Red flower horn


Visitante

Recommended Posts

Discus ( ou solhas :)  ) são hibridos?Voçes são engraçados...Se eles se reproduzem com sucesso e as suas gerações se cruzam sem problemas então n são hibridos. Secalhar são espécies em processo de especiação mas isso ainda vai demorar mais uns milhoes de anos ( se os humanos deixarem ). Não tem nada a ver com esses hibridos estupidos que se apresentaram neste tópico por isso n tentem comparações sem lógica nenhuma e disparatadas...

 

Ora bem! Temos aqui uma contradição, se se reproduzem com sucesso e as suas gerações se cruzam sem problemas, então não são hibridos!

 

Então e os chamados hibridos dos Lagos Africanos não se reproduzem e as suas gerações não se cruzam sem problemas?

 

A ideia aqui parece que é "uns são filhos de Deus e outros filhos da outra".

 

Já agora! A manipulação genética de espécies não é considerada, por vocês, "abortos"? Quantos exemplares selvagens morreram para dar origem as estas "espécies"? Não é tratar mal os animais? Será que por serem manipulados geneticamente não são saudáveis a 100%? Será que ainda lhes pode crescer uma "tromba"?

Os hibridos dos Lagos Africanos não são manipulados, são 100% naturais. A Lei da Natureza permite que eles sobrevivam com todas as capacidades de um Ciclideo Africano, ou estarei enganado?

 

Ainda aqui à tempos num tópico apareceu um Discu branco com uma mancha negra e diziam que eram os "chinocas" que lhes davam um escaldão em água a ferver para ficar com a mancha, outros diziam que foi manipulação genética, mas muita gente lhe chamou "aberração". Em ambos os casos, o animal deve ter sofrido, não?

 

O Ciclideo-Papagaio também é uma manipulação genética e reproduz-se, sendo assim, não é hibrido? Os alevins são Ciclideos-Papagaio, ou seja, dão origem a descendentes com o mesmo padrão genético!

 

Eu sei que cada um "puxa a brasa à sua sardinha", mas meus amigos, sejamos justos, os Discus que são manipulados geneticamente têm, também, que ser considerados por vocês hibridos!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Os hibridos dos Lagos Africanos não são manipulados, são 100% naturais. A Lei da Natureza permite que eles sobrevivam com todas as capacidades de um Ciclideo Africano, ou estarei enganado?

 

Regal, na minha opinião estás redondamente enganado e mais uma vez a misturares batatas com feijões :) , qual é a semelhança entre os cruzamentos no meio natural com os cruzamentos forçados nos aquários?

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cruzamentos forçados nos aquários? Então quando um macho reprodutor chama pela fêmea, por livre e expontânea vontade, e ela acede ao pedido, por livre e expontânea vontade, estou a forçá-los a quê?

 

Só porque estão no aquário? O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê? Possivelmente, é porque não são compatíveis, a Natureza não o permite! Mas, porque é que chama as Labeotropheus e elas acedem, tendo lá uma fêmea da sua espécie? Será porque são compativeis geneticamente? Será que sairão peixes defeituosos? Dúvido!

 

E será que estes cruzamentos não se dão em pleno habitat? É assim, ainda não li em relação a este assunto, mas vou ler e tirar a limpo se realmente estes cruzamentos se dão ou não no seu próprio habitat! Prometo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cruzamentos forçados nos aquários? Então quando um macho reprodutor chama pela fêmea, por livre e expontânea vontade, e ela acede ao pedido, por livre e expontânea vontade, estou a forçá-los a quê?

 

Ora pensa lá um pouquinho :)

 

Só porque estão no aquário? O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê? Possivelmente, é porque não são compatíveis, a Natureza não o permite! Mas, porque é que chama as Labeotropheus e elas acedem, tendo lá uma fêmea da sua espécie? Será porque são compativeis geneticamente? Será que sairão peixes defeituosos? Dúvido!

Tens que ver para comprovares :) ...labeotropheus com p. zebra (que já deve ser hibrido?), que bela mistura, sairá com a boca de labeo ou de zebra? se calhar sai com a boca onde é a barbatana dorsal :)

 

E será que estes cruzamentos não se dão em pleno habitat? É assim, ainda não li em relação a este assunto, mas vou ler e tirar a limpo se realmente estes cruzamentos se dão ou não no seu próprio habitat! Prometo!

Ora aí está a melhor solução, espero bem que o faças e que o partilhes aqui conosco, para que possamos aprender mais um pouco.

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, não viste as fotos do meu P. Zebra? Achas que é um hibrido? E se for! Está muito bem disfarçado, pelo menos não tem tromba! Nem a boca na dorsal........ :)

 

Assim sendo, acho que também não tens a certeza da pureza das espécies que possues, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Regal, permite-me que discorde contigo :)

 

As variedade de Discus e Gupies e até escalares e outros peixes existentes são obtidas por apuramento ou selecção genética e não por Manipulação Genética!!

 

Isso é outra coisa!! E essa, na minha opinião, é rejeitável!!!

 

Se existem Discus ou qualquer outra Espécie cujo apuramento é efectuado por Manipulação, então, para mim, estão na mesma categoria que os ditos "híbridos".

 

Não sou contra a selecção genética, desde que a mesma não implique a "destruição" daqueles que não cumprem os requisitos pretendidos. Agora, sou totalmente contra a Hibridização e a Manipulação Genética.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi a selecção genética foi o que deu origem às variadas raças de cães que existem. É a manipulação genética que dá origem aos chamados produtos transgénicos. Foi, também, a manipulação genética, embora artesanal, que deu origem a alguns alimentos que se baseiem em enchertos.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, não viste as fotos do meu P. Zebra? Achas que é um hibrido? E se for! Está muito bem disfarçado, pelo menos não tem tromba! Nem a boca na dorsal........  :)

 

Assim sendo, acho que também não tens a certeza da pureza das espécies que possues, certo?

 

Boas,

Regal, se vi não me lembro...mas também não afirmei que o era, no entanto p. zebra sem qualquer designação da população a que pertence, nunca se sabe.

Pois por ter algumas espécies que não tenho a certeza da sua espécie é que estou revoltado contra aqueles que os vendem que os criam e por aí a diante.

 

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Regal...desculpa que te diga, e espero que não te sintas ofendido com o que te digo, mas estás muito baralhado nessas ideias de manipulação genética, apuramento e selecção de raças/cores e hibridação (ou hibridização, como queiram). Os 3 assuntos podem "misturar-se", mas não da forma como o fazes...

Já agora, e desculpa que te diga, disseste aí muitas asneiras, muitas mesmo...

Já percebi que adoras animais, e que és contra qualquer tipo de maltrato imposto, e é nessa mesma condição que te digo que a hibridação, manipulação genética e selecção genética são processos que podem muitas vezes resultar no sofrimento de animais...

Temos aqui uma contradição, se se reproduzem com sucesso e as suas gerações se cruzam sem problemas, então não são hibridos!

Ninguém disse que os discus são hibridos..

 

Então e os chamados hibridos dos Lagos Africanos não se reproduzem e as suas gerações não se cruzam sem problemas?

Muitos não reproduzem, e aqueles que o fazem é porque ou foram mal classificados (não são verdadeiros hibridos) ou pertencem a espécies tão proximas entre si que a diferença não se nota nem aquando da fecundação nem durante o desenvolvimento embrionário (o embrião ganha caracteristicas que mais tarde lhe darão possibilidade de reproduzir).

 

Já agora! A manipulação genética de espécies não é considerada, por vocês, "abortos"?

Quando a manipulação acontece nos peixes de aquário (só conheço um caso) ou provoca deficiências nos seres, sim, são aberrações...

Ou será que um dânio-zebra, com genes de alforreca, fluorescente é algo normal?!? Há pessoas que adoram...o peixe é que não.

 

Quantos exemplares selvagens morreram para dar origem as estas "espécies"? Não é tratar mal os animais? Será que por serem manipulados geneticamente não são saudáveis a 100%? Será que ainda lhes pode crescer uma "tromba"?

Já respondi acima....

 

Os hibridos dos Lagos Africanos não são manipulados, são 100% naturais. A Lei da Natureza permite que eles sobrevivam com todas as capacidades de um Ciclideo Africano, ou estarei enganado?

Não, os hibridos dos lagos africanos não são normais, são sim resultado da sua introdução em aquário. Sim, é que nos lagos os hibridos não são assim tão frequentes e se reparares cada "cantinho" dos lagos tem individuos muito diferentes entre si.

Em exemplo:

http://www.cichlidae.com/tropheus/distribution/

Dentro da mesma zona não existem 2 tropheus sequer semelhantes, portanto o risco de hibridização é minimo..

 

O Ciclideo-Papagaio também é uma manipulação genética e reproduz-se, sendo assim, não é hibrido? Os alevins são Ciclideos-Papagaio, ou seja, dão origem a descendentes com o mesmo padrão genético

Como referi antes, o ciclideo-papagio é uma excepção...ou será que não? Quem é que o criou? Não será antes uma mutação natural de um ciclideo existente na natureza? Não sei...

 

Eu sei que cada um "puxa a brasa à sua sardinha", mas meus amigos, sejamos justos, os Discus que são manipulados geneticamente têm, também, que ser considerados por vocês hibridos!!!!!

Quantos Discus conheces manipulados genéticamente? Não serão antes selecionados?

Desde que o animal não sofra e não seja introduzido no habitat natural...não vejo problema na selecção expecifica de cores e padrões.

 

 

Cruzamentos forçados nos aquários? Então quando um macho reprodutor chama pela fêmea, por livre e expontânea vontade, e ela acede ao pedido, por livre e expontânea vontade, estou a forçá-los a quê?

Estás a forçar 2 peixes que, em principio, não se cruzariam no habitat natural a conviverem juntos...

Se te fexassem numa jaula com uma macho gorila durante alguns meses...podes ter a certeza que ele ou te eliminava ou...ZZTTTT..ZZTTTT! :)

 

Só porque estão no aquário?

No teu e noutro qualquer...quando há falta de melhor, eles vão com o que lhes aparecer á frente!

 

O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê? Possivelmente, é porque não são compatíveis, a Natureza não o permite! Mas, porque é que chama as Labeotropheus e elas acedem, tendo lá uma fêmea da sua espécie? Será porque são compativeis geneticamente? Será que sairão peixes defeituosos? Dúvido!

Não...é porque, sendo o peixe dominante e estando fechado, atira-se a todas. Se fosse na natureza ele "chamava" as fêmeas da sua espécie, que seriam as únicas a segui-lo. No aquário elas (sendo da mesma ou de outra espécie) não tem grandes hipoteses de escolha...

 

E será que estes cruzamentos não se dão em pleno habitat? É assim, ainda não li em relação a este assunto, mas vou ler e tirar a limpo se realmente estes cruzamentos se dão ou não no seu próprio habitat! Prometo!

Já respondi acima...

 

Pois por ter algumas espécies que não tenho a certeza da sua espécie é que estou revoltado contra aqueles que os vendem que os criam e por aí a diante.

Como te disse, quando começares a ter os probelmas que muitos de nós temos (ou tivemos) vais começar a dar-nos razão e perceber os nossos argumentos.

Para que saibas fui obrigado a desistir dos mbunas porque o macho Ps. (metriaclima) lombardoi matou as fêmeas todas que tinha no aquário, a da espécie dele e todas as outras.

Ao fim de 2 meses só tinha machos sem barbatanas no aquário e, não fosse ele ter morto as fêmeas em vez de machos, tinha o aquário cheio de hibridos e não me poderia "livrar" deles (como é lógico não ia vender hibridos)....

Admiti que o erro foi meu (só tinha 1 fêmea lombardoi), e tento evitar que os outros cometam o mesmo erro.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê? Possivelmente, é porque não são compatíveis, a Natureza não o permite! Mas, porque é que chama as Labeotropheus e elas acedem, tendo lá uma fêmea da sua espécie? Será porque são compativeis geneticamente? Será que sairão peixes defeituosos? Dúvido!

Não...é porque, sendo o peixe dominante e estando fechado, atira-se a todas. Se fosse na natureza ele "chamava" as fêmeas da sua espécie, que seriam as únicas a segui-lo. No aquário elas (sendo da mesma ou de outra espécie) não tem grandes hipoteses de escolha...

 

Desculpa, mas ele não se atira a todas, como eu frisei anteriormente! Além de que, como eu disse, ele tem lá uma fêmea da sua "espécie"!

 

Falaste do Tropheus, mas também sabes que no Lago Malawi as espécies cohabitam consoante as zonas do Lago, e não por espécies. No Tanganika as coisas não são bem assim, porque as próprias comunidades de cada espécie delimitam os seus territórios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê? Possivelmente, é porque não são compatíveis, a Natureza não o permite!
Tens razão, o erro foi meu...não tinha reparado que ele não se atirava á Caeruleus e á johanni (aliás, era de esperar pois são muito diferentes dele!).

Ele não se atira a todas as "peixas" porque provavelmente ou não estão cheias, ou (o mais provável, e que me esqueci de referir..) não as considera compativeis com ele. É através de marcas no corpo, diferenças de coloração e, há quem diga, através do cheiro que os peixes reconhecem os companheiros compativeis. É exactamente por isso que se desaconselha colocar no aquário espécies muito parecidas...

Provavelmente ainda não se atirou á caeruleus e á johannii porque não "gosta delas", ou seja, não as considera parceiras. Qualquer dia também poderá atirar-se a machos que sejam parecidos com fêmeas da espécie dele...quem sabe...

 

Falaste do Tropheus, mas também sabes que no Lago Malawi as espécies cohabitam consoante as zonas do Lago, e não por espécies. No Tanganika as coisas não são bem assim, porque as próprias comunidades de cada espécie delimitam os seus territórios.

Esta agora não percebi....podes explicar melhor?

"As espécies coabitam no lago malawi consoante as zonas, e não consoante as espécies....e no tanganyika as comunidades de cada espécie delimitam o território" -> Qual é a diferença, não percebi...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Wow...I'm Back...

 

Vai para aqui uma discussão do caraças!!! E toda a gente sabe que não gostamos dos híbridos e toda a gente sabe que eles existem e toda a gente sabe que não gostamos de fazer mal aos animais, mas não se estão a lembrar que o fruto proibido é o mais apetecido e com um topico destes tão concorrido daqui a uns tempos vai-se ver pessoal a tentar cruzar guppy's com discus hehehe!!! Está a ficar engraçado está... estamos sempre a bater no mesmo, tudo isto por causa de uma resposta forte e feia como foi a primeira... continuem com a guerra e com os funerais mas tentem dar respostas menos fortes e mais correctas com o contexto qom que o topico foi colocado...é só porque a pessoa que o colocou daqui a uns tempos vai tentar cruzar 'Orandas' com 'Neons' para ter um peixe azul barrigudo e com barbatanas de véu... que bonito que bonito hehehe!!! Força para as discussoes...

------Licínio Ferreira------

 

WWW.CMCA.CJB.NET

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Conhecem-se duas especies de discos:

Symphysodon discus- subespecies: s. d. discus

s. d. willischwartzi

Symphysodon aequifasciatus- subespecies: s. a. aequifasciatus

s. a. haraldi

s. a. axelrodi

 

Não, em principio não são hibridos, pertencem todos á mesma espécie.

Portanto, aquilo que se faz com os Discus é simples selecção de cores e apuramento de caracteristicas..não tem nada a ver com hibridação

Nuno Reis

 

"As variedades hibridas, são aquelas que foram criadas artificialmente, a base de efectuar uma seleção para potenciar a sua côr, forma ou tamanho. dado que é facil cruzar umas variedades com outras, os criadores conseguiram obter variedades que não existem no estado selvagem." Manuais do aquário, Mary E. Sweeney.

 

 

Se eles se reproduzem com sucesso e as suas gerações se cruzam sem problemas então n são hibridos.

 

"...os discos reproduzem-se, cruzam-se, hibridam-se e produzem descendencias que podem hibridisar-se(hibridarse) de novo." Peixes disco, Jim E. Quarles

 

Só podem ser hibridos. Cruzamento entre especies...

 

saudações aquariofilas

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem! Temos aqui uma contradição, se se reproduzem com sucesso e as suas gerações se cruzam sem problemas, então não são hibridos!
Para que fique mais claro, Duas espécies podem produzir descendentes ferteis mesmo apos a 2ª geração, apenas não é a situação mais frequente, para se poder classificar um ser vivo como sendo uma especie destinta, há que ter em conta muitos outros facteres que não só os de fenótipo, o trabalho tem de ser muitas vezes a nivel laboratorial, procurando diferenças na cadeia de DNA.

