Seguro Multi-Riscos que inclua Aquário


AGA

Recommended Posts

Boas!

 

Não sei se é o local indicado para postar isto. Caso não seja, peço a um moderador que faça o favor de o mover para local adequado.

 

Adquiri recentemente mais um aquário. Acontece que são mais 840 litros brutos e pensei que já faz muito estrago se algo correr mal.

 

Mandei um mail para o meu mediador de seguros que me responde: "Relativamente à dúvida que me põe, esclareço o seguinte: Se o aquario rebentar, e a água estragar alguma coisa dos seus vizinhos, funcionará a cobertura de Responsabilidade Civil Familiar do seu seguro de recheio da casa. Quanto aos danos que lhe cause a si, não há qualquer seguro que cubra".

 

Perante isto ainda questionei o que significa "inundações" e "danos por água" (cláusulas do meu actual seguro de conteúdo), mas ainda não obtive resposta... de alguma forma, pelos vistos, nos seguros "o que parece... não é!" e, embora os prejuísos aos vizinhos sejam pagos (não por ser inundação nem dano por água... é a responsabilidade civil), eu estou "agarrado".

 

A última frase ainda me preocupa mais... não há qualquer seguro que cubra???? (eu tinha pedido a alteração, celebração ne novo seguro, qualquer coisa...)

 

 

É aí que entra o pessoal do fórum: como está com os vossos seguros? Têm seguro que contemple o aquário? Qual foi a companhia que o celebrou?

 

Alguém do ramo?

 

Aguardo algum feed-back

 

Obrigado

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu cunhado teve uma inundação com o áqua salgado e a seguradora pagou-lhe as carpetes.

 

Abraço!

Bem vistas as coisas já não é nada mau... pode significar que essa companhia cobre as perdas do dono do aquário, mas não o próprio aquário. Eu até estou muito mais mais preocupado com o resto do que com o aquário...

 

À falta de melhor, tenho de ver qual é essa companhia. (depois eu pergunto-te directamente, caso não encontre nenhum produto completo).

 

O pessoal normalmente está descansado com os seguros multi-riscos, mas parece que não deve estar!

 

Vou ver se este tópico fica mais concorrido e se alguém do ramo ou pessoa que tenha um seguro "como deve ser" se pronuncie.

 

Isto também está pouco visível... numa conversa aquática talvez fosse melhor.

 

Se algum moderador concordar, faça o favor de mover - eu devia ter colocado logo lá, no fundo isto é sobre aquários!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se algum moderador concordar, faça o favor de mover - eu devia ter colocado logo lá, no fundo isto é sobre aquários!

Feito...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou mediador de seguros, e posso-me pronunciar sobre a minha interpretação das "letrinhas pequeninas" de um contrato de seguro, mas como imaginam não sou eu que analiso os sinistros, e a defino o pagamento dos mesmos, por isso na dúvida aconselho sempre os clientes a participarem.

 

Por sinistros com água que conheço, deduzo que se um vosso aquário se danificar, que à partida e sendo considerado o sinistro um acidente e nao um acto doloso, que os danos provocados aos vossos moveis possam ser pagos. Há sinistros pagos a clientes que deixam a torneira aberta em dias que falta a água não se apercebendo, e que inundam as suas casas sem quererem. De qualquer forma, a partida para este se danificar, a maior parte dos casos estara relacionado com mau dimensionamento do movel ou do próprio vidro do aquário, e como tal trata-se de um problema de não conformidade técnica, ou de a montagem não ser acompanhado de um técnico responsável da montagem. A companhia paga um dano da rotura da canalização porque considera que esta foi dimensionada por um engenheiro, e acompanhada a execução pelo mesmo. Se o movel do plasma se partir, se calhar nao esperamos que a companhia pague o plasma!!!

 

O dano provocado num aquário por algum vosso familiar nunca estará seguro, mesmo no caso daqueles seguros de responsabilidade civil que algumas pessoas têm, ou que fazem aos seus filhos, para anteciparem as diabruras dos miúdos. O código civil considera que não há direito a indeminização de qualquer dano, quando este é provocado por acção directa de qualquer familiar em 3º grau do proprietário do bem. Já os danos que isto provoque aos vossos bens, incluem-se nesta mesma condição.

