Miguel Rocha

Membro
  • #Conteúdo

    84
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    1
  • Country

    Brazil

Tudo publicado por Miguel Rocha

  1. Olá vera! Penso que se é necessário esclarecer algo, seria o pq de colocar batata doce dentro do aquario. Já pensou o dinheiro que as grandes empresas como seachem, será, JBL etc estão perdendo caso a batata doce realmente trouxesse benefício? Penso que desde já ajuda no momento em que digo a ela que não é por ter retirado a batata doce e que não deve ser colocada em aquário. Mas claro, se alguém tiver algum artigo científico que comprove a eficácia da mesma pra alguma coisa dentro do aquário, posso retirar tudo que eu falei aqui. Penso que o fato de teres utilizado ou não batata, teres tido problema ou não não comprova se ela traz benefícios ou malefícios. Se pensares de forma rápida, a batata vai de qualquer modo se decompor no aquário, e o resto já sabemos. Temos que ter responsabilidade quando passamos algum tipo de informação sem o mínimo de comprovação científica, na base do 'achismo'. E foi oq tentei, sendo bem claro, que não utilizasse batata doce no aquário pelo simples fato de que: não existe comprovação científica dos seus benefícios. Por fim, não creio que seja fácil apontar o erro da ciclagem, tendo em vista que não se tem nenhum tipo de explicação quanto a parâmetros, fotos do peixe, etc. Atenciosamente.
  2. Tive uma espada que certa vez deu 130 filhotes, um absurdo! EM média, espadas tem mais filhotes que o restante dos viviparos, mas nunca vi tanto hehehe. Por aqui, fica sempre na media de 30-60 quando espadas.
  3. olá! Em primeiro, o lugar da batata é na horta ou na comida, a história de colocar batata doce dentro de aquário é muito errada. Dito isso, já te deixo claro que a batata pode ter sim prejudicado teu peixe e com certeza ele não está com saudades dela. O mosquito provavelmente não fez mal a ele também. Quais os parametros da tua agua? amônia, ph, nitrito. Se tiver fotos do peixe, melhor.
  4. É, te aconselho então neste caso ir para o eheim 50w. É um termostato para toda vida, e se trocar por um aquário um pouco maior, ali está ele pra te ajudar.
  5. Isso, deixa ele absorver a temperatura da agua do aquário. Se ele estava no max, e a temperatura do aquário a 26º por exemplo, e tu desliga ele da tomada, baixa pra 26 e espera um tempo, o termostato pode reconhecer que aquela temperatura que está lá no momento é de 26º, e dps de um tempo ao ligar na tomara, ele volta a funcionar regulado. E sim, se é para um beta sim, mas cuidado com as oscilações de temperatura, pois se ele não esta aquecendo como deveria, grandes oscilações podem trazer grandes prejuizos ao teu peixe.
  6. Pode comprar mais forte sim, pode comprar um de 50w se tu preferir. Claro, como teu aquário tem 16L, não existe necessidade e nem caberia um de 100w. Mas por um bom tempo utilizei um termostato de 50w em um aquário de 11L aqui no Sul. Se tu quer investir em um produto top de linha, pode investir em termostato da eheim. Porém são bem caros. O pessoal aqui utiliza bastante o atman, e eu utilizo o Roxin. São marcas chinesas, mas tem funcionado bem pra mim. Tenho um roxin de 50w pra 24L e um de 300w pra 100L, e não tenho problemas. Porém, te recomendo tentar calibrar ele. Como tu colocou no aquário e logo ligou, ele não teve tempo de se adaptar a temperatura. Tenta o seguinte: Verifica sempre a temperatura da agua com um termometro de confiança, de preferência de mercúrio. Coloca o termostato na potência maxima, e quando a água chegar na temperatura que tu precisa, seja 25, 26, 27º enfim, tu desliga o termostato da tomada. Feito isso, tu baixa a temperatura do termostato até a temperatura real do aquário que tu vai conferir no termometro, aguarda 15-20 min e liga na tomada novamente. Ele deve regular o termostato interno e funcionar mais próximo da temperatura que tu precisa.
