O meu aqua cheira mal!


Recommended Posts

Boas!

 

Tenho um aqua a ciclar á 6 dias e a água está com um cheiro muito mau!

(não consigo descrever a que cheira mas um amigo meu diz que cheira a água podre.)

Ontem troquei + ou - 50% da água para ver se o cheiro desaparecia e apesar de na altura ter melhorado um pouco, agora está outra vez muito forte!

 

Antes de o encher completamente esteve vários dias só com um pouco de água e o areão (tenho areão de rio e areia branca por cima), poderá ser disso?

 

Acham que este cheiro pode ser nocivo para os peixes?

Os valores da água são:

GH - + ou - 3ºd

KH - 3ºd

NO2 - 0

NO3 - 0

PH - 6.8

 

Agradeço conselhos!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar nao lavaste o areao antes de o colocares lá...e nunca se sabe onde isso andou antes de ir para o aqua!

 

Outra hipóteses é teres ainda poucas bacterias que façam a decomposição e qualquer matéria organica introduzida está a produzir esse mau cheiro.

 

Já agora...os aquarios não cheiram a perfume!!! tem o seu cheiro próprio que nao é propriamente mau...(a nao ser que nao faças manutençao!)

 

Já agora, para ciclares..convem ir metendo alguma matéria organica...as bactérias teem de comer para se desenvolver! (podes por comida de peixe em pequena quantidade ou amónia directamente).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Just_ me!

 

Lavei e fervi o areão e também lavei a areia... mas se calhar não foi suficiente, não sei...

 

Quanto ao ciclo estou desde terça a por comida em pequenas quantidades por isso espero que esteja tudo a correr bem nesse campo :D

 

Obrigado pela resposta! :shock:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu nao mencionas, mas presumo que tenhas filtro, exterior ou interior e que esteja a funcionar, certo?

 

As bactérias precisam de sitio para viver e as massas filtrantes dos filtros costumam ser o melhor sitio para elas se desenvolverem.

 

O aquário tem sempre um cheiro, especialmente se a decomposição for lenta, quando tens passagem rápida de comida->amónia->nitritos->nitratos o cheiro vai melhorar. Entretanto nao sei se o teu aquario é aberto ou se tem tampa...com a tampa fechada em principio o cheiro é so mesmo por cima do aquario...tampa aberta...bem...a sala onde ele estiver pode ficar com um cheirinho caracteristico, especialmente se for um aquario grande.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez :shock:

 

Sim, claro que tenho um filtro e está a funcionar desde terça-feira (quando enchi o aquário todo). É um filtro de decantação (interno portanto) e o aqua tem tampa sim.

 

O cheiro parece ser do aqua porque não fica nas mãos quando as molho mas como melhorou um pouco quando fiz a mudança de água estou com esperanças que vá desaparecendo com as próximas TPA's!

 

Já agora alguém me sabe dizer quando devo fazer a primeira TPA?

Faço normalmente ao fim de 2, 3 semanas mesmo sendo o aqua novo e estanto ainda em processo de ciclagem?

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao ciclo estou desde terça a por comida em pequenas quantidades por isso espero que esteja tudo a correr bem nesse campo

Não precisas de colocar comida todos os dias. Bastava uma porção no 1º dia.

Cheiro vais ter sempre... agora a podre é estranho.

Não será pelo facto de estares a colocar comida frequentemente?

 

As TPA's podes iniciar quando vires que o ciclo está a ficar completo. Ou então se vires que o cheiro volta a aparecer...

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi xlifes, como ferveste o areão o ciclo de azoto começou outra vez do principio... alias a maioria das baterias estão no areão e não no filtro, principalmente se forem filtros interno sem ceramicas.

 

Normalmente quando esse cheiro aparece costumam dizer que a agua apodreceu, ou ficou choca. Aconteceu-me uma vez mas porque estava estagnada e sem filtro para fazer circulação.

