Nano de 6L


eduardo correia

Recommended Posts

6 litros, confesso que ao inicio, pensei que fosse mais um de muitos mini aquários de água doce que nunca chegam a lado nenhum, o pessoal espeta com meia dúzia de plantas lá para dentro umas rochas e pede opiniões, mas está bem agradável de ver, bom trabalho.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Está muito bonito esse nano...

 

Os meus parabéns...

 

 

Já vi pessoas com Bettas em globos minúsculos em que só podem dar a volta entre si. Um Betta nesse nano acho que ia ficar muito melhor...

Editado por tiagomp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Uma questao para o Zogli:

Um Betta em 5L e um crime, certo? Baseias-te na regra de 1L por cada cm de peixe de adulto? Ou tambem a contornas?

 

Vou dar um exemplo e passo a publicidade ao aquario do Zogli:

''Tela Viva'' - Tamanho: 80X40X30 90L

Filtro: Sicce Space ADV 500l/h

Termostato: Aquamatic Plus 150w

Iluminação: 3x18w (2x 4200K 1x 6500k)

Substrato: Areão de rio

Fertilização: JBL Tabs, fertilizante Horizonte Aquático PO4,K; Micro+;Ferro e PlantGro NPK; adição de CO2 caseiro

Fauna: 7 Viúvas Negras; 10 Néons; 2 Coridoras Bronze + 2 albinas; 1 Plecostumus; 1 Abelhinha; 1 Beaufortia Levertii; 3 Ampulárias

 

Aqui entram as contas se estes peixes ''sobreviverem'' ate a idade adulta:

1 viuva adulta cresce em media ate 5.5cm x 7= 38.5cm

1 neon adulto 4cm x 10= 40cm

1 cory adulta 6cm x 4= 24cm

1 plec adulto 50cm ( sem comentarios)

1 abelhinha (presumo que seja brachygobius xanthozona, ate 4.5cm; depois de tanta pesquisa e informacao disponivel, um peixe de agua salobra mantido num aquario de agua doce, provavelmente com pH ligeiramente acido)

1 beaufortia Levertii adulto 9cm

 

Isto tudo somado:

166cm para 90L

 

Ja que mantens peixes a cerca de 12 anos, a compra do pleco foi certamente irracional, certo?

A manutencao de uma abelhinha, claramente de agua salobra, foi falta de pesquisa?

 

Eu apenas acho que se o Eduardo pretender manter peixes num nano, pode-o fazer, porque ninguem aprende sem errar.

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Editado por joe faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Uma questao para o Zogli:

Um Betta em 5L e um crime, certo? Baseias-te na regra de 1L por cada cm de peixe de adulto? Ou tambem a contornas?

 

Vou dar um exemplo e passo a publicidade ao aquario do Zogli:

''Tela Viva'' - Tamanho: 80X40X30 90L

Filtro: Sicce Space ADV 500l/h

Termostato: Aquamatic Plus 150w

Iluminação: 3x18w (2x 4200K 1x 6500k)

Substrato: Areão de rio

Fertilização: JBL Tabs, fertilizante Horizonte Aquático PO4,K; Micro+;Ferro e PlantGro NPK; adição de CO2 caseiro

Fauna: 7 Viúvas Negras; 10 Néons; 2 Coridoras Bronze + 2 albinas; 1 Plecostumus; 1 Abelhinha; 1 Beaufortia Levertii; 3 Ampulárias

 

Aqui entram as contas se estes peixes ''sobreviverem'' ate a idade adulta:

1 viuva adulta cresce em media ate 5.5cm x 7= 38.5cm

1 neon adulto 4cm x 10= 40cm

1 cory adulta 6cm x 4= 24cm

1 plec adulto 50cm ( sem comentarios)

1 abelhinha (presumo que seja brachygobius xanthozona, ate 4.5cm; depois de tanta pesquisa e informacao disponivel, um peixe de agua salobra mantido num aquario de agua doce, provavelmente com pH ligeiramente acido)

1 beaufortia Levertii adulto 9cm

 

Isto tudo somado:

166cm para 90L

 

Ja que mantens peixes a cerca de 12 anos, a compra do pleco foi certamente irracional, certo?

