pequenos e não servem para comer, em vez de os largarem no mar, preferem matar os animais, sendo que já expliquei a vários deles isso, mas sinceramente e infelizmente nada os faz mudar . Aliás isto é para todos os que apanham animais no mar para aquário e para comer, apanhem apenas o que podem comer ou apenas o suficiente para aquário. Apanhar 8 bodiões e comer 2 é um desperdício, bem como apanhar 60 ou 70 eremitas apenas porque são vulgares e fáceis de apanhar. Animais que sabe-se que não se dão em aquário também devem ser evitados de apanhar, por exemplo crinóides. Comercializar estes animais sem autorização nunca, quem quiser comercializar que aproveite e tente fazer reprodução deles, isto também para peixes de recife, palhaços, cavalos marinhos, etc...