Filtro Uv Estanque 36w E 15w


CostaAzul

Recommended Posts

Boas,

Desta vez venho partilhar com quem tiver paciência para ler isto a construção do meu filtro UV.

Este não é um projecto de minha autoria mas sim a continuação ou um upgrade ao original projecto do David.

Antes de ler o seu post nem sabia que existiam estes filtros muito menos para que serviam, só depois das suas explicações e alguma investigação é que me apercebi das suas potencialidades e importância.

Como em principio pretendia a construção de um filtro para o meu lago, pois no ano passado quando os dias começaram a ficar maiores e a temperatura a aquecer tive uma explosão de microalgas que me deixaram a agua toda turva com um tom esverdeado .

Foi então que senti a necessidade de proceder a algumas alterações, nomeadamente garantir a estanquecidade das ligações da lâmpada e do balastro visto o filtro ser para ficar junto ao chão e durante todo o ano pois passará a fazer parte integrante do sistema de tubagens e onde ficará sujeito a chuva e intemperias do Inverno.

 

Passo então a explicar passo a passo os passos que dei e as dificuldades que encontrei.

Vou tentar ser o mais explicito possível e ilustrando sempre que possível pois como se costuma dizer uma imagem vale mais que mil palavras.

 

 

 

Este é o aspecto final da alteração no bucim PG29.

 

bucimestanque0.jpg

 

Segue-se passo a passo o processo da sua construção.

 

Material necessário:

Bucim PG29

Bucim PG7 ou PG9

Taco Macho de PVC para roscar de 1” (polegada)

 

bucimestanque1a.jpg

bucimestanque1b.jpg

bucimestanque1c.jpg

 

bucimestanque2a.jpg

bucimestanque2b.jpg

bucimestanque2c.jpg

 

Para a construção deste filtro usei acessórios de PVC e tubo de alta densidade.

Como tive alguma dificuldade em encontrar T de Hidronil, ao expor a ideia ao vendedor onde fui, o qual até se mostrou bastante prestável, este aconselhou-me a usar tudo acessórios de PVC próprios para colar que são de alta densidade para 10 bares de pressão, como o David já nos tinha explicado no nosso caso a pressão não nos interessa pois é praticamente nula, o filtro apenas serve de passagem para a agua, a vantagem destes acessórios é serem bastante justos uns aos outros o que nos garante bons acabamentos e estanquecidade tal como facilidade de montagem, apenas precisamos de um pouco de cola para PVC

 

corpo1a.jpg

corpo1b.jpg

 

Vou começar pela preparação dos Tacos fêmeas para a entrada e saída de agua tal como para a ligação a lâmpada.

 

corpo2a.jpg

corpo2b.jpg

corpo2c.jpg

 

corpo3a.jpg

corpo3b.jpg

corpo3c.jpg

 

Aqui surgiu-me um problema, como deixámos de conseguir ver a lâmpada e as ligações, deixamos também de poder observar o tom de luz azulado emitido pela lâmpada quando esta está em funcionamento o que impossibilita a confirmação do funcionamento desta quando temos o filtro instalado.

Tentei resolver o problema da forma mais pratica e viável com o material que tinha a mão e penso que era difícil ter tido uma ideia melhor !! heheheheh

 

piloto1a.jpg

piloto1b.jpg

 

Como temos que inserir o LED pelo interior, dificilmente o conseguiremos instalar ao centro do tubo porque não chegamos lá com os dedos, o que nem é o melhor sitio como poderão verificar mais a frente.

Por isso o melhor é furar o tubo o mais nas extremidades possível, não esquecendo de dar o desconto para o T de PVC que vai encaixar no tubo.

 

Continuemos…com as imagens vão perceber melhor.

 

piloto2a.jpg

piloto2b.jpg

piloto2c.jpg

 

Nestas imagens podem ver que deixei o led no meio do tubo o que não foi fácil ! mas não é conveniente fazerem o mesmo, e poderão ver a alteração no modelo que fiz para o lago e que tem uma lâmpada de 36W com 1,20cm.

Como ao mesmo tempo construí também um modelo para o aquário acaba por estar aqui fotos dos 2 modelos misturadas mas no fim é tudo igual e vão poder ver os dois em separado.

 

Passemos agora a construção da caixa para alojar o Balastro, que também tem que ser estanque.

 

Material usado

45cm de Tubo PVC 50mm para (colar = (alta densidade)

2 Tacos PVC Fêmeas para colar

2 O’rings 47,3 x 1,75 (isto é dispensável para quem não tiver acesso a um torno)

 

balastro1a.jpg

balastro1b.jpg

 

Inicialmente como podem ver nas fotos a ideia era colocar 2 O’rings em cada extremidade do tubo, por isso os 2 rasgos, na pratica usei apenas um O’ring de cada lado pois é mais que suficiente, e diga-se de passagem que era quase impossível inserir os tacos com os 2 O’rings.

