frelip

Membro
  • #Conteúdo

    109
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por frelip

  1. ok, vou aguardar... estive agora a olhar para um q se andava a passear pela frente do aqua... as guelras n estão muito vermelhas... parecem-me só rosadas !
  2. é mesmo isso... parecem esbranquiçados... mas o preto é bem preto. O que vejo mais laranja neles, é as duas barbatanas mais perto da cabeça. De actividade parecem-me bem ... passam parte do tempo escondidos, masp or vezes costumam andar a explorar o aqua mesmo comigo em frente a ele... desde q n me mexa muito, n se sentem inibidos por eu ali estar De comida, ainda só ca estão á 2 dias. No primeiro dia n os vi comer, no segundo dia vi um deles a comer.
  3. O CO2 é "reduzido" durante a noite com o ligar da bomba de ar... q liga com o apagar da luz, e desliga com o acender da luz. Movimentação à superficie, também ja tenho... a flauta de saída do filtro está "resves" à superficie... cerca de 1 dedo abaixo da superficie.
  4. Boas, Tenho um aqua de 180L.... montado desde outubro, sem baixas a registar tem: - 4 coridoras - 2 ottos - 2 ampularias - 1 ancistro bebe - 20 neons chineses - 2 platys - 2 bótias palhaço Temp: 28º Filtragem: Eheim 2215 Luz: T8 60w ... é pouca, mas está em processo de evolução Actualmente ando a tentar abundar o aqua mais com plantas... a ver se um dia chega a ser um plantado, de modo, que tenho CO2 da nutrafin dum lado, mais CO2 caseiro do outro lado do aqua, e fertilizo á uma semana com N (ainda n precisei de por), K, P, Fe e micros o q me leva a pedir os vossos comentários e conhecimentos, é que os 2 bótias foram acrescentados no sábado á tarde, e desde entao q noto que o cor-de-laranja não é cor-de-laranja... parece q estão desbotados !!! Na loja (onde comprei vários dos meus peixes e nunca tive problemas) n achei nada de estranho nos bótias... se visse quer fosse côr a mais que fosse côr a menos, certamente iria notar... Desde q cehguei a casa para os por no aqua q vi q n tinham cor, mas na altura n estranhei, dado q com o stress do transporte (apesar da viagem ser curta) os peixes costumam perder a coloração, mas acontece que agora já estão á mais de 48h no aqua, e continuam sem côr .. o preto está preto... mas o laranja está quase branco... Eles parecem-me bem, pois de vez em quando vejo-os em actividade... A comer, ainda só vi um, dado q o outro é mais timido, e passa mais tempo escondido... apesar de por vezes andarem a "brincar" juntos. Alguém sabe o q se passará ? se é q há algum problema ou doença ... ! ??? ! Eles são jovens ... têm cerca de 4/5cm ... será q é mesmo da idade, e ainda n ganharam a coloração definitiva ? []
  5. frelip

    18w

    já agora, um pouco dentro do âmbito deste assunto... as plantas q naõ necessitam de muitas luz, como as enunciadas neste topico, dão-se mal em plantados juntamente com outras plantas muito exigentes ? ou seja... se em vez da lampada de 18W o caramelopedro tivesse 100W, as plantas iam dar-se mal ? ou luz a mais para além da que elas necessitam tb n as incomoda ?
  6. já agora aproveito também para confirmar os outros fertilizantes... KH2PO4 ? KNO3 ? Ferro 2+ ? Micros ? tudo pode ficar guardado no movel do aqua ? ao algum precisa de frigorifico ?
  7. pois, isso seria o mais óbvio... mas como estava ap or tudo em recipientes de 500ml... tive q dividir o KCL e n dobrar na água... Não tenho maneira nenhuma de verificar ? se n acertei nas 86g, tb n há-de ter sido por um erro mto grande... mais 10g menos 10g ...
  8. Luis, já agora, aproveitava para colocar outra questao relacionada... Dado que alterei as medidas assim um bocado á bruta... ja tinha adicionado uma parte, mas n sei quanto exactamente... Agora, com a solução preparada para as 86g de KCL (n sei se tem exactamente as 86)... há alguma forma de eu saber, ou confirmar, se esta solução vai mesmo adicionar 0,5ppm ? isto é, alguma medição q se possa fazer ao fertilizante q acabei de fazer, q nos leve a deduzir se fiz bem ou se fiz mal ?
  9. Ok Vou alterar os calculos, pois ainda so adicionei um pouco. thankx pela ajuda
  10. Boas... recebi os "ingredientes" da horizonte aquatico e estou a fazer as misturas segundo a calculadora de chuck o meu aqua é de 180L, e para o KCL estou a fazer 171gr de KCL em 500 ml de agua destilada e obtenho uma solução com 1ppm por cada ml para 180L acontece que ainda so adicionei uma pekena parte do KCL à agua, e enquanto disssolvia esse bocado, agitando, a água começou a ficar gelada... Não sou conhecedor destes assuntos... isto é normal ? posso adicionar o resto do KCL com segurança ?
  11. Eu tenho mollys com cerca de 40 dias, e dos 10 que me restaram (estiveram com ictio... e muitos foram morrendo) 8 têm um laranja bem mais vivo e sao maiorzinhos, os outros 2 sao menos coloridos e mais pequenos (o q tb axo estranho... pois os menos coloridos costumam ser as femeas, e costumam ser maiores que os machos... neste caso parece ser o oposto) Eles têm todos cerca de 1cm ... os maiorzitos talvez tenham mais uns pozinhos... desde a cabeça até ao final da cauda.
  12. Mesmo sendo peixes que ainda sao mto pequenos, e estão em crescimento ?? Dizem que nesta fase, até se deve é alimentar mais vezes ao dia... menos comida por mais vezes... !!! Não poderão ficar com carências... ? Eles n têm a mesma resistência que os peixes adultos !
  13. pois... nunca fui muito á bola com essa comida q se mete e dá para uns dias...
  14. Não. Um técnico farmaceutico n é (ou pode n ser... n sei) um licenciado. Eu conheço quem atenda em farmácias e n seja licenciado. Agora, é óbvio q tem q ter uma formação adequada para a função q desenpanha... daí ser um técnico farmaceutico e nao um farmaceutico.
  15. Não é verdade. Existem Licenciados Farmacêuticos, e Técnicos Farmacêuticos. Coisas bem distintas Dito com conhecimento de causa. Quanto ao resto do teu post, tens toda a razão !
  16. Eu tb uso violeta genciana para tratar as aftas... e é muito bom para as aftas porquê ?? Porque QUEIMA-AS !!! Eu axo q essa pessoa q te atendeu na farmácia, n tem muitos conhecimentos técnicos ! Estarei engando ? A única semelhança q poderá haver entre o azul de metileno e a violeta genciana... é a côr !!!
  17. eu tenho um da sera, que penso ser melhor que a generalidade dos aspiradores. Aspirador Sera a aspiração é feita por intermédio de uma bomba de ar, e com a ajuda do efeito Venturi o lixo do aqua é levado até ao compartimento do aspirador q fica fora de água. A água q é aspirada juntamente volta ao aqua já sem o lixo. Os que aspiram enquanto tiram a agua pra fora do áqua, a meu ver, nao têm força suficiente para puxar a porcaria, e temos q ser mto rápidos, caso não queriamos tirar muita água.
  18. Boas, tenho uns "platyzinhos" com cerca de 35/40 dias em maternidade... vou de fim de semana prolongado, e n tenho como os alimentar. tenho alimentador automatico, mas não consigo fazer chegar comida ao aqua no geral, e à maternidade. como é q a malta se costuma descozer destas situações ? eu axo-os pekeninos ainda ... será q já os posso "soltar" ? é q tenho uns peixes vidro com cerca de 7-8 cm, e os gajos têm uma boca grande... se lhes passa um platyzinho à frente, e se calha deles abrirem a boca nesse momento... era menos um
  19. frelip

    Os meus valores

    ja tou á espera q me os enviem da horizonte aquatico... incluindo o ferro e os micros, claro. quanto á luz, já tou á uns dias à espera q o ramirezi me responda a um pedido de orçamento... mas até lá, vai mm com a luz q tenho.
  20. frelip

    Os meus valores

    ja fiz os teste sq me faltavam... e resumindo, concluindo e baralhando, temos o seguinte: a bold estão os q me estavam a faltar PH - 8 NH4 - 0 mg/L NO2 - 0 mg/L NO3 - 10 mg/L (talvez mais uns trocados... entre 10 a 15) GH - 5,6 ºdH KH - 3,92 ºgH PO4 - 0mg/L Fe - 0mg/L vou encomendar o KCL, o KH2PO4 e o KNO3 da horizonte aquatico, para começar a fertilizar a ver se isto vai lá ... pq realmente as plantas q ponho ao fim de uma semana, estão com agumas folhas amareladas, sem cresciemtno, etc... (a luz tb n é a melhor)
  21. frelip

    Os meus valores

    ja comprei hoje á noite o NO3 e o Fe amanha já faço os testes. e quanto ao GH e KH ... ? n sei interpretar esses valores !
  22. Na TPA de amanhã, em vez de por agua da torneira, vou por água de garrafão. Ja a tenho aqui, e esta tem PH 5,5 com erro de 0,5. Ja fiz a expriencia num copo, com as mesmas partes de agua com que costumo fazer a TPA. no aqua com mais ou menos 160L reais troco semanalmente 25L Calculei uma proporção, e meti num copo 13 pipetas de agua do aqua (12,8 na realidade) e depois acrescentei mais 2 pipetas de agua do garrafão (a tal do PH 5,5). Com as primeiras 13 pipetas medi o PH e deu 8,1 Dp adicionei as 2 pipetas de agua do garrafao, e o PH deu 7,5 / 7,6 Será q os meus peixinhos vão sentir esta descida de PH ? não há risco de o descer cerca de 0,6 ? o objectivo é ver se ele depois da TPA marca mesmo os 7,5 / 7,6 e se o mantem, ou se ela volta a subir para os 8 / 8,1. []
  23. GH: 5.6 ºdH KH: 3.92 ºgH medidos ontem á noite n sei se sao altos... se sao baixos... foi a primeira vez q medi quanto a temperatura... ~29º costumava ter 28... mas agra tá nos 29!
  24. Tenh pedras, mas axo q é tudo basaltos... antes de as por, na loja, fizeram-me o teste e viu.se q n eram calcárias.... á parte disso... axo q já referi... o ph sai da torneira com 8, e eu tenho no aqua com 8, portanto, deduzo q n há nada dentro do aqua q infleuncie o aumento do ph... eu esperava era q ele baixasse um pouco, ao por o CO2