Já alguém fez o ciclo assim?


Recommended Posts

Bem, para começar, aviso que li atentamente o primeiro post, mas que a partir dai fui um bocado na

 

d

i

a

g

o

n

a

l

 

:evil:

portanto, o que conclui foi:

 

*talvez resulte em aquarios sem pretensão de chegar a plantados, baseados apenas em substrato inerte (estaremos a falar do teu Malawi psy?), ou então podemos ter um filtro maturado, mas ao mesmo tempo temos uma bela água verde;

 

*tenho duvidas quanto ao facto de isto acelarar o processo, pelo que não vejo necessidade de utilizar um composto tóxico para o seu manuseador (amonia) e que penetra facilmente na pele causando eritrema (vermelhidão) e uma comichão que, vai la vai! (este ponto é experiencia propria do laboratorio de quimica!) banana rock ;

 

*ora aplicando os parcos conhecimentos de microbiologia que eu tenho: ao modificarmos as condições do meio onde as bacterias estão a crescer, de modo radical, estamos sem duvida a contribuir para morte de grande parte dessa colonia, uma vez que se fornecemos uma quantidade X de amonia inicialmente, a colonia desenvolver-se-á adaptada a esses parametros... mas se modificarmos a [NH3] para valores muito mais baixos, apenas uma percentagem da colonia terá caracteristicas que lhe permita sobreviver nesse novo meio e teremos de esperar que essa percentagem de individuos sobreviventes se multiplique novamente --> estamos a atrasar o processo de maturação do filtro!

 

O processo tradicional pode ser lento, mas é eficaz e fiavel... este só vendo pra crer!

 

Abraço!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gracias! Boa explicação, eu realmente estava de pé atrás relativamente a adicionar material tóxico ao meu aqua :smile2: (sim, o Malawi, e muito obrigado pelo apoio que deste no outro tópico, tinha mandado mp mas julgo que a minha net foi abaixo quando tentei enviar. Muito obrigado mesmo! bigsmile )

 

realmente, não tinha pensado nisso: de que vale metermos uma quantidade X num dia se passado uns tempos só damos metade (quantidade X/2), quando a colónia tiver população suficiente para controlar o dobro dessa quantidade?

A NÃO SER QUE.. ao adicionarmos X/2 a colónia ainda não tenha grande dimensão, e seja apenas mais um "boost" para que ela aumente... poderá ser isso? (desculpem, mas de microbiologia sei zero). isto é possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes a selecção natural de Darwin?

Existe o neo-darwinismo, que é exactamente igual mas entra em conta com a componente genética e no qual se baseia uma imensidão de ciencias, incluindo a microbiologia...

 

Ora traduzindo:

 

Dentro da mesma população tu tens bacterias que "gostam" de água com mais amonia, outras que gostam de amonia intermedia e outras que não gostam especialmente de amonia, embora a tolerem e até a convertam em nitratos através do seu metabolismo energético.

 

Se mantiveres nos primeiros dias a amonia no tal valor elevado, [NH3]=X, as bacterias melhor adaptadas a essas condições vão proliferar e multiplicar-se muito mais rapidamente que as menos adaptadas. Mas para sobreviverem neste meio têm de ter mecanismos especiais (existem imensos que variam de especie para especie) para não ficarem sujeitas à toxicidade da amonia e inclusivamente utilizarem-na na cadeia respiratória! Estes mecanismos gastam energia da bacteria, ficando estas com menos energia para se multiplicarem que as que não têm estes mecanismos. Por outro lado, das que não têm estes mecanismos apenas uma pequena percentagem sobrevive.

 

No entanto, quando reduzes os valores de amonia para X/2, como deixa de ser tão necessária essa adaptação a um meio extremo, começam a multiplicar-se intensamente as bacterias que não têm sistemas de defesa tão intensos e as que têm esses mecanismos adaptados à amonia diminuem o seu grau de multiplicação ...

 

Em principio uma colonia madura num filtro e mais util para um aquario maturado, será aquela que tem equilibrio entre as quantidades de bacterias de cada estirpe, mais ou menos adaptada para determinada concentração de amonia.

Este metodo, consegue maturar uma colonia artificialmente, pela simulação do que aconteceria com peixes no aquario, e fazendo variar os niveis de amonia. Mas o tempo que demora a ocorrer acaba por ser aproximadamente o mesmo que com peixes, simplesmente não usa peixes.

E nada garante que as necessidades que a fauna futura terá em termos de conversao de amonia sejam as que a colonia suporta... estamos a partir de valores médios e não de concretos.

 

Talvez até seja um bom metodo, mas eu vou manter o antigo, até ver!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ola

 

É sempre melhor você deixar as coisas acontecerem normalmente e no tempo delas, no caso do ciclo eu não arriscaria, deixe que ele se estabeleça naturalmente e perfeitamente, até que não demora muito, deixa que a natureza se encarrega disso, é 1000 vezes melhor a natureza fazer as coisas no seu tempo e as fazer perfeitamente, do que você interferir nisto, ser bem mais rapido, mas talvez fazer asneiras.

 

Deixo aki meu conselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pensado, muito obrigado por teres gasto este tempo a escrever isso! Pois, Não vou mesmo seguir o método.

Abraço!

Nunca me ocorreria pensar na teoria neo-darwin.....:)

 

Na boa psy... sempre que precisares assim de uma esplicação mais pro cientifica de algo fala comigo! :smilecolros:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nice! Muito obrigado mais uma vez! banana rock

 

E PedroCrazy obrigado pelo conselho, mas eu tenho o costume de realmente deixar fazer o ciclo ao natural (a não ser que vá montar um aqua mais pequeno, ai uso água de outro aqua, caso os parâmetros pretendidos sejam os mesmos). Mas vi este método e como nunca o tinha visto ser comentado por aqui, ocorreu-me perguntar. Mas obrigado pelo conselho na mesma

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais uma sugestão de ciclagem, já conhecia...mas nem prestei muita atenção por começar a ver muitos "aditivos"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

parece-me perfeitamente possível fazer o ciclo sem peixes; mas claro, tal como foi dito, como no fim do ciclo a quantidade e tipo de bactérias está adaptada à a mónia introduzida, claro que é perigoso introduzir de repente 20 peixes!

 

Qualquer que seja o alimento das bactérias, elas têm um tempo longo de reprodução; a ciclagem sem peixes, bem feita (o que requer conhecimentos e trabalho), pode acelerar isso um pouco...

 

mas na minha opinão, eu prefiro ter um aquário com um peixinho resistente logo ao fim de uma semana, do que um aquário sem nada excepto químicos durante 2 ou 3!

 

Portanto não vejo, pessoalmente, grandes vantagens na ciclagem sem peixes: eu gosto mesmo é de ter peixes!

 

Os links são fixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ola

 

É sempre melhor você deixar as coisas acontecerem normalmente e no tempo delas, no caso do ciclo eu não arriscaria, deixe que ele se estabeleça naturalmente e perfeitamente, até que não demora muito, deixa que a natureza se encarrega disso, é 1000 vezes melhor a natureza fazer as coisas no seu tempo e as fazer perfeitamente, do que você interferir nisto, ser bem mais rapido, mas talvez fazer asneiras.

 

Deixo aki meu conselho.

Já conhecia este método de outro fórum Inglês. Não é mais rápido. Pode demorar 1 mês a mês e meio até termos NH3 e NO2 a 0. No fundo o mesmo que se metermos peixes resistentes para começar o ciclo até termos a água equilibrada, só que não os sujeitamos aos picos de amónia e nitritos.

 

 

parece-me perfeitamente possível fazer o ciclo sem peixes; mas claro, tal como foi dito, como no fim do ciclo a quantidade e tipo de bactérias está adaptada à a mónia introduzida, claro que é perigoso introduzir de repente 20 peixes!

 

Qualquer que seja o alimento das bactérias, elas têm um tempo longo de reprodução; a ciclagem sem peixes, bem feita (o que requer conhecimentos e trabalho), pode acelerar isso um pouco... Não acelera não...

 

mas na minha opinão, eu prefiro ter um aquário com um peixinho resistente logo ao fim de uma semana, do que um aquário sem nada excepto químicos durante 2 ou 3! Estes químicos são os mesmos do ciclo do azoto (amoníaco=NH3)

 

Portanto não vejo, pessoalmente, grandes vantagens na ciclagem sem peixes: eu gosto mesmo é de ter peixes!

 

Os links são fixes!

Com este método (adição de NH3) ou o da introdução de comida sem peixes(cuja decomposição produz NH3) a quantidade de bactérias consumidoras de amónia e nitritos criada é uma incógnita. Daí termos de introduzir poucos peixes à primeira e depois continuar gradualmente. Demora o seu tempo.

O mesmo se passa quando iniciamos o ciclo com um só peixe resistente. Temos de ir acrescentando peixes gradualmente. Demora o seu tempo.

Em ambos os casos demoramos muito tempo a conseguir o equilíbrio.

A diferença é que no ciclo sem peixes passamos uma porrada de tempo a olhar para a água vazia.

 

Sei que não é consensual, mas defendo a introdução de bactérias vivas no início. Isso sim acelera o processo de criação de bactérias nitrificantes (afinal estamos lá a pô-las) mas a sua capacidade de decomposição de tóxicos também é desconhecida pelo que não podemos introduzir uma carga de peixes muito grande e teremos de ter um aumento gradual após a 1ª "fornada".

Por experiência própria, e não só, consigo ter um aquário com muito mais peixes (ainda não todos) muito mais rápidamente logo de início, muito embora os valores de amónia e nitritos não se encontrem ainda a zeros, mas os peixes nunca tiveram doenças, falta de apetite e outras camoecas que tais.

Cumps.

 

P.S.. baixas, que eu saiba, há sempre mesmo que nos pintemos de verde.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre preferivel fazer o ciclo sem peixes,visto que é possivel. Basta termos paciência e contentarmo-nos apenas com a presença das plantas e do ''hardscape'',ou em alguns casos só com o ''hardscape'' por algum tempo.

 

Para mim a melhor maneira de longe é a introdução de uns Planorbis Corneus no inicio.Eles são extremamente resistentes e não se importam minimamente de passar o ciclo dentro do aquário.Durante um mês alimento-os,passao esse tempo faço uma tpa de 40% e temos um aquário ciclado e pronto a meter peixes sem qualquer perigo.

 

É muito comum vermos tópicos aqui no fórum de peixes com vários tipos de doenças,que por vezes acabam com a morte dos animais. Tirando os Discus e mais algumas especies que são bastante sensiveis por natureza,uma parte de todos os outros nunca morreria caso achasse um aquário ciclado.Bem ciclado.Os peixes encontram uma água incapaz e stressam,esse stress é o que os mata,pois as defesas ficam em baixo deixando as doenças atacar.O pessoal muitas fica ansioso por ver o aqua habitado e vai à loja e compra,compra,um numero de peixes cujos dejectos produzidos não encontram uma colónia de bactérias capaz de os transformar.

 

Se adicionarmos a um aquário um ciclo feito com calma,tpa's semanais e uma alimentação variada,os nossos peixes só por um acidente com probabilidades extrememente reduzidas adoecem.Por isso: é preciso calma! :wink:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que é preciso calma.

Utilizando qualquer um dos métodos para ciclar o aquário é necessário esperar de 4 a 6 semanas em média, pelo que eu tenho visto por mim e outros. Pôr um peixe resistente, acrescentar NH3, acrescentar comida para desencadear NH3, acrescentar bactérias nitrificantes, tudo isso demora o seu tempo.

 

Com o método que uso, posso introduzir vários peixes logo de início. É essa a vantagem de que eu falo. Nunca ultrapassei os 0,2 mg/l de amónia em pHs a rondar os 7, o que faz com que grande parte do tóxico NH3 esteja convertido em inofensivo NH4+. Doenças por stress, nunca as tive em início de aquário, pelo menos desde que soube que ele existia... banana rock

 

De qualquer das formas só consigo reunir toda a fauna préviamente estipulada após as tais 4 a 6 semanas, altura em que amónia e nitritos estão a 0.

 

Mais uma vez Zogli (não sei se te recordas de te ter dito isto noutro tópico) há várias maneiras de chegar ao mesmo sítio, igualmente eficazes. Diferentes mas não contraditórias. :wink:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez Zogli (não sei se te recordas de te ter dito isto noutro tópico) há várias maneiras de chegar ao mesmo sítio, igualmente eficazes. Diferentes mas não contraditórias. :wink:

Cumps.

Sim,claro,mas se existe uma maneira em que não pomos nenhum peixe em risco penso que não vale a pena inventar. E a aquariofilia não é uma coisa urgente,em que precisamos mesmo de ver o aquário povoado naquele dia...

 

Mas já não me lembro o método que usas,mas digo-te que colocar vários peixes no inicio é deveras arriscado,pois as bactérias não surgem por milagre,precisam de tempo.Mais arriscado ainda é que aquariofilistas menos experientes leiam e pensem que existe essa possibilidade,depois tentem e morram peixes desnecessáriamente.Por vezes há coisas que os aquariofilistas mais experientes não devem divulgar,simplesmente porque...só resultam exactamente com experiência.

 

É que uma coisa é encher um aquário com metade da água de outro já ciclado e colocar no filtro espuma já ciclada e mesmo pedaços de detritos.Outra é começar um aquário ''virgem'',com água da torneira...Mas na volta o teu método é o primeiro. :)

 

E sim,o que causa a morte dos peixes é o stress,que provocado por excesso de Amonia, nitritos,ou qualquer factor menos favoravel ao ecossistema,desencadeia o enfraquecimento do sistema imunitário,fazendo com que as doenças ataquem os peixes debilitados.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim a melhor maneira de longe é a introdução de uns Planorbis Corneus no inicio.Eles são extremamente resistentes e não se importam minimamente de passar o ciclo dentro do aquário.Durante um mês alimento-os,passao esse tempo faço uma tpa de 40% e temos um aquário ciclado e pronto a meter peixes sem qualquer perigo.

Boas, hoje montei o meu aqua "virgem em tudo" e como tinha uns Planorbis Corneus, foram juntamente com as plantas. Fiquei aqui com uma duvida, que comida lhes dás? e uma outra só uma tpa ao fim de um mês? ( o meu aqua tem 160 l).

Abraços

Um abraço

Covaacs

banner2dv2-1.jpg

www.peixefauna.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,claro,mas se existe uma maneira em que não pomos nenhum peixe em risco penso que não vale a pena inventar. E a aquariofilia não é uma coisa urgente,em que precisamos mesmo de ver o aquário povoado naquele dia...

 

Mas já não me lembro o método que usas,mas digo-te que colocar vários peixes no inicio é deveras arriscado,pois as bactérias não surgem por milagre,precisam de tempo.

Não há milagre nenhum. O meu método é introduzi-las em frascos que se vendem em lojas. Apenas preciso de esperar que elas se depositem nas superfícies, nomeadamente no filtro (cerca de 24 horas) e acrescento um pequeno número de peixes, variável consoante a resistência e a "sujidade" que fazem.

Mais arriscado ainda é que aquariofilistas menos experientes leiam e pensem que existe essa possibilidade,depois tentem e morram peixes desnecessáriamente.Por vezes há coisas que os aquariofilistas mais experientes não devem divulgar,simplesmente porque...só resultam exactamente com experiência.

Sim é verdade que aquariofilistas menos experientes podem pensar que as bactérias acabam por surgir. Há quem julgue que ciclar o aquário seja ligar o equipamento e esperar 1 ou 2 semanas sem mais. :) As bactérias, essas são obra e graça do Espírito Santo. Por isso mesmo é que eu falo sempre em bactérias vendidas em frascos nas lojas. O seu alimento é dado pelos 1ºs peixes. Calcular quais e quantos requer experiência. Os menos experientes que lerem isto ou algo semelhante terão em princípio o bom senso de perguntar a quem souber mais. :D

 

É que uma coisa é encher um aquário com metade da água de outro já ciclado e colocar no filtro espuma já ciclada e mesmo pedaços de detritos.Outra é começar um aquário ''virgem'',com água da torneira...Mas na volta o teu método é o primeiro. :sleep:

A água de um aquário já maturado não contém bactérias nitrificantes. Apenas serviria para equilibrar outros parâmetros como pH por ex. caso transferíssemos peixes de 1 para outro aquário.

Já espuma ou outra massa filtrante já carregada de bactérias é o equivalente a despejar um ou mais frascos de Filterstart (JBL) de 10ml com 15.000.000 de bactérias, mais coisa menos coisa... :)

E sim,o que causa a morte dos peixes é o stress,que provocado por excesso de Amonia, nitritos,ou qualquer factor menos favoravel ao ecossistema,desencadeia o enfraquecimento do sistema imunitário,fazendo com que as doenças ataquem os peixes debilitados.

Sem dúvida. Sem dúvida também que nenhum destes métodos permite pormos água num dia e os peixes todos que escolhemos préviamente no outro. Mesmo o que eu uso só me permite completar a fauna lá mais para a 5ª ou 6ª semana, isto porque não há maneira de saber quantas bactérias nitrificantes estão "no activo" a um dado momento, quando se querem adicionar mais peixes. Com qualquer dos métodos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é verdade que aquariofilistas menos experientes podem pensar que as bactérias acabam por surgir. Há quem julgue que ciclar o aquário seja ligar o equipamento e esperar 1 ou 2 semanas sem mais. :crazyeyes: As bactérias, essas são obra e graça do Espírito Santo.

Se montares um aquário apenas com plantas,passado algumas semanas tens o aquário ciclado.É um processo muito mais lento,mas que acontece,pois as plantas também largam o seu próprio tipo de ''dejectos''.

 

O que eu digo é que sem dúvida mais seguro meter peixes só depois da maturação natural do aquário.Nesses produtos de bactérias está lá escrito que no dia seguinte podemos colocar peixes,mas eu não acredito,simplesmente. Também não falo por experiência própria,mas...não confio pronto,prefiro montar o aquário,plantar e deixar o aquário naturalmente activar o seu ecossistema.

 

Porque as bactérias não estão só no filtro,estão no areão,estão nos vidros,estão em todo o lado.E os peixes só se sentem bem rodeados desse ambiente protector.E isso só se consegue com tempo.

 

Não é pelas bactérias,porque as que estão dentro do frasco são iguais,mas é também (a par da segurança e isso é inquestionável) por uma questão de...identidade do próprio aquário.Tal como: antes prefiro apanhar pedras e troncos no seu ambiente natural do que ir a uma loja comprá-las percebes? :rainbowafro:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo perfeitamente. :P Mas também não era meu intuito convencer ninguém que este ou aquele método era o melhor. O que interessa é que funcionem e os peixes não sofram.

Há várias maneiras de chegar ao mesmo sítio. Desculpa mas desta não me canso, até porque já tenho assistido a discussões acesas em que ambos os interlocutores têm razão. :crazyeyes:

E eu não me referia a plantados quando falei das bactérias milagreiras. Referia-me a desconhecimento de principiante. :rainbowafro:

Cumps.

 

P.S.: em adição ao Filterstart que ponho no filtro também acrescento Denitrol para dentro de água à razão de 10ml para 300 Litros. Isso cobre as restantes superfícies.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É curioso, por acaso tenho um amigo no Canada que inicia o ciclo sem peixes, ele usa um processo semelhante ao descrito no tópico.

E parece que com sucesso ha muito tempo

O fórum Inglês a que me referi anteriormente tem participantes de Inglaterra, E.U.A., Canadá, Escócia, Irlanda, Austrália e Nova-Zelândia. Tem moderadores Ingleses, Norte-americanos e Neo-zelandeses, e mesmo um link para um outro fórum neo-zelandês em que também insistem na utilização deste método de arrancar com o ciclo.

Tanto insistiam e tão inflexíveis se mostravam ;) em relação a outros métodos, (introdução de animais como o Planorbis Corneus, bactérias embaladas, plantados) que os mandei dar uma volta. Ali não se trocavam experiências e conhecimentos. Aprendia-se sempre a mesma matéria até à exaustão.

É aparentemente um método muito popular nos países onde se fala Inglês. :rainbowafro:

Cumps.

 

P.S.: houve mesmo uma participante que iniciou o aquário com Safestart (bactérias da Tetra) e quase que a obrigaram a devolver os peixes à loja. Acontece que a amónia e os nitritos nunca ultrapassaram valores perigosos e os peixes lá se aguentaram. São inflexíveis ou não?

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.