A manutencao de uma abelhinha, claramente de agua salobra, foi falta de pesquisa?

 

Eu apenas acho que se o Eduardo pretender manter peixes num nano, pode-o fazer, porque ninguem aprende sem errar.

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

 

 

Se já não estivesses adicionava-te a minha lista de amigos :D LOL

 

Abraço

Paulo Silva

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não necessariamente... :sleeping:

 

 

Ola,

Apenas o disse, porque se o Eduardo pretender colocar os peixes no nano, podera faze-lo, mas esperemos que tudo corra pelo melhor...

 

Ja se pode ver, que apesar de ser facilimo fazer uma pesquisa na net sobre qualquer assunto, principalmente varias vezes debatidos e, que nem sempre se tomam certas recomendacoes ou indicacoes, tentamos sempre levar a nossa avante...

 

Se aprendermos com os erros, melhor... se ficarmos indiferentes, o assunto ja e outro...

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joe faria,

 

percebo lindamente o que queres dizer!... mas há dados adquiridos que não precisamos contrariar para termos forçosamente que aprender à custa do erro... :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joe faria,

 

percebo lindamente o que queres dizer!... mas há dados adquiridos que não precisamos contrariar para termos forçosamente que aprender à custa do erro... :Fade-color

 

 

Ola Jose Mendonca,

 

Mas sao esses mesmos dados adquiridos, que se tenta contrariar...

 

Ja diz o ditado ''Olha para aquilo que te digo e, nao para aquilo que faco''

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joe,

 

vou ser pragmático, o que quero dizer é isto: nunca precisei de pôr um oscar a viver em 30L para ficar a saber, pelo meu erro, que ele necessita de mais espaço... daí, ter afirmado que não é com os erros que, necessariamente, se aprende... pode-se aprender (também) antes de os cometer.

seguramente estarás de acordo :Fade-color

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jose Mendonca,

 

Claro que sim, so nao concordo quando dizem, por exemplo, em x litros nao da para manter este peixe, so podes ter isto, coloca so plantas... quando sabemos que o ser humano tenta nao seguir a razao ou a logica.

 

Outra situacao, quem tem os livros do ''mestre'' Amano, confirma que num deles, tem um aquario de 1 Litro com plantas e um pequeno grupo de boraras... impensavel para alguns fundamentalistas da vida selvagem, mas pelo outro lado, adorado pelos pupilos deste senhor, so pela possibilidade de manter tal ecossistema. Que foi montado para a fotografia nao sei, mas que esta registado para a Historia...

 

Temos aquarios publicos pelo mundo fora que insistem em tentar manter o gigante tubarao baleia, quando a sua esperanca de vida em cativeiro, sao uns tragicos dois anos... Da que pensar, nao da? Mas ficamos maravilhados com tamanha beleza...

 

Quanto ao nano do Eduardo, ja lhe foi recomendado o que fazer. Agora so tem de pensar, se nao tera espaco para algo maior ou se esta disposto a sacrificar algum tempo no nano.

 

Mas que exista a possibilidade de o manter existe.

 

Um abraco,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joe Faria,esse meu aqua de 90L com a Fauna que tinha nessa altura era um aqua equilibrado,os meus peixes tinham espaço suficiente para nadar minimamente.Um Betta em 5L não tem.

 

O Pleco foi-me oferecido,e já que gostas tanto de pesquisar,podias ter pesquisado as ofertas...é que já o ofereci à uns meses atrás,para um aqua de 2metros num bar em Leiria.

 

A Abelhinha confesso,comprei-a por impulso em 2003,depois de ir ver um jogo do Benfica! :Fade-color

Nunca tinha visto aquele peixe,mas as suas riscas fascinaram-me. A senhora disse-me na altura que o peixe gostava de PH 7.0 (nas lojas quando não sabem dizem sempre neutro) e que era pacífico.