 

As letras pequenas dos seguros que nos possam interessar:

Inundações

Tromba de água ou queda de chuvas torrenciais, Rebentamento de adutores, redes externas de distribuição de águas, colectores, drenos, diques e barragens. Enxurradas ou transbordamento do leito de cursos de água naturais ou artificiais.

 

Danos por Água: Causados por Canalizações e aparelhos ligados à rede de distribuição

Rotura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água e de esgotos do edifício,assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água e esgotos do edifício e respectivas ligações e ainda as fugas de água provenientes de instalações de aquecimento ou de refrigeração. Excluem-se infiltrações.

 

Responsabilidade Civil de Proprietário ou Arrendatário do Imóvel

Garante o pagamento das indemnizações que, nos termos dos artigos 492.º e 493.º do Código Civil, possam ser exigidas ao segurado na sua qualidade de Proprietário(s) do imóvel seguro, por danos corporais ou materiais causados a terceiros, até ao valor do capital seguro.

 

Quebra de Vidros, espelhos fixos, pedras marmore e louças sanitárias

Garante a quebra acidental de chapas de vidro e/ou espelhos fixos e/ou de pedras de mármore, desde que aplicadas em suporte adequado, bem como louças sanitárias devidamente aplicadas

 

Estas letrinhas referem-se à companhia de seguros com que trabalho. Podem mudar de companhia para companhia.

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado ao Luís por ter mudado o Post para local mais visível. cheers

 

Obrigado também ao José por se ter dado a trabalho de postar o que sabe e pensa sobre o assunto. Tenho algumas observações/dúvidas:

 

Sou mediador de seguros, e posso-me pronunciar sobre a minha interpretação das "letrinhas pequeninas" de um contrato de seguro, mas como imaginam não sou eu que analiso os sinistros, e a defino o pagamento dos mesmos, por isso na dúvida aconselho sempre os clientes a participarem.

Pois, mas estar a pagar um seguro para participar sinistros “na dúvida” de receber ou não o pagamento dos danos, não me parece boa ideia… :? eu tenho a certeza que pago, também gostava de ter a certeza que recebo. Quanto a este assunto gostava de ter certezas, claro.

 

Por sinistros com água que conheço, deduzo que se um vosso aquário se danificar, que à partida e sendo considerado o sinistro um acidente e nao um acto doloso, que os danos provocados aos vossos moveis possam ser pagos.

Faz todo o sentido que assim seja, só por acidente e não por acto doloso. (caso contrário havia pessoal fazia seguros “só” para receber as indemnizações). ;)

 

O problema, mais uma vez, é a questão do “possam” ser pagos, o que permite tudo… é com esta ambiguidade que se vai “jogando”… quando as coisas “azedam” vai-se ler as letras miudinhas… :blush: (já agora não são só os móveis que estão em causa… uma centena de metros quadrados de soalho de qualidade podem custar alguns milhares de euros e esses dificilmente se recuperam, pois o soalho fica “logo” escuro) bowdown

 

Há sinistros pagos a clientes que deixam a torneira aberta em dias que falta a água não se apercebendo, e que inundam as suas casas sem quererem. De qualquer forma, a partida para este se danificar, a maior parte dos casos estara relacionado com mau dimensionamento do movel ou do próprio vidro do aquário, e como tal trata-se de um problema de não conformidade técnica, ou de a montagem não ser acompanhado de um técnico responsável da montagem. A companhia paga um dano da rotura da canalização porque considera que esta foi dimensionada por um engenheiro, e acompanhada a execução pelo mesmo. Se o movel do plasma se partir, se calhar nao esperamos que a companhia pague o plasma!!!

Claro que espero… o plasma partiu porque o móvel partiu, foi um acidente pois não era suposto que o móvel partisse - (vou excluir actos dolosos, considero móveis que se considerem “adequados”). Provavelmente não me paga o móvel, mas isso eventualmente está coberto pela garantia do móvel.

 

Na cadeia de produção de qualquer equipamento sabemos que vão surgir equipamentos com “defeito”, embora eles tenham sido dimensionados por técnicos qualificados para tal, embora existam n produtos no mercado, baseados nos mesmos princípios e até produzidos pelas mesmas companhias, que não deram problemas.

 

Ora as companhias assumem riscos de acidentes… (ou pelo menos deviam) – note-se que estou a pronunciar-me apenas relativamente ao senso, e às companhias… não deve ser nada fácil ser mediador no meio disto… especialmente caso se pretenda vender sempre “lebre”… :angel:

 

Mas percebo o que queres dizer, vamos ver se é algo do género:

 

(vamos admitir que os riscos relacionados com aquários estariam cobertos)

 

Se eu comprar um aquário com vidro de 5 mm, fizer um aquário de 2 metros e ele rebentar, não é propriamente acidente… o aquário não foi feito adequadamente. :drinking:

 

Se eu comprar vidro considerado adequado, mas for eu a colar, também pode não cobrir, pois pode considerar-se que não teve colagem ou suporte adequado.

 

Agora se comprar aquário feito por empresa com esse ramo de actividade (construção, venda de aquários)… penso que o risco teria de ser coberto. :agrue:

 

A questão é: na prática é mesmo assim?

 

O dano provocado num aquário por algum vosso familiar nunca estará seguro, mesmo no caso daqueles seguros de responsabilidade civil que algumas pessoas têm, ou que fazem aos seus filhos, para anteciparem as diabruras dos miúdos. O código civil considera que não há direito a indeminização de qualquer dano, quando este é provocado por acção directa de qualquer familiar em 3º grau do proprietário do bem. Já os danos que isto provoque aos vossos bens, incluem-se nesta mesma condição.

Faz sentido, claro

 

As letras pequenas dos seguros que nos possam interessar:

Inundações

Tromba de água ou queda de chuvas torrenciais, Rebentamento de adutores, redes externas de distribuição de águas, colectores, drenos, diques e barragens. Enxurradas ou transbordamento do leito de cursos de água naturais ou artificiais.

Pois… são as definições que nos “tramam”… neste caso, não se enquadra.

 

Danos por Água: Causados por Canalizações e aparelhos ligados à rede de distribuição

Rotura, defeito, entupimento ou transbordamento da rede interior de distribuição de água e de esgotos do edifício,assim como dos aparelhos ou utensílios ligados à rede de distribuição de água e esgotos do edifício e respectivas ligações e ainda as fugas de água provenientes de instalações de aquecimento ou de refrigeração. Excluem-se infiltrações.

Provavelmente a companhia paga a torneira aberta, por causa do “transbordamento” (digo eu). Paga estes danos porque na definição diz que estão incluídos… (será?) :?

 

Responsabilidade Civil de Proprietário ou Arrendatário do Imóvel

Garante o pagamento das indemnizações que, nos termos dos artigos 492.º e 493.º do Código Civil, possam ser exigidas ao segurado na sua qualidade de Proprietário(s) do imóvel seguro, por danos corporais ou materiais causados a terceiros, até ao valor do capital seguro.

Por isto os danos causados a vizinhos estão seguros. Percebe-se facilmente.

 

Quebra de Vidros, espelhos fixos, pedras marmore e louças sanitárias

Garante a quebra acidental de chapas de vidro e/ou espelhos fixos e/ou de pedras de mármore, desde que aplicadas em suporte adequado, bem como louças sanitárias devidamente aplicadas

Esta parte já pode (mas eu quero certezas) cobrir a situação de quebra do vidro do aquário. Ou seja, caso o vidro se parta e inunde a casa, tem de estar coberto (a não ser que eu escolha um vidro de 5 mm para fazer um aquário de 2 metros, claro – isso não é acidente…)

Continua a não cobrir fugas de água que se verifiquem sem quebras de vidro, penso eu.

Estas letrinhas referem-se à companhia de seguros com que trabalho. Podem mudar de companhia para companhia.

 

Pois, a questão é saber se existe alguma companhia que contemple...