 

 

 

Então e os chamados hibridos dos Lagos Africanos não se reproduzem e as suas gerações não se cruzam sem problemas?  

sim e tal como ja te responderam anteriormente, so sobrevivem em aquario, tal como o cão, e o gato se especiaram , mas so porque estavam ao abrigo do homem, na natureza , não teriam qualquer hipotese

 

Os hibridos dos Lagos Africanos não são manipulados, são 100% naturais. A Lei da Natureza permite que eles sobrevivam com todas as capacidades de um Ciclideo Africano, ou estarei enganado?  
...não estas de todo enganado, existem realmente alguns problemas de hibridação na natureza, mas apenas quando a espeicie original tem um declinio na sua população devido a intervenção humana no seu habitat, previligiando assim a especie hibrida.è importante referir que nestas especies as diferenças têm de ser infimas, em termos visuais, a nivel genetico, a conversa é outra...

 

Eu sei que cada um "puxa a brasa à sua sardinha", mas meus amigos, sejamos justos, os Discus que são manipulados geneticamente têm, também, que ser considerados por vocês hibridos!!!!!

 

manipulação e selecção, são palavras e conceitos muitos diferentes

 

Cruzamentos forçados nos aquários? Então quando um macho reprodutor chama pela fêmea, por livre e expontânea vontade, e ela acede ao pedido, por livre e expontânea vontade, estou a forçá-los a quê?  
...a coabitar num espaço dezenas de vezes inferior, ao por que cada especie ocupa na natureza como sendo seu territorio.

 

Só porque estão no aquário? O meu P. Zebra não chama pela fêmea Caeruleus nem pela Johanii! Porquê?

 

o teu não????? :cry: .. o meu macho de Metriaclima lombardoi, acasala com tudo o que lhe aparecer á frente, e ai...de quem não lhe fizer a vontade.....até um macho de Melanochromis auratus satisfazia submissamente os seus caprichos.

Ao Contrario do que aconteceu com O Diesel-car o meu apenas convive com uma femea, e ja se reproduziram umas poucas de vezes, sem nunca o ter visto a molestar seriamente a femea.

 

E será que estes cruzamentos não se dão em pleno habitat? É assim, ainda não li em relação a este assunto, mas vou ler e tirar a limpo se realmente estes cruzamentos se dão ou não no seu próprio habitat! Prometo!
Certamente que sim, e para te dar um exemplo, de como um hibrido nunca iria sobreviver , devido a inumeros factores, tens o caso das variedades OB (não são hibridos), que são rarissimas de encontrar na natureza, mas que ao abrigo do homem proliferam nos seus aquarios.

Ora vê bem....

 

1ª um macho OB em parada nupcial deve ser practicamente ignorado pelas femeas, e um alvo bastanto facil para muitos predadores, pois sendo de cor diferente, seria facilmente focado e capturado.

 

2º pelas mesmas razões de predação, femeas OB a incubar são facilmente capturadas, logo a sua descendencia, portadora dos genes, é reduzida e com uma baixa taxa de sobrevivencia.

 

 

Estás a forçar 2 peixes que, em principio, não se cruzariam no habitat natural a conviverem juntos...  

Se te fexassem numa jaula com uma macho gorila durante alguns meses...podes ter a certeza que ele ou te eliminava ou...ZZTTTT..ZZTTTT!  

 

:lol::lol: ...este é que foi um grande exemplo

 

 

cumps, Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

se se vêm as coisas como cruzar peixe peixe, nos outros exemplos deve-se ver as coisas de forma mamifero-mamifero.

é rigorosamente a mm coisa.

 

mas pronto tb como sou recente na aquariofilia n tenho uma opiniao fortemente formada acerca de hibridos, mas n era peixe que eu comprasse.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

se se vêm as coisas como cruzar peixe peixe, nos outros exemplos deve-se ver as coisas de forma mamifero-mamifero.  

é rigorosamente a mm coisa

Não percebi... :D :roll:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois

eu so li a primeira pagina e n reparei que ia na terceira :shock:

na primeira pagina falavam de hibridos e diziam que cruzar peixes com peixes n era o mm que cruzar um homem com um elefante, ou um gato com um cao.

e eu estava a dizer que a comparaçao tem sentido, uma vez que comparar cruzamente entre dois peixes ( de especies diferentes ) e o mm que cruzar dois mamiferos estilo gato e cao ( especies diferentes ).

 

um cruzamento entre um humano preto e outro branco so e comparavel a cruzar coridoras de raças difernetes por exemplo, ou seja, perfeitamente possivel sem ser preciso interveçoes geneticas, artificiais.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anda o pessoal aqui todo à cacetada com os hibridos e etc mas acho que se está a generalizar demais.

 

Segundo me parece (na minha opinião de leigo e novato) temos 2 tipos de hibridos :

 

- Os criados "artificialmente" pelo homem com recurso a técnicas mais ou menos cientificas com objectivo unico de criar "espécies decorativas" vendáveis e altamente apeteciveis (se não fossem assim não seriam criados).

 

- Os criados "por acidente" fruto de serem confinados no mesmo espaço espécies semelhantes e compativeis geneticamente.

 

Ainda dentro da criação artificial teremos duas vertentes:

 

- Uma mais soft que passa por selecção dos melhores exemplares com o objectivo de criar peixes simultâneamente bonitos e saudáveis. (quase identica diria eu a tecnicas usadas no apuramento de raças)

 

-Uma mais dura que passa por recurso a técnicas que podemos considerar condenáveis e que seguirá a via da manipulação genética tentando criar espécies que nunca existiriam na natureza, a não ser por má formação/mutação.

 

De qualquer das formas parece-me que os hibridos na natureza não sobreviveriam muito tempo devido à selecção natural, fosse por não encontrarem parceiro, por não sobreviverem a alterações climáticas/doenças tão bem como as espécies puras ou simplesmente por chamarem demais à atenção dos predadores.

 

Nos nossos aquários também nós estamos a proceder quer queiramos quer não a hibridações... seja por misturarmos espécies identicas, seja por questões de "apuro de raça" que nos levam a escolher os mais bonitos, mais alegres,mais energicos.

Ou quando vocês vão a uma loja compram qualquer peixe que está no aquário ou escolhem o peixe que querem?

 

Acho que devemos ser contra a manipulação genética de espécies que procura apenas o lucro, não se incomodando com o sofrimento dos animais.

Selecção artificial todos de uma forma ou de outra fazemos (quanto mais não seja quando compramos peixes para os nossos aquários) e aí ninguem pode criticar.

Hibridações por acidente acontecem... mesmo que haja algum cuidado, seja por falta de conhecimentos ou por acidente mesmo.

 

E os meus 5 centimos :shock:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, estiva a ler quase todos os posts (nem todos pois são muito repetitivos)

o diesel car definiu bem hibridação, realmente é isso que é :shock:

 

quanto aos "freaks" eu que faço muito mergulho aqui nos açores (estudo biologia marinha na UAC) tenho a dizer que na natureza também ocorrem hibridações todos os dias (especialmente quando o sistema de reconhecimento dos gametas falha) e como tal já observei castanhetas com umas belas deformações... se nasceu e cresceu, é pq de alguma maneira a natureza o permitiu, se se conseguir reproduzir, ai meus caros a "coisa" de ser um hibrido já não é assim tão fácil de discutir. por isso hibrido ao não hibrido cuidem bem dos peixinhos que eles agradecem...

 

saudações Nélio santos

 

P.S. - apuramento da espécie também é muito discutivel, pois poderemos estar a perder genes importantes para a variabilidade (especialmente variabilidade aplicada à resistência a doenças)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora e só para finalizar a minha intervenção :

 

híbrido

 

do Lat. hibrida ou hybrida < Gr. hýbris, injúria, ultraje

 

adj.,

que provém de duas espécies diferentes (animal ou planta);

que se afasta das leis naturais;

 

espécie

 

do Lat. specie

 

s. f.,

conjunto de indivíduos de igual natureza ou essência, que oferecem caracteres comuns pelos quais se distinguem dos outros grupos de indivíduos pertencentes ao mesmo género;

 

divisão do género;

 

qualidade, sorte, casta;

 

qualidade específica, carácter, sinal, distinção, particularidade;

 

 

Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

 

Só para termos a certeza que falamos todos da mesma coisa :shock:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa definição de espécie é muito incompleta... :/

 

considera-se da mesma espécie individuos com as mesmas caracteristicas (genéticas e fenotipicas) capazes de se reproduzir originando descendentes férteis... e ainda com comportamentos alimentares, sociais etc idênticos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais