Montagem de Nano Plantado


Ricardo Vieira

Recommended Posts

Tou a tentar montar um nano plantado mas algumas informações

são contraditorias:

As lampedas que é melhor ja me disseram:

"Osram lampedas daylight muito na Moda"

"Power e flora glo e talvez aqua-glo" e outros ainda disseram:

póe umas HQI.

E eu disse eu ponha mas não ha dinheiro :wink: .

Porantanto qual é a melhor ?

O aquario é de 50x25x25 30L, Turfa, e adubo 7 bolinhas a flora é:

Anubia anã

Musgo de java

e uma especie de cabomba vermelha ( que não sei o nome ).

E claro co2 sempre a bombar!!! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Parrudo. Então esse plantado está a andar bem?

 

Em relação às luzes tenta colocar 30watts e tenta colocar espectros diferentes ( eu estou a usar uma daylight da Sylvania, uma branco brilhante da Phillips e uma Fluora da Osram com muito bons resultados).

No teu caso penso que uma fluora e uma daylight resultarão...

Em relação à planta se compras-te aí no Mário (na loja do Centro Comercial 10) é igual à que lá comprei também há umas 2 semanas e trata-se de uma Myriophyllum tuberculatum (Red).

 

Boa sorte nesse plantado:)

bannerExpoGuppy.jpg

Carlos

APGuppy#2 //APC#6 //APK#164

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que HQI em um nano? nao nao nao, desperdicio de dinheiro!

Lampadas estilo aqua-glo flora-glo etc sao altamente utilizadas em horticultura pois sao altamente utilizadas na fotossintese das plantas por emitirem luz nos picos que elas mais absorvem. No entanto, nao sao muito perceptiveis ao olho humano...Realmente uns 30w..eu colocaria uns 35 a 40..

tenta uma aquaglo de 15w e uma daylight de 20w por exemplo...35w!A cabomba vermelha eh a furcata, ou pyahuiensis(nao sei se eh assim que se escreve)e para ela ficar BEM vermelha precisa de mt luz..

Eh isso ai...

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que se metem fluorescentes de potencia diferente em calhas iguais? alem disso, lampadas de 20W fluorescentes nao cabem por cima do aquario dele do parrudo.

 

Se vais meter fluorescente, recomendo-te 2 ou 3 de 15W, para isso como vais ter de mudar de balastro, recomendo que compres um electronico que te deve dar para as 3 lampadas, gasta menos e dá melhor funcionamento às lampadas. desvantagem...é mais caro!

 

mas tem outras vantagens, é mais leve, nao aquece tanto o aquario nos dias de calor...etc

 

Em opção mete fluorescentes compactas...não vais é encontrar temperaturas de cor acima dos 6800K, mas ficas com boa iluminação...

 

Agora se já tens calha...tens de ponderar o que cabe la dentro, ou entao mudar de calha.

 

Se nao tens, pensa bem antes de adquirires.

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_me, a aqua-glo da Hagen tem tamanhos diferenciados das LDD comuns..por isso eu falei uma de 20w LDD e uma aquaglo de 15w(creio eu que sejam o mesmo tamanho, n to lembrado bem..qlq coisa, www.hagen.com). Sou a favor de lampadas proprias para horticultura em aquarios plantados, mas respeito aqueles que n gostam...na minha opiniao, o efeito eh bem mais satisfatorio...!

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, realmente as lâmpadas da Hagen têm uma potência diferente das comuns, mas é para mais e não para menos, 20W de lâmpada comum ocupa cerca de 70cm. Mesmo 15W comum ocupam 18" ou cerca de 47cm o que é apertado para 50cm de aquário.

Concordo com a utilização de lâmpadas de espectro específico para horticultura, não devem é ser todas o ideal é misturar.

Neste caso específico com apenas 50cm de espaço creio que ou se vai para compactas, ou lâmadas de 14W ou uma HQI de 70W.

Eu por mim ia sem dúvida para a HQI de 70W, até porque faz aquele efeito bonito de sombras.

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que os 50cm são interiores ao aquario, os da aquapor teem 52 cm no total, o que já da para meter uma lampada de 15W normal, o suporte é que é bem compacto...mas normalmente os mais comuns nas fluorescentes são.

 

A minha questão é: as HQI não geram uma enorme quantidade de calor? numa tampa fechada isso nao pode ser um problema grave?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá para usar as de 15 cm visto ocuparem 41 cm.

 

A opção das HQI é para ter o aquário aberto, com o foco a uma distância de 30cm pelo menos. Quanto ao calor, é verdade que se gera um aumento, mas como sabemos apenas uma pequena parte irá aquecer a água, visto que o ar quente sobe. Podes colocar uma tampa de vidro para evitar a evaporação. Tirando a questão da evaporação as restantes questões, quanto a mim, são vantagens. Ter o aquário aberto é muito mais prático para fazer a manutenção, alêm do que disse o MrPCB, o efeito de sombras, ganhamos uma terceira perspectiva do aquário.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais