Discus


Berna

Recommended Posts

Boas! sou novo neste forum... tenho um aquario com 100x40x30, gostava de saber se da pa fazer uma aqua de discus?

que tipo de filtro é o melhor para estes peixes?

quantos posso ter?

abraço

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é de todo o tamanho mais adequado para ter discus. É pequeno e para além disso exigiria cuidados redobrados nos parâmetros da água, mais trabalho ao nível da manutenção...

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desculpem mas não entendo a razão de os Discus serem peixes "difíceis", são tão difíceis como qualquer outro, desde que se mantenham os parâmetros da água ideais para os Discus a dificuldade é igual a qualquer outro peixe, o meu primeiro aquário foi um Biótopo Amazónico com Discus. Em relação ao teu aquário penso também que seja um pouco curto para um cardume de Discus, mas com uma boa filtragem, consegues manter 4 a 5 Discus nesse aquário sem qualquer dificuldade, desde que tenhas uma boa filtragem, o melhor sistema de filtragem para um aquário de Discus é sem dúvida uma sump, tem de ser o maior que puderes e quanto mais água levar melhor.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Nuno!

desculpa a ignorancia mas, o que é isso de uma sump? estava a pensar adquirir um filtro externo da sera, o que me aconselhas?

tens email? assim seria mais facil,para me tirares as duvidas que tenho...

cumprimentos

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Nuno!

desculpa a ignorancia mas, o que é isso de uma sump? estava a pensar adquirir um filtro externo da sera, o que me aconselhas?

tens email? assim seria mais facil,para me tirares as duvidas que tenho...

cumprimentos

 

 

Boas,

 

Bem a sump é basicamente um aquario à parte que faz de filtro. A água do aquario vai para a sump e depois é bombeada de novo para o aquario.

A sump é muito aconselhada em aquarios de discus, e não só, pelo seu poder de filtragem. Dependendo do tamanho do aquario que faz de sump, pode levar 40, 50, 100 litros de materias filtrantes. Por exemplo, tenho um aquario de 200L com uma sump de 70 litros. Eu meti 1 esponja grossa, 1 esponja fina, lã e bioballs. Depois passa por 1 UV e vai de novo para o aqua.

Só para teres +\- uma ideia, cada esponja da sump tem 25x25x10 e tenho mais de 100 bioballs.

 

se tiveres mais duvida força aí :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desculpem mas não entendo a razão de os Discus serem peixes "difíceis", são tão difíceis como qualquer outro, desde que se mantenham os parâmetros da água ideais para os Discus a dificuldade é igual a qualquer outro peixe, o meu primeiro aquário foi um Biótopo Amazónico com Discus.

 

Será?

Em relação ao teu aquário penso também que seja um pouco curto para um cardume de Discus, mas com uma boa filtragem, consegues manter 4 a 5 Discus nesse aquário sem qualquer dificuldade, desde que tenhas uma boa filtragem, o melhor sistema de filtragem para um aquário de Discus é sem dúvida uma sump, tem de ser o maior que puderes e quanto mais água levar melhor.

 

 

Cinco discus? :D Bem...

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha 5 discus é muito para um aquario de 102 lts brustos!!! Olha para te iniciares nos discus não arrisques mais do que 3 com tpa´s de 25% todos os dia, boa alimentação e bem variada, um filtro de 1000 l/H com caudal regulavel ou saida em flauta!!! És capaz de conseguir bons resusltados!!! Mas contudo vai começando a pensar em adquirires um aquario maior!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

visto que nao tenho hipoteses de ter uma sump, estava a pensar em adquirir um filtro externo, sera suficiente?

e claro fazendo trocas parciais de agua todos os dias...

quero montar o aquario devagar, nao tenho pressas, quero é criar um habitat estavel, para os meus discos...

abraço

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a pensar por no maximo 3/4 discus, mais nao...

e uns neons e uns corydoras da para colocar tb?

alguem tem discus para vender?

castanhos ou azuis?

cumprimentos

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha eu se fosse a ti pensava antes 2/3 discus

Quanto aos neons e as corys não há problema nenhum!!!

Discus a venda tens bués na secção de Ofertas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desculpem mas não entendo a razão de os Discus serem peixes "difíceis", são tão difíceis como qualquer outro, desde que se mantenham os parâmetros da água ideais para os Discus a dificuldade é igual a qualquer outro peixe, o meu primeiro aquário foi um Biótopo Amazónico com Discus. Em relação ao teu aquário penso também que seja um pouco curto para um cardume de Discus, mas com uma boa filtragem, consegues manter 4 a 5 Discus nesse aquário sem qualquer dificuldade, desde que tenhas uma boa filtragem, o melhor sistema de filtragem para um aquário de Discus é sem dúvida uma sump, tem de ser o maior que puderes e quanto mais água levar melhor.

 

 

Boas concordo plenamente com o Nuno.... TODOS OS PEIXES são importantes e temos que nos esforçar por lhe darmos o melhor que pudemos respeitando as suas "exigências"

 

um, abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas concordo plenamente com o Nuno.... TODOS OS PEIXES são importantes e temos que nos esforçar por lhe darmos o melhor que pudemos respeitando as suas "exigências"

 

um, abraço!

 

mas tens de concordar que mantens muito mais facilmente um guppy que um discu. Discus é do mais dificil de manter e ponto final. ok se deres as condições é facil....tudo bem, é como tudo!Mas o problema é dar e saber essas condições. Hoje em dia é que se tornou-se facil por causa da informação que ja existe na net e em outros lados.

Agora com guppys não precisas nem de 1/3 dos cuidados que tens com os discus. Diz-me la 1 coisa....quem é que desparasita guppys??:)

Editado por AntraX
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas tens de concordar que mantens muito mais facilmente um guppy que um discu. Discus é do mais dificil de manter e ponto final. ok se deres as condições é facil....tudo bem, é como tudo!Mas o problema é dar e saber essas condições. Hoje em dia é que se tornou-se facil por causa da informação que ja existe na net e em outros lados.

Agora com guppys não precisas nem de 1/3 dos cuidados que tens com os discus. Diz-me la 1 coisa....quem é que desparasita guppys??:)

 

Pronto ganhas te..... lol! Mas com a informação que dispomos hoje em dia... É mesmo só fazer como está descrito.....

 

 

um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os Discus sao "REIS" de qualquer aquario!!!

digam-me o que preciso,para poder preparar o melhor possivel o aquario para os meus Discus...

se souberem de aquarios maiores e baratos, se der penso em adquirir...

cumps

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao as trocas parciais de agua, a agua nova, vem directamente da torneira, ou tem de ser tratada antes de a por no aquario?

a que retiro, deito fora?

cumps

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relaçao as trocas parciais de agua, a agua nova, vem directamente da torneira, ou tem de ser tratada antes de a por no aquario?

a que retiro, deito fora?

cumps

 

A agua nova, supostamente, tem de ficar em quarentena, ou seja, deixas a agua no minimo 10 horas a ser aquecida (até ficar na temperatura do aqua) e pegas numa bomba de ar , ligas-a a uma pedra difusora e metes a pedra difusora dentro do jerrican. Há aqui muito boa gente que não trata a agua, mas na minha opiniao é essecial. Diferenças de temperatura = parasitas.

 

abraço

 

 

P.S: A agua "velha" se tiveres jardiam deita-a para lá. Sempre ajudas o ambiente e nos dias de hoje é um bem precioso!! surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mede os valores da agua que sai da torneira (PH,GH,KH,NO3,NO2,Cloro muito importante, etc..)

Se a agua tiver os parametros certos!!! Zaz e vira directo da torneira para aquario!!!!

Se não, fz como o Antrax te explicou!!!

Editado por David Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos esclarecimentos!

entao posso ter agua num aquario de 50 cm, com os mesmos parametros do habitat dos discus, pa dp passar pa la?

voces tem bomba de ar nos vossos aquarios?

cumps

Abraço

Bernardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos esclarecimentos!

entao posso ter agua num aquario de 50 cm, com os mesmos parametros do habitat dos discus, pa dp passar pa la?

voces tem bomba de ar nos vossos aquarios?

cumps

 

Eu não tenho, porem com a ajuda de uma biobox que mantem a agua bastante agitada à superfície.

 

Cumprimentos

Vitor Franco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheim 2217

 

perfeito para essa litragem e para um aquário maior que possas vir a ter futuramente. É bom. Fiável. E consegues peças e acessórios em qualquer loja de aquariofilia.

 

 

"diferenças de temperatura = parasitas????"

 

Onde foste buscar essa ideia?

Não consigo entender como a temperatura transporta os parasitas...

Muito menos uma diferença de 2-3ºC

 

Todos os discus têm parasitas. Externos então... A questão é que se os Discus não estiverem saudáveis, perdem a batalha para os parasitas porque estão mais vulneráveis.

 

Se estiverem saudáveis, é só ter o mínimo de cuidados com a qualidade da água (TPA´s) e uma boa alimentação para que tenhas sucesso.

 

Sò considero difícil manter discus selvagens.

Os de cativeiro são simples de manter desde que se tenham os cuidados essenciais que esta espécie exige.

 

Podes colocar cardinais e as corydoras que são optimas para comer os restos de comida que vão para sitios incacessíveis para os discus.

 

Aconselho-te a ler e a pesquisar o máximo que puderes pois nunca é demais.

São peixes magníficos.

Editado por commendatore

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheim 2217

 

perfeito para essa litragem e para um aquário maior que possas vir a ter futuramente. É bom. Fiável. E consegues peças e acessórios em qualquer loja de aquariofilia.

"diferenças de temperatura = parasitas????"

 

Onde foste buscar essa ideia?

Não consigo entender como a temperatura transporta os parasitas...

Muito menos uma diferença de 2-3ºC

 

Todos os discus têm parasitas. Externos então... A questão é que se os Discus não estiverem saudáveis, perdem a batalha para os parasitas porque estão mais vulneráveis.

 

Se estiverem saudáveis, é só ter o mínimo de cuidados com a qualidade da água (TPA´s) e uma boa alimentação para que tenhas sucesso.

 

Sò considero difícil manter discus selvagens.

Os de cativeiro são simples de manter desde que se tenham os cuidados essenciais que esta espécie exige.

 

Podes colocar cardinais e as corydoras que são optimas para comer os restos de comida que vão para sitios incacessíveis para os discus.

 

Aconselho-te a ler e a pesquisar o máximo que puderes pois nunca é demais.

São peixes magníficos.

 

 

Ok eu vou ser mais claro. Os discus são peixes tropicais que se mantêm em temperaturas a volta dos 29º. Assim, se tu tirares x % da agua do aquario e meteres agua directamente da torneira, para além de haver alterações de PH, desces a temperatura (a da torneira deve sair a uns 17º ou menos ..n sei bem). Ao baixar a temperatura e ao oscilar o PH vais provocar stress nos discus. E é esse mesmo stress que provoca parasitas, pois os discus ficam mais sensiveis. Ja percebeste???

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais