João Abóbora

Membro
  • Tópicos

    3306
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    16
  • Country

    Portugal

João Abóbora last won the day on Novembro 19

João Abóbora had the most liked content!

Sobre João Abóbora

  • Aniversário 10/27/1978

Formas de Contacto

  • Mail
    joaopcabobora@gmail.com

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Lisboa (Lisboa)
  • Localização
    Sintra / Queluz Monte Abraão

Quem visitou o meu perfil

11590 visitas ao perfil

João Abóbora's Achievements

  1. Ficou melhor. Acho que vai fazer aí um degradê engraçado na parte de trás e com um bom contraste com a parte da frente.
  2. As algas nos vidros, é para eu ter um indicador visual do equilíbrio dos nutrientes do aquário... Se não tenho de andar a fazer testes e já fiz testes de água suficientes para 3 vidas lol Está quase a fazer os 2 meses de vida e até lá, já deve estar estabilizado, porque ainda vou alterar a iluminação. Vai passar para as 8h diárias este fim de semana e se limpar os vidros, só vou perceber os desequilíbrios que isso provocou mais tarde e possibiltar o aparecimento de outro tipo de algas, mais complicadas de eliminar.
  3. Tem calma que a "procissão ainda vai no adro" lol Quando chegar a altura certa, logo leva amor e carinho...
  4. Hoje foi dia de poda. E ainda não tinha colocada nenhuma fotografia, depois de podar... Fica com este aspecto:
  5. A razão tem a ver com o facto de eu não praticar aquariofilia, mas aquariologia... Lol Um aquário não é para me dar trabalho, nem despesa. É para eu apreciar o pedaço de Natureza subaquática, sem me molhar e sem sair do sofá. Se nos sítios naturais as coisas acontecem sem intervenção humana, é só questão de conseguir simular as condições e processos, que acontecem naturalmente nesses ecossistemas. Nos meus aquários é isso que procuro, ter o mínimo de intervenção da minha parte. Não é uma coisa que funcione com todas as pessoas ou em todos os aquários, porque requer a coisa mais difícil neste hobby, a Paciência... E também depende do objectivo do aquário. Como é um aquário para manter durante vários anos, (não vai ser para desmanchar depois da exposição), não o posso habituar a uma manutenção que depois não lhe vou conseguir dar, porque passo bastante tempo fora de casa.
  6. E colocar uns pés da super red à frente da rotundifolia? Puxavas o vermelho até ao lado direito e era capaz de te dar um toque diferente a esse tronco...
  7. Actualização: - Introduzi 2 Ottocinclus e 3 Neocaridina Vermelhas - Meti o CO2 a funcionar -Acrescentei uma pés que tinha ali de Ludwigia Mini super red, para fazer a passagem dos vermelhos para trás, que com as Althernanteras não estava a ficar um efeito como queria... - Não limpei os vidros, nem fiz troca de água - A fertilização continua a mesma e tenho a intensidade da calha no máximo com 6h diárias. Vou experimentar as 8h para ver o que acontece aquele resto de algas... - Não podei a Zosterfolia, apenas enterrei as que estavam grandes e ajeitei algumas plantas. Está assim neste momento:
  8. Aqui fica uma actualização do que fiz desde a última vez: - Fiz uma distribuição de algumas plantas que já davam para dividir, para complementar os sítios "mortos" - Fiz uma troca de água total - Aumentei a intensidade da iluminação para o máximo para testar o efeito no aquário - Introduzi ontem, 2 Neritinas Ficou assim: Com o aumento da intensidade da iluminação, vi cores nos peixes espetaculares , mas tive um boom de algas e as plantas deixaram de crescer na horizontal... E também amarelaram um pouco, apesar da fertilização ser a mesma. Vai voltar para os 30% que era onde estava equilibrado. De resto tudo ok Devo de colocar o CO2 a funcionar esta semana, para ajudar as plantas a desenvolver e combaterem as algas e vou introduzir uns Ottocinclus e camarões.