 

Pesquisando vi que as necessidades dele era outras.Fui ficando com ele em PH 6.5 e já o tenho há uns 4 ou 5 anos.

 

Se tivesses pesquisado um pouco mais verias que tenho um aqua de 60L só para camarões Red Cherry,e que tenho outro de 112L só com 15 Cardinais e 6 Pandas. Mas pronto só viste o que te interessou,tudo para justificares o que não tem justificação: manter um Betta em 5L.

 

Eu quando escrevo aqui no fórum,não o faço para aumentar o meu ego,nem tenho de agradar a ninguém. Escrevo o que penso,mas de uma coisa não me podes acusar: que tivesse dado um conselho que pudesse de alguma forma,directa ou indirecta, fazer com os peixes de algum membro do fórum vivessem em condições medianamente razoáveis.

 

O que faço sempre é aconselhar de forma a que os peixes vivam nas melhores condições possiveis.E (porque parece que não sabes) a regra do 1L por cm de peixe é a coisa mais disparatada depois da regra 1W /L de luz. Nesse aqua,nessa altura,os meus peixes viviam todos bem. Um Betta em 5L, pesquises o que queiras,em lugar nenhum do mundo ninguém pode dizer que ele vive condignamente,nem o sr. Amano,nem a sra. Diana,nem etc e tal.E se olharmos bem para o mini-espaço de um nano de 5L e virmos um Betta lá dentro,se fores sensato admites.

 

Sobrevive e o que interessa é viver.Isto se pusermos a vida do peixe em primeiro e o nosso umbigo depois. :twisted:

 

Vê este tópico em que podes constatar que não sou o único a ter esta opinião:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...c=78647&hl=

 

Temos aquarios publicos pelo mundo fora que insistem em tentar manter o gigante tubarao baleia, quando a sua esperanca de vida em cativeiro, sao uns tragicos dois anos... Da que pensar, nao da? Mas ficamos maravilhados com tamanha beleza...

O Homem tem de perceber que a Natureza não é sua posse. Se essas baleias morrem precocemente não deviam ter sido levadas para lá,simplesmente para um show,onde o preço dos bilhetes é o que conta.É mais maravilhoso pensar apenas que elas estão livres e que viverão muito mais por isso,naturalmente.

 

E um Betta em 5L é a mesma coisa. Não podemos pensar que a vida do Betta é somente para nos deslumbrar com as suas cores,não podemos pensar que nesse caso,se ele tem as mesmas cores em 5L,porque não tê-lo lá? É errado! Se queremos ter o nosso (muito próprio) egoísmo, (eu incluido), temos de lhes dar as melhores condições.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Zogli,

 

Primeiro, nao tomes isto como um ataque pessoal, porque nao pensaria em tal coisa...

 

Segundo, relativamente a questao do Eduardo ja foi respondida anteriormente... apenas confirmei que existe a possibilidade de manter nanos e, cada um tem a sua opiniao. Disse tambem que a colocacao dos peixes dependera dele e, que aprenda com os erros que vai cometer...

 

Terceiro, devias actualizar a tua assinatura, ou actualizar esse mesmo aquario aqui no forum. Pode induzir muito boa gente a erro.

 

Pesquisando vi que as necessidades dele era outras.Fui ficando com ele em PH 6.5 e já o tenho há uns 4 ou 5 anos.

 

Por ultimo, quanto a abelhinha ja pensaste em dar-lhe uma vida digna? O pobre do peixe quer viver em agua salobra e, nao sobreviver em agua doce com pH a 6.5, ou sera que nao tem escolha?

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

 

PS1: muito raramente faco comentarios sobre os aquarios dos outros, nem tao pouco faco juizos de valor quanto a capacidade de cada um em manter um aquario.

 

PS2: para espicacar as coisas, ora vejam: um nano aquario com 60ml de agua, 1 camarao e 3 alevins de Celestichthys margaritatus.

