Ver tudo

Esta fonte actualiza-se automaticamente

  1. Hoje
  2. Com esse relato, ainda me convences a comprar um filtro UV. Eheh. Tenho que pesquisar mais sobre isso 😉 . Um abraço.
  3. Yesterday
  4. Oi pessoal, me ajudem por favor. Tenho um peixe betta de 1 ano. Ele vive em um aquário de 15 litros com plantas, termostato, filtro Hang on, pH 7.2, temperatura 27 graus, amônia e nitrito zerados. Se alimenta de artemia em conserva e tropical nano granulat q afunda. De um mês pra cá, ele começou a boiar sem conseguir mergulhar e ir ao fundo do aquário. Em um dia, ele boia, volta ao normal, depois vou olhar e está de novo boiando de lado, nadando estranho e dali algumas horas nadando normalmente. Me disseram que ele poderia estar com doença da bexiga natatória, tratei com antibiótico não melhorou, com luftal e não melhorou, dei ervilha e não melhorou, comecei a dar ração de fundo para não ingerir ar na hora de comer e não melhorou também. Eu não sei mais oq fazer com ele. Eu percebo que ele respira, solta uma bolha de ar em seguida, e depois come a própria bolha. Algumas vezes que o vi boiando, peguei ele na mão, abri a boca dele e dei menos de uma gota de luftal e ao colocar de volta na água ele não estava boiando mais. Não teve tempo hábil pra dizer que o luftal fez efeito porque foi instantâneo. Outro dia aconteceu a mesma coisa…o vi boiando e o peguei na mão. Dessa vez eu apenas abri a boca dele, não dei o luftal e quando soltei no aquário, ele parou de boiar. Ou seja, ele está de alguma forma engolindo muito ar oq tem causado esse quadro de boia e volta normal, boia e volta ao normal. Essa situação tem me incomodado demais, pq quando ele está normal em alguns períodos do dia, tá tudo bem, mas quando ele está boiando, me dá a impressão que ele sofre pq não consegue nadar direito, fica cansado de se esforçar pra mergulhar mais fundo sem sucesso, dá dó de ver. Alguém sabe oq devo fazer? Outro detalhe…tenho absoluta certeza de que é um macho, tem a calda bem longa e tudo mais, mas nunca fez ninho e nem se arma pro espelho. agradeço imensamente se puderem me ajudar pois gosto muito dele.
  5. Sim, vou ter de investir num bom substrato. O que tenho feito e resultado +/- no meu de 110L é CO2 liquido, florena e ferropol gotas. +/- porque tem zonas que acho que o substrato é demasiado curto e as plantas sem ele não rendem. Tive o surto brutal de algas verdes que ia matando o aquário mas resolvi com um filtro UV. Desde então a água ficou cristalina e o aquário sem algas nenhumas. Claro que esteticamente mais um filtro interno ... Mas um dia troco a Biobox 2 e este filtro UV por algo em condições. Mas como está a funcionar bem agora vou manter para não ter mais um gasto. Mas se tudo correr bem com o novo, coloco filtro igual depois mais tarde. Thanks pelas dicas.
  6. Não te esqueças que essa altura de que falas depende muito do substrato que vais utilizar. Eu já usei ADA Amazonia, e agora optei pelo da Tropica. Se fores para essas marcas que vendem substratos mais ricos em nutrientes, consegues bons resultados até com 1cm de substrato (claro que tudo depende das plantas que vais utilizar, e durante quanto tempo vais manter o aquário, porque, mais cedo ou mais tarde, todos os substratos se esgotam). Opta por um substrato de maior qualidade, e terás com toda a certeza melhor resultados. Por vezes queremos poupar e acabamos por não fazer as coisas como devem ser feitas. Só uma dica... mesmo com o melhor dos substratos (neste caso quero dizer o mais rico em nutrientes), que julgo ser o da ADA, e dependendo, mais uma vez, das plantas que vais utilizar, vais ter sempre que fertilizar a coluna de água. A introdução de CO2 também ajuda bastante.
  7. Última semana
  8. Sim,mesmo que coloques no meio 3cm,e que velha a escorrer para a frente e junto ao vidro da frente fica 1,5cm. saudações
  9. Thanks. Posso colocar 2.5cm no meio e deixar as pontas sem para a estética, desde que as plantas fiquem fora das pontas certo? Saudações.
