Ana Rita Torres

Membro
  • #Conteúdo

    47
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Ana Rita Torres

  1. Oi! Se foi a bótia que começou a 'perder a cor', pelo que tenho lido costuma ser um sinal de stress...
  2. Oi! Isto é apenas a minha opinião, mas acho que curar uma doença num peixe, seja ela qual for, passa também por oferecer condições ideais para o peixe afectado. Ora, parece-me que 4 litros é manifestamente pouco para um telescópio! O stress de estar num aquário assim tão pequeno deve motivar um stress nada favorável à recuperação do peixe em questão, sem falar na falta de oxigénio, e no aumento de amónia,nitratos e nitritos numa quantidade tão pequena de água para um peixe que tem necessidade de mais espaço. Mas como já disse, isto é só a minha opinião!
  3. Hello! 1º pergunta: Segundo li os ovos de pomacea demoram entre duas a quatro semanas a eclodir. 2º pergunta: Nunca vi ovos de pomacea, mas segundo li, quando são postos, são húmidos, embora poucas horas depois a sua casca se torne rija. Cuidado para não os molhares porque segundo o que li os ovos molhados não vingam. A terceira pergunta é que me ultrapassa um pouco, mas as pomaceas na Natureza reproduzem-se durante todo o ano, principalmente nos meses quentes. As pomaceas foram introduzidas no Sudeste da Ásia e no Hawaii nos anos 80, e agora são uma peste para aqueles lados: destroem os campos de arroz, transmitem parasitas causadores de doenças, e estão a erradicar espécies de caracóis endémicos porque competem com eles por alimento. São uma verdadeira praga, no sudeste da Ásia e no Hawaii, mas é extremamente difícil eliminá-los porque se reproduzem imenso, e pelo que li, penso que eles se reproduzam continuamente. Espero ter ajudado nalguma coisa
  4. fafo escreveu: Mas esses alimentos não poluem a água em demasia?
  5. Just_me escreveu: Concordo, mas essas irregularidades são uma consequência do campo magnético solar.Como uma vez li num artigo da National Geographic, «Tudo o que se passa no Sol se deve ao campo magnético» O campo magnético do Sol está em constante mudança uma vez que os pólos se invertem de 11 em 11 anos, gerando um conjunto de reacções enorme que dá origem a practicamente todos os fenómenos que acontecem no Sol. Sim é verdade que todas as radiações que referi têm a mesma velocidade (neste caso a velocidade da luz) e entendo o que queres dizer, mas mesmo assim não gosto de generalizar, uma vez que são coisas diferentes. A frequência das outras ondas electromagnéticas encontra-se fora da gama do visível o que só por si já é uma diferença acentuável. De facto quando se começaram a estudar as ondas electromagnéticas e se extraiu a equação de onda das equações de Maxwell, verificou-se que as ondas electromagnéticas tinham de viajar à velocidade da luz, e assim deduziu-se que a luz seria uma onda electromagnética uma vez que como é óbvio viajava à velocidade da luz! Mas do mesmo modo se verificou que quando a frequência se encontrava fora da gama do visível as ondas electromagnéticas não seriam de luz, mas de outra coisa qualquer. Mais tarde produziram-se as primeiras ondas na frequência que hoje chamamos radio, e o resto é história, mas se já naquela altura não se generalizava, acho que não é bom fazê-lo agora. De qualquer modo peço desculpa por estar a discutir física aqui, sei que sai um pouco do âmbito do tópico mas acabei por me entusiasmar com o assunto.
  6. Just_me escreveu: Peço desculpa, mas discordo com esta afirmação. Não sou nenhuma expert em física, muito menos em física solar, mas penso que mesmo indirectamente (ou directamente se assim o considerarmos) o campo magnético do Sol tem muita influência sobre a Terra. Basta pensar que as 'flares' e CME's são uma consequência de uma fase mais turbulenta do campo magnético solar e têm bastante influência sobre a nossa tecnologia (de facto os efeitos podem ser devastadores). Quando o campo magnético solar está nesta fase, a energia acumula-se nas linhas do campo magnético que acabam por rebentar, explodindo sob a forma de 'flares' (erupções solares), que libertam raios X. Estas radiações podem interromper por completo as comunicações e incapacitar os satélites, avariar aparelhos de GPS, etc. Da mesma maneira as CME's (nuvens de plasma chamadas ejecção de massa coronal) libertam-se da coroa solar, a uma velocidade gigantesca indo embater com a magnetosfera da Terra. Estas nuvens esmagam as linhas do campo magnético e despejam muitos watts de potência sobre as altas camadas da atmosfera terrestre sobrecarregando as redes eléctricas causando apagões e destruindo instrumentos sensíveis a bordo dos veículos que orbitam a Terra. Logo não concordo com a afirmação que a influência do campo magnético do Sol sobre a Terra seja mínima, nem que se restrinja apenas à luz solar. De qualquer maneira a luz solar faz parte das ondas electromagnéticas, mas as ondas electromagnéticas são constituídas por várias ondas como as micro-ondas, ondas radio, ondas TV, raios X, etc, e não apenas pela luz.
  7. karp escreveu: Epa eu comprei silicone próprio para aquários e acho que não foi caro.... foi 3euros e picos. E o tubo é grandito...
  8. Oi! Podes subir o pH com conchas ou pedras calcárias. Eu acho que o pH dos Trichogasteres depende da espécie que tiveres mas geralmente pelo que tenho visto parece-me que anda à volta do ácido/neutro. Pelo que li o pH dos barbos Tigre também anda nessa base. Acho que não deves, comprar os peixes sem antes saberes as caracteristicas da espécie, senão arriscas-te a teres surpresas desagradáveis. Com tanta informação disponível que há hoje em dia e sobretudo com a enorme fonte de informação que é a internet, não há desculpa para oferecermos condições erradas aos nossos peixes.
  9. technic escreveu: Podes fazer uma pesquisa cá no fórum, porque há bastante informação sobre invertebrados por aqui, ou então podes ir a estas páginas: www.applesnail.net http://www.aquaonline.com.br/invertebrados...tebradoscom.php http://geocities.yahoo.com.br/persevlad/pomacea.html De qualquer maneira faz uma pesquisa aqui pelo fórum, porque de certeza que encontras mais informação e ainda mais sites sobre o assunto, dado que de momento só me lembro destes.
  10. PauloSR escreveu: Concordo com esta afirmação, também foi o que me aconselharam a fazer quando tinha problemas desse tipo no aquário. Mas existe um pequeno contratempo a meu ver: é que parece-me que mais cedo ou mais tarde os peixes agressores, se habituam à decoração nova e voltam a definir novos territórios tornando assim a atacar os outros peixes. Sendo assim a solução era estar constantemente a mudar a decoração e a trocar-lhes as voltas. No meu caso preferi tirar do aquário os peixes agressores, porque me pareceu a solução menos stressante para os peixes.
  11. Oi! Vendo a mensagem do Rui Ferreira de Almeida fiquei com uma dúvida. Quando um peixe se recusa a comer e emagrece bastante, é apenas devido a doenças relacionadas com parasitas? É que já li que quando isso acontece, também pode ser devido ao stress, provocado por o peixe ser atacado por outros, ou por estar num aquário demasiado pequeno, etc. Isto leva a que o peixe se recuse a comer e consequentemente emagreça. Sei que quendo um peixe está em situação de stress, fica mais vulnerável a doenças, logo mais propenso a ser parasitado e afligido por outras doenças do género. A minha dúvida é se um peixe em stress pode emagrecer apenas e só apenas devido a este factor, sem ter parasitas e outras doenças, ou se ele emagrece de facto como consequência de outras doenças provocadas pelo stress. Agradeço desde já a quem me ajudar a tirar esta dúvida. :D
  12. Hello! Só pelo teu relato, parece-me um pouco difícil, dizer que mal aflige o teu bótia. É que existem várias doenças em que os sintomas são emagrecimento do peixe. O peixe também pode estar apenas stressado, ou os parâmetros da água podem não estar bons. A meu ver existem várias hipóteses, e não quero estar a especular. Reparaste em mais alguma coisa, ou já mediste os parâmetros da água? É que antes de mais, é sempre bom tentar saber a causa do emagrecimento do peixe, não só para o poder medicar apropriadamente (se for o caso claro!), mas também para corrigir qualquer desiquilíbrio, que esteja a ocorrer no teu aquário, e assim evitar que apareçam futuros problemas.
  13. Oi! Segundo indicações que me deram os néons negros, não formam cardume com os outros tetra néons, mas como já há um utilizador a dizer que pode ser possível, agora também estou na dúvida...
  14. Hello! Olha é assim se queres realmente só manter peixes de água fria nesse aquário, como tens um capuchinho e se não me falha a memória os capuchinos têm 2 caudas, achava que era melhor manteres só peixes de água fria de 2 caudas, uma vez que os outros peixes com uma cauda são mais rápidos e têm vantagem sobre o alimento e o território. Tal como o que eu te disse sobre os peixes de água quente com peixes de água fria, isto é só a minha opinião, e eu não sou nenhuma expert! Se quiseres ver algumas espécies de peixes de água fria podes dar uma olhada neste site: http://www.elgoldfish.com/variedades.html ou então neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=esp%E9cies De qualquer maneira penso que se quiseres saber mais sobre peixes de água fria devias tentar a secção das Carpas de Lago e Peixes de Água Fria. Não te esqueças que se a proporção de peixes num aquário é de 1cm para 1 litro de água, e nos peixes de água fria até julgo que é 1 cm para 2 litros de água, por isso tem cuidado para não sobrelotares o aquário.
  15. Boas João! De facto podes juntar peixes de água fria, com peixes de água quente, tens é de ter em atenção que o metabolismo do peixe de água fria vai ficar mais acelerado, e o peixe vai crescer muito mais rapidamente. Nem toda a gente gosta de misturar peixes de água quente, com peixes de água fria, eu no meu caso não o faria, mas isso já é contigo!
  16. Fernandes escreveu: Não riscar o vidro não risca, só se por azar enquanto fazes a limpeza alguma pedrita se enfiar entre as barras magnéticas. Mas acho difícil, pelo menos a mim nunca me aconteceu.
  17. Boas pessoal! Já vi várias vezes pessoal a dizer que quando um animal é hermafrodita só precisa de um ser para se reproduzir. Isto é errado! Como disse o Sérgio Leal nos animais hermafroditas, mesmo tendo os 2 sexos os animais necessitam de outro para se reproduzirem. Os únicos seres que se só necessitam de um indivíduo para se reproduzirem são os que têm reprodução assexuada. Existem vários tipos de reprodução assexuada como a fragmentação (caso da estrela-do-mar, planária, etc), a bipartição (protozoários), gemulação (caso das esponjas, leveduras, etc), esporulação (caso de alguns fungos), multiplicação vegetativa (plantas), divisão múltipla, etc, e todos estes tipos de reprodução se caracterizam por ser preciso um ser apenas para gerar descendência. Apesar da reprodução assexuada ter as suas vantagens porque permite um aumento muito rápido da população, também tem os seus contras, uma vez que como os seres são gerados por um só indivíduo não há variabilidade genética, o que pode significar a morte de uma população inteira num meio em mudança constante. Logo na sua maioria os seres possuem reprodução sexuada, em que são necessários 2 seres para gerar descendência, e este é o caso dos caracóis. É preciso não confundir seres hermafroditas, com seres que têm reprodução assexuada!
  18. joalmag Pois, realmente eu só vi o nome no site inglês que indiquei no post, mas fora isso também nunca tinha ouvido falar, mas também como já disse não sou nenhuma expert. Tou um pouco curiosa para saber do que se trata por isso se alguém soubesse alguma coisa sobre isto e pudesse satisfazer a minha curiosidade agradecia!
  19. Hello! Não tens nada que agradecer, tenho muita pena é de não saber mais para te poder ajudar melhor. Então depois vai dando noticias dos peixitos ok? Boa sorte!
  20. Oi! Bem- vinda ao fórum! Para o pessoal te ajudar, convém que digas o setup do teu aquário, tipo, os parametros da água, tamanho, fauna, etc.
  21. Oi! Não tens de pedir desculpa por não saber, eu também não sou nenhuma expert nisto, tento ajudar naquilo que possso mas os meus conhecimentos são muito limitados! Só sei mesmo aquilo que tenho lido no fórum e em alguns sites, mas não quer dizer que esteja correcto! Ainda por cima a minha experiência pessoal nestas doenças é nula, porque os meus peixes nunca tiveram vermes intestinais ou mesmo outras doenças mais graves (graças a Deus!). Apenas tento ir lendo sobre isso como forma de prevenção, porque se algum dia o azar me bater à porta, já estou minimamente preparada. Quanto aos medicamentos é assim: aquele que estava no site inglês, o Fenbendazol, não sei onde se arranja; o da Waterlife penso que encontrarás numa loja de animais; flagyl penso que seja na farmácia; o Fluvermal penso que encontras em clínicas veterinárias. De qualquer maneira se quiseres saber mais sobre alguns medicamentos deixo-te um excerto do texto do utilizador Rui Ferreira de Almeida sobre o tratamento de doenças (aquele que te indiquei na mensagem anterior, e aconselho-te a lê-lo todo porque está muito bom): "Pranzinquantel : 2 mg/ lt no aquário ( seguro para todos os peixes, plantas e filtro biologico ).Mudar 30 % da água e repetir passada 1 semana .Clínicas veterinárias e Farmácia - Tenilvet , Droncit , Paraquistel .Eu consigo arrajar sempre os príncipios activos em pó que saem mais baratos . Formalina ou formalina + verde malaquite:1 a 2,5 ml por 100 lt de água;usar só em aquários com filtro maduro porque mata parte do filtro biologico . Repetir no dia seguinte com metade da dose nos casos graves apos 50 % de TPA. Repetir passada uma semana .Existem vários produtos com esta mistura em aquariofilia .Tens da seachem e da Tetra ( quickcure ). Eu preparo a que uso .poderas obter a formalina na farmacia com receita medica ,mas o Verde malaquite ( oxalato ) é dificil . Fluvermal( fluvermal de medicina humana e Flubenol de mediocina veterinária) - bom para Dactylogyrus e para os vermes intestinais (não tem ou tem pouca eficacia contra o Hexamita ,por isso não substitui o Metronidazol ). Eu não uso porque não gosto do excipiente, é pouco soluvel e pouco concentrado nas preparações disponíveis e para o seu espectro de acção prefiro o prazinquantel . Metronidazol (flagyl na farmácia ) . Eu arranjo o principio activo em pó .250 mg / litro de água ,3 dias seguidos se os peixes não comerem ou preferivelmente 1000 mg por 100 gr de comida durante uma semana ." Quanto aos medicamentos da Sera acho que seriam uma boa hipótese, mas atenção isto é só a minha opinião! Espera um pouco e pode ser que alguém mais entendido te dê uma opinião melhor.
  22. Oi! Olha este tópico pode-te interessar: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=7274
  23. Hello! Então é assim o site sugere a aplicação de um medicamento o Fenbendazol na comida, segundo o artigo o medicamento deverá constituir aproximadamente 0.25% da comida. Como os peixes podem não querer a comida medicada, pode ser necessário suspender a alimentação durante uns dias antes da aplicação do medicamento. O autor do artigo diz ainda que segundo a experiência pessoal dele, o uso de extracto de alho fresco pode ser usado para controlar estes parasitas. Segundo o que tenho lido tens ainda outros medicamentos para usar nestes casos: Sterazin da Waterlife, Flagyl, Fluvermal entre outros. Aqui tens um tópico que fala de tratamentos para várias doenças e parasitas entre as quais vermes intestinais, que te pode interessar: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...mes+intestinais Quanto ao aumento da temperatura, e da adição de sal, já não sei. Segundo o que tenho lido isso não influência em nada o tratamento de vermes intestinais, mas como não sou nenhuma expert posso estar errada. A única coisa que te posso dizer é que o uso de sal nos aquários é um assunto muito controverso e deves analisar bem os prós e os contras antes de o utilizares.
  24. Oi! Pela descrição que fazes parecem-me ser vermes intestinais. Tens aqui um link sobre isso, e com descrição do tratamento: http://home.xta.com/fishdoctor/page7.html
  25. rky escreveu: Segundo o que li é dificil um peixe sobreviver quando tem problemas na bexiga natatória, mas se a causa for uma infecção bacteriana, se se melhorar a qualidade da água há alguma chance de ele sobreviver. Se a bexiga natatória tiver sido danificada como causa de uma luta, ou uma pancada mais forte, acho que é muito mais dificil ele voltar à normalidade e sobreviver. Mas isto é só a minha opinião, eu não sou nenhuma expert nestes assuntos!