jcampos

Membro
  • #Conteúdo

    30
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    country-ZZ

Formas de Contacto

  • MSN
    j_c_campos@hotmail.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Lousa / Portugal

jcampos's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Boas... Cuidado com o peixe gato, ha alguns peixes desta familia em que a visao nao é muito boa, mas a noite onde encostarem os barbilhos ( bigodes ) deitam um paixe abaixo....ha ja muitos anos tive um peixe gato que durante o dia era calmo, numa noite mandou a baixo 7 tetras imperadores .... Os betas tb nao é boa mistura..
  2. Tito... da uma olhada nesta are, decrevo como fiz o meu kit de co2...pode ser que tires alguma ideia http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10394 Eu de momento estou a virar os meus aqua quase todos para ciclideos... :D Mais tarde volto instalo um plantado e coloco este kit
  3. Boas Jorge... Se calhar o termo que usei nao é o mais conhecido, o nome tecnico da valvula é valvula solenoide ou electrovalvula, o que nao deixa de ser uma valvula termo-electrica :D De momento nao tenho fotos pois desmontei o meu aqua plantado para transferir os meus ciclideos para ele ( 500 L sempre é melhor ), mas ponho aqui uma foto de uma valvula. De inicio deram-me uma valvula destas ( que funciona por atracagem ), mas funcionava ao contrario ( era uma valvula de frigorificos ), ou seja tinha de estar mais tempo sem estar atracada ( fechada ) do que atracada, e no meu caso, para o co2 estar a sair para o contador de bolhas, necessitava de uma valvula que estivesse atracada cerca de 8 horas ( aquela aquecia muito ), depois resolvi por uma da JBL, bem melhor O meu aqua de 500 L ciclideos esta pronto.. a seguir vou instalar um plantado de 250 L e vou aplicar o meu KIT de co2, depois mostro fotos. Abraços..
  4. Ola Isabel. Em primeiro fazes bem em vir aqui colocar as tuas questões, ( pois dentro de varias linhas de texto, ainda se vai aprendendo e ensinando algo sobre a aquariofilia ). A aquariofilia tem varias ramos, como por exemplo agua fria, agua quente ( tropicais ), salgada, lagos, etc... Mas o importante depois de se escolher qual o tipo que queremos, e conseguir ter a água estabilizada e com o ciclo de azoto a funcionar, ora aqui nestes dois paremetros, sendo os mais importantes mas que estao directamente ligados a varias variaveis: Tamanho do aquario. Tipo de Biotopo a ter. Tipo de peixes. Filtragem. Manutemçao. Etc. O que se passou com com o teu aqua 9L, só tenho uma coisa a dizer...era previsivel. E depois de dares uma vista de olhos por aqui pelo forum, vais chegar a conclusao que realmente 9L dao bem é para colocar flores ( e eu pessoalmente gosto mais de as ver nos jardins Mas se gostas, acho que sim, que deves continuar, nao te esqueças que muitos dos users deste forum tb já mataram muitos peixes.
  5. Boas tito: Olha eu no meu kit ( feito por mim com uma garrafa de 3 kg de co2 ), tenho a valvula termoelectrica a saida da garrafa, dai sai um tubo para o contador de bolhas, deste sai um tubo para o reactor ( antes de entrar no reactor e que tenho a valvula anti retorno fora da agua )e até agora tem funcionado bem.
  6. jcampos

    Decoração

    Boas Czar, em relaçao as pedras, tens de verificar a composiçao das mesmas, pois estas conteem minerais que se podem dissolver na agua e alterar-te os parametros ( ex: rocha calcaria boa para ciclideos faz aumentar o PH ). Penso que para o teu aqua podes colocar uns xistos ( fazem umas boas tocas ),podes colocar pedra redonda do rio etc.... Lava e esfrega bem as pedras ( se conseguires dar uma fervura nelas melhor ).
  7. jcampos

