brunofasoares

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Tudo publicado por brunofasoares

  1. Andem aí... devem andar com fome porque estão mais atrevidos. Hoje vou experimentar pela primeira vez o Reef Roids...
  2. E de repente tens um molho dela agarrada a um caule...
  3. O que o Vasco está a tentar dizer é que vai sempre ficar lá um pedaço e crescer. Pirncipalmente a Riccia é muito dificil erradicar de um aquário... Posso te dizer que retirei a Riccia, que na altura até tinha mesmo só a flutuar, e que foi aparecendo pelo aquário, agarrada ao caule de outras plantas, nos vidros e até no solo. Cheguei a uma altrua que já estava farto de Riccia e despachei tudo, mas passado menos de um mês já via pelo aquário novamente. Sim, tem um verde claro e que faz bons contrastes.
  4. Faltava umas fotos... a tal geral a pedido de várias famílias Mais umas dos corais e da belíssima donzela (cuja foto continua a não fazer jus). Para breve fotos dos camarões... espero eu... Porque é que o GSP deixou de abrir no meio??? 🙄
  5. Testes e TPA feitos ontem. PH - 8,2 KH - 8 NO2 - entre 0,05 e 0,1ppm NO3 - acima dos 50ppm PO4 - abaixo dos 0,03ppm Não tenho testes de cálcio nem de magnésio. Sim, realmente era importante saber se os valores estão estáveis... O valor dos nitratos poderá estar influenciado pelo valor de nitritos e por isso pode ser um chamado "falso resultado". Pareceu-me que o fosfato está mesmo quase zerado. Talvez por isso me esteja a aparecer cianobactérias... já estavam lá mas em menos quantidade. Agora com os testes posso confirmar que o são. Vou tentar corrigir com sais de fosfato monopotássico. Penso que não haja problema dado que se usa vários tipos de sais, inclusivé para balling. Vou tentar fazer uma solução que aumente em 0,02ppm de modo a garantir que não passe dos 0,03ppm... ou pelo menos que não passe muito. Os corais estão melhor, algo os anda a moer o juízo, presumo que os nassários. Andam sempre a passar por cima dos corais... mesmo assim estão abertos e com boas cores, exceptuando a Tubipora e um dos Zoanthus, o "Eagle Eye", ainda não atinei bem com ele. Ao desligar a bomba para fazer uma pequena aspiração numa das zonas do aquário, o coral abriu mais, por isso presumo que não esteja a gostar de levar com corrente. Mudei um pouco para a esquerda a ver se a rocha impede que a água passe tão "forte". Os Lysmata lá comeram a aiptasia maior, andam sempre escondidos, no entanto ao espreitar melhor consigo vê-los em alguns buracos na rocha. Saem um pocuo nas sombras que a rocha providencia, mas assim que vêem movimento escondem-se logo. Já apanhei 2 ecdises, uma delas quase completa, por isso presumo que estejam de boa saúde. Comem o que há, comida congelada e artémia liofilizada. Algas, tenho algumas GHA (Green Hair Algae) no solo e numa das rochas, e apareceu as algas bolha (bubble algae ou Valonia Ventricosa). Como não convêm rebentar dentro do aquário, para evitar que se espalhe, o que fazer? Qual o melhor método para as eliminar ou pelo menos evitar que aparecem mais? Qual o motivo de terem aparecido? Algas...
  6. Mas porque não teres apenas uma espécie nesse aquário? Para mim, o ideal para manter os Crystal Red será Gh 4-6, Kh 0-1, Ph 6.5. Em termos de TDS, dado que medem toda a dureza do aquário, entre 100 e 180. Pelo menos foi como consegui ter mais sucesso. Para mim o fundamental é sempre a qualidade da água. Neste aspecto, e por isso é que me alonguei mais, no caso de conseguires ter Crystal Red com gene Taiwan, era mais interessante ao fim de algum tempo adicionares algum grade mais alto, como mosura ou hinomaru, e teres uma linhagem de taiwans. Se lá tiveres os breviata, uma das espécies vai dominar o aquário e criar mais que a outra ao ponto de uma delas não reproduzir mesmo. Em relação aos Breviata, nunca tive, li que os parâmetros são semelhantes, mas sem experiência não posso falar muito deles.
  7. Parabéns a todos. Se existe algo que nos une é a aquariofilia. Aprendemos e ensinamos e no fim todos ficam a ganhar.
  8. Se és de Queluz tens a Zanclus na Vila Chã, Aquaplante em Benfica como disse o Tozé... Oceanus Iberia no Monte Abraão mas penso que eles estão mais dedicados à água salgada.
  9. Limnophila Sessiliflora, Hygrophila Siamensis e Cladophora Aegrophila. Por norma as plantas precisam de um minimo de 6 horas de luz. A Hygrophila é normal que as folhas de baixo vão perdendo qualidade. Os melanoides, tal como qualquer ser vivo, quanto mais comida tiver mais irá reproduzir. Controla bem a comida que dás e vais ver que não tens problemas de maior. Além disso, uma das principais causas de morte dos camarões, é precisamente o excesso na alimentação, porque vai apodrecer no solo e provocar alguns picos de amónia... O fundamental é saber que camarões vais colocar na montagem. Isto porque os parâmetros são diferentes de espécie para espécie. Para te podermos ajudar era melhor que referisses isso...
  10. Já chegaram os testes e mesmo em boa altura. Anteontem e ontem os corais voltaram a fechar um pouco, especialmente o Radioactive que praticamente estão metade dos pólipos fechados... mas que raio... ontem introduzi uns nassários para irem limpando os restos de comida, dado que comecei a alimentar o peixe e só tinha mais os camarões para ajudar. Comecei com comida congelada, Mysis com spirulina e alho, artémia liofilizada, mas acho pouco. Gosto de variar mais na comida que dou aos animais. Tenho a comida dos corais, Reef Roids, mas só vou dar uma vez por semana, no dia antes da TPA. Mesmo assim vão comer o que sobrar, apesar de ir dar muito pouco aos corais. O que recomendam mais para alimentar a "Donzela"?
  11. Pois... olha que agora fiquei na dúvida... tira uma das plantas fora e vê se são de rizoma. Se não tiver rizoma então o Álvaro tem razão e são as mesmas do vídeo.
  12. É que se fosse o musgo de java ia-te dizer que era complicado fazer tapete...
  13. Sim, as das fotos são anubias. Desculpa, mas como vi o video pensei que era o teu... Podes usar anubias, mas convém que o rizoma não esteja enterrado, apenas as raízes é que podes enterrar. Senão agarradas as anubias ao tronco que fica bem. O tronco podes ferver bem dentro de uma panela para libertar o máximo de taninos possível. Eu gosto do efeito dessa cor, mas se não ferveres o tronco há-de libertar tanto que nem vês nada lá dentro.
  14. O Kh só mesmo com teste de Kh. Mas antes disso, para que queres manter o Ph a 7? Por causa da fauna? Qual é? Como disse o Álvaro e eu também já tinha referido, a areia da praia será sempre o que te está a empurrar os valores de Ph e Kh e dureza para cima. Areia da praia é boa para quem precisas de valores altos e não para manter o Ph neutro. Para isso tens a areia de silica que é neutra e resolves o problema em vez de andares a tentar corrigir e não conseguires, além disso vai haver sempre flutuação de parâmetros que nunca é bom para os vivos.
  15. Boas, Diria que essas Cryptocorynes de trás vão crescer muito para a altura desse aquário. Do lado direita à frente, as plantas não serão fetos de java? Conheço esses aquário e dão um efeito muito bom para o tamanho que têm.
  16. O Kh é a dureza carbonatada. Em casos em que o Kh esteja muito alto, não permite que o Ph desça, chamado efeito tampão, por isso é que perguntei sobre o Kh. Pedras da praia de Viana do Castelo? Por norma as pedras da praia são alcalinas...
  17. Com todo o gosto. Espero realmente conseguir ajudar-te imenso, seria muito bom sinal... 🙂
  18. Fica prometido. Mas tal como aa foto do peixe, sempre que tiro uma geral fica com cor esquisita. Estava a ver se conseguia encontrar os filtros de cor para o telemóvel porque com fotos decentes até parece um aquário diferente. Se iniciares vais coemçar com introdução de bactérias desde o início... não faças como eu.
  19. Benvindo. Podes usar diversas coisas, mas o fundamental é saberes antes de mais como está o KH. Se queres usar algo dentro do filtro, o melhor será turfa.
  20. Comprei uma pequena donzela. A foto não faz justiça à beleza do peixe. Chrysiptera Parasema ou Donzela Azul de Cauda Amarela. Tenho mesmo de encontrar os filtros para o telemóvel...
  21. Podes dar a alguém que conheças que tenha algum aquário com excesso de população de caracóis por exemplo. Atenção porque não comem apenas caracóis, mas também quase todo o tipo de invertebrados. Podes dar alguma comida para carnívoros. Artémia, Krill, Mysis, Bloodworm, etc...
  22. Podes usar casca de ovo. Eu costumo aproveitar algumas cascas de ovo que uso para fazer omoletes ou ovos estrelados, etc, e guardo uma casca para usar nos aquários de camarões e caracóis. Fervo bem a casca e retiro a pelicula de dentro, que não deves de modo algum usar nos aquários. Depois disso é só deitares dentro do aquário. Eles vão retirando pequenos pedaços para comer. Como disse o Álvaro, também já vi pessoal usar o Decalcit em pó, mas tens de usar em pequenas quantidades.