Prpmd

.Membro Ausente
  • #Conteúdo

    95
  • Registado Em

  • Última Visita

  • País

    Portugal

Reputação

53 :)

Sobre Prpmd

  • Rank
    Recém Chegado Pro
  • Aniversário Agosto 3

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Sintra (Lisboa)
  • Localização
    Cacém

Quem visitou o meu perfil

157 visitas ao perfil
  1. Prpmd

    Aurora

    A chuva torrencial do fim de semana fez com que tivesse tempo para começar a debruçar-me sobre o meu novo brinquedo. 😄 Antes de mais a foto com a maioria do material que fui armazenando ao longo dos últimos meses, enquanto o aquário não chegava. Finalmente voltei a conseguir entrar no meu quarto sem bater nas caixas todas que estavam espalhadas pelo chão: Depois de largas horas mergulhado em rochas e troncos eis o ponto de situação do layout: Ainda falta colocar a areia (será a ADA - La Plata), bem como fazer as transições para a areia, utilizando rocha de lava preta partida em pequenos pedaços. Tenho ainda que colocar uns travões para o substrato não desmoronar, e juntar mais substrato para dar mais altura. A areia será para ficar assim: E tenho na ideia pôr plantas nestes sítios: À direita (de trás para a frente): Myriophyllum mattogrossense, Eleocharis acicularis, Staurogine repens, Alteranthera reineckii mini, Micrantherum Montecarlo Ao centro (de trás para a frente): Heteranthera zosterifolia, Hydrocotyle verticillata, Lilaeopsis brasiliensis, Anubias (junto à areia) À esquerda (de trás para a frente): Alteranthera reineckii, não sei que planta poderia ficar bem entre a Alteranthera reineckii e o vidro, Eleocharis acicularis, Alteranthera reineckii mini Staurogine repens, Micrantherum Montecarlo Para além das Anubias, queria tentar manter o tema do aquário, e colocar apenas plantas da América do Sul. Adorava ter uma Echinodorus mas acho que não vai ficar bem neste layout. Mas pronto, por agora gostava de ouvir as opiniões, sinceras, dos especialistas. Há várias coisas que não me agradam muito, mas preciso de descansar o olhar, porque estou no momento, quanto mais mexo, pior fica! 😄
  2. Prpmd

    Aurora

    E ao fim de muitos meses de sangue, suor, e lágrimas (ao analisar o saldo bancário)... HABEMUS AQUARIUM!!!! 😄 Mais novidades durante os próximas semanas...
  3. Prpmd

    Rookie

    Muito boa noite, Tenho uma dúvida em relação à quantidade de fauna em aquários plantados. Nos meus aquários sempre me baseei na regra dos litros de água útil = cm de peixes em adulto (2 L/cm caso o peixe tivesse mais de 10 cm), para saber qual o máximo de peixes que deveria ter num aquário. Mas como neste tipo de aquários há tantos pormenores a ter em conta, esta regra continua a ser uma boa base? Em caso afirmativo, os centímetros dos camarões e os caracóis também entram na contagem? Desde que entrou a equipa de limpeza, já fiz uma vez análises à água e os parâmetros estão todos dentro da normalidade (a excepção do PO4 que continua quase inexistente). Neste momento, algas também há em número muito reduzido. Estava a pensar inserir um cardume de Boraras, faseadamente, para dar mais algum movimento e cor ao aquário, e ver se o valor de fosfatos subia um pouquinho. Já me disseram que neste aquário poderia pôr umas 20 sem qualquer problema, mas pela regra que sempre usei, esse número parece-me muito elevado. O que vocês acham? Muito obrigado!!!
  4. Prpmd

    Identificação de espécies

    Muito obrigado Ismael!!! Confirmas-me assim que andei meses a dizer que os meus Nannacara tinham feito criação, e afinal tenho crias é de Andinoacara pulcher... 😄 O outro não é uma Corydora... ele deve ter perto de 15 cm. É mesmo muito semelhante ao da foto que colocaste agora. Entretanto estive a ler a descrição da espécie Callichthys callichthys e realmente enquadra-se muito com o comportamento do meu querido peixinho. Agora encontrei também a espécie Hoplosternum thoracatum que tem algumas semelhanças, mas acho que deve ser mesmo um Callichthys callichthys. O facto de conseguir viver em condições extremas justifica a sua capacidade de sobrevivência, mesmo quando esteve mais de dois anos num aquário praticamente abandonado, sem trocas de água 😄 É um peixe mesmo muito pacífico que, ao longo dos 10 anos que vive cá em casa, nunca teve problemas com nenhuma outra espécie. Só tenho pena que nunca se tenha reproduzido, mas não faço ideia se haverá mais peixes da sua espécie à venda em Portugal. Mais uma vez muito obrigado inspector Ismael!!!!
  5. Prpmd

    Identificação de espécies

    Boa noite, Em Maio passado, comprei um casal destes lindos ciclídeos: Na altura comprei-os como sendo um casal de Nannacara anomala neon blue. Entretanto encontrei muito pouca informação sobre a espécie, alguma da qual não bate certo com o que observo diariamente no aquário. Ao ponto do macho na foto já ter mais de 12 cm, o que me parece estranho para um Nannacara. Na passada semana descobri alguma informação sobre a espécie Andinoacara pulcher electric blue. Incluindo algumas fotos em que parecem os meus peixes. Neste momento já não sei qual é afinal a espécie que tenho nos aquários, e que tantos peixinhos têm criado. Alguém que esteja familiarizado com esta espécie, sabe qual é afinal o seu nome científico? Aproveito ainda para perguntar, se alguém sabe qual a espécie deste peixe super pacífico, que comprei há mais de 10 anos, e que nunca ninguém me soube dizer o nome científico da mesma: Muito obrigado!
  6. Prpmd

    Rookie

    Sábias palavras. Mais uma vez tinhas razão. Não é que o garra decidiu saltar do aquário? Mas contra todas as probabilidades saltou num dos poucos momentos que tenho disponíveis para contemplar o aquário, e por isso ainda não foi desta que o seu suicídio teve sucesso. Mas como quem salta uma vez, salta duas ou três, já o transferi para outro aquário tapado... Seco já não vai morrer!!! 😉 Entretanto parece estar tudo bastante pacífico. As algas desapareceram quase todas com a entrada dos primeiros habitantes "não minhoca". Só noto ainda alguns pontos verdes nos troncos e nos vidros. Não sei se esta equipa de limpeza come essas algas, ou nem por isso. Queria ver se nos próximos dias sempre conseguia encontrar um SAE pequenito para substituir o garra saltitão! Repeti as análises à água e os valores já estão todos normalizados. Sendo que o nitrato e o fosfato estão muito próximos de zero. Acham melhor aumentar a fertilização de Macros, juntar um cardume, ou as duas coisas em simultâneo? Neste momento estou a usar os fertilizantes da Tropica: - Macros 4 mL 2xsemana; Micros 2mL 2xsemana!
  7. Prpmd

    lánachina

    Está extremamente minimalista, mas promete muito. 😄 Vou ficar bastante atento, para aprender como se faz!
  8. Prpmd

    Rookie

    A HM está lá no fundo. À frente é Montecarlo (pelo menos era o que estava escrito nos vasos). Só que ainda está toda despenteada :)
  9. Prpmd

    Rookie

    Não estava planeado fazer uma publicação hoje, mas estou extasiado de felicidade com a minha equipa de limpeza. Nunca tinha tido camarões em nenhum aquário, mas estas japónicas são o expoente máximo da limpeza. Em poucas horas o Rookie perdeu mais de metade das algas que tinha. Sabem se há destes camarões versão empregada doméstica? Necessito com urgência!!! 😄 Mas então vamos lá fazer o resumo dos primeiros habitantes do Rookie (sem contar com as minhocas... essas não são filhas de Deus): 4 Caridina multidentata japónica "Amano" 4 Neocaridina denticulata "super red sakura" 4 Otocinclus affinis 1 Garra flavatra Também queria um SAE pequeno, mas não havia na loja onde fui. Optei por não colocar nenhuma neritina porque tenho plantas que foram colocadas muito recentemente, e tinha medo que elas as desenraizassem. Talvez no futuro... Encontrei uma HM já submersa, e decidi comprá-la para, finalmente, ter a flora completa. Agora é esperar que não haja mais melt e que as plantas cresçam felizes e contentes. Entretanto, deixo-vos umas fotos do Rookie e das fascinantes japónicas (imagino que já devem estar fartos de conhecer estes camarões, mas para mim é novidade... e estou muito feliz) 😄
  10. Prpmd

    Rookie

    Aqui está a foto do Rookie já com as Bucephalandras novas, a Montecarlo (que está a crescer em altura, mas vou esperar mais uma semana, antes de a cortar, para ver se as raízes ficam mais firmes), e as Cryptocorynes entre a tripartida e a Ludwigia: Já só me falta ver o que faço com os singelos dois pés de HM que sobreviveram ao melt, e depois esperar que tudo cresça sem mais surpresas a assinalar 😄 Estou feliz que a Pogostemon erectus já começa a dar um ar da sua graça. Entretanto, se tudo correr como planeado, amanhã entra a equipa de limpeza, que espero que limpe as algas e as "minhocas loucas". É verdade Ismael. Às vezes é um bocado chato porque parece que ainda não consegui contornar um problema, e já surgiu outro. Mas fico bastante agradecido com o aparecimento de todas estas situações, algo que nunca me tinha acontecido em nenhum dos aquários, não aquascaping, que sempre tive. Já vou começar a montagem do Aurora com muito mais confiança. :)
  11. Prpmd

    Rookie

    Olá olá, Cá estou eu para vos apresentar os primeiros habitantes do Rookie: A qualidade do vídeo ficou muito fraca quando o passei para o YouTube, mas acho que dá para perceber quem são. Uma espécie de minhocas que vivem dentro duns tubinhos castanhos, que neste momento estão espalhados por tudo o que é troncos, rochas e folhas das anubias. Alguém sabe o nome destas riquezas, e qual a melhor forma das dizimar? Quinta-feira quero ver se, finalmente, consigo colocar a equipa de limpeza... mas se calhar tenho que pôr logo um peixe carnívoro para ver se come essas desgraçadas. 😄 Estou a achar muito engraçado e a divertir-me muito com tudo isto. Parece que até Fevereiro vou ter que experimentar todo o tipo de desgraças e catástrofes. Ele é algas castanhas, verdes e vamos lá ver qual será a cor das próximas; ele é melts violentos; ele é pragas de sei lá o quê... 😄 A situação está tensa. Acho que vou ter que chamar o exorcista! 😄 Tirando este pequeno à parte, já comprei algumas plantas, pois após os melts, estava praticamente com metade do aquário por plantar. Como a loja onde tive oportunidade de ir não tinha muita escolha, optei por Montecarlo para o tapete, comprei mais duas bucephalandras para substituir as finadas, e arranjei uma cryptocorone para pôr entre a tripartida e a ludwigia, no lado direito do aquário. Não era bem o que queria. Mas se não gostar e entretanto encontrar uma blyxa, logo troco. @ismael_figueira quando falas da staurogyne, dizias para a pôr no sítio onde tinha (e tenho as bucephalandras), isto é, entre a anubia e a tripartida? Assim que puder ponho mais fotos.
  12. Prpmd

    Midori no hi

    Eng. Benedita Meireles para ser mais aristocrático 😄
  13. Prpmd

    Midori no hi

    Está a ficar muito giro e viçoso. Quanto à minha sugestão para nome... Assim que olhei para ele veio-me à cabeça Sr. Meireles... esses troncos com as plantas em cima, fizeram-me lembrar um bigode bastante farfalhudo... Sr. Meireles sem dúvida 😄
  14. Prpmd

    Rookie

    A Blyxa japonica parece-me de facto uma excelente sugestão. Só que não sei se a Aquaflora a comercializa. Pelo que entendi, nestes aquários, só podemos usar plantas da Aquaflora, certo @Tozé Nunes? Consulto o site da Tropica inúmeras vezes, e tenho um precioso catálogo da Dennerle, mas não consigo encontrar uma lista completa com todas as plantas que a Aquaflora tem disponíveis. Já pesquisei muitas vezes por toda a internet, e nada... Certo é que sinto sempre pouca confiança quando tenho que escolher quais plantas utilizar. Acho que é pela falta de conhecimento dos seus comportamentos na prática. Mas com o tempo vou lá! 😉 Do lado esquerdo por trás da tripartida está uma Rotala rotundifolia (que penso que dará a cor que equilibrará, e harmonizará o layout) e uma Pogostemom erectus. Só que ainda não estão muito crescidas, e nesta foto, realmente parece que é tudo tripartida 😄 Quanto aos musgos, sei que permitem fazer coisas muito interessantes, mas neste momento sinto que "é areia de mais para a minha camioneta". 😄 Agradeço as vossas sugestões para tapete. Vou escolher entre a Monte Carlo e a Glosso. Acho que compro a primeira que encontrar sem ser in-vitro. 😄 Vi à venda umas sementes de Glosso. Sabem se funcionam? Recomendam? Gostei muito da ideia da Eleocharis. Acho que a vou pôr em prática! 😉 Entretanto, estava à espera que a Micranthemum micranthemoides, que está ao lado ja Ludwigia, sobrevivesse ao melt. E na realidade sobreviveu, mas foi em tão pouca quantidade, que penso que vou comprar mais um vaso, senão nem em 2020 tenho uma moitazinha. Nunca imaginei que me pudesse divertir tanto com o aquascaping. Estou a gostar muito de participar neste desafio, e a aprender IMENSO. Quando finalmente chegar o aquário, para montar a Aurora, vou conseguir fazer algo muito melhor do que iria fazer se não tivesse entrado neste desafio. É mesmo a errar que aprendemos 😄
  15. Prpmd

    Rookie

    As algas verdes propagam-se a uma velocidade vertiginosa... Assim estava o Rookie, hoje de manhã: Depois de cerca de 4h de manutenção (remoção dos melts absolutos da Elatine e da Bucephalandra; podas da Ludwigia e da tripartida; TPA de cerca de 90%, limpeza dos vidros, filtro, troncos e pedras), apresento-vos o Rookie 2.0: 😄 Agora espero que as algas verdes não voltem a aparecer com tanta força. Entretanto, até domingo, tenho que escolher uma nova planta para fazer tapete, comprar uma Bucephalandra nova que não esteja in-vitro, e arranjar uma planta verde escura para colocar no lado direito, entre a tripartida e a Ludwigia. Têm alguma sugestão? Se não houver surpresas nas análises que vou fazer à água na próxima segunda-feira, quero ver se ponho os primeiros habitantes do aquário, no início do próximo mês.

Tempo de vida do fórum


Data de criação do fórum: March 16, 2003 00:00:00