    Decoração

    Olha Czar, eu acho que nao deves começar a casa pelo telhado, ou seja deves primeiro projectar o tipo de aquario ( biotopo ) que pretendes, dentro deste que tipo de peixes colocar , e ai sim projectares a decoraçao de acordo ( o maximo possivel ) com o biotopo que estar a fazer. Da uma olhada pelo forum, ve ai fotos de biotopos para tirares umas ideias. Quanto ao peso, embora nao seja muito de levar a letra ( pois ha varias variaveis que o podem alterar, podes usar uns software de calculo para aquarios, pois assim ficas com uma ideia melhor ( parece-me que nunca usas-te pois caso contrario nao terias falado em 80 kg ), e como diz o sea_man ( que esta a ser forreta na areia e pedra ) o peso poderá ir para perto dos 450 kg. Bom projecto nesse novo biotopo.
  8. Ainda nao percebi o porque de acharem que o Hypostomus plecostomus e um bom limpa fundos??? alem de crescer muito depois de grande só quer é pastilhas, pois limpar nao é com ele Olha eu tirava dai os Hypostomus plecostomus e Heros Severus, pois nao combina bem com o biotopo, quanto ao tamanho do aqua tb nao é favoravel, mas ai já depende do bolso de cada um..
  9. Boas Carlos Lopes, olha no que toca a filtragem, o numero de filtro nao esta em causa, mas sim o volume de agua que vao filtrar ( cerca de 5 vezes pelo menos o volume do aqua ) e eventualmente ter atençao as chamadas zonas mortas do aquario ( que podem reter detritos ). Na tua lista tens ai bons filtros, eu pessoalmente gosto de filtros externos por serem praticos de limpar ( tenho filtros externos nos meu aquarios ). Vou trocar os meus ciclideos para o meu aqua de 150x50x65 e vou usar um FX5, ( mais como filtro biologico ) uso o filtro de divisoria interna a mexer 1500l/h mais como mecanico, e vou colocar uma cabeça ( de cerca de 1000l/h) para circular a agua nas zonas mortas. Se calhar achas muito, mas 500 litros de agua com ciclideos já de algum tamanho e porcalhoes, a filtragem pode ir bem acima das 5 vezes do volume do aqua. Já tenho ciclideos ha algum tempo e faço criaçao em outro aqua e até agora, tem funcionado tudo bem.
  10. Exacto... Ha dias que olho para o aqua e digo...meninos hoje nao ha tocas novas nem agua fresca ... Claro que quem tem biotipos de grande volume de agua pode dar estes " castigos " aos peixes.... mas por norma e com a cadencia certa, lá temos que perder ( eu no meu caso que tenho 2 aquas mais um de criaçao ) umas horitas para dar qualidade de vida para eles, em que eles retribuem com saude e descendentes
  11. O site esta online -> http://www.apciclideos.org/ cumps.
  12. Olha sh3r3d3r Nao tenho duvidas de terem sido os botias, tenho varios e o peixe depois de morto ( pode até ser grande ) mas aquele bico do botia que mais parece um abre latas devora tudo. Pode tambem acontecer que numa disputa de comida com um botia o outro peixe sai a perder, pois o botia tem uma farpa logo abaixo dos olhos que em stress ou numa disputa de comida fica aberta. Como eu dizia... com botias os outros peixes vao sempre morrer em outro aquario, pois naquele nao ha vestigios.
  13. Joao costa, já percebi que o teu problema é o CLORO .... Depois destes relatos de pessoal com experiencia, o teu problema continua a ser o cloro e sempre cloro .... Talvez seja bom arranjares uns reservatorios e colocares lá a agua em repouso e vai agitando ( ou colocas um difusor ) para ela ficar sem cloro, problema resolvido Só espero nao vires a ter um aqua de grande capacidade, pois ai vais ser um bom cliente do pessoal que vende depositos de agua. :D PS - Independentemente do que se escolha, a saude dos peixes é prioritaria.
  14. Boas joao costa, como já viste, o pessoal aqui sabe do assunto, nao deves estar preocupado assim tanto com o cloro até porque em 220 litros, a trocar 1 terço de agua, nao é significativo, por vezes esse terço de agua ( mesmo com cloro e metais pesados, que os podes retirar ), é de muito melhor qualidade que a agua que acabaste de tirar que poderá estar altamente venenosa ( amonia, nitritos, nitratos, fosfatos etc... ). E como o pessoal diz... os peixes adoram agua fresca. Eu tenho varios aquarios, e no meu de 500 litros algum pessoal tb acha estranho eu colocar agua directa da torneira directamente ?????? Se nao fosse assim onde poderia eu colocar cerca de 166 litros em repouso? Olha posso te dar umas ideias...eu num dos aquarios uso numa mangeira do filtro ( entrada de agua no aquario ), um T com torneira, assim quando quero tirar agua, ligo uma mangueira lá e no ralo da despensa, e o filtro tira a agua sozinho, para colocar agua dentro do aquario, ou coloco a mangueira directamente no aqua ou ligo a mangueira nesse T, tranco o filtro nesse tubo ( para a agua nao fazer o processo inverso ) e assim a agua entra no aqua pelo chuveiro normal :D Depois uso um acondicionador ( para retirar o cloro e metais pesados e que acaba por acalmar os peixes). Até a proxima.
  15. Boas Jax, é como diz o aquaben, coloca aqui as especies que estavas a pensar e damos-te uma orientaçao, se nao souberes os nomes tenta colocar as fotos. depois de escolheres a zona ou lago, os ciclideos tem mais promenores por exemplo se queres ter mbunas ou non-mbunas, etc... Diz qualquer coisa...