 

Abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Xlifes :

Depois de ter lido todas as questões q põe , devo-lhe dizer primeiro : q enquanto um aq está a iniciar o ciclo biológico n precisa de TPA's embora tb o possa fazer para ir ganhando esse bom hábito , embora vá aumentar o tempo de activação do ciclo ; segundo : as diversas estirpes de bactérias q vai ter no aq deverão ser introduzidas artificialmente . pois se estiver á espera q elas apareçam naturalmente , arranje uma cadeira pois vai demorar uns dias valentes ; terceiro : é efectivamente necessário pôr alguma comida , c intervalos de alguns dias , afim de se formarem compostos azotados ou seja a amónia ou o amoníaco , dependendo do pH que tenha , neste caso como tem 6,8 formar-se-á a amónia q é quase inofensiva para os px , mas no entanto indispensável para iniciar o ciclo ; quarto : como n fez qq referência á introdução artificial de bactérias sugiro que o faça , existem cápsulas de bactérias da Tetra q são vendidas com o nome de Bactozym e q em 48 horas deixam o aq pronto , embora se possa prolongar o período de ciclo por + algum tempo sem problemas ; quinto : como de início n vai introduzir CO2 é conveniente n ter muitas plantas mas s apenas algumas do tipo elódea ou egéria ou outras de crescimento mt rápido e mt resistentes , aliás tb para n permitir o aparecimento precoçe de algas , posso tb sugerir q de início faça introduçao de ar com uma bomba e uma pedra difusora vulgar , pois terá um nível de oxigénio dissolvido na água ligeiramente superior , o q é benéfico para a multiplicação das estirpes necessárias , depois qd o aq estiver estabilizado pode retirar a areação pois n só n é necessária como é prejudicial ; sexto : qd introduzir os px e qd fizer a manutenção , lave o/os materiais de filtragem que fazem parte do filtro sempre e só com a água que retira do aq das TPA's !

Ó amigo Xlifes , reparei tb q disse q tinha um filtro de decantação , sinceramente lhe digo n me leve a mal ! mas n sei o q é isso ! , penso q se enganou na denominação , será ?

Adeus , :wink:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! #cool

 

Normalmente quando esse cheiro aparece costumam dizer que a agua apodreceu, ou ficou choca. Aconteceu-me uma vez mas porque estava estagnada e sem filtro para fazer circulação.

 

Pois, deve ter sido isso mesmo! :wink:

Antes de encher completamente o aquario tive varios dias so com um pouco de agua e areao!

So espero que com as TPA's venha a desaparecer!

 

Ep, obrigado pelas informaçoes! :roll:

Realmente nao recorri as bacterias "artificiais" mas tambem ja tinha ouvido dizer que funcionavam muito bem!

 

So mais uma questao: de quanto em quanto tempo devo lavar as materias filtrantes?

 

Obrigado a todos pelas respostas! :D

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Xlifes :

Enquanto estava a editar a minha resposta para lhe pôr + uma questão o amigo respondeu por isso lhe peço para ler a minha última parte acerca do seu filtro .

Devo-lhe dizer q as bactérias q há a venda n são artificiais , a introdução é q é artificial para n esperarmos tanto tempo até o ciclo estar concluido !

Em relação á periocidade das manutenções isso depende da essencialmente da carga q o aq tenha , para uma carga de pxs dentro dos limites para o volume do aq eu sugiro manutençãp de 15 em 15 dias , q pode ser alterada para 8 em 8 dias nas últimas duas ou três semanas antes de ir de férias ou se ocorrer algum problema ! , repare q as TPA's n devem em situções normais ser superiores a 20% da capacidade do aq caso contrário pode haver alterações grandes das condições quimicas da água dentro do aq , o que é mau para plantas e pxs !

Adeus , :wink:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola outra vez :D

 

Primeiro que tudo nao precisa de me tratar por voçe Ep!

Alias eu 'e que tenho dever de o tratar assim! :wink:

 

Ó amigo Xlifes
por acaso 'e amiga! lol :roll:

 

Um filtro de decantaçao 'e um filtro interno;

Basicamente 'e uma caixa preta que vem colada no interior do aqua e que tem 3 divisoes (ou camaras) por onde a agua passa e 'e filtrada.

Foi esse o nome que me indicaram quando comprei o aqua e tenho ouvido sempre referirem-se a eles como "filtros de decantaçao" #cool

 

Mais uma vez obrigado pela sua resposta! :D

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não pude deixar de reparar em alguns pequenos pormenores nas respostas dadas, os quais vou tentar "emendar" com a minha própria opinião (se estiver errado peço desculpa, e peço também que me corrijam... :wink: ):

 

como ferveste o areão o ciclo de azoto começou outra vez do principio... alias a maioria das baterias estão no areão e não no filtro, principalmente se forem filtros interno sem ceramicas
Sendo o primeiro aquário, e a primeira vez que o areão estava a ser usado, é normal que não tivesse bactérias nenhumas mesmo antes de ser fervido...

A maioria das bactérias está realmente no areão (volume muito maior), no entanto os filtros também contém grande número de bactérias (nas esponjas, por exemplo).

 

é efectivamente necessário pôr alguma comida , c intervalos de alguns dias , afim de se formarem compostos azotados

Na minha opinião a melhor forma de activar as bactérias (e introduzi-las) é através da utilização de peixes resistentes nos primeiros dias de vida do aquário (alguns guppys, por exemplo).

O GRANDE problema da introdução da comida prende-se no facto de esta, ao decompor-se (neste momento está a decompor-se não devido a bactérias mas provavelmente a fungos....daí uma das hipoteses para o mau cheiro) formar fosfatos e outros compostos derivados, isto é, compostos utilizados pelas algas (boom de algas nas primeiras semanas) dificil de serem retirados.

 

neste caso como tem 6,8 formar-se-á a amónia q é quase inofensiva para os px
Desculpe que discorde, mas a amónia é nociva para os peixes, daí a necessidade de decompô-la em nitritos (ainda nocivos, mas muito menos que a amónia) e estes em nitratos...

Para pH 6,8 (temperatura média de 25ºC) os níveis tóxicos de amónia encontram-se perto dos 6ppm.

 

existem cápsulas de bactérias da Tetra q são vendidas com o nome de Bactozym e q em 48 horas deixam o aq pronto

O facto de deixar o aquario pronto é bastante discutivel...será que o chamado ciclo serve apenas para "criar" bactérias, de modo a que quando forem introduzidos os primeiros peixes os níveis de amónia/nitritos/nitratos se mantenham em níveis baixos?

Não...o ciclo serve também para estabilizar os níveis de pH (entre outros), de modo a que quando forem introduzidos os primeiros peixes estes se sintam confortáveis na sua nova casinha, sem grandes sobresaltos :roll:

48 horas parece-me pouco tempo para a água "descansar"...

 

Espero não ter dito muitas "bacuradas"! #cool

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Diesel :

Devo fazer notar e n me leve a mal uma coisa q é óbvia ! qd se monta um aq novo tudo o que vai lá ser posto dentro deve ser ou fervido se tal for possível ou qd isso n é possível pois n vamos ferver a cabeça motorizada dum filtro por ex , deve ser desinfectado c desinfectante apropriado ! , ora após essa operação garanto q não há bactérias em lado nenhum ! , portanto temos q as introduzir artificialmente , tá certo ?! , tb disse q devem ser postas algumas plantas de crescimento mt rápido exactamente para competir pelos nutrientes com as algas afim de n haver um boom delas , em relação á toxicidade baixa da amónia é efectivamente baixa relativamente á alta toxicidade do amoníaco , q n existe em ambiente ácido mas acontece , muitas vezes a um qq aquarófilista q deixa o aq semanas a fio sem manutenção fazer uma TPA de 30 ou 40% da água e n tem o cuidado de corrigir atempadamente o pH da água que vai meter no aq para um pH de 6,qq coisa e como as águas canalizadas , são normalmente corrigidas pelas companhias fornecedoras para serem alcalinas , afim de n haver corrosão a longo prazo dos canos da distribuição por acidez a mais , vai-se então dar um aumento brusco de pH e toda a amónia é convertida em amoníaco resultado q em menos de 24h por vezes metado dos pxs morrem .

Em relação ao ciclo biológico o tempo de espera para ciclar um aq é efectivamente exclusivamente para criar e multiplicar os vários tipos de bactérias necessárias e para q elas comecem tb a trabalhar , isto é a fazerem as decomposições dos compostos azotados ou ainda melhor dizendo fazer o ciclo do nitrogénio , por outro lado as plantas dão tb a sua ajuda na estabilização da água nomeadamente com a produção de substâncias venenosas para muitas das pragas q martirizam os nossos pxs isto entre outras coisas claro .

Pois é , para a amiga Xlifes peço-te imensa desculpa mas n reparei naquele sinalzinho q está do lado esquerdo , pois é , pormenores q escapam qd se está a escrever á pressa pois estou a ler e responder a vários foruns ao mesmo tempo , bem mas essa da decantação para mim sinceramente te digo é nova , pois a decantação como de certeza sabes é um processo físico de retirar partículas em suspensão num líquido através do repouso absoluto desse mesmo líquido , e em q as partículas por força da gravidade caem para o fundo do recipiente , correto ? acho q é assim q deve estar nos livros de física experimental , ora dentro dum filtro nem q seja um de fluxo lento o líquido não está em repouso ! ok ? , pronto fico por aqui alguma coisa + urgente manda-me para o meu email pois eu nem sempre venho aqui ao forum diáriamente .

Adeus , cordiais , :cry:

ep

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.