Classificação

  1. Miguel Simões

    Miguel Simões

    Moderador GERAL


    • Points

      2

    • Tópicos

      2541


  2. buedamau

    buedamau

    Membro


    • Points

      2

    • Tópicos

      483


  3. Telmus

    Telmus

    Membro


    • Points

      2

    • Tópicos

      257


  4. brunofasoares

    • Points

      1

    • Tópicos

      1938


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 02/27/18 Em todas as areas

  1. Decidi tentar esta técnica de início de um plantado em que em vez de plantar e depois encher o aquário com água, fazendo um princípio a seco! Como tenho um desnível muito grande a nível de substrato optei por tentar que as plantas de tapete cresçam e segurem o substrato antes de adicionar a água para evitar que a circulação criada pelo filtro ou mesmo que o substrato ao ser inundado tenha abatimentos que me estraguem o layout. O substrato usado foi um resto de JBL Pro Scape Plant Soil e por cima Neo Plant Soil. Plantei com Elocharis accicularis, Micrantemum monte carlo, Cryptocoryne parva e uma bucephalandra da qual não sei a espécie, todas da Aquaflora. O aquário onde estou a fazer esta experiência é um nano Wave de 25*25*30 que daria na teoria 18 litros mas onde coloquei umas pedras e substrato que "rouba" á vontade uns 8 litros. Só vou saber ao certo quando encher! :) Para o efeito estou a manter um pouco de humidade borrifando as plantas diariamente e mantendo o topo selado com película aderente. Tem neste momento duas pll de 11 watts cada num total de 8 horas/diária. As trocas gasosas apenas quando borrifo, a minha pergunta é: quando chegar o fim de semana não irei ter acesso ao aquario por estar no meu local de trabalho, devo manter tapado? Tenho receio que se destapar o mínimo que seja com o aquecimento das lâmpadas a humidade seja retirada e as plantas sequem! Ficam fotos do processo: Para registo o aquário foi montado na noite de domingo, 12 de fevereiro.
    1 point
  2. Hoje antes de jantar, com as luzes ligadas.
    1 point
  3. Já está a ficar curado e bonito outra vez! Mais tpa e mais pequenas parece-me, com0 disse o miguel, menos desestabilizador para o aqua...
    1 point
  4. Podes sempre pôr uma pedra/pedras/bocado de tronco em cima da meia. Ou umas plantas à volta para esconder por exemplo... Agora no início é esperar, não vale a pena andares com pressa e sempre nos testes. Guarda a pica dos testes para quando tiveres desiquilibrios depois:-p Podes também juntar um cardume de corydoras à equipa de limpeza, estão sempre a trabalhar, mas não limpam algas...
    1 point
  5. Boas @Miguel Simões Estou a querer saber qual o melhor porque como será o meu primeiro aquário com plantação quero começar com pouca quantidade para poder ir aprendendo com elas para depois poder evoluir o nível do aquário. Tenho cerca de 40 Guppys provenientes de uma criação anterior e quero lhes dar uma casa mais bonita e com um ar mais natural. Muito obrigado pelos concelhos pois sao bem vindos e espero aprender muito aqui no fórum.
    1 point
  6. A diferença é que as caridinas como são maiores a limpeza também é maior e mais rápida no caso de algas, os red's fazem o mesmo trabalho mas mais demorado, eu tenho ambos e gosto de ambos embora o trabalho das caridinas seja muito mais notável...de longe! Cumps,
    1 point
  7. Boas @djonnybrito, A resposta que pretendes vais depender do tipo de montagem que queres, ou seja, tu queres uma aquário plantado de baixa, média ou de grande exigência? Pela tua descrição "...também irá ter algumas plantas.." deduzo que seja de baixa manutenção com plantas de baixa exigência, eu não vou aconselhar substratos inertes simplesmente pelo motivo de mais tarde quereres algo melhor e não teres substrato capaz de "sustentar" a massa vegetal mesmo contando com a fertilização líquida. Só te posso aconselhar com grande certeza em termos de preço/qualidade os substratos que uso pela experiência e resultados que obtive, tens o NEO Soil e os da Trópica, com qualquer um deles não necessitas de usar outros substratos por cima ou por baixo, são excelentes para as raízes das plantas, a evolução é excelente. Tens muitos outros, cabe-te a ti de analisares qual se encaixa melhor à tua carteira ;) Em relação a plantas de baixa exigência tens montes de espécies e bonitas, uma que te aconselho ter é a limnophila sessiliflora ou a caroliniana cabomba, ambas são muito idênticas (uma ligeira diferença no espaçamento entre os anéis), o bom destas plantas é que são de crescimento rápido, vão preencher rápidamente o teu aquário, são muito boas para ajudar a consumir os nutrientes em demasia na coluna de água ajudando assim a evitar possíveis algas. Antes de escolheres as plantas ou peixes verifica sempre a ficha técnica de cada um, analisa os parâmteros da tua água e compra peixes que se enquadrem nesses valores como o ph por exemplo, nas plantas verifica que tipo de exigências elas têm para saberes se as podes manter ou não, tudo isto evitará gastos desnecessários ;) É obvio que não falei sobre tudo :) a tua leitura será a tua cultura! Cumps,
    1 point
  8. Boas @ismael_figueira, Passado praticamente um mês, estou de volta! Desculpa a ausência de resposta, mas foi um mês atribulado. Começo com as fotos: Bom, muita coisa aconteceu, e felizmente, consegui algumas melhorias. Está perfeito? Não. Mas o meu conhecimento ainda está longe disso. Quem já teve BBA sabe o que custa manda-la embora, e mal ou bem, a BBA já não abunda nestes 25 litros. Alterações na rotina: TPA - Duas em duas semanas. A BBA adora alterações nos parâmetros. Sempre que mudava a água, alterava a concentração de co2 e BOOM, BBA. Fauna - Duas Molly, dois SAE e 4 amano. Equipa de limpeza com bastante comidinha disponível! (alga, entenda-se) Cuidado - Todos os dias retiro as folhas afetadas que estão a apodrecer, ficam só as novinhas! :) Tenho alguma Staghorn nas folhas mais velhas, nas assim que as retiro, elas não regressam. Tinha também um pelinhos verdes muito pequeninos, mas com o excel também estão a esbranquiçar e a ir embora... Só tenho a agradecer a esta malta e à Aquaeden por toda a atenção e ajuda! :)
    1 point
  9. Boas @Pedras!! Não é aconselhada a utilização do Excel com invertebrados, no entanto, eu utilizo e nunca tive problemas! :) Tens é de ter em atenção à tua espécie, neste caso o camarão madeira, se é muito sensível ou tolerante. Abraço.
    1 point
  10. Iluminação e substrato fértil são o "qb" para a Montecarlo, tendo em conta que tens injecção de CO2, já tens mais do que condições para poderes ter um tapete de Montecarlo. Não podes é deixar ficar na sombra de outras plantas ou do tronco, porque isso sim causa dificuldades à planta. De nada, boa continuação.
    1 point
  11. Boas Pessoal, Venho deixar-vos uma última actualização antes de nos despedirmos deste ano e aproveitar para desejar a todos um grande Ano 2018. O aquário está a recuperar bem, a GDA parece a pouco e pouco estar a desaparecer e as plantas estão a começar a arrancar como deve ser. Aproveitei para subir as calhas com uns novos suportes DIY que fiz em acrílico, esta neste momento a 15 cm da coluna de água. Fiz uma limpeza as pedras e aos troncos com excel, fiz uma mudança de água de quase 80%. Deixo-vos as fotos: Bom Ano a todos.
    1 point
  12. Isto é como a alemanha, säo 11contra 11e no fim ganha o Tozé.
    0 points