 

José, fiz algumas observações. Será que a minha interpretação está correcta? Independentemente das interpretações (minhas e/ou tuas) como podemos ter certezas? :?

 

Há alguma possibilidade de incluir alguma cláusula “especial” para que passe a cobrir as situações agora não cobertas? help

 

A questão estende-se a outros aquariofilistas que tenham seguros e a outros aquariofilistas que trabalhem no ramo:

 

Há alguém que tenha um seguro que contemple Claramente estes riscos? (não basta o “pode dar”, “talvez”, “pode ser que paguem as carpetes e não o resto”, “é esta a minha interpretação”, etc…) cabecadura

 

Desculpem ser longo, mas, embora a probabilidade de ocorrer um acidente seja baixa, existe, e não gostaria de descobrir na pior altura que o seguro que tenho “afinal não serve para nada” ou que só serviu “para que o pagasse anualmente”. bang

 

Obrigado.

 

Um Abraço

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais quis com o meu post, informar e não defender qualquer tomada de posição por parte das companhias de seguros, como devem imaginar quando vendo um seguro, é para garantir a salvaguarda de alguém, para que de um momento para o outro não fique desamparado no decorrer de um acidente. Nunca venderia gato por lebre, mas a verdade é que o contrato de seguro, é um contrato de subscrição e não sou eu mediador ou cliente que defino as clausulas do meu seguro. Acontece é que os seguros são feitos para abraçar um grupo grande de sinistros, e a maior parte de nós sente na pele que os sinistros que acontecem mais frequentemente, e dos quais esperamos ser indeminizados, não estão normalmente contemplados nesse contrato que subscrevemos.

 

Relativamente à pergunta, que como cliente me poderias fazer de se o seguro que vendo, cobre ou não os danos do aquário, responder-te-ia com muita confiança, que não. Excepção feita a um aquário fixo, daqueles que colocamos nas paredes, pois só aí seria considerado um painel fixo de vidro, e esperaria que estivesse coberto pela cobertura especifica, mas mesmo assim teria as minhas dúvidas, e esperaria apenas o pagamento da placa de vidro.

 

Um sinistro remete normalmente para uma interpretação por parte de advogados ou juristas, que normalmente analizam as condições particulares e gerais de uma apólice e a legislação nacional em vigor, para decidirem se determinado sinistro deve ou não ser indeminizado. Como se trata de uma interpretação da lei, mas também podem existir interpretações diferentes, e estas terem que ser resolvidas em tribunal. Não sou advogado, mas julgo que em Portugal não há jurisprudência, e que o facto de alguém ter sido indeminizado pelo aquário, não significa que nessa companhia todos o sejam, porque pode ter havido uma "simpatia" da gestão de sinistros.

 

Não acreditem que um aquário está coberto por um seguro, se tal não estiver mencionado nas condições gerais ou particulares das apólices multi-riscos, pois os vossos mediadores podem não ter a coragem de vos admitir isso.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta, Parte 2:

Antes demais desculpa a forma como te vou citar, mas não sei trabalhar mto bem com isto

 

Claro que espero… o plasma partiu porque o móvel partiu, foi um acidente pois não era suposto que o móvel partisse - (vou excluir actos dolosos, considero móveis que se considerem “adequados”). Provavelmente não me paga o móvel, mas isso eventualmente está coberto pela garantia do móvel.

 

[...]

 

Se eu comprar um aquário com vidro de 5 mm, fizer um aquário de 2 metros e ele rebentar, não é propriamente acidente… o aquário não foi feito adequadamente. :)

...

Se eu comprar vidro considerado adequado, mas for eu a colar, também pode não cobrir, pois pode considerar-se que não teve colagem ou suporte adequado.

...

Agora se comprar aquário feito por empresa com esse ramo de actividade (construção, venda de aquários)… penso que o risco teria de ser coberto. ;)

 

Relativamente à respondabilidade do aquário dar problemas, a responsabilidade é da empresa que nos o vendeu, que deve responder por X anos (contemplado na lei), que o aquário resiste ao seu uso normal.

Quando o móvel do plasma se parte, ou o movel do aquario, deveriamos ir ter com a empresa que nos o vendeu, que não nos disse que o móvel tinha um limite de peso de carga. Porque se nós respeitamos esses parametros, não tinha porque se partir, a não ser que tenha um defeito.

 

Quanto a uma cobertura especifica de aquários, eu não conheço nenhuma companhia que faça seguros que incluam este tipo de dano.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

 

Quanto a uma cobertura especifica de aquários, eu não conheço nenhuma companhia que faça seguros que incluam este tipo de dano.

 

Obrigado pela resposta, José.

 

E quanto ao resto do pessoal? Alguém tem cláusula específica na apólice? Alguém conhece alguma companhia que o faça/ tenha feito?

 

Há seguros para n coisas, será que não há nenhuma companhia que contemple isto?

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Quando montei o meu aquário de 480 litors, falei com o meu mediador, que me fez um seguro de risco. Não cobre os danos do aquário (o aqua em si, peixes, filtros, etc...), mas cobre os danos que houver no caso de quebra do mesmo (livra), em minha casa e vizinhos. Não cobre também os tratamentos do hospital, caso algum vizinho passe a vias de facto...

Agora com o novo aquario 840 litros, falei com ele e foi actualizada a litragem para este aquario.

É preciso ser-se muito doido para ter uma coisa destas em casa. Ainda bem que não estou sozinho.

A companhia é a Imperio Bonança. Claro que tive de informar todos os dados do aqua, litragem, espessura do vidro e onde está colocado.

Enfim, seja o que Deus quizer.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Npimentel, esse seguro que estas a referir, é o seguro multi-riscos habitação, ou é um seguro especifico para o aquário?

A minha pergunta surge, porque até agora estivemos a falar apenas das caracteristicas do seguro multi-riscos, e não me surgiu nenhum outro seguro direccionado para particulares onde pudesse incluir os riscos de um aquário, e caso o seu mediador o tenha conseguido fazer, gostaria de ir ler mais sobre as condições desse seguro, para vos poder ser mais esclarecedor.

 

Normalmente so se faz a descrição de bens, com o intuito de contemplar a exigencia de algumas das coberturas especificas de um seguro. Acontece isso com a menção dos nossos equipamentos electricos, por causa da cobertura de riscos electricos, mas também somos obrigados a faze-lo no caso dos objectos considerados "especiais" pelas companhias de seguros, como são o caso de: joias, artigos em metal precioso, maquinas de filmar e fotografar, colecções, quadros, ... e também artigos cujo valor nominal seja superior a 1500€.

 

Quando no outro post, referi que a companhia pode pagar um determinado sinistro, realmente será mais fácil que tal aconteça quando informamos previamente a companhia que tinhamos um aquário em casa, do que se não o tenhamos feito.

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Npimentel, esse seguro que estas a referir, é o seguro multi-riscos habitação, ou é um seguro especifico para o aquário?

A minha pergunta surge, porque até agora estivemos a falar apenas das caracteristicas do seguro multi-riscos, e não me surgiu nenhum outro seguro direccionado para particulares onde pudesse incluir os riscos de um aquário, e caso o seu mediador o tenha conseguido fazer, gostaria de ir ler mais sobre as condições desse seguro, para vos poder ser mais esclarecedor.

 

Normalmente so se faz a descrição de bens, com o intuito de contemplar a exigencia de algumas das coberturas especificas de um seguro. Acontece isso com a menção dos nossos equipamentos electricos, por causa da cobertura de riscos electricos, mas também somos obrigados a faze-lo no caso dos objectos considerados "especiais" pelas companhias de seguros, como são o caso de: joias, artigos em metal precioso, maquinas de filmar e fotografar, colecções, quadros, ... e também artigos cujo valor nominal seja superior a 1500€.

 

Quando no outro post, referi que a companhia pode pagar um determinado sinistro, realmente será mais fácil que tal aconteça quando informamos previamente a companhia que tinhamos um aquário em casa, do que se não o tenhamos feito.

 

O seguro é o multi-riscos habitação. Não é um seguro especifico para o aquario. É como disses-te, informei a companhia que tinha o aquário e tive um agravamento de cerca de 6 ou 7 euros/ano (já não me lembro bem). O que aconteceu é que o risco de acidente foi aumentado. Acho que funciona como quando se faz o seguro e perguntam se a casa tem alarme, fechadura de segurança, porta blindada, etc... Há coisas que baixam o seguro e outras que aumentam.

Confesso que não li nas entrelinhas...

Espero e desejo aos outros membros nunca vir-mos a precisar de fazer uma participação destas.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se querem segurar o aquário, façam um seguro de objectos especiais. Eu tenho um desses para algumas coisas, que estão segurados à parte, e pagos à parte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se querem segurar o aquário, façam um seguro de objectos especiais. Eu tenho um desses para algumas coisas, que estão segurados à parte, e pagos à parte!

Antes de mais, obrigado pelas respostas.

 

Vou ver se arranjo um tempo para questionar isso directamente, incluindo esse seguro "de objectos especiais"... resta saber se o fazem para aquário.

 

Quanto ao seguro do mpimentel, também vou ver... normalmente os seguros "multi-riscos" nas condições gerais e especiais não têm essa opção (vê lá se ela consta claramente nas letras miudinhas...) é que te podem apenas ter actualizado os capitais (de um seguro de conteúdo) e por isso estares a pagar mais - isto é só por cautela, claro.

 

Cumps

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola este tópico ja deve ser um pouco antigo mas só o vi agora houve tempos em que ja fui mediador e isso varia muito de seguradora para seguradora porque um aquario apesar de ter agua é um coisa externa á casa ou seja nao sao canalizações e se ele rebentar não é considerado cheia tromba de agua e os demais decsritos nas condições particulares da apólice porque isso para a companhia de seguros é um risco muito elevado poderão algumas seguradoras cobrar um agravamento da apolice uma condição especial enfim mas por experiencia maioria das seguradoras so fazem isto a clientes que tenham o possivel e o imaginario dos seus leques de produtos tipo PPR mas habitação mais automovel mais seguro de vida enfim

 

 

espero ter ajudado ja nao trabalho com seguros desde de 2004 por isso é possivel que existam ja seguros para isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conclusão, se o aquário rebentar, rebentem com uma bicha da torneira! LOL

Com as companhias de seguros temos de ser "chicos espertos", pois aqui à uns tempos os meus pais tiveram uma inundação na cave onde tinham uns moveis baratos, e na sua boa fé quando lhes pediram para fazer um levantamento dos estragos Deram o valor correcto dos moveis, foarm à moviflor e viaram quanto custavam uns moveis parecidos, e foi esse o valor que apresentaram, mas acompanhia apresentou um valor de desvalorização sobre os mesmos visto não serem novos (pois se fossem estariam na loja) e o valor pago como é obvio não chegou para pagar os estragos. Para a próxima ou se vai à loja mais cara com moveis do genero ou pede-se um orçamento a um carpinteiro para fazer uns iguais, e assim já se tem margem de manobra para ir à moviflor ou outra loja do genero para comprar uns novos.

O "Português" tem a mania de ser "chico esperto" mas muitas vezes é o sistema que nos obriga a isso.

Para cigano cigano e meio!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais notícias sobre o assunto.

 

Já fui a 4 companhias, incluindo a Imperio Bonança. (a que tens mpimentel).

 

Já recebi propostas de seguros de "amigos" de membros do fórum.

 

Já questionei a pessoas que estão a tentar negociar o mesmo com as suas companhias há algum tempo.

 

No entanto... NADA! Não há seguro para isto! Nem especial, nem especial de corrida... só a proposta do "amigo" era a proposta "milagrosa"... tipo "eu é que trabalho com seguros" "eu é que conheço o ramo" "se lhe estou a dar a palavra que está coberto, é porque está"...

 

(depois se existisse realmente problema eu ficava com a palavra dele e a companhia, como paga o que tem de pagar e não o que o mediador disse que ela pagava, pagava-me "zero")! Estava em causa um normal seguro multi-riscos em que os aquários estariam na lista de bens seguros...

 

Assim se faz alguma da mediação em Portugal.

 

Felizmente que nem todos funcionam desta forma e se, numa das companhias ainda tive que explicar a quem me atendeu como funcionava um seguro, nas outras a resposta foi bem clara, nem que tivesse sido após conversar com o responsável máximo!

 

Dou-vos só este exemplo, que nem o tal mediador "milagroso" entendeu ser pertinente:

 

A lista é a de bens seguros (eles estão seguros... contra tudo?).

 

Se, por exemplo, não forem contratados fenómenos sísmicos a lista não serve de nada em caso de sismo, pois os bens não estavam seguros relativamente a esses fenómenos...

 

Assim, só estão seguros os bens contra os riscos contratados, independentemente da lista incluir todos os bens que lá temos.

 

Ora não há, nas condições gerais e particulares disponibilizadas pelas companhias, risco onde se enquadrem os aquários (danos por água, inundações não se enquadram, basta ver a definição do que se entende por esses danos).

 

Por isso, caso vos digam que o vosso seguro cobre... ou o mediador é ignorante ou está a vender gato por lebre! (ou está a vender um produto que ainda não consegui encontrar e já estou farto de procurar!)

 

Quanto ao teu seguro, mpimentel, a tua companhia, profissionalmente respondeu-me o mesmo. Ficaste provavelmente a pagar mais devido a uma actualização de capital (quando declaraste o aquário, passaste a ter mais valor em casa). Ou seja, caso exista por exemplo um incêndio que te destrua o aquário a companhia vai ter de te pagar o aquário, para além do que já tinha a pagar.

 

Se o aquário rebentar por ele, ou se tiver uma fuga... não há nada que te segure, o risco não está coberto!

 

Cumps a todos, caso tenham melhores informações, digam que eu agradeço!

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual foi a opinião que os mediadores das diferentes companhias, te transmitiram acerca dos danos provocados nos restantes bens, aquando de uma inundação provocada pela rotura de um aquario? Caiu no que tinha referido, que não estava escrito em lado nenhum?

 

 

Já agora, mencionando nunoni que falou em objectos especiais.

Perante as companhias de seguros, os objectos especiais que são mencionados, são objectos em que existe a apetência para o roubo dos mesmos: Maquinas filmar e fotografar, artigos em metais preciosos, quadros, colecções, ...

Editado por jose_matias

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora qual foi a opinião que os mediadores das diferentes companhias, te transmitiram acerca dos danos provocados nos restantes bens, aquando de uma inundação provocada pela rotura de um aquario? Caiu no que tinha referido, que não estava escrito em lado nenhum?

Pois... foi isso que eu disse (foi logo o que o primeiro mediador me disse). Nós temos os objectos seguros relativamente a determinados riscos, não relativamente a todos. (se assim fosse o pessoal contratava apenas o seguro de incêndios, fazia a lista de bens e ficava descansado...)

 

Isto também acaba por ser uma questão de mercado... como o mercado é pequeno as companhias não estudaram o risco e não têm propostas pensadas... penso que não é assim em todo o lado.

 

Este é o texto do meu mediador, penso que é claro:

 

"Pelo seguro de recheio, o seu aquário está coberto em caso de roubo, de incêndio, de aluimento de terras, de fenómenos sísmicos, de queda de aeronaves, de ondas sónicas, greves, tumultos (...) e actos de terrorismo ou vandalismo. Agora se rebentar ou se cair ao chão, se partir e lhe estragar o chão ou qualquer outra coisa, não está seguro nem o aquário nem aquilo que o acidente lhe estragar a si.

 

Quanto ao seguro de Responsabilidade Civil Familiar, a sua apólice cobre os danos causados a terceiros até 200% do capital seguro, com o máximo de 75 000 €."

 

Ou seja, tem de se ver o que deu origem ao acidente... se for um sismo que desencadeia o acidente, estou seguro, se for um ladrão que ao tentar roubar um grão de areia parte o aquário, também... LOL... se o aquário se desmanchar por ele, nada a fazer!

 

Não há volta a dar!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais