Rising Branches


Luis saleiro

Recommended Posts

Olá Francisco, obrigado pelas palavras.

Sim, a Balansae que vês nessa imagem, que está mais perto da câmara, é efectivamente uma das tuas. Está a perfeitamente integrada com as outras, como podes ver na imagem.

E as Wendtii que vês mais pequenas também são das tuas. Estão com as folhas verdes, tal como as novas folhas das outras maiores, e isso está-me a baralhar um pouco as ideias, mas vou esperar para ver o que estas cryptos me estão a reservar...

Até pode ser que quando crescerem fiquem também com as folhas avermelhadas, e que as outras decidam acabar com a fase "green"... :P

 

Petty, este Fissidens Fontanus veio do André Silvestre. Já veio do seu "Elos Project", que eu gostava tanto.

Obrigado.

 

Vou tentar tirar mais umas fotos. Mas não esperem muitas novidades, porque isto quase não mexe. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 153
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bem essas plantas estavao a pular de contentes :D

Ou não... nem sempre o pearling é sinal de satisfação! :naughty:

Mas que é bonito de se ver lá isso é! :photo:

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa, um comentário do Filipe Oliveira no meu aqua...

 

Eu sei que depois das podas há um "chorar" das plantas, é a isso que te referes? Podes explicar por favor.

Parece-me que vou aprender outra...

Não! Uma das fotos que colocaste na página anterior tinhas a macandra, palustris, tronco, balansae, musgo... tudo a fazer pearling... das 2, 3... ou tinhas feito uma TPA antes da foto e não no dia seguinte, ou então a estavas a injectar mais co2 que o normal. Isto porque disseste que nem sempre elas fazem pearling. Com muita luz e co2 a bombar forte, consegues pearling das plantas acelerando o seu metabolismo, mas não te esqueças de fertilizar! Uma vez que aceleras o metabolismo da planta esta irá consumir mais nutrientes e caso não existam... aparecem as algas ou atrofiamento da planta. Por isso é que digo que nem sempre o pearling é sinal de saúde.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, já percebi.

 

Mas fico sem saber o que despoletou o pearling na mesma, porque tinha feito a TPA no dia anterior, e tu dizes que só se fosse no próprio dia, resta o co2, que é de fermentação.

 

Portanto segundo as tuas palavras, o mais provavel é ter sido o co2 que fermentou mais um pouco nesse dia por uma razão qualquer. Basta estar um dia mais quente para acelerar a fermentação.

 

És capaz de ter razão, até porque realmente as algas também faziam pearling...

 

Mas não se repetiu mais, foi só mesmo nesse dia e um bocado (menos) no outro.

 

Obrigado pelo comentário e por te dares ao trabalho de explicares. fight

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegui arranjar um tempinho para umas podas e ontem consegui tirar umas fotos aceitáveis do aqua para deixar a ideia geral de como está na actualidade.

Uma vista geral do meu hall de entrada:

O cubo ao lado é onde ponho as fêmeas red para desovarem (desconfio dos Dânios Margaritatus)

gallery_4505_496_99485.jpg

Uma geral mais perto: (poda nas Balansae Green)

Como podem ver a minha Cyperus Helferi está-se a ir aos poucos... (é a segunda vez que não consigo ter sucesso com esta planta, com muita pena minha porque como já disse, é das plantas mais lindas que se pode ter num aqua)

gallery_4505_496_324777.jpg

Um reset no "Flame moss" e uma poda nas Cryptos Wendtii:

gallery_4505_496_999808.jpg

Um resto de Fissidens sp. que deixei para não perder a espécie:

gallery_4505_496_6208.jpg

Dois sacanas que recebi junto a umas plantas que têm sido uns "esgravatas" do caraças ;) . Andam sempre perto um do outro e descobrem-me as raizes das Marsilea. Já li que são bons para o solo não compactar, mas sinceramente não estou a gostar e a Marsilea também me parece que não...

gallery_4505_496_42905.jpg

 

Não liguem aos dois pés da Palustris, eles só estão ali porque ainda não me decidi se vou substituir as Macandra, ou se as vou deixar.

É que as Rotala crescem muito rápido em relação ás restantes, e tenho que andar muitas vezes de tesoura na mão. Pelo menos mais vezes do que gostaria :unsure:

E se alguém tiver alguma dica para as Cyperus, faça o favor de dizer :shock: , que eu agradeço. :silly:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Luis,

Como substitutas para as rotalas podes pensar na Ludwigia inclinata var verticilata cuba, é de crescimento lento e acho que não é muito exigente em termos de luz...

 

Quanto á cyperus já a mantive num nano e a planta é de facto muito engraçada, eu na altura fiquei com impressão que é uma planta algo exigente a nível de luz e CO2 mas d resto desenvolveu-se muito bem, depressa ficou grande e mais para o aqua, tinha que lhe cortar as folhas quase todas as semanas.

Não sei qual poerá ser o problema... Será que as cryptos como têm umas raízes mais fortes inibem o crescimento de cyperus?

 

Abraço

 

PS: é incrível como as balansae se têm desenvolvido no teu aqua, no meu não saem da cepa torta, lá mandam uma folha ou outra mas muito de vez em quando... (agora também tenho estado sem CO2, também pode ser disso).

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Francisco.

Pois é, isto num aqua comportam-se de uma maneira e noutro de outra completamente diferente. E vá-se lá perceber o porquê.

As tuas Balansae estão em força no meu aqua, e já as Cyperus...

Não entendo pá, a sério que não entendo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bem, está na hora de mais uma pequena actualização.

Da maneira que os aquas novos estão a nascer nesta secção, quando me descuido com uma actualização já não acho o tópico. Tenho que fazer uma busca pelo nome para o achar.

Vamos lá.

Como a Cyperus definhou e o horário deu para algum free time, decidi ligar a pll de 55 w.

E dois meses depois deu nisto:

gallery_4505_496_197872.jpg

Como vêm a crypto já está toda da mesma côr:

gallery_4505_496_546018.jpg

gallery_4505_496_81341.jpg

Estes são os mais dificeis de fotografar que alguma vez tive...

gallery_4505_496_620698.jpg

Este CRS pequeno que vêm nas duas imagens embaixo estava dentro do 2213 quando fiz a manutenção na semana passada. Ele e um Galaxy

gallery_4505_496_47221.jpg

gallery_4505_496_644495.jpg

Editado por Luis saleiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... São de Endler green flame tail...

 

Por momentos pensei que tínhamos mais um caso de sucesso com os galaxy! :)

O aquário continua a ser dos meus favoritos cá do fórum. É engraçado como a tua palustris tem folhas tão pequenas em cima... as da minha ficam enormes por toda a planta!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Galaxy são gays...

 

A tua Palustri está muito mais saudável do que a minha, ainda hoje passei por lá e estive a apreciá-la.

Quando é que podas aquilo? Agora vai dar trabalho...

Obrigado.

 

Estou a experimentar uma coisa diferente: quero ver as plantas a saírem por fora de água. Uma das palustris já está, e fica tão bonita fora de água como dentro #food

 

E depois no máximo na pascoa monto qualquer coisa nova, por isso não tou muito preocupado em dar forma às moitas ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já faz muito tempo que não actualizo este aqua, e então:

 

gallery_4505_496_1677466.jpg

gallery_4505_496_1242471.jpg

gallery_4505_496_683027.jpg

gallery_4505_496_507867.jpg

gallery_4505_496_399532.jpg

 

A dizer que este aqua não tem sido lowtech durante o ultimo mês (tem levado com 55w de luz), até há 2 semanas atrás, altura em que me fartei de TPAs e podas.

Agora tem sido back to the lowtech again com os seus 30 w de origem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bom, como não há adesão ao tópico, pressuponho de que, ou não é um aqua de que se goste, ou não traz nada de novo á comunidade.

Assim sendo, tomei a decisão de não actualizar mais.

:sleeping:

 

Boas Luís,

Trazer nada de novo ou não, não é teu problema.... afinal montaste o aquário para teu gozo pessoal.

 

O que deves fazer, é ir actualizando com fotos ou relatos que aches que são importantes para ti, porque não sabes se no futuro, algumas informações poderão ser precisas (para ti ou mesmo para outro membro).

 

Cumprimentos,

José Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ok, a pedido destas 4 familias ficam estas "fotitas" em jeito de actualização, porque como já repararam, este aqua mexe-se a passo de caracol, e assim é dificil dar-vos algo de diferente.

gallery_4505_496_1081102.jpg

gallery_4505_496_576927.jpg

gallery_4505_496_1514540.jpg

 

Já levava uma podazita, eu sei. Talvez mais para o fim da semana e só nas Rotala.

Ah, e se calhar vou tirar o musgo dos ramos, com o calor está-se a encher de algas filamentosas verdes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já andas de volta do gajo :)

 

Retiraste a urticularia toda ? o que estás a pensar meter no lugar dela ?

 

Essas Pogostemons e as macandras metem-me cá uma inveja :) as minhas ficam que parecem umas alfaces xxl e gostava de as ver assim pequenas, a macandra tem uma folha bonita em relaçao há minha.

 

E a camaroada ?? nao os vejo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nes.

 

Tiago,

retirei a U.G. sim, estava-me a crescer novamente em altura, e fartei-me.

Ainda não sei o que lá vou pôr, nem se lá vou pôr alguma coisa, parece-me que gosto de vê-lo assim pá, não sei.

Tenho uma safra de U.G. em Dry-method já há cerca de 5 meses, por isso se me fartar planto mais uns pés e é esperar. :P

Pois, a Macandra á a unica que não cresce pequena, digamos que está com o tamanho standard.

Aos camarôes deram-lhe uma cena qualquer que me morreram quase metade, não faço ideia do que se passou, até as Galaxy quinaram e ficaram só duas.

 

Mas eu tenho outro aqua pequeno onde ponho os camarôes fêmeas a desovar e a crescer os pequenos.

Tenho lá Cristal red e Babaulti green a amadurecer... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conseguiste o Dry-method com urticularia epá isso é porreiro :D sendo assim ainda heide pegar num molhinho e exprimentar hehehe .

 

Os animais é que foi pena. :(

 

A macandra nao me referia á sua altura, mas a folhagem dela em cima que faz parecer uma rosa , acho esse efeito excelente e a minha nao fica assim :angry:

O mesmo que as Pogostemons aqui tambem ficam enormes e gostava de as ter mais rasteiras, mas agora tambem já nao vou andar a mudar temperaturas de lampadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.