Classificação

  1. JoseCarlosMarques

    • Points

      6

    • Tópicos

      5584


  2. ismael_figueira

    ismael_figueira

    Moderador GERAL


    • Points

      4

    • Tópicos

      1390


  3. Fernando Freire

    • Points

      3

    • Tópicos

      1822


  4. Ricardo Correia Nature Art

    • Points

      2

    • Tópicos

      101


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 10/15/25 Em todas as areas

  1. Odeio tanto o teu aquário. Vou roubar na feira cá pra casa para o odiar pessoalmente quando quiser. Lindíssimo!
    2 points
  2. Bem é impossível responder a este tópico sem iniciá-lo com uma palavra: OBRIGADO Obrigado por manteres de pé um evento que nos orgulha a todos em participar, mesmo quando dizemos para nós próprios que "para o ano não vou participar" basta nos relembrar-mos do ambiente e convívio vivido na edição anterior que não somos capazes de dizer que não para uma nova edição, realmente é um evento especial e cada pessoa faz com que seja especial, mas tu és incansável para nos dar todas as condições e que não nos falte nada! Quanto à montagem tens ai um aquário com um bom potencial, gosto bastante da disposição das rochas e das linhas por elas criadas, o único apontamento que posso salientar é a do caminho que me parece muito linear e centralizado e com isso perde-se um bocado a profundidade e as camadas. Espero que os Deuses do desenvolvimento das plantas se alinhem e que consigas criar uma harmonia perfeita entre as rochas e as plantas. Forte abraço e uma vez mais MUITO OBRIGADO por todo o teu esforço e dedicação!
    2 points
  3. Acho que poderá também ser um pedaço de madeira iluminado, não tenho nada laranja. Também tenho um pé de bucephalandra qualquer: Não sei se está foto ajuda com alguma coisa [emoji120] Aqui está o resultado da Poda e com 6 Corys Pigmeus, o Fortunato da Zanclus recebeu e estavam com super bom aspecto! Tenho de apanhar japónicas e ottos aqui da floresta do lado [emoji27][emoji27] Um abraço!
    1 point
  4. É a ponta que se vê do lado esquerdo, na fotografia de frente. Parece um pedaço de âmbar que está a sair da madeira, em tons laranja. Provavelmente é só ilusão de óptica 🙂 .
    1 point
  5. Com exceção da carpete, que ainda parece estar a estabelecer-se, tudo óptimo! Muito bons vermelhos lá atrás! Ajudam a intensificar a cor da madeira. Só por curiosidade... o que é aquilo que parece estar a sair da ponta daquele tronco à esquerda!?!?!?
    1 point
  6. Parece que é desta que a coisa se encaminha. Mudei a fertilização de Masterline Lean para Masterline Gold. As diferenças no crescimento, em menos de uma semana, têm sido impressionantes.
    1 point
  7. Regra geral, e pelo que tenho visto aqui, há pouca gente com o andamento que tu levas. Um pormenor apenas... com tanta planta em cima das rochas, tem cuidado para não perderes o trabalho de pedra que fizeste. Seria uma pena.
    1 point
  8. Como tinha dito, parece-me estar no bom caminho. Mas tens que por mão naquele lado direito... não o deixes atrasar-se muito. Pessoalmente, também preferia ver menos plantas em cima das rochas, mas vou esperar para perceber a tua visão.
    1 point
  9. Isto é tudo muito bonito quando se anda a namorar as primeiras semanas de vida do aquário e qualquer detalhe é motivo de registo. Neste caso o crescimento das rotalas que já deixam antecipar a trabalheira que me vão dar... Por outro lado a Cuba que me estava a preocupar, mostra-se a cada dia que passa mais agarrada à vida que nunca. Mesmo assim devo ter que dar uns retoques pois ela está crescer colada nos troncos, nunca tinha utilizado esta planta e arrisquei logo por este método ao invés do convencional plantio no substrato, vamos ver como evolui.
    1 point
  10. Rapaziada o que vocês não sabem é que tenho duas Solar RGB da ADA em modo Full Power, andam a competir as duas que nem o Niki Lauda e o James Hunt, já as avisei um dia destes alguma delas pega fogo.... Segredos à parte, creio que muito do segredo possa ser a água efetivamente em toda a sua composição pouco dura e relativamente generosa em nitratos(dH entre 5º a 6º e kH entre 3º a 4º, já o pH deve andar a rondar os seus 7º que com a adição de co2 a coisa tende a baixar). Além disso a amónia gerada pelo ciclo do azoto é uma mais valia para as plantas, se elas estiverem bem saudáveis e relativamente bem adaptadas então mais facilmente serão capazes de assimilar os nutrientes disponíveis. Além disso e também não é segredo, normalmente no arranque do aquário meto "pé a fundo" no co2, o drop checker habitualmente está sempre amarelo, na minha forma de ver as coisas, as plantas vêm de um meio emerso e por si só estão acostumadas com recurso a co2 de forma infinita. Como tal, quanto mais co2 eu proporcionar às plantas, mais depressa elas vão ser adaptadas ao meio aquático, claro que terei de fazer essa descida gradual para tornar o aquário habitável. Imaginem um avião a descolar, o gasto que ele tem no arranque é muito grande mas assim que atinge a altitude pretendida, a zona onde se encontram as condições ideais para que possa entrar em modo "cruzeiro". Quanto ao aquário, Domingo habitualmente significa dia de TPA. Tudo dentro da normalidade, algum biofilme nos troncos mas nada demais, uma escovadela e siga. As moitas foram podadas na 5ª à noite e já noto algum efeito do que era pretendido com o corte, as rotalas já "perceberam" qual é o caminho, sempre em direção à luz. Vamos para a 3ª semana de aquário e a calha vai estar a trabalhar nos 65%, se eventualmente começar a notar sinais de GDA voltamos aos 50% da potência atuais. Toda esta informação e mais alguma podem encontrar na darkweb, basta acederem a www.otozééomaior.org.pt.lx Bem Haja
    1 point
  11. Ora cá vamos continuando na rotina mais apertada, eis que chegou a altura de dar uso à tesoura! Podia deixar passar mais uns dias mas as rotalas já estavam a fazer o seu crescimento na horizontal e não é isso que pretendo de todo. Portanto vamos lá a umas tesouradas para contrariar essa vontade e promover um crescimento mais homogéneo. Todos os topos foram replantados por forma a preencher espaços vazios e garantir uma moita mais densa e consistente. Nesta altura do campeonato ainda não é importante começar a dar forma às plantas de fundo, pelo que a poda é feita sem grande critério de profundidade. É primordial que se comecem este tipo de intervenções o quanto antes, assim continuamos a garantir uma grande massa vegetal a consumir nutrientes que possam estar em excesso numa fase em que já estou a abrandar as trocas de água. Deixo aqui o registo do resultado da poda e uma foto geral que já deixa antever o objetivo a nível de preenchimento no plano traseiro. Abraço
    1 point
  12. Mestre Fernando, mais um ano e é um prazer partilhar a tela de artista contigo! Bit@# WTF! Mais um belo Nature, com a nuance da elocharis na traseira vai ter um destaque especial garantidamente. Só dou o contra nessa altura de substrato na frente do aquário. A acompanhar o desenvolvimento desse menino!
    1 point
  13. No fim de semana, acabei por nem olhar para o teu aquário já plantado... Metes-te a Eleocharis na parte traseira por alguma razão?
    1 point
  14. [emoji23][emoji23][emoji23][emoji23] Olha… outro presente do Vasco (dado na petfest24)!!
    0 points