C Mocho last won the day on Setembro 12
C Mocho had the most liked content!
Sobre C Mocho
- Aniversário 02/11/1964
Informação de Perfil
-
Sexo
Masculino
-
País
Portugal
-
Concelho
Azambuja (Lisboa)
-
Localização
Aveiras de Cima
Quem visitou o meu perfil
18286 visitas ao perfil
C Mocho's Achievements
-
C Mocho começou a seguir O aquário da familia , Radiant Passage - 60cm e Sera Rock Gray Mountain
-
Obrigado pela partilha. Vai ser um prazer acompanhar a sua evolução... 😍
-
Está giro isso. Tens aí uns pezinhos de Helianthium a aparecer no meio da Glosso que, se não os travas já vão acabar por provocar o mesmo que fizeram os outros um pouco mais atrás!... A Eleocharis, por enquanto não me parece provocar muito desconforto, mas se lhe quisesses fazer frente, possivelmente terias de limpar completamente toda a zona e replantar bem densamente a Glosso. Eu não lhe mexeria ainda. O verde nas rochas, quanto a mim apenas reflete um aquário amadurecido, mas pelo que sei de ti deve ser um tormento ver as rochas "todas esverdeadas"!... LOL Nada que tu não resolvas com a maior das facilidades.
-
Negligenciado @JoseCarlosMarques, julgo que chegou ao fim mas ainda não o desmontei... Agora tenho de pensar noutra montagem, mas ando um bocado calão!
-
Olá, o que eu encontrei, para além do nome, cor e textura foi isto: "A pedra é ligeiramente calcária, o que pode endurecer um pouco a água. Isso significa que a dureza carbonatada (KH) aumenta. Portanto, é aconselhável verificar a dureza carbonatada uma vez por semana e, se necessário, regulá-la trocando parcialmente a água." No site https://www.theseafarm.be/product-page/pierre-rock-gray-mountain-le-kg
-
Bela foto. As pedras são lindas, o tapete podia estar mais curto à frente. O Betta é formidável, o problema é que sempre que vêem a lente de uma câmara, costumam parar à frente dela, a tremer de excitação!... 🤪
-
Sim, estamos de acordo!
-
Uau... grande razia! 💪
-
Sim Álvaro, compreendo-te e aprecio a tua resiliência. No que me diz respeito, só te posso agradecer!...
-
Olá @JoseCarlosMarques, tens toda a razão, este fórum está morto e eu lamento tremendamente, mas felicito o @Alvaro Silva, que ainda se mantém firme e resiliente!… Foi por aqui que eu apredi muito e continuo a aprender, mas os rempos mudam!... Esta tua montagem faz-me lembrar imenso aquilo que eu almejava com a minha última montagem… ficou muito bem, por um momento, depois descontrolou-se! Pela comparação com o que me aconteceu, estás muito bem no caminho de tirar umas belas fotos, mas para manteres a montagem de forma a surpreender e encantar-te por algum tempo para além disso, não sei. Eu não consegui! Acabei por introduzir outras plantas (menos delicadas), e desisti do conceito minimalista que tanto me encantava! Eu entendo que temos objetivos muito distintos quando montamos os nossos aquários. Tu queres evoluir até fazeres uma foto XPTO, eu quero que ele seja eterno, até a natureza não ter ponta por onde pegar (até porque sou calão e cada vez mais, "sovina")… Conclusão, tens de dar um passo atrás, naturalmente e fotografar (eu fiz isso e ficou lindo, mas passou muito depressa, menos de 1 semana, mas eu não fotografei, então passou o prazo e eu perdi a pica!). Eu, tenho de começar a pensar se hei-de fazer uma nova montagem ou explorar esta até à exaustão! Por enquanto, a mim, apra$-me a 2ª opção, mas evidentemente já ando a sonhar com segundas alternativas! LOL Tu, não desistas até tirares uma bela foto de que te orgulhes, não tenho dúvida que conseguirás, estando ansioso para vê-la e ficarei orgulhoso de ti... Mesmo que nem sempre te responda como tu mereces!
-
Olá, boas!... Indesejados ou inesperados? Se eu fosse a ti, ficava muito feliz porque estás a conseguir ter um ecosistema rico e aparentemente equilibrado, onde a vida se desenvolve sem conflito! Fica atento ao excesso de comida, à qualidade da água e e relaxa! Ainda bem que nessa caixinha há condições para sustentar vida diversa. As rasboras só poderão talvez comer alguns deles enquanto forem muito pequeninos (na natureza é assim, ou comem ou são comidos... entre algumas estripes sociais "superiores", também...). Atenção à carga orgânica. TPA's regulares com aspiração do fundo, são recomendáveis em quase todos os casos! PS: Eu acho mesmo é que está no ponto para adicionares mais uma variedade de planta... 🤪
-
@JoseCarlosMarques, nunca experimentei agua gaseificada no aquário, não sei se resulta mas nem sequer me passou isso pela cabeça. O que eu já fiz foi recorrer ao CO2 caseiro. Não funciona a 100%, mas sempre vai amenizando o problema. De há bastante tempo para cá, optei por ter uma garrafa extra de reserva. Isso sim, resulta muito bem e vai na volta não é assim tão caro, considerando tudo o que já investimos no aquário!...
-
Ñão ponhas mais peixes sem concluir o ciclo do azoto, que deve demorar pelo menos 1 mês. Depois disso sim, podes ir acrescentando os peixes aos poucos, mas primeiro estuda as necessidades e compatibilidades de cada espécie. Se não tiveres calma, vais apenas fazer os animais sofrerem desnecessariamente, até morrerem!
-
Respondeu sim @Alvaro Silva, Suponho que o filtro seja este: Ciano CF80 - 380 l/h), ou seja 6 vezes e meia o volume do aquário, mas é um filtro interno com pouca capacidade para colocação de médias filtrantes. Por isso recomendei inserir o maior número de plantas possível. Daqui a uns tempos será bom voltar a reconsiderar este assunto, não achas? Agora o importante é garantir que os peixes fiquem bem acomodados e que o @joaoml não ache isto tudo muito assustador, porque não é! Aliás, quem é que ousa pensar que um aquário com Guppys, Platys e Corys não é maravilhoso? Com umas plantinhas então, lembra-me o meu início neste mundo... e ainda por aqui ando!
-
O Tetra SafeStart é bom para a introdução inicial de bactérias, ou seja para o seu arranque. Muito melhor do que não fazer nada mais, sem dúvida. Mas é curto para um aquário cheio de peixes. Se tivesses colocado apenas 2 ou 3 (das espécies resistentes) que aí tens, suponho que não terias problema algum, mas com tantos peixes ?!... Já agora, (dado importante),... quando é que fizeste a montagem do aquário? Colocaste logo os peixes todos ou foste aumentando aos poucos? Se foste colocando aos poucos, as bactérias foram-se instalando gradualmente no aquário e principalmente no filtro, se colocaste tudo de uma só vez, fica menos fácil! O ideal seria ires colocando um pouquinho de comida dos peixes dia sim, dia não, medindo a amónia (NH3), os nitritos (NH2-) e os Nitratos (NO3-), até teres acerteza que o ciclo estava completo a então sim, adicionavas os peixes. Agora já é tarde. Podes sempre comprar os testes para ires monitorizando os valores, mas compreendo que isso seja demasiado complicado e desmotivante para um novato. Não desesperes, há outras formas de superar a situação, confiando um pouco na sorte! Primeiro: faz TPA's (Trocas Parciais de Agua): Coloca a água dentro de um garrafão ou balde de 5 ou 6 litros (ou 2), destapado, e deixa ficar de um dia para o outro para "evaporar" o cloro (o ideal será adicionar um condicionador que anule o cloro, as cloraminas e os metais pesados, mas esquece, se evaporares o cloro já não é mau!)...Despejas parte da água do aquário e substituis por essa agua sem cloro! Se o puderes fazer 2 vezes por dia, um garrafão de cada vez, é melhor do que 1 vez por dia, 2 garrafões... De cada vez demoras provavelmente 5 ou 6 minutos, mas vale a pena). Segundo: dizes que colocaste substrato, ótimo... compra plantas! Quanto mais melhor!.. As paltas já trazem bactérias favoráveis ao ciclo do azoto e elas próprias contribuem diretamente para esse processo. Há plantas que precisam ser enraizadas no substrato (algumas são muito exigentes, mas outras são fáceis de manter), há outras cujas raízes não devem (não podem) ser enterradas (anúbias, fetos de java e a maioria dos musgos são fáceis, bucelaphandras um bocadinho mais exigentes, etc.) e há ainda outras que são flutuantes mas muito eficientes a consumir amónia e nitritos... Usa tudo o que puderes para consumir a amónia e os nitritos da água, para que os peixes não fiquem envenenados! Vais ver que com plantas, os teus peixes ainda ficam mais coloridos e com comportamentos mais interessantes! Daqui a um mês, mês e meio, voltamos a fazer o balanço e depois avanças para outro nível! Boa sorte e não entres em pânico, porque isto de ter um aquário é muito giro!
-
Há sim!... Água potável é a agua com qualidade suficiente para o consumo humano. A água para um peixe viver, pode ter características muito diferentes, dependendo das espécies de peixes. Com uns valores uns ficam felizes, outros morrem! Suponho então que nunca ouviste falar em ciclo do azoto!... Lê lá isto! Não vale a pena desesperar, tens aí espécies resistentes, portanto há sempre solução: TPA's frequentes (não necessariamente radicais). Adição de bactérias nitrificantes para acelerar o ciclo do Azoto... Na aquariofilia tudo tem a ver com a paciência. Não estamos a colocar um ramo de flores cortadas num jarrão ao meio de um móvel, estamos a colocar seres vivos num ambiente fechado, no qual nós somos os únicos responsáveis pela manutenção das condições necessárias à vida! Primeiro pensamos o que é preciso assegurar, se não podemos ter dissabores evitáveis, ou seja, podemos estar a condenar à morte os animais e as plantas que julgamos apreciar... Pois, é um peixe pequenino, mas claro que preferimos pensar que ele não morreu por nossa culpa, não é?
