Wood Embrace


Manik48

Recommended Posts

Boas noites malta porreira ::D:

 

Ao fim de tanto tempo cá segue a montagem passo-a-passo do meu novo aquário. Está longe de estar completa como poderão confirmar, mas assim vão acompanhando a evolução e dando conselhos sobre fauna e flora.

 

Vamos ao que interessa:

 

1. Aquário - Aquatlantis aberto 115x35x45 - 180L

 

2. Iluminação - Calha Aquatlantis 2x39W T5 (4500k / 6000k)

 

3. Filtro - Fluval 205 carregadinho de esponjas, siporax da Sera e lã filtrante

 

4. Resistência - AquaEl 300W

 

5. CO2 - Botija de 2Kg c/ Válvula solenóide e anti-retorno - 1 bolha por segundo

 

6. Substracto Fértil - Tropica - Aquacare 2,5 Kg

 

7. Substracto inerte - Argila expandida de grãos finos

 

8. Flora - Anúbias, Musgo e Feto de java, e mais uma data delas cujos nomes não anotei e têm que me ajudar a identificar ::D:

 

9. Hardscape - 2 Troncos grandes tipo Red Moor e 5 rochas

 

 

A chegada a casa:

 

tosh0001.jpg

 

Com algum suor, lá colocamos o móvel no sítio certo:

 

tosh0009.jpg

 

E o aquário em cima do dito cujo ::D:

 

tosh0013.jpg

 

Depois foi colocado o fundo com um gel especial para o efeito

 

tosh0019.jpg

 

E já tudo no sítio, por cima de uma pequena quantidade de substracto, foi colocado o fértil:

 

tosh0042.jpg

 

E o resto do substracto por cima:

 

tosh0043zkrewow.jpg

 

Depois começaram as brincadeiras com o layout até chegar ao aspecto final

 

tosh0044.jpg

 

Antes de o encher estava mais ou menos isto:

 

tosh0047d.jpg

 

Após uns 20 baldes de água lá ficou cheio até ao tutano:

 

tosh0048.jpg

 

Nesta fase é que me lembrei que tinha o musgo de java por pôr... Após grande ginástica para não ter que tirar os troncos consegui isto:

 

tosh0053.jpg

 

Fica agora o pormenor esquerdo do aquário

 

tosh0054.jpg

 

E o do lado direito ::D:

 

tosh0055a.jpg

 

 

Como podem ver ainda falta muuuuita coisa, e a curso prazo o resto da flora. Tenciono fazer um tapete com eleocharis, talvez a acicularis, de resto a imaginação é o limite ::D:

 

Comentem e ajudem-me a ter ideias para deixar isto um mimo antes de receber a peixada.

 

Vai ser um comunitário ::D:

 

Abraço

Editado por Manik48

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 367
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Eu conheço aqueles dois senhores!! :D

 

Bom, quanto ao aquário... começo por dizer que no aspeto geral gostei do efeito.

Eu sou a favor de ter pouca iluminação num aquário, tudo fica mais simples; mas visto quereres criar um tapete com eleocharis, e tendo em conta que o teu aquário tem 45cm de altura + uns 10/15cm que a calha fica acima da linha de água, será que essa iluminação chega lá em quantidade suficiente para a eleocharis?

Aconselho-te a colocares o máximo de plantas possíveis JÁ aí dentro,pois com a flora que tens neste momento vão sobrar muitíssimos nutrientes na coluna de água que obviamente as anubias e o musgo não conseguem consumir pois são de crescimento mais que lento.resultado daqui a uma semana vão ser algas,muitas e muitas algas a aproveitar o que essas plantas não consomem.

O co2, para já com essas plantas não precisas.

Acho que tens aí um aquário com muito potencial, mas claro está, faltam as plantas... Cria moitas de varias cores para realçarem-se umas ás outras, um bom tapete... inventa que vai sair sempre algo bom! ;)

Quanto à fauna. não cometas o mesmo erro que eu, e opta por poucas espécies de peixes... Poucas espécies mas em grande quantidade para criares um efeito vibrante e natural dos vivos.

E é tudo. Mantem-nos atualizados...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite ::D:

 

São ambos porreiros e o Francisco (mais novo) percebe bastante do assunto. Ele mesmo tem um aquário de 500L.

Hoje já fui rechear aquilo com mais plantas. Amanha vou lá a loja buscar umas vallisnérias porreiras que lá tinham na sexta e depois só lhe vou meter mais o tapete daqui a uns 15 dias. Faço tpa, coloco o tapete antes de encher, deito o condicionador da Sera e depois faço os testes para ver como estamos de pH e nitratos.

