Tanque de 3000lts ( fotos passo a passo) Actualizado 06/12


Recommended Posts

Bom dia a todos!

São 8.26 da manhã e acordei com vontade de alterar o meu pequeno jardim, e resolvi que ia fazer algo com água, logo vou fazer um mini-lago , ou direi um buraco no chao para alojar umas tartarugas e talvez uns peixes grandes, tipo carpa.

Depois digo e mostro o que resultou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 159
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

o inverno não é melhor altura para por peixes no lago,pode fazer o lago mas introduza peixes na primavera porque as agua estão muito frias.

Alem disso quando as temperatura descem abaixo dos 10'C na agua os peixes entram numa especie de hibernação embora estejam um pouco activos,alem disso estão mais sensiveis a doenças nesta altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não arrisques peixe de rios andam muito contaminados com parasitas manhosos tipo anchor worm que é muito dificil de matar e faz feridas no peixe e claro corres sempre o risco de sem querer contaminar algum aquario de agua quente que tenhas!

 

eu por exemplo quando quis por koi tive de me desfazer dos outros e lavar o tanque todo com lixivia para ter 100% de certeza!

 

vai pelas koi que há algumas bem giras e penso serem mais simpaticas!ou então umas percas grandes de alguma barragem isolada e sem parasitas que conheças eu neste momento só conheço uma perto de mim!

 

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclui o lago e so lá vou por as minhas turtles (4) sendo a menor de 15cm.

Mas como o bichinho dos lagos ressuscitou dentro de mim resolvi fazer uma coisa mais a sério.

Cavei o chao do jardim 40cm , levantei paredes de 60cm e prá semana já é rebocado.

As dimensoes sao sensivelmente 290X130X80 , o que já dá uns litrinhos.

Só por curiosidade fui medir o ph do lago das tartas e ele estava nun extremos 10 ou mais, pois a escala acaba nos 10.

Isto para peixes é morte certa.

Depois posto fotos dos 2 lagos bem como da faze de construção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim (em relação ao cimento). :) Quem faz fundos e outras estruturas em cimento -ou revestidas com cimento- mesmo para aquários de água salgada, faz depois essa "cura", mergulhando a estrutura e fazendo várias trocas de água.

 

Geralmente o sinal de que o cimento está finalmente curado é quando começam a desenvolver-se algas.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Com a superficie de cimento a agua tenderá sempre a ser alcalina. Há uma maneira de evitar isto que é cobrir essa superficie com resina tipo "alimentar, a que se usa nos reservatotios de agua potavel. Ou então a resina para piscinas.

Mesmo com agua alcalina e dura podem-se ter e reproduzir muitas especies.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A foto já tá on-line outra vez e aqui vão mais umas:

 

DSC01872b.jpg

 

Estas já com a escavação feita e com algum tijolo assente:

 

DSC01874b.jpg

 

DSC01873b.jpg

 

DSC01875b.jpg

 

Estas com o meu irmão Valter que deu a maior parte do trabalho como pedreiro:

 

DSC01877b.jpg

 

 

DSC01878b.jpg

 

E aqui o estado em que o tanque ficou no final do 1º dia de trabalho, e é como se encontra agora (3ª feira continuamos):

 

DSC01879b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, André Ricardo. :D

 

Boa altura do futuro lago. Parece que vai ficar com aproximadamente 70cm, não é?

 

Eu não entendi ainda como vai fazer a estrutura. Vai colocar algum revestimento internamente? E o concreto e os ferros para reforço? Como vai resolver o problema daquela trinca no muro?

 

Cuidado com a pressão da água. Ela tem muita força.

 

Continue mandando fotos pra acompanharmos a sua obra.

 

Abraços

:D

sapopar19xi.gif Laguismo sapopar29vo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde o fundo até á altura do muro vai ter cerca de 85cm, qto ao revestimento ainda estou a decidir, pois há várias opções disponiveis e estou á espera de algumas respostas. A racha do muro, vai ser resolvida aquando do reboco, e os reforços tb nessa altura, mas pró fim da semana já postarei fotos do progresso.Tb a preparação da filtragem ficará adiantada esta semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O tamanho se fosse maior ia roubar mto espaço ao jardim!

Para já vou experimentar dar uma aguadilha de cimento com um pincel de caiar no lago todo, para ver se isola e tb para ficar td igual, pois o muro que já existia ta pintado de branco, e assim fica td uniforme.

Quanto á tela não vou usar, qto muito ou resina para piscinas ou tinta de isolar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se queres uma pequena sugestão, faz um "compartimento" com uma porta, onde podias por uma bomba de máquina de lavar, depois fazias um "repuxo" no meio, e para tapar o tubo, metias umas rochas com buracos, com essas pedras conseguirias fazer criação de carpas, tal como eu fiz :shock: se quiseres posso tirar uma foto á minha "casa da máquina", é extremamente simples, eu e o meu pai fizemos uma saida no fundo do lago, ia á casa da máquina, e saia para o repucho! isto serve para criar circulação de água, e um dia se quiseres podes talvez meter um balde de 20L com matéria filtrante e substituis a bomba por uma mais forte, assim conseguiras o lago limpo e bonito por muito mais tempo, pois a matéria filtrante iria conseguir apanhar muito "lodo" o problema é que talvez de semana em semana ou de 2 em 2 tinha que se limpar ra matéria filtrante!

 

E no verão dá um grande jeito, porque mete a água mais freca! no verão de á 2 anos, morreram-me 3 peixes "cozidos", fui de férias para Espanha e a minha avó como só lá ia de manhã tratar dos meus animais, não reparou que a bomba estava estragada (acontece :wink:) e prontos.. morreram-me 3 carpas cozidas!!

 

fica bem, e desde já os parabéns pelo teu projecto ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais