CO2 Nutrafin


Recommended Posts

Boas,

 

Decidi plantar mais o meu aqua, e na tentativa de ter plantas saudaveis, e dp de mto investigar aqui no forum, decidi comprar o reactor de Co2 da nutrafin e pus a funcionar sexta á noite. (Ainda nao esotu, mas também é para fazer fertilização separada).

Acontece que ja muito se falou aqui no forum, quer da solução da garrafa, quer da nutrafin, mas penso q estou com algum problema... apliquei os produtos tal como indicam nas intruções, e ao fim de umas boas horas, lá começaram a sair as primeiras bolhas.

Ao fim de mais de 48 horas, o meu reactor está a deitar uma bolha por minuto (+/-)

Ora, já li aqui pessoas com o mesmo reactor que contam bolhas ao segundo...

O que é normal nestes sistemas da ntrafin ? qual a quantidade de bolhas que deveria ter ? qual a quantidade de bolhas necessárias para fazerem algum efeito, para um aqua de 180L ?

 

Ajudem-me ... pois neste momento penso q tudo está como antes de ter o reactor... o PH mantém-se inalterado (PH 8 - é o mesmo valor q sai da torneira)... aquilo de uma bolha minuto a minuto, é só para inglês ver.

 

Tenho o reactor pousado ao lado do aquário.

Nao cortei tudo do q vinha no kit. deve ter cerca de 2mt de tubo (isto faz diferença) ?

 

[]

 

 

NOTA: Se calhar pus este post no sitio errado... se algum admin quiser move-lo talvez para "EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO", tá á vontade.

Editado por frelip

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Nao sei se te consigo ajudar

fiz o meu proprio sistema de c02 da garrafinha e esta a dar muito resultado...

Tenho imensas bolhas a sair

ate tive que cortar a entrada de co2...

tenho o meu aqua com ph 6.6

e so consegui atingir este ph com a garrafinha a agua que utilizo da torneira esta a sair com ph de 7.8

Tem a garrafa muito abaixo do nivel do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o reactor (garrafa) está pousado ao lado do aquario... portanto, base do aquario ao mesmo nivel da base da garrafa.

Em todo o caso, n creio q o sitio onde a garrafa está, tenha muita influencia nisso... a pressão é gerada dentro da garrafa, e com mais dificuldade ou com menos (daí começar as bolhas entre e a 24 horas), mas em chegando á ponta do tubo que está dentro do aqua ja tem a pressão necessário criada.

 

Neste momento, com 72 horas após a montagem, tenho bolhas +/- de 20 em 20 segundos.

 

Aguardo ajuda de quem tem o CO2 da nutrafin, ou que me possa ajudar de alguma forma.

 

[]

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje de manhã (ao fim de quase 5 dias de ter o nutrafin montado) já tinha a sair bolhas de 10 em 10 segundos, chegando a ver até 3 bolhas em todo o percurso do difusor.

apesar de já ter lido relatos de mais bolhas em menos tempo, vejo q está a ganhar "andamento".

 

Reparo que a bolha começa com um tamanho e com uma velocidade, que não sao os mesmo quando a bolha atinge o final do percurso no difusor.

Quando chega ao fim do difusor, a bolha ja é minuscula, e vai a uma velocidade de... digamos... muito lenta :D

Isto é normal ? significa q o CO2 está a passar para água ?

 

No entanto... antes de por o CO2 (e desde sempre... á 5 meses q tenho o aqua) o PH sempre foi 8.1/8.2 medido com caneta digital (é também o valor q sai da torneira - Póvoa de Sta. Iria)

Hoje de manhã medi um PH de 8.0

com o CO2, o PH baixa logo o q tem a baixar assim q começa a ter um deteminado fluxo das bolhas de CO2 ? ou vai baixando lentamente ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje de manhã (ao fim de quase 5 dias de ter o nutrafin montado) já tinha a sair bolhas de 10 em 10 segundos, chegando a ver até 3 bolhas em todo o percurso do difusor.

apesar de já ter lido relatos de mais bolhas em menos tempo, vejo q está a ganhar "andamento".

 

Reparo que a bolha começa com um tamanho e com uma velocidade, que não sao os mesmo quando a bolha atinge o final do percurso no difusor.

Quando chega ao fim do difusor, a bolha ja é minuscula, e vai a uma velocidade de... digamos... muito lenta :D

Isto é normal ? significa q o CO2 está a passar para água ?

 

É normal e bom sinal, pois significa que está a ser dissolvido na água, que é o que se pretende.

 

No entanto... antes de por o CO2 (e desde sempre... á 5 meses q tenho o aqua) o PH sempre foi 8.1/8.2 medido com caneta digital (é também o valor q sai da torneira - Póvoa de Sta. Iria)

Hoje de manhã medi um PH de 8.0

com o CO2, o PH baixa logo o q tem a baixar assim q começa a ter um deteminado fluxo das bolhas de CO2 ? ou vai baixando lentamente ?

 

A entrada de CO2 baixa sempre o pH, agora não convem mesmo nada o pH andar a oscilar, tem cuidado quando o CO2 acabar. O pH baixa conforme o co2 vai aumentando na água, logo quanto mais entrar mais vai baixar (claro que temos que contabilizar o que vai ser consumido pelas plantas). Mas até as bolhas entrarem sempre de igual forma, vai baixando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A entrada de CO2 baixa sempre o pH, agora não convem mesmo nada o pH andar a oscilar, tem cuidado quando o CO2 acabar. O pH baixa conforme o co2 vai aumentando na água, logo quanto mais entrar mais vai baixar (claro que temos que contabilizar o que vai ser consumido pelas plantas). Mas até as bolhas entrarem sempre de igual forma, vai baixando.

o q axo estranho, montei o nutrafin à 5 dias, e o PH só baixou 0,1.

E segundo a calculador de chuck só irei conseguir resultados minimamente bons de CO2, qd tiver o PH em 7,6, e mesmo assim para atingir esses resultados minimos, tenho q ter um KH de 14...

Acho q vou começar a fazer as TPAs com agua de garrafão...pq ela da torneira ja vem com PH 8.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho dúvidas que para um auqário de 180 litros o sistema de co2 da nutrafin seja suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho dúvidas que para um auqário de 180 litros o sistema de co2 da nutrafin seja suficiente.

 

Nas instruções diz para usar em aquarios até 180L... :D

sendo q 180L é a capacidade bruta... va q leve 165/170 litros de agua...

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O meu aquário também tem 180L (brutos), e também uso um sistema de co2 caseiro, mas com esse difusor da nutrafin. O que eu faço é, preparo uma garrafa no domingo, e meto-a no aquário, e praí na 4ª ou 5ª feira, preparo outra garrafa, e coloco-a também no aquário, deste modo, o co2 nunca acaba totalmente, e há menos variações de ph. Pelo menos para mim este método tem resultado banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

O meu aquário também tem 180L (brutos), e também uso um sistema de co2 caseiro, mas com esse difusor da nutrafin. O que eu faço é, preparo uma garrafa no domingo, e meto-a no aquário, e praí na 4ª ou 5ª feira, preparo outra garrafa, e coloco-a também no aquário, deste modo, o co2 nunca acaba totalmente, e há menos variações de ph. Pelo menos para mim este método tem resultado :D

 

e repetes o processo todas as quartas e domingos ?

dizem q pode durar entre 2 a 4 semanas... !!!

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

partindo deste exemplo difusor nutrafin a bombar

 

o meu não está a bombar assim nem nada que se pareça !!!

alguém tem isto a bombar assim ? era assim q devia ser ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente os meus duram sempre perto de duas semanas, quando começam a perder a força, faço uma nova mistura, e sim, fica tal e qual o vídeo ;)

Não sei como funciona o sistema da nutrafin, (só tenho mesmo o difusor), mas pelo menos no sistema caseiro, a duração e intensidade da mistura dependem também das dosagens dos ingredientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente os meus duram sempre perto de duas semanas, quando começam a perder a força, faço uma nova mistura, e sim, fica tal e qual o vídeo biggrin.png' alt=':biggn:'>

Não sei como funciona o sistema da nutrafin, (só tenho mesmo o difusor), mas pelo menos no sistema caseiro, a duração e intensidade da mistura dependem também das dosagens dos ingredientes.

 

a garrafa da nutrafin leva o mesmo q a receita caseira, mas metade das doses de tudo !

é igual

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! O meu sistema (nutrafin) esta com Co2 Caseiro e bomba como o do video.

 

A RECEITA pode ser alterada conforme a necessidade do Co2 tendo em conta que mais potencia implica menos duração. Mais bicarbonato mais potencia, mais açucar maior duração. Eu costumo fazer proporção para +- 500ml e dura cerca de 1 semana.

 

Quanto ao Ph baixou e depois estabilizou....

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas !

 

neste momento, e ao fim de praticamente uma semana com o CO2 da nutrafin a funcionar, (com a mistura dos ingredientes que vem com o reactor), ainda vejo aceleração na saída das bolhas.

neste momento está com uma bolha de 5 em 5 segundos.

o que continuo a achar estranho, é q o PH ... continua na mesma... 8.0/8.1

 

porque é q o meu PH n baixa ?

será o nutrafin insuficiente para um aqua de 180L (cerca de 160L reais) ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas !

 

neste momento, e ao fim de praticamente uma semana com o CO2 da nutrafin a funcionar, (com a mistura dos ingredientes que vem com o reactor), ainda vejo aceleração na saída das bolhas.

neste momento está com uma bolha de 5 em 5 segundos.

o que continuo a achar estranho, é q o PH ... continua na mesma... 8.0/8.1

 

porque é q o meu PH n baixa ?

será o nutrafin insuficiente para um aqua de 180L (cerca de 160L reais) ?

Onde tens ligado o tubo? (nivel de altura) Como deves saber quanto mais em baixo o nivel de co2 maior a quantidade diluida na agua.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde tens ligado o tubo? (nivel de altura) Como deves saber quanto mais em baixo o nivel de co2 maior a quantidade diluida na agua.

