Prpmd

.Membro Ausente
  • Content Count

    289
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    8
  • Country

    Portugal

Prpmd last won the day on September 5

Prpmd had the most liked content!

Community Reputation

178 :)

About Prpmd

  • Rank
    Super Membro Júnior
  • Birthday August 3

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Cacém

Recent Profile Visitors

647 profile views
  1. Prpmd

    Aurora

    Enquanto não tenho tempo para cortar o tapete de Monte Carlo e tentar dar forma às moitas... isto depois de ter aumentado o tempo de iluminação com a calha na intensidade máxima, para ver se as Rotalas deixam finalmente de ser verdes... deixo-vos umas fotos de alguns dos habitantes mais lindos do Aurora: - um L129: E os meus queridos Atyopsis gabonensis que filtram a todo o vapor, enquanto estão a ser bombardeados por uma chuva de bolhas de CO2:
  2. Prpmd

    Rookie

    Aqui ficam umas fotos do estado atual do Rookie... Estou a deixar a natureza fazer o seu trabalho, pois o objetivo é ter plantas a crescer para fora do aquário: E parece que estou a conseguir pois a Ludwigia a Pogostemon e a Rotala já têm umas folhitas fora de água 😄
  3. Prpmd

    Margem Sul

    Muito obrigado!!! Acho que se calhar estou a abusar no CO2... Após 10 dias de inundação fiz as primeiras análises à água, e o pH estava a 4,87 😄 Aparentemente as plantas estão a adorar... Tanto a Cuba como a Eleocharis sp. "mini" cresceram exponencialmente desde que ficaram debaixo de água... Também as algas começam a aparecer, mas depois dum susto com umas supostas cianobactérias, parece que agora está tudo relativamente controlado.... Acabei de usar fertilização líquida da Tropica, pela primeira vez, pois os valores de nitratos e potássio estão muito baixos, no entanto o camadão de bactérias que atirei para dentro da Margem Sul parece que deu resultado, pois já não há vestígios de amónia, nem de nitritos... O kH é que está a zeros, ao contrário do gH que está a 4, por isso mais logo vou juntar uma saqueta de Linfa, para ver se animo a situação, pois assim que equilibrar o pH, quero pôr uma equipa de limpeza... e pelos vistos muito em breve vou ter que fazer uma poda geral: Baixei o CO2, mas será que, após 10 dias, ainda há possibilidade de haver melt da Cuba?
  4. Prpmd

    Aurora

    Vivendo e aprendendo... 😄 Muito obrigado!!!
  5. Prpmd

    Aurora

    A sério??? E eu a pensar que era alguma alga marciana... Mas se é Riccia fluitans, como é que ela foi parar ao meu aquário?
  6. Prpmd

    Margem Sul

    E ao 227º dia... A Margem Sul inundou-se... Em pleno Verão, quando nada fazia prever, começou a chover, e agora não há volta a dar, senão rezar e bombar CO2 para ver se a Cuba não melta toda... Entretanto o método do iogurte parece que não resulta com tanto tempo de Dry Start... Cheguei a ter muito musgo nas rochas, mas agora parece que secou tudo... Vamos ver a evolução da coisa... Também as algas não vão dar tréguas... Enfim... Deixo-vos estas que talvez sejam as melhores fotos que irei conseguir tirar durante toda a vida da Margem Sul subaquática 🙂 Primeiro ainda com muito nevoeiro matinal: Depois já com o céu limpo, e o CO2 em bom ritmo (se calhar bom demais): P.S. - Se olharam atentamente, viram que a Margem Sul já tem um morador.. Um lindo Planorbis corneus, com a carapaça transparente e o corpo encarnado, que foi transferido do Rookie, por não ter respeitado os limites de velocidade no aquário...
  7. Prpmd

    Rookie

    Vou reportar esse bullyingzorro aos administradores do Fórum... Prepara-te para uma punição bem grande!!! Mas já agora o Rookie está a bombar... Estou a tentar que as plantas do fundo saiam de dentro de água... A Ludwigia já está cá fora, e a Pogostemon está a começar a sair... A rotala é que parece estar mais envergonhada... mas tem tempo 😉
  8. Prpmd

    Rookie

    Só me lembrei que devia ter tirado quando já tinha acionado o botão do autoclismo 😄
  9. Prpmd

    Aurora

    Nos últimos tempos tem aparecido esta coisa , que penso que seja uma alga, no meio do musgo: É muito simples removê-la, basta puxá-la que ela sai sem fazer grande estrilho. Alguém sabe do que se trata, e quais os possíveis motivos do seu aparecimento? Muito grato!!!
  10. Prpmd

    Substratos usados

    A minha religião proíbe-me de desmontar aquários, por isso nunca fiz nada parecido... Mas terei todo o gosto em aprender com os desmontadores profissionais!!!! Bem haja!!!
  11. Prpmd

    Rookie

    Se olhares com atenção para o canto inferior esquerdo, dá para ver um bocado da fratura que lhe provoquei, quando bati com ele contra a parede... nunca pensei que no choque entre vidro e pedra, fosse o vidro o primeiro a ceder... isto há com cada uma... 😄 Mas depois de ter encontrado aquela "minhoca" gigante já não o desmonto nunca mais... Sei lá se não sai dali um dinossauro ou coisa do género... este, daqui de casa, segue diretamente para o terreiro de candomblé... No entanto se é para dizer nomes em latim, como as pessoas eruditas, nós arranjamos uma forma de resolver o problema!!!! 😄
  12. Prpmd

    Rookie

    Parece que há muitos meses que o Rookie não dá sinais de vida... Mas tem estado tudo a correr serenamente. Está bastante equilibrado, tanto que todas as plantas estão há meses sem terem uma única alga, e é o único aquário cá de casa em que ainda não me faleceu um único Otocinclus... 😄 Os camarões andam parideiras, e dos Planorbis nem se fala... Fertilização líquida? Não a faço há muitos meses. Só mesmo umas pastilhinhas no substrato, muito de vez em quando. A areia descolorou, para fazer a vontade ao Sr. @Ricardo Gil, e mais experiências irão surgir nos próximos tempos. Está a ser um verdadeiro laboratório de aprendizagem. O pouco que já sei de aquascaping, aprendi com este aquário. A cada TPA surge uma surpresa... Na última, por exemplo, aspirei uma espécie de minhoca gigante, com cerca de 15 cm. Só Deus sabe como é que aquele godzila aquático foi para ali parar.
  13. Prpmd

    Aurora

    Já aumentei, gradualmente, quase para o dobro do que estou a fertilizar hoje, mas os valores nunca sairam dos zeros, e começaram a aparecer algas. Por isso voltei a reduzir. Pelo que tenho lido, se calhar é porque a rocha vulcânica é tipo esponja... Devo andar a fertilizar a rocha 😄
  14. Prpmd

    Aurora

    Eu desde o início que tenho feito sempre testes, e desde o início que está quase sempre tudo a zero... Nesse ponto não houve alteração 😄 Há algum fertilizante só de Fe, para eu dar juntamente com os micros? Mas certo é que só agora é que as Rotalas estão a ganhar cor. Será que estão a consumir o Fe todo e a deixar a Staurogyne com fome? Malvadonas!!!
  15. Prpmd

    Aurora

    Boa tarde pessoal, Uma dúvida rápida... Noto que nos últimos tempos a Staurogyne começou a ficar ligeiramente amarelada e com alguns buraquinhos nas folhas... Diz que é carência de que nutriente(s)? Muito obrigado e bem haja!!!!