  7. Olá. Pode ser prisão de ventre, acontece com os betta. O ideal seria tu especificar o teu aquário, parametros, etc para podermos ajudar. E desde ja te recomendo a não deixares guppy com beta. A questão não é se vai dar problema, e sim quando vai dar problema.
  8. Olá. Os termostatos da oceantech vendidos pro aqui tem vindo bem ruins. Mas vamos lá, os w estão indicados pra tua litragem desde que a temperatura não baixe de 15 graus por aí. Ele pode estar descalibrado. Quando colocastes no aquário, tu aguardou uns 15-20 minutos para ligar na tomada?
  9. Então vamos lá. Primeiro passo, aquário de no min 250L. Segundo passo, filtragem de, no mínimo, um canister. Da uma olhada canister da eheim classic, tem modelos bem bons. Quanto a bomba, ajuda, mas canister fraco tu quer dizer o que? a vazão ser fraca ok, mas a capacidade de filtração não pode ser fraca, por isso te recomendo eheim. Existem canisters no mercado que te prometem uma vazão de 2000l/h, mas que são recomendados pra aquários bem menores devido a filtração não ser tão boa. Quando se fala em ciclideos, precisas de uma filtração muito boa, pois produzem muita matéria organica. Quanto a mídia, te sugiro trocar para Seachem Matrix o quanto antes. É de longe a melhor do mercado, tem maior capacidade de filtração que qualquer outra. Podes pensar num sump, também, se quiseres. Pelo valor. Trabalha com bastante perlon. Mas, com certeza, esquece o filtro hang on. Ele serve para aquários menores e, com certeza, faunas mais leves que ciclídeos.
  10. ele apresenta algum sintoma de prisão de ventre? ou algum outro sintoma?
  11. te aconselho no minímo dos mínimos 250 litros pra 2 texas blue, e dai tu sai pra uma filtragem forte. Mais importante que a vazão é a capacidade de armazenamento de mídia e filtragem. Se tiver, como, vai pra canister eheim ou se preferir, sump.
  12. Olá amigo. Isso não é íctio. Se tu visualizou algum peixe mordendo, pode ser que tenha mordido as nadadeiras dela. Mas também pode ser doença das nadadeiras roídas, causada por um tipo de bactéria, ainda mais se ela está muito quieta e completamente fechada. Tem se alimentado? O ideal seria separar ela, e não o macho. Caso seja bactéria, necessita tratamento logo, pois depois de avançadas, doenças bacterianas são de dificil tratamento.
  13. Olá. Pelo que relatastes, pode ser um parasita. Já li bastante e inclusive perdi neocaridinas por causa disto. Parece que é uma espécie que começa neutralizando as patas dos neocaridinas, de caudal para cima, até que eles não conseguem mais ficar em pé só de lado, e acabam morrendo bem descoloridos (com coloração branca). Se for isto, ela passa por canibalismo, ou seja, os neocaridinas que se alimentam dos que morreram, adquirem o parasita. Por isso o ideal é isolar os que estão doentes. Te digo tudo isto pq pode ser uma hipotese. Da uma lida na 'doença da porcelana' neste site, e vê se te identifica. http://shrimpsko.blogspot.com/2012/11/doencas-dos-camaroes.html
  14. Amigo, como são essas 'mordidas'? pois esses peixes tendem a correr muito um atrás do outro e brincar bastante desse jeito. Talvez possa ser o caso.
  15. Buenas amigo! Ótima notícia. Te aconselharia a colocar pra já as plantas, pois elas inclusive vão te ajudar na eliminação de nitratos. Buena suerte!
  16. Esses cuidados seriam principalmente com variações de pH, presença de amônia e nitritos. Correto? Tenho lido bastante coisa e não encontrei um consenso.. o melhor pH para eles é neutro ou levemente alcalino?
  17. Muito obrigado pelas dicas, amigos! Em termos de filtração, acho que estarei bem servido com ambos, não?
  18. Buenas amigos! Estou organizando pra montar um aquário para neocaridinas, e estou com duas opções.. Ambos aquários tem 27 litros, são cubos. Um deles tem 30x30x30 com SUMP na traseira do aquário O outro altera um pouco as medidas: Largura: 25cm Profundidade: 28cm Altura: 35cm. Nesse aquário, utilizaria um hang on de 300L/h. Qual seria a melhor opção?
  19. Olá João. Sim, mas não tenho testado partindo do princípio de uma manutenção bem feita e um aquário bem equilibrado. Claro que superlotação ou TPAs mal feitas trazem prejuízos grandes, dentre eles excesso de substâncias e, entre elas, nitrato.
  20. Cara, vou ser sincero contigo.. eu nem testo nitrato. Tu tem que ter nitrato MUITO alto pra ele ser prejudicial pros teus peixes. Se tu mantém o aquário equilibrado sem picos de amônia e de nitrito, o nitrato que vai ser gerado não deve atrapalhar em nada teus peixes.
  21. Isso, tenta fazer isso. Pelo tempo que tens, era pras bactérias estarem estabilizadas já. Talvez seja o acumulo de amônia que esteja alterando esses dados. Nesse link tem um grafico que mostra oq eu te falei em relação aos picos. Normalmente, o ciclo se completa em até 30 dias, podendo claro, demorar mais. Tu pode experimentar, também, utilizar algum peixe resistente no aquário, para avaliar se ainda existe desequilibrio no momento que ele começar a gerar matéria orgânica.
  22. O único jeito das bactérias morrerem é por falta de oxigênio (por excesso de sujeira no filtro ou por serem removidos) Se tu tem amônia 'constantemente' no aquario, com ctza tu vai ter nitrito pq uma é transformada na outra. Se tu tiver um pico de amônia, tu vai ter um pico de nitrito em seguida e depois termina. A sequência do ciclo é: Pico de amônia por alguns dias (finalizada a produção de bactérias que consomem amônia, o pico de amônia vai diminuindo enquanto tu vai iniciando um pico de nitrito). Pico de nitrito (pode durar dias, tendo em vista que as bactérias que consomem nitrito se desenvolvem e multiplicam mais lentamente que as que consomem amônia). Finalizando esse pico de nitrito o aquário tá estável. Convem revisar nitrato, mas o mesmo normalmente causa muitos problemas aos peixes, a não ser em quantidades muito grandes. Se tu não deixar a amônia terminar, tu sempre vai ter nitrito pois ela vai ser transformada em nitrito o tempo todo. Quando zerar amônia, a tendência logo em seguida é zerar nitrito (tendo em vista que tuas bactérias q consomem nitrito já estão desenvolvidas). Em tempo, não fizeste nenhuma TPA durante a ciclagem, ne?
  23. Enquanto tu manter amônia alta tu vai ter nitrito. A amônia é transformada em nitrito, que transforma em nitrato. Se tu tiver amônia no aquário, inevitavelmente tu vai ter nitrito, pq a mesma vai se transformar em nitrato. Tu tem q zerar a amônia e manter zerada. Quando tu tiver bactérias suficientes o nitrito vai zerar TB. Enquanto tu alimentar a amônia, tu vai ter nitrito também.
  24. Como estão tuas medições de amônia? Ela está sempre zerada. Vi que tu disse que amônia baixa em 24h. Qual o motivo dela subir pra precisar baixar em 24h?
  25. O pote com manchas ou qualquer outra coisa pode prejudicar o teste sim. O ideal é usar e lavar, pois muitos testes contém ácido e pode se fixar no pote. Em tempo, a quanto tempo estás ciclando esse aquário?