''Boom'' Bacteriológico à deriva no meu aquário


Recommended Posts

:) Tenho um dos meus aquas muito nebulado... Um surto de bactérias invadiu-me o aqua,e agora parece que despejei um copo de leite para dentro do aqua.

 

Sei que isto pode acontecer quando há um excesso de matéria orgânica no aqua,devido a sobrealimentação da Fauna.Ou depois da instalação de novos aquários.

 

Tenho pesquisado na net e num site li que fazer tpa's ainda é pior,noutros diz que a solução é fazer tpa's. Unanime é que se deve limpar o filtro e sifonar o areão,coisa que já fiz e não melhora...Senão passar vou recorrer a algum quimico.

 

A minha qustão é: devo comprar algum produto ou alguém tem outra solução menos...quimica? Em caso de recorrer a quimicos quais devo usar,de eficácia garantida?

 

Eu sei que para os peixes tanto se dá,mas eu gosto de ver o aquário,relaxa-me, e assim...só vejo nevoeiro... :P

 

P.S - Enganei-me no local de postagem...o aqua é de água doce efectivamente. ;)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li há pouco tempo um topic antigo, de um membro com um aqua de discos de 600l +, com um problema semelhante, tentou tudo e mais alguma coisa e no fim foi uma sugestao do FAAO - usar um filtro (de máquina de lavar?) que filtra ao micron (ou algo semelhante), que filtrou tudo o que tinha em suspensão e realmente resolveu em grande parte o problema que persistia há muito tempo.

Agora, não sei se o teu caso é de todo semelhante, nem se valerá a pena €€€, mas foi a primeira coisa que me ocorreu.

 

Assim que descobrir o topic eu coloco aqui.

 

Boa sorte para isso Zogli.

 

Cumps

entremargens6hc1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim seria um filtro diatómico (penso eu).

 

O tópico seria este? A Casa Dos Discus, que era o Coiso by Windrider

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas!

 

Não sabia que esses filtros se podiam usar em aquariofilia Djizaz! Mas isso deve ser muito caro...

 

Vou já ver esse tópico Trocado ,pode ser que saque algumas soluções...Já vi e coloco aqui o link.Não deve ser tão caro como eu pensava,vou averiguar.O problema é que as esponjas não se limpam(ou é dificil) depois de sujas. Link:

http://www.vitoriareef.com.br/forum/viewto...113dec74a5be099

 

O uso de filtros UV nunca foi de meu agrado Joe2,não te sei explicar porquê...sempre me pareceu uma solução que não é de todo infalivel e que retira parte da piada à aquariofilia,que é pôr um ecossistema natural a trabalhar como deve de ser,sem algas,mas de uma forma natural.Mas sim, resolvia o problema...

 

O aqua continua na mesma,ontem à noite fiz uma tpa de 30%,e já tinha limpo o filtro,trocado os materais filtrantes e sifonado o melhor possivel o fundo..Vou esperar mais 2/3 dias e ver se passa.

 

A cena é que vi-me livre de um surto de algas pretas,o aqua ia de vento em popa, e agora isto... :oops: Mas é por isto que um gajo não se farta disto.Se fosse muito fácil não dava pica! :mellow:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

 

Não sabia que esses filtros se podiam usar em aquariofilia Djizaz! Mas isso deve ser muito caro...

 

Vou já ver esse tópico Trocado ,pode ser que saque algumas soluções...

É nesse tópico que o Trocado referiu que foi usado o tal aparelho. Parece que custa cerca de 50€. Além disso, o Windrider (autor do tópico) já tinha em uso o filtro UV e não resolveu, só mesmo após a colocação do dito aparelho.

 

Mas nada melhor do que leres o tópico e como ele é grande, basta começares na página 9 para conseguires perceber...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge! Sim,já li o tópico,esclarecedor sem dúvida!

 

O que acham se eu arranjasse um material desse estilo e que o colocasse dentro do filtro externo? Arranjava um ''elemento filtrante composto de celulose polidora de algodão com resina melamínica e densidade graduada''.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso de filtros UV nunca foi de meu agrado Joe2,não te sei explicar porquê...sempre me pareceu uma solução que não é de todo infalivel e que retira parte da piada à aquariofilia,que é pôr um ecossistema natural a trabalhar como deve de ser,sem algas,mas de uma forma natural.Mas sim, resolvia o problema...

 

 

Pois, eu até compreendo. Ainda assim consegue ser um utensílio útil quando usado na sopa de microorganismos que os nossos aquas são. Fica ligada algumas horas e até parece que os peixes voam na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já coloquei outro filtro de cascata (vê-se lá atrás na foto) que tinha para aqui parado a trabalhar só com (muita e tipo prensada :( ) lã de vidro.

 

Fica aqui uma foto para terem uma ideia:

 

Imagem002.jpg

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já coloquei outro filtro de cascata (vê-se lá atrás na foto) que tinha para aqui parado a trabalhar só com (muita e tipo prensada :) ) lã de vidro.

 

Fica aqui uma foto para terem uma ideia:

 

Imagem002.jpg

 

aonde dizes que está o filtro ??? :):mrgreen:

 

epá isso anda mesmo em maré de azar meu, primeiro as algas e agora isso :?

 

vejo que alteras-te o aquario quase todo no layout e colucaçao das plantas, isso nao será ter sido muita remexidela no substracto fertil e gerou-sse ai um boom de nutrientes ???

 

os testes dá-te tudo bem ???

 

co2 para dentro do aquario tambem nao ???

 

abraços e melhoras para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge! Sim,já li o tópico,esclarecedor sem dúvida!

 

O que acham se eu arranjasse um material desse estilo e que o colocasse dentro do filtro externo? Arranjava um ''elemento filtrante composto de celulose polidora de algodão com resina melamínica e densidade graduada''.

 

 

Boas

O filtro que o Pedro (windrider) montou n resolver o problema, apenas limpu a agua mas o problema continuava la, nesse caso a unica soluçao foi mesmo trocar todo o areao.

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ampularias no teu aqua?

Abraços

Olá Tuning Sound! Sim,algumas,pequenas.Porquê?

 

aonde dizes que está o filtro ??? ;);)

 

epá isso anda mesmo em maré de azar meu, primeiro as algas e agora isso :?

 

vejo que alteras-te o aquario quase todo no layout e colucaçao das plantas, isso nao será ter sido muita remexidela no substracto fertil e gerou-sse ai um boom de nutrientes ???

 

os testes dá-te tudo bem ???

 

co2 para dentro do aquario tambem nao ???

abraços e melhoras para isso.

Olá Primo! Pois é...depois de ter vencido a batalha das algas pretas acontece isto. O aqua esteve meses com tudo a correr bem,maravilha, e depois aparecu tudo ao mesmo tempo.

 

Sim,é capaz,não sei.Há coisa de um mês(3 semans+-) alterei o 'layout', retirei os peixes,vazei o aqua até meio e fiz uma limpeza,retirando a Glosso e replantando toda a Flora. Depois ficou um mês bem e agora acontece isto.Acho que não interrompi o ciclo,pois metade da água era a mesma e o filtro ficou sempre a trabalhar.

 

Os testes estão +- normais,NO3 a 15ppm, PO4 a 1ppm. PH 6.0

 

Boas

O filtro que o Pedro (windrider) montou n resolver o problema, apenas limpu a agua mas o problema continuava la, nesse caso a unica soluçao foi mesmo trocar todo o areao.

abraço

William

Olá William! Pois tenho ainda de ler o tópico até ao fim,só li até à pag.11

 

Esta Akadama que aqua tem também já tem muito tempo,já está mesmo muito usada...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez tive um problema parecido e resolvi de forma rápida e eficaz: recomecei tudo de início. Mudei o areão e a água, os peixes não se queixaram e o problema não se repetiu mais. Talvez a temperatura elevada tenha alguma culpa na matéria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli,

Sei que és de certa forma avesso a tudo que não seja natural e biológico, incluido filtros UVCs, mas aqui vai uma ideia que comigo resultou em poucos dias.

Trata-se de JBL Clearol (10 ml/40 L).

 

É um agente floculante que vai aglomerar as partículas microscópicas em suspensão na água e torná-las em partículas maiores que assim ficarão presas no filtro em vez de passarem através dele.

É um proceso que demora uns poucos de dias mas resulta com certeza (já experimentei) e é substancialmente mais em conta que os UVCs.

 

Para já aconselhava-te a veres os valores da água.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miraned! É que eu alterei o aqua à pouco tempo,e queria tentar 'apanhar' o auge deste 'layout' antes de alterar o aqua radicalmente,e isso só se consegue com meses de ajustes,podas e crescimento por parte das plantas...Mas estou convencido que isto vai passar!Quanto à temperatura,já tenho os termostatos desligados desde o principio de Junho +- e até agora não senti altas temperaturas no aqua.Esta não passou dos 27º. Mas lá para Agosto lá vamos nós ter de resolver mais esse problema...

 

Boas Zogli,

Sei que és de certa forma avesso a tudo que não seja natural e biológico, incluido filtros UVCs, mas aqui vai uma ideia que comigo resultou em poucos dias.

Trata-se de JBL Clearol (10 ml/40 L).

 

É um agente floculante que vai aglomerar as partículas microscópicas em suspensão na água e torná-las em partículas maiores que assim ficarão presas no filtro em vez de passarem através dele.

É um proceso que demora uns poucos de dias mas resulta com certeza (já experimentei) e é substancialmente mais em conta que os UVCs.

 

Para já aconselhava-te a veres os valores da água.

Cumps.

Olá Tilapia! Pois eu queria ver se isto passava naturalmente,limpando o aqua o mais possivel e reduzindo a comida dada à Fauna durante uma semana. Mas se não passar vou mesmo recorrer a um quimico. Fica anotado o nome e se não passar vou então comprar esse produto. Obrigado pela sugestão!

 

Não te falta nenhum caracol?

 

Estão todos vivos?

 

Abraços

Ah! Agora percebi a tua pergunta! :) Quando fiz a manutenção ao aqua por acaso lembrei-me disso,o aspecto turvo podia ser excesso de matéria orgânica dando origem ao ''boom'' de bacteriano,e andei à procura,não das Ampulárias porque as que tenho neste aqua são muito pequenas,bébés mesmo,mas de algum peixe que podesse ter morrido e eu não tivesse reparado.Mas não encontrei nada.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não é que perceba muito disto, mas não custa tentar pores no filtro carvão activado.

Não é caro, e acredita que dá resultado, mas como cada aquário é um aquário nunca se sabe...

 

Cumprimentos,

 

João Sousa

Editado por Broa

João Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João! Parece que já não será preciso,recorri ao filtro de cascata cheio até cima com lã de vidro e o nevoeiro parece que abrandou. Já agora para quem ainda não viu,um filme a ver: ''The Mist'' (O Nevoeiro). Um dos filmes mais impressionantes que já vi até hoje.

 

Deixo-vos uma foto de como está a situação.Agora já se pode ver as plantas. :P

 

Imagem.jpg

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João! Parece que já não será preciso,recorri ao filtro de cascata cheio até cima com lã de vidro e o nevoeiro parece que abrandou. Já agora para quem ainda não viu,um filme a ver: ''The Mist'' (O Nevoeiro). Um dos filmes mais impressionantes que já vi até hoje.

 

Deixo-vos uma foto de como está a situação.Agora já se pode ver as plantas. :mrgreen:

 

Imagem.jpg

 

já se pode ver as plantas e layout expetacular :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já se pode ver as plantas e layout expetacular :P

Obrigado Primo! Sim,já está bem melhor,mas ainda não está cristalina.Mas os peixes parecem gostar,as minhas Panda andam loucas,andam-se a reproduzir a uma velocidade maluca,tipo praga! Tenho ver se troco uns casais,pois do primeiro casal que coloquei estes já tiveram 3 posturas e os filhos dos filhos destes já tiveram filhos...e não estou certo dos problemas da consanguinidade.

 

Quanto ao 'layout', estava para trocar todas aquelas 5 diferentes espécies de plantas da traseira por 2,Rotala Green e Ludwigia Repens Rubin,mas não consegui tirá-las...Fica para a proxima.

 

A HZ vou prolongá-la para a esquerda até onde se vê o difusor de CO2,de modo a tapa-lo.Este 'layout' pode dar certo,agora é podar e dar forma às moitas o melhor possivel.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma achega, apesar de já vir tarde, é que para reduzir a carga biológica podes simplesmente não alimentar de todo os peixes por 4 ou 5 dias. Eles não se vão ressentir (na natureza também é assim, há períodos de fartança e épocas sem nada!), e vai ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

A pouco tempo tambem tive isso

pensei ser falta de materia filtrante

e ao acaso pus lã da JBL

no outro dia ja estava Cristalina

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desta vez foi a segunda que me aconteceu tal coisa,mas sinceramente ainda não percebi o que despoletou o ''nevoeiro''. Pode ter sido o facto de andar a remexer o substrato demais do que devia ter feito,e uma excesso de bactérias se ter precipitado para a coluna de água.Mas certezas...

 

O que fiz e resultou em uma semana e tal foi colocar o filtro de cascata atolado de lã.Atolado mesmo,a lã prensada até não poder colocar mais. Claro que depois reutilizei a lã,lavando-a. Ao mesmo tempo fiz tpas de 30% de 2 em 2 dias.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.