Nao podemos ficar indiferentes, pois nao?

nano90ml1.jpg

 

nano90f.jpg

 

naninjo6kc8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sabemos que o ser humano tenta nao seguir a razao ou a logica.

precisamente! :Fade-color

por isso mesmo, sinto-me na obrigação de, neste forum, não incentivar os iniciados ou os menos experientes do que eu, na concretização de más práticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, nao tomes isto como um ataque pessoal, porque nao pensaria em tal coisa...

Claro que não! Nunca poderia ser um ataque pessoal,simplesmente porque não nos conhecemos para tal! :smile2: Eu sei distanciar bem as coisas.

 

Disse tambem que a colocacao dos peixes dependera dele e, que aprenda com os erros que vai cometer...

Pois,mas os erros de que falas chamam-se Bettas,e são seres vivos. E se é um erro para quê fazê-lo,se pode simplesmente colocar apenas Flora no aquário? Para quê fazê-lo? Como teste? O Betta pode nem morrer,mas nunca vai viver bem tão apertado! Para além disso manter um aqua pequeno é muito mais dificil,penso que não é um conselho sensato dizer para experimentar,para aprender com os erros,desculpa lá mas não acho!

 

Terceiro, devias actualizar a tua assinatura, ou actualizar esse mesmo aquario aqui no forum. Pode induzir muito boa gente a erro.

Por ultimo, quanto a abelhinha ja pensaste em dar-lhe uma vida digna? O pobre do peixe quer viver em agua salobra e, nao sobreviver em agua doce com pH a 6.5, ou sera que nao tem escolha?

Induzir em erro porquê? Um aqua de 90L pode ter a Fauna que o meu tinha na altura.Excepto o Pleco que me foi oferecido,todos os outros vivem bem,o aqua tem muitas plantas e um filtro potente.Estes peixes deste aqua têm muitos anos.

Claro que hoje tenho uma ideia de aquariofilia diferente.Hoje prefiro aquas com muitas plantas e poucos peixes,tipo apenas um cardume a nadar em campo aberto.Fica mais perto da natureza,mais longe de uma caixa de exposição com um Betta lá dentro...

Já agora,sem ofensa,deixa-me curioso saber quais os calculos dos cm de peixe x litros de água de um dos teus aquas de modo a tornares o teu discurso coerente,caso contrário induzes o pessoal em erro...

 

E aquela abelhinha viveu toda a vida em PH 6.5. Achavas mesmo que eu ia agora pô-la em água salobra? :shock: Se a pusesse era no dia a seguir à compra e depois de uma boa ambientação,pois se calhar já nasceu em água ácida...

 

PS2: para espicacar as coisas, ora vejam: um nano aquario com 60ml de agua, 1 camarao e 3 alevins de Celestichthys margaritatus.

Nao podemos ficar indiferentes, pois nao?

Indiferentes nunca,indignados sempre! Quem montou este aqua o que queria era testar os seus próprios limites,e nunca a pensar na dignidade da Fauna que está lá dentro comprimida naquele espaço minimo! E provavelmente era só para a foto.

 

A aquariofilia mexe com seres vivos,não são brinquedos de plasticina que a gente molda como quer para mostrar aos amigos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah... esta não é para ninguém em especial, é para todos nós...

 

Eu gosto de nanos e muito.

Acho que se podem manter muitas espécies com qualidade de vida.

 

 

Mas, quererem meter peixes dentro de caixas de fósforos...acho que já passa o limite do razoável.

É o mesmo que viverem a vossa vida toda dentro de uma dispensa com 3 metros quadrados... Têm lá tudo o que precisam, comida, água, etc...

Mas acreditem que não iam ter lá grande saude ou sanidade e que atrofiariam...noutras palavras: não viviam, sobreviveriam...

 

 

O que modestamente acho, é que qq pessoa pode fazer um nano de 0,5 litros dentro de um copo... Mas ponham plantas! Peixes? Camarões? BETTAS?

 

Acho que está na hora de pensarmos o que é realmente a aquariofilia... Eu pensava que era manter peixes e espécies aquáricas de modo a tentar ao máximo que vivam em cativeiro num ambiente o mais próximo ao deles...

 

Lá porque um peixe já nasceu em cativeiro... com este ou aquele pH, se o peixe tem um determinado tamanho, cor, fisionomia... é pq resulta de centenas de anos de evolução... De certeza que não foi por ter nascido dentro de um copo de vidro...

 

 

Abraço a todos.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Induzir em erro porquê?Já agora,sem ofensa,deixa-me curioso saber quais os calculos dos cm de peixe x litros de água de um dos teus aquas de modo a tornares o teu discurso coerente,caso contrário induzes o pessoal em erro...

 

E aquela abelhinha viveu toda a vida em PH 6.5. Achavas mesmo que eu ia agora pô-la em água salobra? biggrin Se a pusesse era no dia a seguir à compra e depois de uma boa ambientação,pois se calhar já nasceu em água ácida...

 

A aquariofilia mexe com seres vivos,não são brinquedos de plasticina que a gente molda como quer

 

Ola,

Como sugeriste, fiz uma pesquisa... sobre as tuas declaracoes.

Como tu proprio disseste a vida e cheia de contrasensos e, foste tu que o disseste, nao eu!!!

 

Relativamente a questao da abelhinha, que pretende e/ou requer agua salobra e alcalina, que vive no teu aquario de agua doce e pH a 6.5, respondo-te assim:

Prévisualização do post: #515693

''Temos de ter cuidado com o que dizemos,pois pode ser lido por pessoas menos experientes e levado como algo natural,e depois...dá problema.''

''O PH é daqueles parametros que têm forçosamente de ser respeitados,um PH de 6.5 e outro de 7.5 são completamente diferentes.''

''E hoje em dia com tanta informação a circular na net,só não dá as melhores condições aos peixes quem por distracção não faz uma pesquisa antes de se aventurar na responsabilidade de manter seres vivos,que ficam dependentes dos nossos cuidados.''

Prévisualização do post: #533272, post em 15/03/2008,

''As caracteristicas de um PH 6.5 e de outro 7.5 são muito diferentes.

 

O conceito de comunitário só deve abranger Fauna com as mesmas necessidades.''

 

Neste mesmo topico a 08/03/2008,

''Mas se nos propomos a tê-los em nossas casa,temos de lhes dar os minimos de condições,acho eu!''

 

''Em primeiro lugar os seres vivos,temos de tentar a todo o custo dar as melhores condições possiveis,ou então dedicamo-nos à colecção de selos,que é um hobby bem giro.''

 

''...mas de uma coisa não me podes acusar: que tivesse dado um conselho que pudesse de alguma forma,directa ou indirecta, fazer com os peixes de algum membro do fórum vivessem em condições medianamente razoáveis.''

Portanto a tua abelhinha nao se inclui nesse cenario... acho que consigo em poucas declaracoes tuas provar, que tu contradizes-te a ti mesmo. Indirectamenta na ultima declaracao, estas a confirmar que a tua abelhinha vive em condicoes medianas...

 

 

Quanto a situacao que ninguem aprende sem errar:

Prévisualização do post: #527198, post em 04/03/2008,

''Ninguém está predestinado a ser melhor aquariofilista que alguém,todos podemos ser bons,basta gostar e ter experiência que se ganha com o tempo.

E ao longo desse tempo os erros são a base sólida do sucesso,desde que aprendamos com eles e não os repitamos,tornamo-nos cada vez mais fortes,cada vez com menos erros...para errar.''

 

'' Uma pessoa não pode ter medo de errar,só experimentando é que se consegue.''

 

Quanto a tua declaracao ''O que faço sempre é aconselhar de forma a que os peixes vivam nas melhores condições possiveis.E (porque parece que não sabes) a regra do 1L por cm de peixe é a coisa mais disparatada depois da regra 1W /L de luz. ''

Porque parece que eu nao sei e, depois do disparate da regra 1W/L de luz, porque deve ser mesmo um disparate, tu escreves neste post e, parece-me que tambem as segues e sugeres:

Prévisualização do post: #520247

''Joe2 não leves a mal,mas isso são 336W de luz,ora para 360L é um exagero! A regra de 1W por Litro não se pode (nem se deve ) aplicar neste caso.Só se aplica em aquas de +- 100L.Num aqua de 5L a regra passa a 4W por Litro,num aqua de 400L a regra já muda para 0,5W por litro e basta.Isto se os aquários tiverem as medidas convencionais,casos de cubos,ou outro tipo de aquas em que a área seja diferente,a conversa é outra.''

Prévisualização do post: #520883

''Já num aqua de 80L ou 100L com 0.5W/L é muito dificil fazê-lo,e neste caso 1W/L é o mais apropriado.Num aqua de 10L é muito dificil manter plantas de tapete com 1W/L.Neste caso 3W/L é o mais indicado...''

 

Engracado, sao todas declaracoes recentes...

Acho que termino por aqui, nada contra ti, afinal tambem tenho e cometo erros...

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Como sugeriste, fiz uma pesquisa... sobre as tuas declaracoes.

Como tu proprio disseste a vida e cheia de contra-sensos e, foste tu que o disseste, nao eu!!!

Muito pesquisas tu,sinto-me honrado! :lol: E sim a vida é um mar de contrasensos,a aquariofilia é um mar de contra-sensos. Depois existem pessoas que vivem bem com os próprios contra-sensos,e outras que não vivem bem com os contra-sensos dos outros...

 

Portanto a tua abelhinha nao se inclui nesse cenario... acho que consigo em poucas declaracoes tuas provar, que tu contradizes-te a ti mesmo. Indirectamenta na ultima declaracao, estas a confirmar que a tua abelhinha vive em condicoes medianas...

A minha Abelhinha vive à uns 4 anos em condições que não são as melhores para os peixes daquela espécie,já o tinha dito. Também tinha dito que só pesquisei devidamente depois de ter comprado o peixe,deixei-me deslumbrar com as suas cores,e comprei,mal aconselhado pelo lojista,que também não podia saber tudo.Como ele já à 4 anos que vive neste PH não seria agora que o ia mudar,pois ele já se ambientou,mudar agora era pior.

 

Mas como sei que fiz mal,dou sempre conselhos às pessoas para não fazerem o mesmo que eu fiz. Uma pessoa erra,como eu errei e estes fóruns servem para isso mesmo,para dar conselhos às pessoas para não fazerem o mesmo e para aprender com os conselhos dos outros. Só porque eu mantenho este peixe fora do seu PH não me daria o direito de dizer aos 4 ventos que os peixes podem viver no PH que bem nos apetece,porque não é verdade.

 

E eu mantenho 1 peixe fora do seu PH,alertando as pessoas para não fazerem o mesmo,pois está errado.E tu manténs algum peixe fora do PH natural? Caso tenhas alertas as pessoas que está errado,ou só porque fazes mal e corre bem,dizes que é correcto fazê-lo? (Está descansado que eu não me vou dar ao trabalho de pesquisar...)

 

Porque parece que eu nao sei e, depois do disparate da regra 1W/L de luz, porque deve ser mesmo um disparate, tu escreves neste post e, parece-me que tambem as segues e sugeres:

Podias ser mais coerente na tua pesquisa...é que o que eu digo a seguir diz claramente que a regra do 1W por Litro não é válida para todos os aquas....Isto foi o que eu disse:

''A regra de 1W por Litro não se pode (nem se deve ) aplicar neste caso.Só se aplica em aquas de +- 100L.Num aqua de 5L a regra passa a 4W por Litro,num aqua de 400L a regra já muda para 0,5W por litro e basta''

O que retiras desta frase,não é que a regra do 1W /L não é válida para todos os aquas,somente para aquas de 100L,e caso tenham as medidas convencionais? Esta regra é um disparate por isso mesmo,não é aplicavél para qualquer aqua...

 

Engracado, sao todas declaracoes recentes...

Acho que termino por aqui, nada contra ti, afinal tambem tenho e cometo erros...

Cometes? E aprendes com esses erros que cometes? É que eu cometo muitos erros,mas digo às pessoas para não os cometerem. Já agora que gostas tanto de pesquisar,pesquisa uma frase minha em que eu ponha as prioridades da Fauna abaixo de qualquer outra prioridade.

 

É que se não te lembras esta conversa começou porque tu estavas a dizer (para qualquer pessoa ler,até os mais inexperientes) que colocar um Betta em 5L é possivel. É possivel? É possivel sim senhor,toda a gente sabe disso. Mas o Betta vive nas condições ideais?

 

Não vive não senhor,um aqua pequeno tem particularidades perigosas,é muito inconstante,para além de não haver espaço suficiente para o peixe exercitar as barbatanas.

Nunca devemos dar conselhos que não assegurem as maximas condições para peixes que não são nossos.

 

E já agora,porque gostas tanto de pesquisar,vai também ao meu blog,pode ser que retires de lá mais contra-sensos.E aproveita também e vê lá se tenho erros de ortografia! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''A regra de 1W por Litro não se pode (nem se deve ) aplicar neste caso.Só se aplica em aquas de +- 100L.Num aqua de 5L a regra passa a 4W por Litro,num aqua de 400L a regra já muda para 0,5W por litro e basta''

O que retiras desta frase,não é que a regra do 1W /L não é válida para todos os aquas,somente para aquas de 100L,e caso tenham as medidas convencionais? Esta regra é um disparate por isso mesmo,não é aplicavél para qualquer aqua...

 

 

Cometes? E aprendes com esses erros que cometes? É que eu cometo muitos erros,mas digo às pessoas para não os cometerem. Já agora que gostas tanto de pesquisar,pesquisa uma frase minha em que eu ponha as prioridades da Fauna abaixo de qualquer outra prioridade.

 

É que se não te lembras esta conversa começou porque tu estavas a dizer (para qualquer pessoa ler,até os mais inexperientes) que colocar um Betta em 5L é possivel. É possivel? É possivel sim senhor,toda a gente sabe disso. Mas o Betta vive nas condições ideais?

 

Não vive não senhor,um aqua pequeno tem particularidades perigosas,é muito inconstante,para além de não haver espaço suficiente para o peixe exercitar as barbatanas.

Nunca devemos dar conselhos que não assegurem as maximas condições para peixes que não são nossos.

 

Ola Zogli,

 

Nao precisas de te sentir honrado... apenas fiz a pesquisa para contrariar biggrin.png' alt=':biggn:'> biggrin .

Claro que aprendo com os meus erros, so tento nao os continuar a fazer...

 

Nunca disse que a tua maxima prioridade, nao fosse a fauna que tens e, a que nao tens!!!

 

E continuo a dizer que existe a possibilidade de manter bettas em 6L. Disse tambem para os mais distraidos, se estao dispostos a aprender com es erros que vao cometer... mas nao aconselhei ninguem a colocar o betta no nano.

Entre aconselhar e dizer que existe a possibilidade de... vai uma grande diferenca.

 

O mais engracado nisto tudo, foi a atitude do Eduardo... nao colocou mais nenhuma resposta!!! Nao te preocupes, estamos aqui para ajudar, mas se colocares o Betta no nano, poderas ser fuzilado em praca publica :lol: .

 

 

Acho que vou terminar a minha participacao neste topico, realmente gostei de saber que um betta num nano de 6L nao pode exercitar as barbatanas... quem diria!!!

 

Bem, acho que vou fazer mais uma TPA com agua da chuva ao meu aquario... tenho que aproveitar porque nao chove todos os dias.

Sim, confirmo.... faco TPA's com agua da chuva!!!

 

Mais um motivo para um topico escaldante....

 

Um abraco e cumprimentos aos demais...

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.