Nuno da Silva

Membro
  • #Conteúdo

    335
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Nuno da Silva

  1. Olá a todos, o substrato Akadama faz com que o ph da água desça e estabilize em valores um pouco abaixo do 7, dependendo da quantidade colocada no aquário e na quantidade de água, bem como nos restantes parâmetros da mesma. A minha água apresentava valores de 7.6 de ph e neste momento está entre 6.5 e 7. Pelo que tenho lido esse substrato tem tendência a um desgaste muito rápido, peço ajuda se estiver errado pois é o que tenho lido, como uso esse substrato á pouco tempo ainda não é possível apresentar qualquer tipo de resultados. Uma coisa posso garantir depois de colocar Akadama os camarões ganharam mais cor, mais apetite e como consequência um crescimento mais rápido e saudável.
  2. Olá a todos, Fábio depois de ler o teu post verifiquei que os camarões em causa me parecem machos, pode ser por aí. Vou andar mais atento. Labutes77, insisto que não me parece doença pois só esses camarões apresentam a coloração branca e como já escrevi várias vezes estes camarões nasceram assim, mesmo que seja doença arrisco em nome do conhecimento, a ver vamos.
  3. Olá a todos, Estes camarões são desta cor desde pequenos, o branco mantem-se, comem e reagem como todos os outros. Diria que são perfeitamente "normais".
  4. Olá a todos, boas Fábio, deixo aqui estas fotos para animar a "malta". Em relação á bateria tive de fazer uma pequena alteração, pois optei por deixar os aquários se substrato, mas os parâmetros da água da torneira não me deixaram outra hipótese a não ser colocar algo que me ajudasse a controlar esses mesmos parâmetros. Utilizei Akadama, gostava pois que a quem já utilizou este tipo de substrato que me possa informar dos seus resultados. Já li muito e existem muitas teorias, neste momento o que vos posso adiantar é que o camarões melhoraram em todos os aspecto, cor, apetite, crescimento, embora só tenham cerca de 2 semanas nos aquários que montei com Akadama. Aguardo as vossas sugestões e cá ficam as fotos.
  5. Olá a todos, sem dúvida que umas fotos melhores iriam ajudar mas neste momento são as melhores que consigo com o equipamento que tenho, o telemóvel. É estranho porque o branco apresenta se como fundo, não sei o que pode ser e para já estão numa colónia de 30 camarões, aproximadamente. Esta é uma colónia relativamente jovem e só ontem detectei duas fêmeas ovadas, o ideal seria existir entre os "brancos" uma ou várias fêmeas que ficassem ovadas, assim conseguiria separar as fêmeas e ter um maior controle, ou então ser forem todos machos, o que seria um grande azar, farei uma colónia com os machos e um grande número de fêmeas. Vamos ver o que vai dar isto e se nascem mais alguns com estas características. Já alguém viu alguma vez um Red cherry com estes características, já pesquisei na Internet e até agora nada.
  6. Olá a todos, Não me parece que possa ser doença pois são assim desde que nasceram. Alimentam se e crescem como todos os outros.
  7. Olá a todos, o projecto continua as fotos vou colocar brevemente.
  8. Olá a todos, tenho várias colónias de Red cherrys e numa delas apareceram uns camarões com metade do corpo branco, a parte da "cauda". Quando reparei eram cerca de 3 ou 4 mas esta semana separei 7. Reparei nesta diferença quando ainda eram bastante pequenos mas á medida que crescem o branco lá continua. O que puderá ser?
  9. Olá a todos, excelente ideia, tenho aqui uma caixas já sei o que lhes vou fazer, devo lembrar que existem no mercado maternidades todas em rede, mas esta ideia é excelente. Parabéns.
  10. Olá a todos, sim os CRS estam de saúde e recomendam se, já separei 30 juvenis para os novos aquários, são os das fotos, crescem de dia para dia. Obrigado pela motivação.
  11. Olá a todos, Os recém nascidos alimentam se dos detritos existentes no substrato, continua a alimentar como fizeste até agora. Mas se estiver enganado digam.
  12. Olá a todos, boas Tó, aqui ficam algumas fotos que consegui tirar. Espero que gostem
  13. Olá a todos, já moram 19 pequenos CRS nos novos aquários.
  14. Olá a todos, Icosta, a proveniência dos meus CRS é de alguém que tem camarões de qualidade, o que ao inicio ajuda e de que forma, estes camarões foram-me cedidos pelo cmargarido. Os aquários novos já têm habitantes.
  15. Olá a todos, Tó é realmente muito complicado aspirar sem caçar os putos. Hoje os aquários ficam a trabalhar e esta semana começam as transferências.
  16. Olá a todos, sim como disse antes o substracto é muito importante em algumas situações e promove um habitat mais equilibrado, mas como se aspira, com alevins de camarões com 2mm? Sabes Tó pensei exactamente o mesmo, com o tempo o pequeno Golden perde as riscas, mas nâo deixa de ser curioso. Entretanto já cá estam os primeiros 2 aquärios divididos em 3 cada um. Amanhã chegam os outros 2.
  17. Olá a todos, desteves, concordo quando dizes que o substrato é essencial para uma reprodução com bons resultados, mas como disse num dos anteriores tópicos o que me preocupa é depois de o substrato colmatar como é que se aspira? Estou certo que como em todas as outras espécies um dos segredos para um desenvolvimento dos alevins de forma natural e com menor taxa de mortalidade é muito importante uma alimentação continua e trocas de água frequentes, esta é uma forma de existirem muitos residuos dentro do ecossistema, isto em aquários de crescimento, foi assim com os Discus, escalares, bettas, Red cherry, colisas, entre outros, ou seja, aquários com boa capacidade de filtragem sem substrato mas com plantas, alimentação continua e de excelente qualidade, principalmente comida feita por mim mesmo, trocas de água diárias, nos Discus eram duas vezes por dia, volto a dizer que falo de aquários de crescimento. Aproveito para vos deixar uma foto de um CRS curioso, pode não ser possivel de ver na foto, devido á sua fraca qualidade, mas este camarão tem 4 riscas muito finas nas costas, muito curioso.
  18. Olá a todos, desteves, não noto diferença dos aquários com substrato e sem substrato, isto porque nos dois casos tenho camarões saudáveis e a reproduzir, existe ainda uma coisa que me inclina para não colocar substrato, não sei como o posso limpar, ou aspirar, com camarões de 2 mm. Em relação aos filtros de ar, um filtro de ar pode a "potencia" que quiseres, basta que tenhas uma bomba de ar muito "potente" ou pouco "potente", os filtros serão os filtros de decantação nas costas do aquário só que não tem um motor eléctrico mas sim uma bomba de ar comum a todos. Na loja que tive todos os aquários funcionavam a ar só que não tinha uma bomba de ar mas sim um compressor.
  19. Olá a todos, Fábio, este tipo de filtragem leva um saco de siporax de 1000ml por cada um dos 12 aquários, não me parece que seja insuficiente, em relação á saída para o filtro será tapada com esponjas muito finas, tenho já este sistema em ensaios desde Fevereiro deste ano em 2 aquários, um está completamente carregado de Red cherrys o outro tem cerca de 10 CRS e j´s consegui ver pelo menos 6 fêmeas ovadas. Estes 2 aquários estão também sem qualquer substrato, esta é a segunda parte dos ensaios, não noto diferenças entre os que têm substrato e os que não têm, o aquário dos Cherry está repleto de pequenos camarões e de fêmeas ovadas, no outro além das fêmeas que se encontram no aquário tenho mais duas isoladas em maternidades, já nasceram camarões em duas maternidades e os pequenotes estão de boa saúde, pelo menos por enquanto.
  20. Olá a todos, Fábio, todos os 12 aquários terão uma filtragem tipo sump, decantação, individual, onde terei um saco de siporax e tudo funcionará a ar, não existiram bombas nem aquecedores, a filtragem é feita através de ar como disse atrás e a "ShrimpRoom" será aquecida entre os 23 e os 24 graus. Antes de tudo tive de pensar no menor gasto elétrico possivel, assim sendo terei uma bomba de ar que consome 8W. Já coloquei estas questões mas como ninguém respondeu volto a perguntar: - Devo colocar ou não areão, se sim qual o que aconselham? - Qual a temperatura máxima e minima no CRS?
  21. Olá a todos, Sines obrigado pelas tuas palavras, de momento ainda estou á espera dos aquários pois faltam os vidros pretos, assim que tiver os aquários na prateleira coloco aqui umas fotos. Sim a proveniência dos camarões é realmente muito importante. Todos os dias vejo camarões pequeninos e alguns deles estam já com 1 cm, estes maiores são naturalmente dos que nasceram primeiro. Também estou em pulgas para montar os novos aquários mas a experiência destes anos diz para ter paciência, vamos aguardar.
  22. Olá a todos, afinal os vidros chegaram na quinta e só hoje os estivemos a cortar, ainda faltam os vidros pretos de 6mm, as divisórias entre aquários e os vidros dos fundos serão em preto. Assim que as coisas começarem a "rolar eu meto aqui umas fotos. O tempo esta semana está um pouco apertado, segundo tenho uma formação e terça arranco para o Algarve. No próximo fim de semana os aquários ficam a funcionar. As matérias filtrantes já estam em maturação á 10 dias, água "velha" é o que não falta só resta esperar. Entretanto tenho umas dúvidas que gostaria de colocar. - Devo colocar ou não areão, se sim qual o que aconselham? - Qual a temperatura máxima e minima no CRS? Aguardo as vossas respostas e opiniões.
  23. olá a todos, hoje já chegam os 12 aquários e amanhã já os coloco em funcionamento.
  24. Olá a todos, então essas opiniões e ideias?