jcampos

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Tudo publicado por jcampos

  1. Boas... Cuidado com o peixe gato, ha alguns peixes desta familia em que a visao nao é muito boa, mas a noite onde encostarem os barbilhos ( bigodes ) deitam um paixe abaixo....ha ja muitos anos tive um peixe gato que durante o dia era calmo, numa noite mandou a baixo 7 tetras imperadores .... Os betas tb nao é boa mistura..
  2. Tito... da uma olhada nesta are, decrevo como fiz o meu kit de co2...pode ser que tires alguma ideia http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394 Eu de momento estou a virar os meus aqua quase todos para ciclideos... :D Mais tarde volto instalo um plantado e coloco este kit
  3. Boas Jorge... Se calhar o termo que usei nao é o mais conhecido, o nome tecnico da valvula é valvula solenoide ou electrovalvula, o que nao deixa de ser uma valvula termo-electrica :D De momento nao tenho fotos pois desmontei o meu aqua plantado para transferir os meus ciclideos para ele ( 500 L sempre é melhor ), mas ponho aqui uma foto de uma valvula. De inicio deram-me uma valvula destas ( que funciona por atracagem ), mas funcionava ao contrario ( era uma valvula de frigorificos ), ou seja tinha de estar mais tempo sem estar atracada ( fechada ) do que atracada, e no meu caso, para o co2 estar a sair para o contador de bolhas, necessitava de uma valvula que estivesse atracada cerca de 8 horas ( aquela aquecia muito ), depois resolvi por uma da JBL, bem melhor O meu aqua de 500 L ciclideos esta pronto.. a seguir vou instalar um plantado de 250 L e vou aplicar o meu KIT de co2, depois mostro fotos. Abraços..
  4. Ola Isabel. Em primeiro fazes bem em vir aqui colocar as tuas questões, ( pois dentro de varias linhas de texto, ainda se vai aprendendo e ensinando algo sobre a aquariofilia ). A aquariofilia tem varias ramos, como por exemplo agua fria, agua quente ( tropicais ), salgada, lagos, etc... Mas o importante depois de se escolher qual o tipo que queremos, e conseguir ter a água estabilizada e com o ciclo de azoto a funcionar, ora aqui nestes dois paremetros, sendo os mais importantes mas que estao directamente ligados a varias variaveis: Tamanho do aquario. Tipo de Biotopo a ter. Tipo de peixes. Filtragem. Manutemçao. Etc. O que se passou com com o teu aqua 9L, só tenho uma coisa a dizer...era previsivel. E depois de dares uma vista de olhos por aqui pelo forum, vais chegar a conclusao que realmente 9L dao bem é para colocar flores ( e eu pessoalmente gosto mais de as ver nos jardins Mas se gostas, acho que sim, que deves continuar, nao te esqueças que muitos dos users deste forum tb já mataram muitos peixes.
  5. Boas tito: Olha eu no meu kit ( feito por mim com uma garrafa de 3 kg de co2 ), tenho a valvula termoelectrica a saida da garrafa, dai sai um tubo para o contador de bolhas, deste sai um tubo para o reactor ( antes de entrar no reactor e que tenho a valvula anti retorno fora da agua )e até agora tem funcionado bem.
  6. jcampos

    Decoração

    Boas Czar, em relaçao as pedras, tens de verificar a composiçao das mesmas, pois estas conteem minerais que se podem dissolver na agua e alterar-te os parametros ( ex: rocha calcaria boa para ciclideos faz aumentar o PH ). Penso que para o teu aqua podes colocar uns xistos ( fazem umas boas tocas ),podes colocar pedra redonda do rio etc.... Lava e esfrega bem as pedras ( se conseguires dar uma fervura nelas melhor ).
  7. jcampos

    Decoração

    Olha Czar, eu acho que nao deves começar a casa pelo telhado, ou seja deves primeiro projectar o tipo de aquario ( biotopo ) que pretendes, dentro deste que tipo de peixes colocar , e ai sim projectares a decoraçao de acordo ( o maximo possivel ) com o biotopo que estar a fazer. Da uma olhada pelo forum, ve ai fotos de biotopos para tirares umas ideias. Quanto ao peso, embora nao seja muito de levar a letra ( pois ha varias variaveis que o podem alterar, podes usar uns software de calculo para aquarios, pois assim ficas com uma ideia melhor ( parece-me que nunca usas-te pois caso contrario nao terias falado em 80 kg ), e como diz o sea_man ( que esta a ser forreta na areia e pedra ) o peso poderá ir para perto dos 450 kg. Bom projecto nesse novo biotopo.