 

Pelo que já andei a ver, se pensasse em fazer uma tapete de cuba ia ver-me aflito, mas parece que a parvula aguenta com esta luminosidade. De qualquer forma só há uma maneira de saber ::D: Não vai ser um tapete total, vai ser desenhado.

 

Só volto a tirar fotos amanhã porque hoje de manhã deitei o nitrivec da Sera e aquilo ainda parece leite ::D: hehehe, já está muito melhor, mas só amanhã é que se deve conseguir alguma coisa de jeito.

 

Ps: aparte do CO2 (baixei a intensidade para 1 bolha de 2 em 2 segundos +-) e do substracto não tenho mais fertilização nenhuma, como tenho pouca iluminação e mais plantas, acham que vou ter problemas de algas? Não tenho sol a bater directo ::D:

 

Abraço e muito obrigado pelas críticas

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos. Obrigado pelo elogio ::D: Seguem mais umas fotos para verem a evolução. Decidi não ter tudo tão programado (colocar parvula, e a planta xpto), vou, em vez disso, fazer algo mais simples e que seja bonito à vista.

 

A primeira fotografia foi depois de colocar o Nitrivec da Sera, mais alguma flora:

 

img0197pp.jpg

 

Como podem ver ficou com este aspecto leitoso, acho que é mesmo suposto ::D: Agora seguem pormenores do lado esquerdo:

 

img0198va.jpg

 

E do lado direito:

 

img0199wu.jpg

 

Hoje de manhã fui comprar mais 3 plantas e voltei a fotografar... A água já está muito mais límpida:

 

img0200lu.jpg

 

E mais uma vez ficam os lados esquerdo:

 

img0201bn.jpg

 

E direito ::D: :

 

img0202kue.jpg

 

Tenho algumas questões:

 

1 - Acham que vale a pena amanhã fazer uma tpa ou deixo ficar esta semana assim e espero que a água volte ao normal sem ajuda?

 

2- A superfície da água parece-me algo... gordurosa?! e onde os troncos saem fora de água ganhou uma espuminha. Será do nitrivec + andar a mexer no substrato?

 

Desculpem não colocar o nome das plantas, mas fizeram o favor de me mandar as plaquinhas com os nomes para o lixo antes que me lembrasse de avisar ::D:

 

Façam o favor de criticar e dar ideias.

 

Um grande abraço e obrigado

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA´s diárias de pelo menos 30% ;)

E pelo menos durante a primeira semana... Isto se quiseres evitar algas.

Edit : que fertilizantes estás a pensar comprar?

Editado por Jorge.A.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As algas não fazem parte da flora que pretendo ter no aqua ::D: hehehe amanhã vou fazer uma valente tpa depois de ir comprar material para a fazer porque ainda não tenho ::D:

 

Ainda não pensei na fertilização... o que me aconselham para este aqua tendo em conta que ainda vou meter mais umas plantas?

 

De facto esmeraram-se hugo ::D: e posso dizer que é muito raro encontrar alguém com o tacto e trato deles. Podem até ser carotes, mas o atendimento compensa (interpretar com as devidas moderações ::D: hehehe)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu discordo... TPAS nesta altura ..pq? qual o objectivo? Qual a função? nem sequer hà fauna!!!!!

N consigo ver qual o objectivo a não ser meramente estéticos..

Tens isso a funcionar à 2 dias, para quê andar a mexer?

 

"Deixem os aquários em paz" (isto dava um bom slogan, ehehehhe) ;)

 

Abraço

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que tens aí plantas que não são aquáticas. As mais baixas no centro do aquário cheio de nervuras...

 

Abraço,

 

GM

 

Gmmartins, comprei-as numa loja de aquariofilia e estavam nos aquários plantadas naqueles vasos típicos. Pelo que andei a ver são da família da fittonia red. Embora haja de facto umas parecidas que não são aquáticas ::D:

 

Hoje já tirei mais umas fotos e já coloquei mais flora. Vou fazer o upload das imagens e mais logo coloco aqui.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins, comprei-as numa loja de aquariofilia e estavam nos aquários plantadas naqueles vasos típicos. Pelo que andei a ver são da família da fittonia red. Embora haja de facto umas parecidas que não são aquáticas ::D:

 

ok então se tens a certeza sem problemas. Mas tem atenção que não é por se venderem em lojas de aquariofilia que faz das plantas apropriadas para aquários....

