PedroR

Membro
  • #Conteúdo

    38
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por PedroR

  1. O tamanha é esse, nao ha diferença... É do genero: Os balastros indicam por exemplo para lampadas de 18W, no entanto as Aquaglow que uso têm 19W...
  2. Viva, Comprei esse substrato à pouco mais de meio ano... não aconselho a ninguem. O PH estabiliza nos 6.5 se nao houver outras coisas que possam subir o PH, por isso o teu se nao baixa dos 7 é porque tens ai alguma coisa a alterar o PH (Pedras calcárias, etc...). A razão pela qual não aconselho a ninguém é que com o tempo o substrato vira LAMA! Recentemente tentei plantar uns pés que me arranjaram de uma planta e na altura de plantar o substrato desfez-se literalmente em lama, mesmo a plantar com a pinça levanta logo a "poeira" e as "bolinhas" do substrato desfazem-se todas... A longo prazo é mesmo para esquecer. Para o preço que me custou estou bem arrependido!
  3. Penso que a VidroMoldura é a melhor aqui na zona da Grande Lisboa. http://www.vidromoldura.pt/
  4. Realmente não sei a razão pela qual é feito da maneira que te disse mas em todos os DIY's que vi era sempre dessa maneira. Não sei se tem a ver com a gravidade ou outro factor qualquer, o que é certo é que em termos mecanicos é possivel de ser feito. Tenta ver se mais alguem "opina" sobre isso.
  5. A água entra pela parte de baixo do filtro e sai por cima porque a bomba fica em cima e vai puxando a agua de baixo para cima passando pelas matérias filtrantes. Para ferrares a bomba tens que encher o filltro já com agua para a bomba ferrar assim que for ligada á corrente. Estou a pensar em fazer um destes para mim tambem, vou-me livrar da bio-box que me ocupa imenso espaço no aqua e arranjar um destes para fazer de filtro externo.
  6. Mesmo que consigas arranjar uma outra torneira nunca vais saber se funciona até ser feito o teste hidraulico à garrafa que é feito aquando do carregamento. Ou seja, podes vir a gastar dinheiro que não vais saber se é util até á altura de encher a garrafa. Se tanto a garrafa como a torneira são novas então pode ter sido algum problema de uso que pode ter danificado as roscas de união ou então "defeito de fabrico". Se realmente são ambos novos aconselho a contactar a "assistencia técnica" da marca.
  7. A retirada do filtro mais antigo deve ser feita o mais tarde possivel, e nunca por um periodo inferior a 1 mês. De perferência deves colocar algumas materias filtrantes do filtro antigo no novo filtro para a colonia de bacterias se alojar directamente no novo filtro. Em relação a manutenção nunca deves substituir as materias filtrantes na totalidade, no caso da lã de vidro substituis apenas metade ou 1/3 de cada vez e a outra metade lavas com agua do aquario, nunca com agua da torneira. O mesmo se aplica ás outras materias (cerâmicas, bio-balls, etc...). Espero ter ajudado.
  8. Arranja uma garrafa nova... não arrisques! Pode ser já a rosca que está moida/desgastada.
  9. Viva, Não deve ser o local correcto para colocar esta questão mas cá vai... Recentemente adquiri a um membro do forum 2 alimentadores automaticos, 1 deles completo e a funcionar correctamente. No negocio estava tambem incluido um 2º alimentador mas sem o tambor para a comida. O alimentador é um Resun AF-2005D A minha pergunta é se é possivel comprar apenas o tambor que está em falta ou se existe alguma solução DIY que se possa arranjar para o colocar em funcionamento. Ou então se alguem tiver por ai algum por casa que não esteja a utilizar porque se avariou por exemplo e que seja possivel aproveitar o tambor. Obrigado
  10. Muito bonito sim senhor! Tambem sou da opinião do "Pré-Filtro"... precisas de uma esponja a proteger a entrada do filtro. Boa sorte =)
  11. Na minha opinião já tens peixes que cheguem para as dimensões do aqua. Esquece completamente o tubarão bala... Podes colocar um escalar pequeno se quiseres, no entanto não faz muito sentido porque quando crescer tens que o tirar desse aqua, o peixe nem se vai conseguir desenvolver bem...
  12. PedroR

    S.O.S

    O nome correcto é trigogaster é da familia das colisas... no entanto o resultado final é o mesmo que te tinha dito anteriormente...
  13. Se forem pedras de origem calcária não convem por no aqua... vai subir o PH, e muito...
  14. PedroR

    S.O.S

    Enche o aqua grande o mais rapido possivel... esses escalares vs. as colisas que ai tens não se vão dar muito bem com um territorio tao pequeno e os SAE's vão andar tipo "balas" de um lado para o outro... vai ser o "rebuliço" total!
  15. Não tens hipotese... o aconselhado é retirares o "casal" de escalares para um aqua á parte (Minimo aconselhado 100 Lts.) com um cone de desova para não haver problemas. Isto se realmente tiveres um casal, se forem 2 femeas esquece porque ha-de por os ovos mas depois nao ha macho para os fertelizar. Qualquer peixe que se preze com um tamanha aceitavel devora qualquer tipo de ovos...
  16. PedroR

    ajuda novo projeto

    Esse substrato é bom? Resultou para o efeito que pretendias? Podes dizer qual o substrato?
  17. PedroR

    O que sugerem?

    Podes esquecer os invertebrados com colisas...
  18. Em relação à furação do aqua podes pesquisar no Youtube por "furar aquario", tens muitos videos explicativos. Em relação à broca, não te sei indicar o preço, só sei que é muito cara, demasiado cara para comprar só para uma vez =/ ... De perferencia é trabalho para profissionais. Não aconselho qualquer pessoa a tentar faze-lo sem os conhecimentos necessários.
  19. Viva, Com um aqua de 250 Lts. o aconselhavel é um filtro que faça entre 800 e 900 L/H, o ideal 1000 L/H. Se queres optar por um DIY podes sempre colocar uma bomba de 1000 ou 1200 LH, a nivel prático fará a mesma função que um filtro dito "profissional" mas claro que um EHEIM em condições ( http://www.pet4you.net/en/fishes/filtration/external-filters/more-than-600l/eheim-profissional-3-2080.html ) fará um trabalho impecavel =) Abraço!
  20. Excelente projecto! Vou acompanhar =) Boa sorte com isso... PS: Em relação à filtragem também sou da opinião que um lago não deva ter qualquer tipo de filtragem artificial, no teu caso como queres fazer uma cascata aconselho apenas a bomba para a circulação de água que fará o "encaminhamento" da agua para o "topo" da cascata.
  21. Não aconselho camarões com colisas... vai haver "banquete"... mesmo com muitos esconderijos não o aconselho a fazer.
  22. Sim, mais vale prevenir... neste caso tens mesmo que pervenir... senao vejamos: Se tiveres as garrafas abaixo do nivel da agua o que vai acontecer é que com o tempo a "mistura" vai perder o seu efeito e deixa de haver produção de CO2, logo não irá haver nada para entrar no aqua, não existe a pressão do CO2 a empurrar pra dentro do aqua, quando isso acontece, depende do difusor que tenhas a agua do aquario pode começar a descer pelo tudo até à garrafa e acaba de encher a garrafa com a agua do aquario... quando esta tiver cheia tem que "vazar" para algum lado, ou seja, a "mistura" irá inevitavelmente para dentro do teu aquario... o resto acho que consegues imaginar sozinho! =) Sempre às ordens! Abraço
  23. Mais uma dica... convem manter a reacção acima do nivel da agua do aquario para não haver retorno da "mistura" para o aqua e vice-versa. Na impossibilidade de teres as garrafas acima do nivel da agua aconselho uma valvula anti-retorno para não teres nenhum desgosto! =)
  24. O bicabornato serve como catalizador da reacção quimica... é essencial para manter a "mistura" activa durante alguns dias... sem o bicabornato essa "receita" em vez de durar os tais 30 dias (no meu caso nunca durou mais de 20 dias), só irá durar cerca de 1 semana. Existem outras receitas onde há pessoal que mete também Gelatina, dizem que ajuda a reacção quimica a ficar activa por mais dias... já vi pessoal a dizer que tem misturas que duram quase 40 dias o.O ... gostava de ver isso na prática! Espero ter ajudado!
  25. Boas pessoal, precisava da vossa ajuda e experiencia... Em relação ás pinhas de amieiro, uma das suas funções é descer o PH... foi para isso que as comprei... a minha duvida é se quanto mais pinhas colocar mais o PH baixa? Ou chega a um valor tipo PH7 e estagna? Ou se continuar a introduzir pinhas o PH vai ainda mais baixo? Neste momento tenho 4 aquas que preciso baixar o PH, o de 240 Lts. neste momento tem PH proximo dos 8 e queria baixar para 7 ou até mais se fosse possivel... este é o caso mais grave juntamente com um aqua de 35 Lts para inverts que tambem anda com o PH muito perto dos 8 e queria que baixasse pelo menos até aos 6.5. Os outros 2 aquas tambem são de 35 Lts. para inverts e têm PH 7 e queria baixar para 6 / 6.5 Todos os aquas têm substrato JBL Manado, troncos de videira, 1 deles com red moor, inertes á base de pedras de rio e flora á base de anubias, fetos, musgos e algumas flutuantes. Basicamente queria saber se preciso ter em atenção ao numero de pinhas que coloco para o PH não baixar em demasia ou se ha-de chegar a um ponto que independentemente do numero de pinhas que coloco o PH não desce mais. Agradeço desde já a vossa ajuda! Obrigado