  8. Ainda nao percebi o porque de acharem que o Hypostomus plecostomus e um bom limpa fundos??? alem de crescer muito depois de grande só quer é pastilhas, pois limpar nao é com ele Olha eu tirava dai os Hypostomus plecostomus e Heros Severus, pois nao combina bem com o biotopo, quanto ao tamanho do aqua tb nao é favoravel, mas ai já depende do bolso de cada um..
  9. Boas Carlos Lopes, olha no que toca a filtragem, o numero de filtro nao esta em causa, mas sim o volume de agua que vao filtrar ( cerca de 5 vezes pelo menos o volume do aqua ) e eventualmente ter atençao as chamadas zonas mortas do aquario ( que podem reter detritos ). Na tua lista tens ai bons filtros, eu pessoalmente gosto de filtros externos por serem praticos de limpar ( tenho filtros externos nos meu aquarios ). Vou trocar os meus ciclideos para o meu aqua de 150x50x65 e vou usar um FX5, ( mais como filtro biologico ) uso o filtro de divisoria interna a mexer 1500l/h mais como mecanico, e vou colocar uma cabeça ( de cerca de 1000l/h) para circular a agua nas zonas mortas. Se calhar achas muito, mas 500 litros de agua com ciclideos já de algum tamanho e porcalhoes, a filtragem pode ir bem acima das 5 vezes do volume do aqua. Já tenho ciclideos ha algum tempo e faço criaçao em outro aqua e até agora, tem funcionado tudo bem.
  10. Exacto... Ha dias que olho para o aqua e digo...meninos hoje nao ha tocas novas nem agua fresca ... Claro que quem tem biotipos de grande volume de agua pode dar estes " castigos " aos peixes.... mas por norma e com a cadencia certa, lá temos que perder ( eu no meu caso que tenho 2 aquas mais um de criaçao ) umas horitas para dar qualidade de vida para eles, em que eles retribuem com saude e descendentes
  11. O site esta online -> http://www.apciclideos.org/ cumps.
  12. Olha sh3r3d3r Nao tenho duvidas de terem sido os botias, tenho varios e o peixe depois de morto ( pode até ser grande ) mas aquele bico do botia que mais parece um abre latas devora tudo. Pode tambem acontecer que numa disputa de comida com um botia o outro peixe sai a perder, pois o botia tem uma farpa logo abaixo dos olhos que em stress ou numa disputa de comida fica aberta. Como eu dizia... com botias os outros peixes vao sempre morrer em outro aquario, pois naquele nao ha vestigios.
  13. Joao costa, já percebi que o teu problema é o CLORO .... Depois destes relatos de pessoal com experiencia, o teu problema continua a ser o cloro e sempre cloro .... Talvez seja bom arranjares uns reservatorios e colocares lá a agua em repouso e vai agitando ( ou colocas um difusor ) para ela ficar sem cloro, problema resolvido Só espero nao vires a ter um aqua de grande capacidade, pois ai vais ser um bom cliente do pessoal que vende depositos de agua. :D PS - Independentemente do que se escolha, a saude dos peixes é prioritaria.
  14. Boas joao costa, como já viste, o pessoal aqui sabe do assunto, nao deves estar preocupado assim tanto com o cloro até porque em 220 litros, a trocar 1 terço de agua, nao é significativo, por vezes esse terço de agua ( mesmo com cloro e metais pesados, que os podes retirar ), é de muito melhor qualidade que a agua que acabaste de tirar que poderá estar altamente venenosa ( amonia, nitritos, nitratos, fosfatos etc... ). E como o pessoal diz... os peixes adoram agua fresca. Eu tenho varios aquarios, e no meu de 500 litros algum pessoal tb acha estranho eu colocar agua directa da torneira directamente ?????? Se nao fosse assim onde poderia eu colocar cerca de 166 litros em repouso? Olha posso te dar umas ideias...eu num dos aquarios uso numa mangeira do filtro ( entrada de agua no aquario ), um T com torneira, assim quando quero tirar agua, ligo uma mangueira lá e no ralo da despensa, e o filtro tira a agua sozinho, para colocar agua dentro do aquario, ou coloco a mangueira directamente no aqua ou ligo a mangueira nesse T, tranco o filtro nesse tubo ( para a agua nao fazer o processo inverso ) e assim a agua entra no aqua pelo chuveiro normal :D Depois uso um acondicionador ( para retirar o cloro e metais pesados e que acaba por acalmar os peixes). Até a proxima.
  15. Boas Jax, é como diz o aquaben, coloca aqui as especies que estavas a pensar e damos-te uma orientaçao, se nao souberes os nomes tenta colocar as fotos. depois de escolheres a zona ou lago, os ciclideos tem mais promenores por exemplo se queres ter mbunas ou non-mbunas, etc... Diz qualquer coisa...
  16. Boas: depois de ler estes post´s, acho curioso/trabalhoso o metodo usado por alguns aquaristas no aquecimento da agua nos TPA´s, eu sempre coloquei agua directamente da torneira nos meus 4 aquarios ( embora ela entre sempre dentro do filtro primeiro, pois este é que a tira e a coloca dentro do aqua) como so troco 1/3 a mistura é aceitavel, e os peixes gostam de agua fresca, pois no habitat natural muitos deles aproveitam a epoca das aguas mais frias e de chuvas para a reprodução. Mas no entanto não deixa de ser uma opção para os TPA´s.
  17. Boas: Olha eu no topico "[DIY] - Como fazer um simples/barato reactor caseiro de CO2" na pagina 2, dou uma ideia de como contrui o meu kit tb com uma botija ( 3 Kg ) usada nas maquinas de cerveja, e esta a funcionar na perfeição. Dá uma olhada.
  18. Boas Eu construi o meu kit de CO2, apos analisar o que havia no mercado, e o que havia de "construção" caseira. O meu problema era controlar a saida de CO2. Comecei em arranjar uma botija ( gentilmente oferecida ) de CO2 de 3 kilos ( antigamente usada pelos tecnicos das empresas de cervejas ), juntamente com o regulador. Primeiro problema, tinha de limitar a saida do CO2 a uma margem de 0,5 a 1 Bar de presão, como o regulador que vinha na botija não dava essa margem, coloquei um outro logo apos esse ( regulador usado nos extintores ). Problema resolvido. Segundo problema, quantidade de CO2 a libertar. Como um contador de bolhas era caro, construi o meu, com um reservatorio com uma mistura de agua e glicerina, onde esta acoplado uma torneira, estou a libertar uma bolha em cada segundo ( feitos os calculos para 500 litros de agua ). Tb tenho um controlador de CO2 dentro do Aquario ( estou a usar o da Sera ). Problema seguinte, como colocar o CO2 dentro da agua de forma a este se misturar. Neste campo, para não estar a ter mais trabalho a fazer um reactor ( com vidro muido) resolvi comprar o da sera, onde acoplei uma bomba, que aproveitei, e esta colocado dentro do filtro mecanico que tenho ( ajuda a circular agua nele ), resultado, o CO2 entra dentro do aquario, parecendo farinha ( o que quer dizer que a mistura com agua esta optima. No final so tive de ter um cuidado. A noite tenho de ter o CO2 desligado, como fazer isso? Coloquei uma valvula termoelectrica a saida da botija, logo quando os relogios fecham, a valvula tb o faz. Tenho o CO2 a funcionar a mais de um ano, ainda não foi necessario carregar a botija, e plantas da para dar e vender Custo total - Reactor da sera +/- 30 € , e a valvula que ainda não sei quanto é, pois a pessoa que me arranjou, disse " depois vemos o preço " ???? )))) Espero ajudar com esta descrição do meu kit, pois andei muito tempo para ver como fazer um, os caseiros, embora muita gente use, tb ja me contaram problemas de mortes de peixes por descontrolo do CO2. Usem o que acharem bem, mes tenham sempre atenção a saude dos peixes.
  19. Boas: Em relação a tua questão, no lago malawi ha zonas que teem alguma vegetação ( poucas ) depende se é uma zona costeira, uma zona de arribas, ou uma zona mais funda ( podes ver em fotos do lago malawi), essa planta tb não é das mais "moles " e os aqua de ciclideos que ja vi com algumas plantas, normalmente são fetos de java que estão presos as rochas. Ora se a alimentação dos teus CA´s é regular, e possivel que eles não liguem muito ao feto, quanto ao tronco, trata-se de mais um abrigo, e neste caso novo. Olha eu no meu plantado de 500 L costumo colocar folhas de alface, pois tenho botias palhaços e tigres, e digo-te que a folha dura pouco tempo, até que resolvi colocar um pouco de alface tb no meu aqua de CA´s, demorou mais, mas acabou por servir de menu, mas no meu caso, so tenho areia e pedras. Resumindo, a parte de verduras ( ou algas ), fazem parte da alimentação dos CA´s.
  20. Boas: Podes ver se pedras teem composto calcario, se num pequeno pedaço colocares umas gotas de limão, se fizer reação, então são calcarias ( umas mais que outras.
  21. Ola rita: Depois de tudo o que se disse, e pelo que referes, tens um filtro de carvão,mas não pode ter carvão enquanto fazes tratamentos,troca por esponja, pois se tiveres carvão o tratamento fica retido no carvão.
  22. Boas: Como ainda não tens muita esperiencia, não te esqueças que tens peixes que são incompativeis com outros, tens peixes com maior probabilidade de ganhar doenças ( caso haja desiquilibrios ), tens peixes em 3 planos diferentes ( peixes de superficie, peixes de meio do aquario e peixes de fundo. Para começar, tentar colocar peixes que te façam a manutenção do aqua por ti , caso de corridoras ( limpam a areia ), limpa vidros ( limpam as algas dos vidro,e plantas ), uns neons ( fica sempre bem ); Eu pessoalmente não gosto muito molis, platis, guppys, espadas, pois alguns até são peixes de agua salobra e são propensos a ganhar doenças facilmente. Se forem para os barbos ( cereja por ex, os tigres e derivados comem neons )ou para os tetras ( ex: santa filomena, tetra imperador ) são peixes muito resistentes, alguns peixes da familia dos peixes gato, são predadores à noite. Tem sempre em mente a lotação do aqua ( poucos peixes, mas saudaveis, nunca muitos por ser bonito ver muitos peixinhos a mexer ) Ok não vou continuar, penso que já ficas-te com uma ideia, o que te disse tb varia de pessoa para pessoa, de diferentes tipos de cuidado etc. Ultimo concelho, desloca-te a uma loja da especialidade, e a pessoa que esta lá aconcelha-te.
  23. Boas: O que o caotropheus comentou é verdade, eu ja tive albifrons, um deles tinha 10 cm e era perito em arrancar olhos, normalmente depois de mortos, mas... em peixes mais fracos não digo que seja impossivel o teu estar a fazer isso.
  24. Boas: Como já deves saber esse exemplar é um Labidochromis caeruleus, e como diz o diesel todas as lojas os vendem, tem atenção as condiçoes onde os vai colocar. Se fosses de mais perto resolvia o teu problema pois faço criação de ciclideos, e esses Labidochromis caeruleus, ainda tenho aqui 10, nascidos à 6 meses, ja tenho mais uma criação com 20 ( teem 3 semanas), junto com 50 Cyrtocara Moorii ( tb com 3 semanas ).
  25. Boas. Acho que antes de tudo tens de perceber a quimica da agua ( PH, Kh, Nitritos, Nitratos, etc. ), pois mesmo com um Ph razoavel, os peixes podem estar a morrer devido ao facto de teres os nitritos ( ou outros compostos )muito altos ( que pode ser provocado por excesso de comida, fezes dos peixes, restos de plantas mortas etc ) e se os nitritos continuam altos, pode acontecer que as bacterias do teu filtro não sejam suficientes para converter esses nitritos em nitratos ( sera a capacidade do filtro adequada ?). Antes de mais faz uma troca de agua 1/3 do aqua, e depois analisa os restantes componentes, vais ver que com o tempo dominas a situação.