Recommended Posts

Olaaaa

Atenção nao começem a descarregar em cima de mim porque eu pesquisei IMENSO, pesquisei por DIY co2, DIY receita, DIY esquema, simplesmente DIY, CO2, Injecção.......mas nao esclareci as minhas duvidas

 

Em relação à receita o que vos pareçe de:

8) 1 chavena de cha de açucar

;) 1 colher de cafe de fermipan

:( 1 colher de cha de bicarbonato de sodio

:oops: 400 ml de agua morna

Isto para uma garrafa de meio litro de agua

 

e depois de adicionar estes ingredientes na garrafa o que faço para estes reagirem e como ligo este sistema ao aquario?

 

já ouvi falar em furar a tampa da garrafa e colocar um tubo de mangueira para dentro do aquario.....mas depois o que meto na outra ponta da mangueira? uma pedra difusora? :cry:

todo este sistema tem de ser um sitema fechado...

 

Desculpem tar provavelmten a repetir topicos mas eu nao encontrei nada que esplicasse isto....

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

já ouvi falar em furar a tampa da garrafa e colocar um tubo de mangueira para dentro do aquario.....mas depois o que meto na outra ponta da mangueira? uma pedra difusora?
Sim...

Tens de colar a mangueira à tampa com araldite, silicone ou cola quente, por exemplo.

Não coloques a mangueira muito dentro da garrafa porque senão corres o risco do CO2 subir pelo tubo para o aqua.

 

 

e depois de adicionar estes ingredientes na garrafa o que faço para estes reagirem e como ligo este sistema ao aquario?

Eles reagem por eles... 8)

Metes a pedra difusora no aquário e esperas.

 

Começa por colocar a pedra difusora mais a tona da água e controla o pH. Se baixares muito a perda podes correr o risco de ter uma queda brusca de pH. Se vires que o pH se mantém vai baixando a pedra...

 

Procura no google que encontras lá esquemas para te darem uma luz. ;)

 

Por falar em luz, tens iluminação suficiente no aquário?

Quantos litros tem o aqua? E que lâmpadas tem?

 

Falta uma coisa, convém colocares o CO2 ao nível do aqua ou em cima do mesmo.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ligar a outra ponta do tubo, ao orificio de recolha de ar do filtro interior, se tiveres algum, de modo a favorecer a dissolução do CO2 na água.

Não te esqueças de garantir oxigenação extra á noite, para evitar dissabores com os peixes. Podes para isto ligar uma bomba de ar á noite ou colocar a saida de água do filtro á superficie ou ligeiramente acima desta.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um aquario densamente plantado( ou vai ser :wink: ) vai ter 36 litros reais, 3x15watts estou a pensar em meter uma flora-glo, uma gro-lux e uma daylight da phyllips...será boa ideia?( o akario vai er 30 cm de profundidade e vou utilizar tampa de vidro entre a minha calha DIY e a agua)

 

 

Ja li em varios topicos( acho que li todos os topicos deste forum com a palvra CO2 :shock: tive desde as 5 da tarde ate agora a ler topicos :(

 

Ja vi um em que em vez de usarem pedras difusoras usavam uma seringa que era furada com buracos mto pequeninos, acho que vou optar por esta hipotese....

 

 

Mas agora em relação à utilização de uma valvula anti-retorno seria boa ideia mas apenas seu eu quissese meter + de uma garrafa ligadas a outra garrafa mais pequena de maneira a que a diferença de pressao nao sugasse o CO2 de uma garrafa para outra.... nao seria boa ideia se eu so meter uma garrafa de co2, certo?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas agora em relação à utilização de uma valvula anti-retorno seria boa ideia mas apenas seu eu quissese meter + de uma garrafa ligadas a outra garrafa mais pequena de maneira a que a diferença de pressao nao sugasse o CO2 de uma garrafa para outra.... nao seria boa ideia se eu so meter uma garrafa de co2, certo?

Não...

Podes meter uma valvula anti-retorno num sistema simples ou só de 1 garrafa.

 

1 garrafa a fabricar CO2 deve bastar para o teu aqua.

O sistema que viste deve ser o que tem a garrafa pequena... o CO2 é "injectado" na garrafa pequena e só depois vai para o aqua. É uma segurança para evitar que vá "sopa doce (mistura)" da garrafa para o aquário.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu percebi isso da garrafita pequena....

So nao percebo qual o beneficio da valvula anti-retorno num sistema de 1 só garrafa com mistura de co2, ou seja so com uma garrafa a produzir co2...

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jovem, para evitar que a água do aquário venha para a garrafa. :shock:

Mas isso só acontece se tiveres a garrafa mais baixa que o aqua. :(

 

Vê se fica tudo bem selado para não haver fugas.

 

A mistura depois tens de ajustar... podes ter de meter mais açucar e menos fermento ou vice-versa... Depende da duração/força da mistura.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouuuu para isso :oops:LOol

 

Entao suponhamos que tenho uma mistura muito forte mas que dura pouco é preferivel a uma mistura fraca que dure muito? como faço para modificar a força e duração da mistura..?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Green!

 

Numa garrafa de Co2 é preferivel haver uma baixa pressão e muita durablidade. Para isso tens que mexer nos ingredientes: Açucar e fermento. Se quiseres menos pressão colocas menos açucar e fermento, penso que seja assim...

 

Hasta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é verdade que se taparmos a garrafa a duração da mistura é maior?
Não tapes... pode rebentar a garrafa devido ao excesso de pressão.

 

o que é preferivel ter a garrafa acim ou abaixo do nivel da agua?

É preferível acima... ou ao mesmo nível.

 

como faço para modificar a força e duração da mistura

Como disse o Diogo mexes nos ingredientes.

Mais fermento que açucar = mistura forte mas dura menos.

Mais açucar que fermento = mistura fraca mas dura mais.

 

O açucar alimenta as bactérias dentro da garrafa. Se tiveres muitas bactérias e pouco alimento (açucar) estas duram pouco tempo e vice-versa.

A solução dentro da garrafa vai ficando ácida. Por isso pões o bicarbonato. Para "controlar" o pH dessa "sopa doce" da garrafa. :(

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tapes... pode rebentar a garrafa devido ao excesso de pressão.
Eu estava a falar em tapar a luz solar directa...meter a garrafa Às escuras

 

A solução dentro da garrafa vai ficando ácida. Por isso pões o bicarbonato. Para "controlar" o pH dessa "sopa doce" da garrafa.  :wink

 

entao vai-se adicionado bicarbonato de sodio ao longo do tempo :(

adiciona-se tudo ao memso tempo certo.....

 

Sede alguma maneira conseguissemos intruduzir açucar e bicarbonato de sodio à solução sem a abrir e sem ela esgotar estes elementos..ir adicionando a medida que o feremento os consumia.. seria sufeciente para esta continuar a bombar decentemente?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que querias tapar a saída do CO2... :oops:

Já li pessoas que diziam que tapavam... outra dizem que isso não adianta... mas podes testar depois.

 

Depois de teres a garraaf fechada não a podes abrir. Não vais conseguir colocar nada lá dentro... Só se for pelo tubo de saída!! :)

Quando acabar/estiver a dar as últimas fazes uma nova...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e s efissee por exemplo colocar um compartimento com duas portas abria a primeira porta e metia lá os ingredientes dpx fexva a primeira porta isolando assim o compartimento e dpx abira a segunda porta faxendo com k os ingredeitnes caissem lá para dentro.....

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que confusao que para aqui vai...que tal comecar o topico de novo?

 

Uma garrafa grande

Uma garrafa pequena

um tubo bem vedado entre ambas ( faz-se um buraco em cima das duas garrafas...poe-se o tubo ....cola-se com silicone ou outro material de maneira que as garrafas fiquem estanques)

o tubo fica enfiado na garrafa grande em cima....passa para a garrafa pequena ate ao fundo

 

na garrafa pequena faz-se outro buraco...introduz-se um tubo que vai ate dentro do aquario....na ponta uma pedra difusora

 

este outro tubo na garrafa pequena é feito em cima

assim:

da garrafa grande para o aqua:em cima....vai ate a baixo da pequena...outro tubo em cima que vai ate ao aquario

 

garrafa grande um buraco...garrafa pequena dois

 

dentro da garrafa grande introduz-se os ingredientes

na garrafa pequena um bocado de agua...dois dedos

fecha-se bem ambas as garrafas e espera-se

 

Atencao:

a mistura na garrafa grande tem de ficar uns bons centimetros abaixo do tubo que é para a fermentaçao nao passar para a garrafa pequena

 

 

è algo parecido com isto... :oops: ...acho que nao me expliquei bem

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ocorreu-me agora...e que tal substituir a 2ª garrafa por um balão e meter uma válvula no tubo que vai para o aquario. Assim de noite podem "desligar" o CO2 e no dia seguinte liberta-lo para o aquario. Convem ser um balão grande para enchar devagarinho e a baixa pressão e depois ter baixa pressão ao libertar para o aquario. no aquario coloca-se um sino invertido com a saida de agua do filtro assim o Co2 fica lá a misturar-se com a àgua que vem do filtro sem escapar cá para cima sob a forma de bolhas. Este sino podeser mais uma vez uma garrafa de plástico transparente em que o tubo da água e do Co2 entram por cima e está aberta em baixo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim eu tinha percebido isso

mas as portas que eu estava a falar era algo que se adicionava à garrafa, tipo o furo que se faz para o tubo, para ir adicionado ingredientes sem ter que sustituir a garrafa

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola.

 

Vou fazer uma garrafa com co2 caseiro e tenho algumas duvidas:

 

Que tipo de fermento e preciso? Fermipan e alguma marca? Qualquer marca serve?

 

Posso deixar a pedra difusora o tempo todo dentro do aquario? Tenho um filtro interior instalado numa parede lateral do aquario, sera que posso colocar a pedra dentro do filtro antes de passar pelas materias filtrantes?

 

Se colocar uma valvula no tubo para evitar que a agua volte para a garrafa posso colocar a garrafa abaixo do nivel do aquario? O CO2 vai subir na mesma para dentro do aquario?

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Precisas de fermento biologico, acho que fermipan é uma marca

 

Podes deixar a pedra difusora smepre dentro do aquario, depois de noite o pH pode baixar muito ou os peixes podem ter falta de oxigenio mas isso depende da quantidade,

 

Quanto ao filtro nao recomendo pois julgo que estarias a envenenar as bacterias do filtro

 

Quanto ao problema da valvula anti-retorno nao há problema desde que haja pressao o co2 vai la pa dentro e pode estar abaixo do nivel da agua sem problema( com a valvula)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola.

 

Já tenho duas garrafas de CO2 a bombar nos meus aquas. Uma em cada Aquario.

 

Só estou a usar uma garrafa de 1,5L por aquario e deparei-me com um problema: Começa a acumular-se uma nuvem branca à volta da pedra difusora que se desfaz quando retirada com os dedos... disseram-me que isso pode ser tóxico para os peixes e que devia ser evitado. Para isso é que é feita a garrafa pequena, para dissolver o CO2 na agua da garrafa pequena e para ficar lá esses ingredientes que podem fazer mal no aquário.

 

Se alguém poder explicar melhor isto agradecia, isto foi o que eu percebi.

 

Portanto vou ligar a garrafa de 1,5 a uma garrafa pequena de agua, o tubo liberta o CO2 dentro de agua (não é preciso pedra difusora?), outro tubo leva o CO2 que a agua liberta para o ar dentro da garrafa para dentro do aquário com a pedra difusora. Será este o esquema mais indicado?

 

Agora mais uma pergunta, posso aumentar a quantidade de bicarbonato de sódio na garrafa para o PH não descer tanto no aquário? os meus aquas estão com cerca de 6/6.5. Num deles até tive que colocar uma pedra calcária.

 

Espero não ter sido muito longo...

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bicarbonato é só mesmo para controlar o pH da mistura...o que sai par ao aqua é teoricamente apenas CO2 e o CO2 reage na água baixando-lhe o pH, meter biarbonato de sódio na 2ª garrafa não ajudaria em nada...

 

podes meter bicarbonato de ´sodio no aquario ou diminuir a injecção de CO2.

 

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Exactamente como disse o Just_me, o Bicarbonato de Sódio serve para controlar o pH da solução onde está o fermento e onde é produzido o CO2, e não só. Serve também para aumentar a quantidade de CO2 que é libertada sobre a forma gasosa pelas bactérias.

O factor que temos de ter em conta é o do ião comum. O CO2 ao reagir com a água forma ácido carbónico (daí baixar o pH do aquário):

 

CO2 + H2O -> H2CO3

 

E por sua vez o ácido carbónico reage com a água da seguinte maneira:

 

H2CO3 + H2O -> HCO3(-1) + H3O(+1) (Ka1)

 

HCO3(-1) + H2O -> CO3(-2) + H3O(+1) (Ka2)

 

(Nota entre parentisis estão as cargas globais de cada ião. Ter também em conta que as reacções são de equilíbrio, eu é que não consigo fazer duas setas :shock: )

 

Obviamente, que se na nossa solução já existir uma concentração elevada de CO3(2-) proveniente da dissolução do bicarbonato de sódio estaremos a dificultar a reacção em cima (Lei de Le Chatelier, para os mais esquecidos). Então teremos uma quantidade de CO2 maior do que aquela que teríamos sem o excesso de carbonato na água (devido ao bicarbonato de sódio). Sendo assim, a única maneira de ele se escapar é sobre a forma gasosa entrando pelo tubo e indo para o aquário onde se irá dissolver na água "livre" de CO3(-2), baixando assim o pH do aquário.

 

Resumindo e concluíndo, o Bicarbonato de Sódio, serve de certa forma para aumentar a quantidade de CO2 que entra para o aquário pelo tubo. Não aumenta a quantidade produzida pelas bactérias, mas impede que o CO2 se dissolva na "sopa" onde estão as bactérias. E tal como o Just_me disse, adicionares Bicarbonato de Sódio à mistura da bactérias só irias aumentar a quantidade de CO2 libertada, e assim diminuir o pH ainda mais. O que podes fazer é deitar bicarbonato de Sódio directamente no aquário, mas não te aconselho a fazeres isso, mais vale controlares a injecção de CO2.

 

Quanto ao aparecimento de uma "nuvem" estranha, provavelmente será um sal qq de carbonato. Se é prujedicial para os peixes, perguntas bem porque eu também não sei. A única coisa que te sei dizer é que nesse caso tens o CO2 a funcionar bem, pois a única maneira dessa suspensão aparecer (julgo eu) é se o ácido carbónico tiver acidificado a água do aquário e ter ficado na forma de carbonato CO3(-2).

 

Peço desculpa se fui muito maçudo/chato, e também não ter feito referências com citações nem nada, mas ainda não sei usar muito bem estes comandos :shock:

 

Cumprimentos

 

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.