 

balastro2a.jpg

balastro2b.jpg

balastro2c.jpg

 

 

Agora tive que pensar na forma de fixar isto ao filtro, …colado não dá !

 

suportebalastro1a.jpg

suportebalastro1b.jpg

suportebalastro1c.jpg

 

Problema resolvido.

 

 

Inicialmente tinha pensado usar uns terminais destes para fazer a ligação da lampada..

Posteriormente percebi que não podia ser, por serem demasiado compridos batiam no taco que suporta o Bucim pequeno (PG7).

Entao cortei-os para fora e segui os conselhos do David...um dado de junção, mais pratico e como são mais curtos encaixam perfeitamente.

 

terminais.jpg

 

filtroaqua1a.jpg

filtroaqua1b.jpg

 

filtrolago1a.jpg

filtrolago1b.jpg

 

Tinta.jpg

 

Espero ter contribuido com alguma coisa util e conseguido incentivar mais alguem a ganhar coragem para se aventurar na construção de mais um, e quem sabe não aparece por ai mais algum upgrade.

Um dia destes vamos ter ai o filtro perfeito e essas “fabriquetas de marca” vao ter que arrumar as botas....hehehh

 

 

È claro que há sempre quem prefira comprar já feito, ou porque não tem condições para fazer ou simplesmente porque não da trabalho nenhum e fica quase no mesmo preço, fazendo bem as contas é preciso gastar uns 50€ para o modelo de 15w e uns 90€ para o de 36W o que se procurar-mos bem talvez chegue para comprar um, não com a mesma potencia mas que talvez até sirva + ou - .

 

Bem, se alguem precisar de uma ajudinha em alguma coisa,...o torno esta a disposição, tragam o material e apareçam por cá.

 

Se for preciso tambem posso enviar alguma ja feita, pagam so os portes.

 

É preciso é começar depois vão ver que não custa nada e o que a principio parece um problema vai-se resolvendo naturalmente.

 

Bons DIY

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de boca aberta, muito profissional sim senhor!

Apenas acho que não está ao alcance de qualquer um, pois o torno dá muito jeito e se tivermos de comprar as peças para abrir rosca acaba por ficar muito caro.

Mas está muito bom, parabéns!

Abraço

 

PS - podias colocar os valores do material para termos uma noção real do custo final do filtro.

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de boca aberta, muito profissional sim senhor!

Apenas acho que não está ao alcance de qualquer um, pois o torno dá muito jeito e se tivermos de comprar as peças para abrir rosca acaba por ficar muito caro.

Mas está muito bom, parabéns!

Abraço

 

PS - podias colocar os valores do material para termos uma noção real do custo final do filtro.

 

 

Já editei

50 ou 90€ conforme o modelo, isto é mais ou menos, sem contar com cola que ja tinha e outras coisas mas procurando bem talvez se encontre algum material mais barato, tambem não convem gastar muita gasolina...está cara . . .e vai dar ela por ela..

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabens!! Tudo muito bem explicado e claro! O torno dá mm bue jeito! eheh

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só tenho um comentário a fazer :smilecolros: . Muito bem feito e melhor explicado! Os meus parabéns!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até nem estou a pensar fazer um, mas li até ao fim! :D

 

Excelente post!

 

Abraço. cheers

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente DIY!!! Acabamento 5*****! Brio acima de tudo. Parabéns.

Já agora aproveito para pedir informação do seguinte:

 

Para um aquário de 360 litros, qual a potência da lâmpada a utilizar? (Para aquário de Discus).

Num aquário o ideal é ter uma bomba de baixo caudal só para este filtro (penso). Qual bomba aconselham?

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente DIY!!! Acabamento 5*****! Brio acima de tudo. Parabéns.

Já agora aproveito para pedir informação do seguinte:

 

Para um aquário de 360 litros, qual a potência da lâmpada a utilizar? (Para aquário de Discus).

Num aquário o ideal é ter uma bomba de baixo caudal só para este filtro (penso). Qual bomba aconselham?

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

 

O meu aqua tem uns 260L reais, e tenho o filtro na saida de um filtro da JBL 700l/H para evitar mais bombas, como no proprio manual do filtro diz, estas litragens hora são medidas com o filtro ao nivel da agua e sem acessórios, eles indicam que na realidade um filtro de 700 faz uns 400lh (pelo menos são sinceros) e uso ligado ao relogio da iluminação dá umas 10h por dia , mas como nunca tive problemas no aquario não tenho a noção se é muito ou pouco, ha pessoal por aqui que fala em umas 4 horas por dia , por isso acho que é mais que sufeciente para ti.

Podes sempre aumentar o tempo que esta ligado.

Alguem que ja tenha tido micro algas pode ter uma noção melhor porque dá para ver.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só tenho um comentário a fazer ;) . Muito bem feito e melhor explicado! Os meus parabéns!

Cumps.

 

David, Temos que te agradecer é a ti que no fundo foste o pai desta ideia aqui para o pessoal.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais