C Mocho

Membro
  • Tópicos

    758
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Days Won

    49
  • Country

    Portugal

C Mocho last won the day on Abril 14

C Mocho had the most liked content!

1 Seguidor

Sobre C Mocho

  • Aniversário 02/11/1964

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Azambuja (Lisboa)
  • Localização
    Aveiras de Cima

Quem visitou o meu perfil

17644 visitas ao perfil

C Mocho's Achievements

Collaborator

Collaborator (7/14)

  • Very Popular Rare
  • Conversation Starter Rare
  • Reacting Well Rare
  • Dedicated Rare
  • First Post Rare

Recent Badges

226

Reputação

  1. C Mocho

    Aquário 58L

    Ñão ponhas mais peixes sem concluir o ciclo do azoto, que deve demorar pelo menos 1 mês. Depois disso sim, podes ir acrescentando os peixes aos poucos, mas primeiro estuda as necessidades e compatibilidades de cada espécie. Se não tiveres calma, vais apenas fazer os animais sofrerem desnecessariamente, até morrerem!
  2. C Mocho

    Aquário 58L

    Respondeu sim @Alvaro Silva, Suponho que o filtro seja este: Ciano CF80 - 380 l/h), ou seja 6 vezes e meia o volume do aquário, mas é um filtro interno com pouca capacidade para colocação de médias filtrantes. Por isso recomendei inserir o maior número de plantas possível. Daqui a uns tempos será bom voltar a reconsiderar este assunto, não achas? Agora o importante é garantir que os peixes fiquem bem acomodados e que o @joaoml não ache isto tudo muito assustador, porque não é! Aliás, quem é que ousa pensar que um aquário com Guppys, Platys e Corys não é maravilhoso? Com umas plantinhas então, lembra-me o meu início neste mundo... e ainda por aqui ando!
  3. C Mocho

    Aquário 58L

    O Tetra SafeStart é bom para a introdução inicial de bactérias, ou seja para o seu arranque. Muito melhor do que não fazer nada mais, sem dúvida. Mas é curto para um aquário cheio de peixes. Se tivesses colocado apenas 2 ou 3 (das espécies resistentes) que aí tens, suponho que não terias problema algum, mas com tantos peixes ?!... Já agora, (dado importante),... quando é que fizeste a montagem do aquário? Colocaste logo os peixes todos ou foste aumentando aos poucos? Se foste colocando aos poucos, as bactérias foram-se instalando gradualmente no aquário e principalmente no filtro, se colocaste tudo de uma só vez, fica menos fácil! O ideal seria ires colocando um pouquinho de comida dos peixes dia sim, dia não, medindo a amónia (NH3), os nitritos (NH2-) e os Nitratos (NO3-), até teres acerteza que o ciclo estava completo a então sim, adicionavas os peixes. Agora já é tarde. Podes sempre comprar os testes para ires monitorizando os valores, mas compreendo que isso seja demasiado complicado e desmotivante para um novato. Não desesperes, há outras formas de superar a situação, confiando um pouco na sorte! Primeiro: faz TPA's (Trocas Parciais de Agua): Coloca a água dentro de um garrafão ou balde de 5 ou 6 litros (ou 2), destapado, e deixa ficar de um dia para o outro para "evaporar" o cloro (o ideal será adicionar um condicionador que anule o cloro, as cloraminas e os metais pesados, mas esquece, se evaporares o cloro já não é mau!)...Despejas parte da água do aquário e substituis por essa agua sem cloro! Se o puderes fazer 2 vezes por dia, um garrafão de cada vez, é melhor do que 1 vez por dia, 2 garrafões... De cada vez demoras provavelmente 5 ou 6 minutos, mas vale a pena). Segundo: dizes que colocaste substrato, ótimo... compra plantas! Quanto mais melhor!.. As paltas já trazem bactérias favoráveis ao ciclo do azoto e elas próprias contribuem diretamente para esse processo. Há plantas que precisam ser enraizadas no substrato (algumas são muito exigentes, mas outras são fáceis de manter), há outras cujas raízes não devem (não podem) ser enterradas (anúbias, fetos de java e a maioria dos musgos são fáceis, bucelaphandras um bocadinho mais exigentes, etc.) e há ainda outras que são flutuantes mas muito eficientes a consumir amónia e nitritos... Usa tudo o que puderes para consumir a amónia e os nitritos da água, para que os peixes não fiquem envenenados! Vais ver que com plantas, os teus peixes ainda ficam mais coloridos e com comportamentos mais interessantes! Daqui a um mês, mês e meio, voltamos a fazer o balanço e depois avanças para outro nível! Boa sorte e não entres em pânico, porque isto de ter um aquário é muito giro!
  4. C Mocho

    Aquário 58L

    Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem! Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto! Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência. Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?
  5. C Mocho

    Aquário 58L

    Olá @joaoml, bem vindo a este maravilhoso mundo dos aquários! A informação que nos dás é muito insuficiente, portanto, por agora não ponhas mais nenhum peixe dentro do teu aquário. Primeiro, deves informar-nos, para além da capacidade (58 litros), qual o equipamento que aí tens e qual a rotina que segues: Tens um filtro, suponho! Qual é? Fizeste o ciclo do azoto, suponho!... Sabes o que são TPA's? Tens mais alguma coisa dentro do aquário, para além dos peixes? Que substrato tens? Que iluminação? Tens plantas vivas? Tens decorações? Isto parece muita pergunta, mas num aquário, para que não haja deceções mais do que certas, é preciso equilibrar vários fatores, o que é muito fascinante. Neste momento, parece-me que estás no limite da população. Um aquário desse tamanho é considerado pequeno para permitir ter muitas das espécies que se vendem mais frequentemente, no entanto é um dos tamanhos ideais para começar com o prazer de ter um aquário em casa. Podias ter vindo aqui perguntar o que fazer antes de adquirir esses peixinhos, (há alguns também muito bonitos, que crescem menos, logo podem ser colocados em maior número...), mas não significa que formam um aquário mais interessante. Pelo menos até agora ainda não ultrapassaste o limite, o que já é muito sensato e sobretudo, estás a começar com espécies que são muito indicadas para um principiante porque são razoavelmente resistentes! Tal como tu, quando comecei, queria ver um aquário cheio de peixes grandes e coloridos... depois, com o tempo, muito tempo... descobri que mais giro ainda do que ter um aquário cheio de peixes, é conseguir proporcionar um equilíbrio entre a quantidade suficiente para ser observada e as condições ncessárias para a observação de um comportamento próximo do natural (o comportamento depende fortemente do ambiente e vice-versa). Os peixes que aí tens são mais do que suficiente para teres um aquário formidável, cheio de cor e movimento. A colocar mais um, seria mais uma rasbora, pois são peixes de cardume que gostam de companhia da sua espécie (o ideal seriam pelo menos 5)... mas depende muito das respostas às outras perguntas que coloquei acima (sobretudo a filtragem e a rotina). Por enquanto, não ponhas mais nada, até porque tanto os Platys como os Guppy, são exímios a reproduzir!... Se escapar algum, vais gostar, mas vais ter de pensar em escoar o excesso de produção.
  6. Os Betas são animais fascinantes... este é lindo, parabéns! Acredito que ele apreciaria ter aí alguma plantinha flutuante. 😉
  7. Provavelmente o derretimento é resultado da adaptação à forma submersa, mas o longo crescimento das folhas parece-me indicador de intensidade luminosa insuficiente. Eu sei que aumentaste agora o tempo de iluminação, por isso, por enquanto não te aconselho a mexer mais na luz, contudo, acredito que os 30% da capacidade da calha é pouco, daí esse longo crescimento. Quanto ao CO2, não tomes aquilo que eu escrevi como uma afirmação, encara-o antes como uma reflexão... talvez outras considerações possam acrescentar algo que neste momento me esteja a falhar!
  8. A descrição não é extensa, é a necessária para compreender um pouco melhor todo o sistema. Nunca usei os fertilizantes da Masterline, mas suponho que sejam parecidos com as gamas de outras marcas All In One, onde para garantir o fornecimento suficiente de alguns nutrientes, teremos de adicionar outros em excesso. Pessoalmente, não é a solução que mais me atrai, embora esteja mais do que provado que muitas vezes resulta bastante satisfatoriamente. Só me lembro de 3 motivos principais para o derretimento dessa planta: 1-Falta de nutrientes; 2-Adaptação do estado emerso para submerso; 3-Reação ao carbono orgânico. 1 - Estás a usar a dosagem recomendada pelo fabricante, o que com 2,5 meses de funcionamento e o substrato reforçado com as pastilhas, me parece satisfatório. 10 ppm de NO3, parece-me dentro dos valores corretos! 2 - Pode ser uma explicação. Notas alguma diferença entre as folhas mais velhas e as mais novas? Se for esse o caso, tens de dar mais algum tempo para que a plantas se adaptem completamente ao novo estado. 3 - Não compreendo muito bem porque é que tendo o drop-checker sempre no verde (e amarelado ao final do dia), necessitas de adicionar carbono orgânico... Ok, posso pensar que talvez seja para estabilizar as oscilações de carbono disponíveis na agua, mas será que precisas mesmo da dose de carbono recomendada pelo fabricante? Como é que está a oscilação do PH ao longo do dia? Será que justifica a necessidade de adição do carbono orgânico? Não achas um pouco contraditório "puxar" o CO2 até ao limite e depois usar uma fertilização lean para controlar o crescimento? O equilibrio num aquário é uma luta constante, por isso mesmo é tão interessante!
  9. Pois é @JoseCarlosMarques, parece que algo aí está a faltar ou a sobrar, mas para podermos opinar precisamos saber qual o teu plano de fertilização atual (quanto e o quê). Entretanto estive a tentar compreender e nem sequer consegui descobrir o setup do aquário!... Suponho que estás a adicionar MasterLine AllInOne Soil, mas não sei a quantidade, nem se estás a adicionar mais alguma coisa (já vi o Excel provocar efeitos parecidos em algumas plantas), mas nunca trabalhei com Helanthium. Neste momento, tens essa montagem plantada há quase um mês e meio, o que adicionado às 4 semanas do dark start faz pouco menos de 2,5 meses de lixiviação do substrato. A densidade de plantação é elevada, embora as plantas estejam naturalmente ainda longe do seu desenvolvimento completo... Optaste por uma fertilização lean, porque suponho que tenhas um bom substrato e pavor de ver as tuas rochas a ficarem muito esverdeadas, ok! Mas com 2,5 meses de funcionamento, é tempo de fertilizares a sério, talvez ainda em menor quantidade que a recomendação do fabricante, sim, mas já significativamente.
  10. Bem vindo @mteixe25. Pessoalmente, recomendo que o filtro fique fora do aquário, Idealmente um canister, contudo existem filtros de mochila muito bons que são adequados para um aquário dessa dimensão. No momento de limpar, fica muito mais facilitado o trabalho do que com um filtro interno, fica visualmente mais agradável e não rouba espaço dentro do aquário... Estéticamente também prefiro uma caixa de água só em vidro, sem a moldura preta, mas isso é relativo e gostos são sempre discutíveis. Escalares, num aquário dessa dimensão, está fora de causa! Um aquário de 60 cm é um nano aquário, só podes colocar peixes pequenos, contudo tens muito por onde escolher e podes seguramente encontar algo que vá de encontro às tuas preferencias. Podes colocar um pequeno cardume de tetras ou rasboras, podes ter camarões e caracóis, podes optar por um Beta se preferes peixes com mais personalidade, ou mesmo por um casal de pequenos ciclídeos, entre outras tantas opções, mas Escalares crescem demasiado para um aquário desse tamanho. Vê estes sites, para te aperceberes sobre as necessidades das várias espécies, antes de escolheres os teus peixes: https://www.seriouslyfish.com/knowledge-base/ https://aquadiction.world/
  11. Está a ficar interessante... O Glosso neste momento ainda não se afirma, mas daqui a uns tempos estará mais presente. Cuidado com esses runners de Helanthium, pois já me parece que estão em excesso no lado direito, sobretudo aquele mais claro nesta foto, mas talvez seja porque a Glosso ainda não está suficientemente cheia. Eu tenderia a deixá-la mais junto às rochas... Na foto, parece-me que subisses um bocadinho mais a camara, perdias um pouco da imagem de superfície, que não traz nada de significante, mas possivelmente ganhavas um pouco mais de profundidade. Agora parece muito "plano", mas possivelmente quando a Eleocharis ficar mais densa essa sensação dasaparecerá. Por outro lado, talvez seja o Helanthium, lá no fundo ao centro, que esteja a prejudicar a profundidade. Se não der para o IAPLC, dará para outros, não é? Tem calma e vai disfrutando!...
  12. Muito bem!... Parabéns pela coragem de saires da tua zona de conforto e arriscares uma maior variedade de plantas. Na foto é tudo tão pequenino, que não dá para ver bem onde está, o quê, mas essa conjugação de plantas é bastante equilibrada, portanto, só pode resultar bem... Quanto à fertilização, não sei se fazes bem. Eu avançaria com tudo, (sem exagero), pois o substrato carregado de Azoto, já foi um pouco lixiviado com o Dark Start, e os outros nutrientes não podem faltar. Se não, lá vêm as amiguinhas do costume fazer a sua visita, e o crescimento do tapete estagna. Se tiveres uma rotina de manutenção correta, não será o excesso de nutrientes um problema, já o contrário pode ser bastante inconveniente!
  13. Excelente reportagem... Muito obrigado! 👍
  14. Muito bom!... Parebéns a todos e obrigado pela partilha.
  15. Talvez a pergunta seja parva! Eu estive na FIL e gostei imenso de ver os aquários ao vivo... mas, não há nenhuma publicação onde possamos ver as fotos a concurso, ou há?