 

tenho-o no vidro traseiro do aqua, jutno a uma canto.

está exacamente no meio do aqua (em altura)... sobram cerca de 10cm até ao areão e outros tantos até á superficie da agua.

o tubo meti no último nivel, portanto, as bolhas percorrem todo o difusor. aliás... elas nascem em baixo bolhas grandes, e chegam bolhinhas tipo cabeça de alfinete ao cimo do difusor, depois de o percorrer todo.

 

tenho uma bolha de 6 em 6 segundos neste momento, e está a fazer agora tb neste momento 1 semana de funcionamento.

ph... 8 na mesma, medido com caneta digital

com o teste da nutrafin, algures entre 7,8 e 8 ... é dificil ver o tom exacto.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Baixa o difusor o maximo possivel. MAs se te dilui o Co2 ..... devia baixar o ph

 

pois ... as bolinhas quase q desaparecem antes de chegar ao fim do labirinto...

por isso éq tb esperava q o PH descesse qualquer coisa... nem q fosse só uns pozinhos... bowdown

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frelip, desculpa se isto é um pouco off topic.

Eu tenho o Ph perto de 7.0, sem ter CO2 (talvez ligeiramente abaixo, mas com os testes da Sera não dá para ser muito exacto). Tens a certeza que não tens uma pedrita ou outra coisa qualquer que não deixe o teu PH descer um bocadito mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem pode ser um dos factores por exemplo pedras calcarias dificultam a diminuição do ph, tal como valores de GH e KH muito altos.

Para aumentar a velocidade das bolhas coloca um bocado (tipo uma colher de cafe mal cheia) de bicarbonato de sodio, vai acabar a preparação da nutrafin bastante mais cedo mas bolhas não te vao faltar :lol: , agora lembrei-me de uma outra coisa, a que temperatura colocas-te a agua? se foi com agua fria esta resolvido o problema das bolhas, não o do Ph banana rock

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frelip, desculpa se isto é um pouco off topic.

Eu tenho o Ph perto de 7.0, sem ter CO2 (talvez ligeiramente abaixo, mas com os testes da Sera não dá para ser muito exacto). Tens a certeza que não tens uma pedrita ou outra coisa qualquer que não deixe o teu PH descer um bocadito mais?

 

Tenh pedras, mas axo q é tudo basaltos... antes de as por, na loja, fizeram-me o teste e viu.se q n eram calcárias....

á parte disso... axo q já referi... o ph sai da torneira com 8, e eu tenho no aqua com 8, portanto, deduzo q n há nada dentro do aqua q infleuncie o aumento do ph...

eu esperava era q ele baixasse um pouco, ao por o CO2

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem pode ser um dos factores por exemplo pedras calcarias dificultam a diminuição do ph, tal como valores de GH e KH muito altos.

Para aumentar a velocidade das bolhas coloca um bocado (tipo uma colher de cafe mal cheia) de bicarbonato de sodio, vai acabar a preparação da nutrafin bastante mais cedo mas bolhas não te vao faltar :mellow: , agora lembrei-me de uma outra coisa, a que temperatura colocas-te a agua? se foi com agua fria esta resolvido o problema das bolhas, não o do Ph :crazyeyes:

 

GH: 5.6 ºdH

KH: 3.92 ºgH

 

medidos ontem á noite

n sei se sao altos... se sao baixos... foi a primeira vez q medi

 

quanto a temperatura... ~29º

costumava ter 28... mas agra tá nos 29!

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na TPA de amanhã, em vez de por agua da torneira, vou por água de garrafão.

Ja a tenho aqui, e esta tem PH 5,5 com erro de 0,5.

 

Ja fiz a expriencia num copo, com as mesmas partes de agua com que costumo fazer a TPA.

no aqua com mais ou menos 160L reais troco semanalmente 25L

Calculei uma proporção, e meti num copo 13 pipetas de agua do aqua (12,8 na realidade) e depois acrescentei mais 2 pipetas de agua do garrafão (a tal do PH 5,5).

 

Com as primeiras 13 pipetas medi o PH e deu 8,1

Dp adicionei as 2 pipetas de agua do garrafao, e o PH deu 7,5 / 7,6

 

Será q os meus peixinhos vão sentir esta descida de PH ? não há risco de o descer cerca de 0,6 ?

 

o objectivo é ver se ele depois da TPA marca mesmo os 7,5 / 7,6 e se o mantem, ou se ela volta a subir para os 8 / 8,1.

 

[]

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos

 

Eu tenho uma coisa dessas la em casa parada mas ja funcionou num aqua de 200l e é assim kuanto maior e o aqua mais a baixo tens de por a saida das bolhas tens de ter akilo sempre bem limpo, outro problema quanto maior e o aqua mais vezes tens de andar a comprar o pó magico porque as bolhas perdem intensidade e deixa de ajudar o PH da so uma ajudinha pouca as plantas faz assim a 2ª bolha tem de estar mais ou menos a sair kuando a outra passa pela 3 ou 4 subida mas conta so as da frente(lol granda confusão) lol

 

 

boa sorte a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.