  10. Boas rbarcia Se vêz que no aquário que tens agora colocastes 1,5cm de substrato e viste que havera plantas que não estão bem,podes colocares 2cm ou 2,5cm no outro que vais montar em Agosto,para as plantas não existe estética,elas querem é solo para as suas raizes se esticarem. Saudações
  11. O Purigen, sem te explicar cientificamente, retém basicamente aquelas partículas minúsculas que passam por todos os outros materiais do filtro e mesmo assim voltam à coluna de água. Antigamente usava-se o carvão activado, mas esse, depois de saturado, começa a libertar essas partículas de novo para a água, e tens que o substituir. O Purigen, quando saturado, retém aquilo que "apanhou" da água. Deixa de conseguir reter mais, mas também não liberta. Depois pode ser limpo com lixívia, passado por água, e volta ao filtro para fazer novamente o seu trabalho. Eu não gosto muito de Guppys porque estão sempre a reproduzir-se. Às tantas podes ter uma colónia de 100 peixes num aquário do tamanho que idealizaste para 30. Se não tiveres cuidados (usar maternidades e coisas do género), as crias acabam por não sobreviver, mas há sempre alguns que vão chegar ao tamanho adulto de cada vez que uma fêmea ovular, portanto, a longo prazo, acaba por acontecer o que falei. De qualquer forma, é uma óptima maneira, se tiveres filhos, de lhes explicar como funciona o ciclo da vida 🙂 . Plantas... quantas mais, melhor. É o melhor filtro que podes comprar. No teu caso, optava até pelo Thermo, porque tem o termostato incluido e é mais uma coisa que tens que colocar dentro do tanque. Mas há alternativas de outras marcas, mais baratas, que também cumprem! Um Ferrari é um Ferrari, mas um Wolkswagen topo de gama também cumpre! Se achas que o UV ajuda, tudo bem. Mas a melhor maneira de controlar as algas (controlar, porque algas vais ter sempre em maior ou menor quantidade) é acertar os parâmetros do teu aquário. E uma quantidade grande de plantas ajuda. Pensa assim... as algas alimentam-se se nutrientes que a água tem e que não são consumidos pelas plantas... se as plantas os consumirem, as algas não tem como se alimentar. Resta saber limitar a quantidade de nutrientes que colocas na água... nomeadamente racionando a comida dos peixes, etc., etc. etc. A Aquariofilia é um hobby muito engraçado para quem quer levar a coisa mais a sério, e compreender a fundo aquilo que acontece dentro daqueles 4 vidros. Recriar a natureza não é fácil. Só para te dar um exemplo... eu fui há pouco tempo a uma fábrica de aquacultura e a maneira que eles usam para controlar as algas é não haver luz na área dos tanques.
  12. Estou a pensar montar um aquário novo de 140L lá para Agosto. Tenho mais uma questão, quantos cm de substrato devo colocar antes de colocar a Areia? No que tenho de 110L coloquei 1.5cm. Algumas plantas tem se dado muito bem mas tem outras que nem por isso. Mesmo dando CO2 e Fertilizante liquido algumas não aguentam. Será 1.5cm curto? Coloquei 1.5cm no centro e nas pontas nada por uma questão de estética. Obrigado a todos pelas dicas 🙂
  13. Sim já pensei nisso e estou a pensar no Oase 600. €€€ é sempre um problema mas o barato sai caro, prefiro gastar um pouco mais mas ter algo que não venha a trazer problemas no futuro. Estou a pensar colocar um filtro UV entre o Oase 600 e o Aquário. Ou seja algo externo. Tive muitos problemas com algas no outro aquário que tenho de 110L e depois de colocar um filtro UV(Interno) foi da noite para o dia. Agora fico na dúvida se o Purigen apenas ajuda a limpar Amonia e afins ou se vai também as algas. Nunca experimentei tal coisa mas ouço falar disso frequentemente. Obrigado
  14. Bons conselhos 🙂 Purigen já ouvi falar disso. Serve para eliminar as algas? Estou a pensar num aquário de 140L com uns 12 neons, uns 30 Guppys, 3/4 limpa fundos, 3/4 limpa vidros e uns 15 camarões. Quanto as plantas pretendo colocar 5/6 tipos diferentes e colocar uns 3 troncos 1 grande e 2 pequenos e claro algo para os camarões. Obrigado 🙂