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razão... Haverá alguma maneira de ter a certeza se é apropriada ou não? Já acabei o upload das fotos, daqui a bocado já actualizo isto ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, seguem mais umas fotografias do aqua. Desta vez aproveitei o facto de ir colocar mais umas plantas e fiz uma pequena tpa aspirando o funguedo do tronco ::D:

 

Este é o aspecto do aqua ao entrar no quarto:

 

img0204xn.jpg

 

E como ele até é fotogénico, segue uma de frente:

 

img0203ro.jpg

 

 

Ainda estou com ideia de meter umas plantas tipo vallisnerias ou semelhantes lá atrás e talvez umas pequerruxas de tapete aqui à frente, mas não queria encher muito mais de plantas. Os peixes que se quiserem esconder já têm bastantes sítios nos lados, e os restantes têm espaço. Como gosto bastante deste substracto e estou a pensar colocar uma boa quantidade de limpeza de fundo, acho que não o vou cobrir com parvula, se a colocar (ou alguma parecida) será só parcialmente.

 

O lado esquerdo:

 

img0205ha.jpg

 

E o direito:

 

img0206tm.jpg

 

E agora a fotografia da famosa nhanha, já muito diminuida graças ao potente aspirador dos chineses ::D:

 

img0207wa.jpg

 

Opiniões e críticas são bem vindas.

 

Um abraço e obrigado a todos

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em termos gerais está muito bom. Apenas acho que esse painel de fundo distrai um pouco o olhar... Talvez um todo preto ficasse melhor. Mas, claro, o mais importante é que tu gostes.

Está um projecto promissor.

 

Só uma pergunta. Onde arranjaste o substrato inerte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos a ver se vos respondo com sapiência ::D:

 

1 (Jorge) - Fico muito feliz com esse sentimento, é sinal de que estou a levar o meu primeiro plantado a sério a bom porto ::D:

 

2 - Substrato inerte - Este substrato cujo nome desconheço arranjei-o na loja Minizoo em Gondomar (onde de resto arranjei tudo o resto com excepção de algumas plantas, incluindo as vermelhas ::D:). Já elogiei a loja q.b, por isso vou só acrescentar que eles enviam para todo o país (ainda hoje lá fui e iam enviar biscoitos de cão para Lisboa... Eu tinha ideia que lá havia biscoitos de cão, mas tudo bem ::D:)

 

3 - O fundo - De facto inicialmente a ideia era ser todo preto. Mas como ia colocar estes troncos e pedras e os desse fundo eram muito semelhantes achei que podia dar um efeito giro. De qualquer forma é muito fácil tirar e substituir por um preto, mas para já vou deixar andar até porque gastei imenso dinheiro em tudo para me por já a trocar coisas ::D:

 

4 - Plantedo não-aquático - Eu pensei que seriam de acordo com isto, por exemplo -> Pet4you mas não tenho a certeza se serão as mesmas. Haverá maneira de saber se são realmente aquáticas? Caso não haja, vou deixar andar até porque dá uma cor ao fundo do aqua e se vir que ela não está bem retiro-a.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acho que está a ficar bastante bonito o aquário!!! Quando a flora desenvolver mais, vai ficar muito bem...

Também sou da opinião de um fendo de cor única...

 

Abraços e boa sorte com o aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta porreira, acham que está na hora de começar com as fertilizações? só micro para já? O que me aconselham para este aqua?

 

Ps: já comecei a estudar a fauna que vou pôr, quando acabar coloco aqui as ideias para cometarem e criticarem

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está a ficar muito bem, eu geralmente prefiro ver fundos pretos mas devo confessar que na 1ªx que vi o fundo achei que esses troncos fossem verdadeiros e até gostei

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já tenho os testes encomendados, bem como a fertilização (tpn+ a trópica) e devo começar amanhã ou sábado com a respectiva actualização fotográfica ::D:

 

Agora ficam algumas ideias para a fauna. Antes de comentarem tenham em atenção 2 coisas:

 

1 - Eu sei que as espécies que vou mencionar não são todas compatíveis! Só estão aqui porque gosto delas, para as seleccionar depois (não vou escolher todas)

 

2 - Assim que tiver o pH da companhia já tenho uma base para começar a escolher, embora quanto mais pesquise mais ache que, sendo os peixes criados em cativeiro, quanto mais neutro fôr o pH melhor ::D:

 

 

Assim sendo, estou a considerar inserir no aqua algumas das seguintes espécies: (a negrito estão as que penso inserir)

 

Peixes de Superfície:

 

Platy

Guppy

 

Peixes de meio aqua:

 

Escalares

Discus

Néons/cardinais

Nariz de bêbado

Ramireziz

Ciclídeo limão

Kribensis

 

Peixes de fundo:

 

Ancistros

Camarões da madeira

Ottos

Corydoras

 

Opiniões? ::D:

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.