  9. Se estás a colocar fertilizantes no aquário, é normal teres mais coisas dissolvidas na água... Já vi aquários com TDS a mais de 300 e estavam impecáveis. O melhor conselho que te posso dar, é a de criares estabilidade no aquário e que se tens algas, é porque algum nutriente está a ficar a mais ou a iluminação estava muito forte. As algas são oportunistas, mas são organismos menos desenvolvidos do que as plantas. Em luta directa por alimento, as plantas vão ganhar sempre. E só quando há condições propícias para as algas se alimentarem mais do que as plantas, é que elas proliferam. A dificuldade de um aquário plantado com algas, é saberes onde está o desiquilíbrio.
  10. Não tenho tido tempo para me dedicar ao aquário (para variar), mas como é o início dá para não me preocupar muito e apenas deixá-lo maturar... Só hoje é que fiz a primeira troca de água. Apenas adicionei diariamente o Sera Nitrivec e o Carbono líquido. Hoje estava assim: Dei uma poda nas plantas e plantei os rebentos novos, nos sítios que faltava encher. Tirei as rotalas da esquerda para o centro/trás, pois estavam a "estragar" a ideia que tenho para o aquário. Coloquei no sitio das rotalas uns pés de Marsillea Hirsuta, para deixar aquele canto mais baixo... Mudei também a Crypto um pouco mais para o lado esquerdo/trás. Logo se vê como fica o efeito. Fiz uma troca de água total, com água de um aquário maturado, onde não tenho plantas e como está a aparecer uma alga castanha nos vidros, adicionei uns guppys e caracóis que estavam nesse aquário, para iniciar a limpeza e estabilizar o ecossistema. Resultado final: E a pedido de várias famílias, a Mala:
  11. No fim de semana, acabei por nem olhar para o teu aquário já plantado... Metes-te a Eleocharis na parte traseira por alguma razão?
  12. Uma das dificuldades do desafio também é essa: "chegar tudo inteiro a casa e à Petfestival"... Estou como tu Freire, também não estou a sentir que essa praia, encaixe no resto do layout. Ao olhar para o aquário parece que estás a ver dois tipos de aquários distintos... Mas como ainda não dá para ver os pensamentos dos outros, não sabemos o que tens em mente lol Na minha opinião, uma praia mais pequena. Só para dar aquele detalhe escondido... Era capaz de ficar apelativo ao efeito surpresa, de se ver ali um pormenor engraçado. Mas é esperar para ver como vai ficar.
  13. Parece uma salganhada, mas estão assim colocadas de propósito. A primeira poda, vai ficar já para preencher os espaços que tenho planeado ter as moitas. Assim dá tempo para as que ficaram já plantadas, fazerem uma moita mais densa e ficar com os rebentos na parte da frente, porque vão demorar mais tempo para fazerem uma moita com a mesma densidade. A mala até foi personalizada no evento ahahah Foi uma boa desculpa para ver pessoas que já não via aos anos e para ver a barba do Tozé... Eu não cortei as Alternantheras, exactamente porque vinham muito grandes. Mas vão ser cortadas agora no fim de semana, antes da primeira troca de água que vou fazer e aproveito e ajeito a areia e apanho as folhas que se soltarem. E também, porque assim que ela começar a passar para a forma emersa, vai criar raízes pelo caule todo e consigo mais rebentos para plantar, que já vão ser plantas completas. As plantas demoram um tempo a fazer a transformação das folhas para a forma emersa e muitas delas ao serem logo podadas, além de estarem a cicatrizar o que foi cortado, não vão ter os mesmos recursos (raízes e folhas), para aceder aos nutrientes disponíveis que teriam, se a planta se mantivesse como um organismo intacto.
  14. Se estás indeciso, deixa as rotalas crescerem e logo vês se gostas... Mete já um pouco da UG a crescer ao lado das rotalas e daqui a uns tempos, caso queiras tirar, já tens lá a planta a fazer tapete e basta completar o que a Rotala ocupava, para ficar fechado. Pode ainda acontecer gostares do efeito das duas a crescer juntas lol
  15. Tens aí plantas que vão demorar a mostrar o que são a tempo da foto final, mas está um bom aquário, com um feeling natural de estar a fazer snorkling numa parte de um rio. Joga com o sítio do filtro no aquário, para alterar a corrente, de modo a conseguires que essas valisnerias vão para onde tu queres que façam o efeito pretendido.