  15. Olá bmsilvapt, bem-vindo(a) ao fórum! bmsilvapt juntou-se à nossa comunidade no dia 05/06/24. Ver membro
  16. Estou a torcer por ti, rapaz. Não me canso de dizer isso. Eheh. Um dia vou fazer um aquário assim!
  17. LOL... Não, não te irei dizer isso, até porque ainda não conheço a foto "final", mas adoro a profundidade que conseguiste com a última foto. A cor, também não me parece mal, mas só se estivesse a procurar lacunas é que me iria preocupar intensamente com isso. Gosto muito. Obrigado pela partilha!
  18. Após o ultimo post este aquario ja teve duas sessões de fotos para foto final, tenho duas candidatas. A ultima foto que postei aqui foi esta As fotos finais nao vou colocar aqui, mas na primeira sessão as moitas passaram do ponto por uns dias e a foto esta espectacular mas um pouco crescido demais, tem sim um cardume com 30 neons chineses muito bem colocados. Fiz poda e a segunda tentativa estava no ponto, so que tem metade dos peixes, entre primeira e segunda os chineses tentaram voar para a china, mas so chegaram ao chão da sala, nota pessoal, nao voltar a usar e peixe saltador mesmo com o nivel da agua mais baixo eles arranjam maneira de cometer suicidio, ainda apanhei alguns com vida do chão. A primeira foto ta perfeita a nível de edição esta segunda tou com dificuldades em acertar a edição. Bom foi so para fazer ponto da situação, chegamos a hoje o aquario estava crescido demais, as rochas a ficar ja muito sujas e foram feitas inumeras sugestoes de que a moita do lado direito nao estava muito bom, agora que ja tirei a foto final do caminho podia arriscar uma poda mais drastica entao temos isto, tirada com tele logo apos TPA e manutenção que me levou uma tarde. Provavelmente alguns me vao dizer que a foto final devia ter levado este corte, mas tive receio pois como podem ver pelas cor a moita ja nao esta no seu melhor. Mas antes de fazer poda inversa queria ver como ficaria. As chances de recuperar ate ao fim do mês sao poucas, mas quem sabe nao se tenta mais uma foto caso recupere.
  19. Antes era chapéus de chuva, agora são cogumelos...😁 os macronutrientes não são para consumo humano pá 🤣
  20. Claro que sim. Nada contra a planta. Eu é que sou preguiçoso 🙂 . O vídeo da Green Aqua desta semana tem um pouco haver com isso... o que se pode fazer com a mesma planta em diferentes situações... ou a maneira como a mesma planta se comporta em diferentes situações. Uma que quero muito experimentar, e da qual muitos fogem como o Diabo da cruz, é a Hemianthus Micranthemoides. Terá que ser uma montagem muito bem pensada, mas acho que é uma planta muito versátil, e muito amiga de pessoas como eu, que gostam muito pouco de algas. Exactamente, Álvaro!
  21. Boas Muito comer,muitos caracóis,pouco comer muitas cascas de caracóis mortos. Saudações
  22. Boas noites Deve ser isto não?
  23. Pois eu sabia que nao querias tripartita. Mas em defesa da planta, tens visto as fotos do meu aquario e acho que tenho um bom exemplo de que é possivel controlar a planta e fazer algo dela. É uma questão de perceber os timmings das podas.
  24. Tripartita, nem pensar! A que eu quero é a outra, e foi mesmo essa primeira fotografia que o @Bruno R. Carvalho postou que me fez apaixonar por ela. Faz-me lembrar cogumelos espalhados por um campo.
  25. Relaxa! Isso não é nada. Este hobby é feito de muitos obstáculos. Pensa neles como um caminho de aprendizagem.
  26. Tens razão @Bruno R. Carvalho, estava a confundir as duas espécies. A vercillata há muitos anos que não vejo nos plantados.
  27. Tozé tas a fazer confusao isso é a hydrocotle tripartita. A verticillata nao tem esse feito praga.
  1. Ver mais actividade